Bitblaze Titan BM15: O primeiro computador portátil criado pela Rússia
Nos dias que correm, quando falamos da Rússia associamos de imediato à guerra e invasão na Ucrânia. No entanto, o país continua o seu caminho paralelamente ao conflito, tendo, assim, que se adaptar e ultrapassar as sanções impostas pelos Estados Unidos e vários países da Europa.
Desta forma, as mais recentes informações indicam que o país de Vladimir Putin criou agora o seu primeiro computador portátil designado Bitblaze Titan BM15. Vamos então conhecer um pouco melhor esta novidade.
Rússia cria o seu primeiro computador portátil
Como consequência da invasão à Ucrânia, muitos países viraram as costas à Rússia e aplicaram pesadas sanções para condenar as investidas do presidente Vladimir Putin. E muitas destas sanções estão a ter um impacto significativo no mercado tecnológico, seja ao nível de hardware como também software, tendo a Rússia ficado privada de aceder a vários componentes eletrónicos fundamentais para vários equipamentos.
No entanto, de certa forma, o país também viu estes bloqueios como uma oportunidade, podendo até esta situação ser comparada à da chinesa Huawei, que também teve que se reinventar. Assim sendo, a empresa russa Promobit criou e está a caminho de produzir o primeiro computador portátil da Rússia designado Bitblaze Titan BM15. Este computador vai usar um processador de fabrico próprio do país, o denominado Baikal-M.
De acordo com os detalhes, o Bitblaze Titan BM15 conta com um ecrã IPS 1080p de 15,6 polegadas e terá 16 GB de memória e um SSD com uma capacidade de 512 GB de armazenamento. O portátil russo vai suportar Wi-Fi e Bluetooth e contará com portas USB 3.0, HDMI, USB Type-C, RJ-45 e um conector de áudio. No que respeita à bateria, esta terá uma capacidade de 6000 mAh.
O processador russo da linha Baikal-M usa, no entanto, um processo de fabrico de 28 nm da taiwanesa TSMC. Tem uma arquitetura octa-core com núcleos Cortex-A57 a uma frequência de até 1,5 GHz e traz um chip gráfico Mali-T628 MP8 a uma frequência de 750 MHz. Terá suporte a memórias DDR4-2400 ou DDR3-1600 de canal duplo, e o seu consumo energético não será superior a 35W. No que respeita a software, o portátil russo é compatível com os sistemas operativos Astra Linux ou Alt Linux.
A fabricante vai disponibilizar duas versões em materiais diferentes. Uma mais tradicional em liga alumínio e uma outra em liga de titânio.
As primeiras unidades do Bitblaze Titan BM15 serão produzidas já nos próximos meses e serão cerca de 1.000 exemplares. O público alvo para estes computadores são clientes do governo russo e empresas. No que respeita a valores, estes portáteis vão custar entre 100.000 e 120.000 rublos russos, cerca de 1.505 e 1.807 euros numa conversão direta à taxa atual.
Pode saber mais sobre o Bitblaze Titan BM15 aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bitblaze
Neste artigo: Bitblaze, Bitblaze Titan BM15, computador portátil, rússia, Ucrânia
parece um tanque da segunda guerra mundial sem gasolina
+1
+1
Putinises………….
Para quem viu o wwdc da apple reconhece que foi este o modelo que a Apple escolheu para representar os laptops windows
Mas por acaso, se não é parece muito
Até os tanques estão a ficar mais pequenos e evoluidos.
Estas a falar dos tanques automáticos de lavar roupa, vulgarmente chamados de máquinas de lavar?
Os Russos gostam é de construir coisas grandes, já viste os misseis Sarmat, se eu não soubesse e me mostrassem as imagens dele…eu dizia logo.. “Isto parece ser Russo” 😀
E já trás o novo windows 7, substituindo o SO mais usado na Rússia aka Windows XP.
PS: Nem parece ironia porque muitos de nós gostávamos que o windows tivesse parado por aí…
«o portátil russo é compatível com os sistemas operativos Astra Linux ou Alt Linux.»
Na 1ª imagem estás a dizer que aquilo é linux?
“Na 1ª imagem estás a dizer que aquilo é linux?”
Porque é que não pode ser Linux?
parece ser o Astra Linux.
Que lindo………….
“O processador russo da linha Baikal-M usa, no entanto, um processo de fabrico de 28 nm … Tem uma arquitetura octa-core com núcleos Cortex-A57 a uma frequência de até 1,5 GHz e traz um chip gráfico Mali-T628 MP8 a uma frequência de 750 MHz.”
Basicamente estão a comprar um CPU de um Smartphone de baixa gama com uma litografia de 2012 a preço de um topo de gama. Não sei é se dará para correr o CS a 30fps…
Parece que a A.I. que usaram errou redondamente e os Russo reinventam-se … e assim nasceu mais um player … talvez seja da A.I., vamos ver o que diz agora o kuleva …
Afinal não somos só nós que baptizamos coisas em inglês, se é russo porque não tem nome em cirilico ?
E corre Crysis?
Só caminha o Crysis
Quando os russos começarem a ficar sem tanques, vão atirar estes portáteis, aos ucranianos.
Acreditas mesmo no que dizes ou vais de acordo com as fake news???
Ele está no gozo e cheio de inveja 🙂
No fundo um raspberry pi 4 tem melhor especificações.
Com meia dúzia de tijolos destes, já se monta uma parede.
só pelo aspeto fiquei a pensar se não mais um PC transportavel
Tal lixo electrónico…. Ja tive calculadoras com mais capacidade
tives-te tives-te..
Tu ainda usas folhas quadriculadas para fazer contas…vai mas é estudar!
Vejo isto mais como experiência do que um produto final. Mesmo assim, feito em casa é de longe superior a qualquer coisa feita em Portugal por empresas portuguesas.
Realmente és só um nojo que por aqui anda.. fazer isto dos portáteis o que não falta é empresas de esquina que o fazem em Portugal, Tsunami, Insys entre outras.. pegaram numa carcaça e enfiaram para lá tecnologia do ocidente.. quando é que deixas de dizer baboseiras rapaz?
+1
Oh Luis, percebes tanto disto como eu de agricultura…
A insys, tsunami e afins vendem clevos, que é um ODM que só faz PCs para revenda.. já tiveste modelos com base em white books da Asus e da MSI, mas atualmente já só resta mesmo a clevo..
De longe superior, infelizmente..
Mas também não nos podemos esquecer que cerca de 80% da população Russa tem *pelo menos* uma licenciatura, e eles são cerca de 150 milhões..as coisas não caem do céu 🙂
Teem a mais fiável tecnologia Espacial, excelentes armas de combate, navios, submarinos, supositórios de juízo final, aviões civis e militares, misseis, balas e bolinhos, etc
Teem varias marcas de automóveis, e todo terreno, Camiões…tudo!
Os famosos Kamaz do Paris Dakar, do motor aos travões é tudo importando do Ocidente…
AlexS.. que visão mais afunilada..só vês a tua barriga..
Então explica lá..se é tudo importado do Ocidente, porque é que o Ocidente nunca ganha o Paris Dakar…é sempre os Kamaz Russos??
Tens que concordar que a maior parte das coisas são de certeza Russas certo??caso contrario os outros concorrentes ganhavam as competições..
Ou seja, tem pouco de russo. Praticamente todos os componentes são originários do ocidente (que eles afirmam não precisar), e usam a TSMC para produzir praticamente todos os chips.
A única coisa nesse portátil que a Rússia consiga produzir são os plásticos. E mesmo assim viam-se aflitos.
E com milhares de engenheiros e cientistas a abandonarem o país, só vai dificultar as coisas para aquele lado.
Mas é isso que merecem!!!
Retroceder á até a idade média!!!!
Este por acaso vai ser o Portátil que eu vou adquirir.
16GB Ram, arquitectura ARM, ethernet, hdmi,vga, e montes de outras portas…só é pena o teclado e o SO um Russo, que vai ser um pincel para resolver..
E vai ser com este portátil que vou desenhar a minha próxima viagem ao espaço!
A Nvidia Shield Pro é melhor que estes portáteis…
+1
A Graviton também tem um all-in-one 23.8″ baseado no processador Baikal-M:
https://graviton.ru/eng/klientskie-sistemy/monoblok-graviton-m50b/
A depo também acho que teem mini computadores baseados pelo menos no baikal-T(mips 5600).
A baikal electronics já tem bons cpus para servidores os baikal-S, e estava a pensar dentro de 3 anos em criar um novo cpu para substituir o baikal-M, muito mais potente baseado no cortex a710…mas as sanções agora deitam tudo por agua abaixo.porque a Baikal Electronics na corrente situação não pode adquirir direitos sobre tecnologia arm..
Ou seja apenas pode utilizar o que já possuí..e eu não os estou a ver a redesenhar por completo novos cpus com instruções deles, até porque isso é uma grande complicação no que toca, a compiladores bibliotecas, etc
Os CPUs ARM são atrativos, apenas se comprarem o IP e depois fizerem alterações, mas que sejam compatíveis com as camadas de software atuais, porque caso contrario é o mesmo que desenhar um CPU do zero..e para isso se calhar o melhor é já investir em Riscv.
Alias a syntacore, e a cloudbear ja teem cpus com performances idênticas a um cortex a55, e a syntacore vai lançar em breve um processador de maior performance para o mercado.. eles dizem que é um CPU de inicialização para servidores, eu estou á espera de ver os benchmarks desse RISCV, muito certamente será baseado em parte no SCR7 e no SCR6.
…Com backdoor gratuita para acesso do kremlin.
backdoors oferecem os Americanos, e ainda tens que pagar pela tecnologia..