ASUS apresenta as placas gráficas brancas da gama GeForce RTX 30
Este ano está a trazer boas surpresas e excelentes produtos no segmento do hardware. No que respeita aos chips gráficos, a Nvidia e a AMD superaram as expetativas dos consumidores e, neste momento, o mercado está ao rubro com as GeForce RTX 3070, RTX 3080, RTX 3090 e as Radeon RX 6800 XT e RX 6900 XT.
Agora a ASUS apresentou as suas placas gráficas brancas da série RTX 30, que pertencem à linha gamer ROG Strix. Vamos conhecê-las melhor.
A ASUS é uma fabricante de Taiwan, com sede em Taipé e é considerada como uma das mais respeitadas marcas tecnológicas do mundo. A empresa, assim como outras marcas, produz os seus próprios modelos baseados nas placas gráficas da Nvidia e AMD, nomeadamente das Radeon RX 6800 XT e RX 6900 XT.
Mas agora a marca revelou interessantes produtos das novas GPU da Nvidia.
ASUS apresenta placas gráficas brancas da gama RTX 30
A ASUS revelou recentemente a sua variante branca das placas gráficas da série GeForce RTX 30 da Nvidia. Ao todo são seis modelos diferentes com arquitetura Ampere da Nvidia. As placas são a RTX 3070, RTX 3080, RTX 3090 e as suas variantes com overclock.
Todos os modelos trazem um design personalizado, característico das gráficas ROG Strix da marca. O aspeto é semelhante às RTX 30 originais, mas contam com uma bonita cor branca e detalhes em metal nas zonas do cooler e ventoinhas.
As ventoinhas contam com a tecnologia Axial-Tech, que oferece uma melhor circulação de ar e uma maior pressão estática. A ventoinha do meio, com 13 hélices, gira em sentido oposto às laterais que contam com 11 hélices.
Por sua vez, os LEDs RGB não apresentam diferenças em relação às já lançadas placas ROG Strix da gama RTX 30. O PCB mantém-se na cor preta.
Os modelos da GeForce RTX 3080 e RTX 3090 trazem três conectores de energia 8 pinos, e a versão RTX 3070 conta com dois conectores de 8 pinos.
Todos os equipamentos vêm equipados com um circuito integrado que monitoriza a tensão da fonte de alimentação. Ou seja, se houver uma queda na tensão, irá acender-se um LED vermelho indicativo, assim, de problemas na fonte de alimentação.
Veja todos os modelos das placas gráficas brancas da ASUS RTX 30
Todos estes modelos são semelhantes no seu tamanho, com dimensões de 31,85 x 14,01 x 5,78 cm e um design de 2.9 slot. Trazem duas saídas HDMI 2.1 e três DisplayPort 1.4a e suporte a HDCP 2.3.
Os seis modelos mantêm as mesmas velocidades e clock que os modelos originais ROG Strix da Asus.
A fabricante não revelou os preços destas placas gráficas, no entanto estima-se que o valor possa ser ligeiramente superior aos das versões originais.
Este artigo tem mais de um ano
Se for como as pretas boa sorte encontrar stock. Ou têm tempo para andar a fazer F5 a cada minuto em todas as lojas de informática ou então o comum mortal só lá para meio do próximo ano é que vai encontrar placas em stock.
É isso, infelizmente.
Atenção que a cor branca erradia menos calor que o preto. Por isso não sei até que ponto isto terá um impacto significativo nas temperaturas.
Mas tens dados técnicos para se saber se de facto é assim e qual o impacto?
https://physics.stackexchange.com/questions/159856/why-is-black-the-best-emitter
Impacto específico numa GPU não sei. Só quando saírem reviews e os benchmarks. Mas é algo a estar atento.
Boas. Obrigado. Estes dados são interessantes.
Andas a fumar o quê? A cor nos carros tem influência pois as cores escuras absorvem mais calor que as claras… O que é que isso tem a haver com gráficas? O dissipador não está pintado portanto a dissipação vai ser igual… As ventoinhas pintadas de branco têm a mesma quantidade de airflow portanto a gráfica não vai ter problemas de temperatura adicionais!
Exactamente, se a cor absorve mais calor, também irradia melhor. Isso já é conhecido: https://en.wikipedia.org/wiki/Black-body_radiation
Se tens um objecto branco, como esta GPU, então o efeito estará presente. A “backplate” é algo que costuma aquecer e ajudar na dissipação (https://www.igorslab.de/en/if-the-backplate-the-gpu-jumps-to-the-side-of-the-gpu-jumps-to-the-below-cost-coolers-can-be-profitable/). Neste caso está pintada de branco.
Por isso, achei importante referir esta questão.
Esse “artigo” refere-se a gráficas de low-mid end. Não me parece que nenhuma gráfica da série RTX possa ser classificada como mid end. Duvido que se note diferença nestes modelos porque eles têm dissipador passivo e ventoinhas.