Apple e MediaTek reduzem os pedidos à TSMC após aumento do preço dos chips
No início do mês de setembro foi revelado que a TSMC iria aumentar o preço da produção dos seus chips. Esse aumento ronda os 20%, mas para a Apple a fabricante taiwanesa 'fez uma atenção especial' com um aumento de 3%.
Contudo, parece que tanto a Apple como a MediaTek estão com algumas dificuldades em gerir este aumento. Nesse sentido, segundo informações agora reveladas, as duas marcas tecnológicas estão a reduzir os pedidos à fabricante da Taiwan após a alteração de preço.
A TSMC anunciou o aumento do preço da produção dos seus chips em 20% para processos acima da litografia de 7nm. Por sua vez, os chips de 7nm ou inferior viram o seu custo aumentado em 8%.
Como seria de prever, esta atualização do preçário afetou as diversas empresas que deixam nas mãos da fabricante taiwanesa o fabrico dos componentes para os seus produtos. Mas a TSMC teve em atenção os clientes mais especiais, como a Apple e a AMD, para os quais esse aumento de preço foi de 3% e 5%, respetivamente. Claro que tal só acontece porque a marca da maçã, por exemplo é responsável por 25% da sua faturação e também a maior cliente no que respeita aos processos de fabrico mais avançados.
Mas estas alterações já começam a provocar consequências...
Apple e MediaTek reduzem pedidos à TSMC após aumento de preço
Parece que a novidade do aumento de preço da TSMC não foi bem recebida por algumas empresas. E segundo as mais recentes informações, algumas das principais marcas clientes da taiwanesa, como a Apple e a MediaTek, já estão a cortar nos pedidos de chips de 5nm e 7nm para o quatro trimestre deste ano. E esse é o período que coincide com a altura agendada para o aumento dos preços.
Como tal, e ainda para mais numa fase em que a marca da maçã está focada nas vendas do novo iPhone 13, é possível que esta redução de pedidos afete de alguma forma as quantidades disponíveis de alguns equipamentos. Mesmo que isso não se reflita numa falta significativa do stock das prateleiras.
Também a MediaTek, que deverá sofrer um aumento de 5%, poderá ter alguma dificuldade em ter o montante esperado de unidades de chips, por exemplo, para sua próxima grande aposta, os SoC Dimensity 2000.
Este artigo tem mais de um ano
enfim… cada lógica!!!! Mas alguém no seu perfeito juízo acredita que a Apple iria reduzir o nº de encomendas totais, dos seus próprios processadores, ao único fabricante que tem, por causa dum aumento de preço dalguns dólares? O que é que isso resolvia? Absolutamente nada, e para a Apple menos encomendas de processadores levaria a menos vendas e menos lucros, seria um tiro no pé!
A única redução da Apple será na sua escolha de processadores a cima de 5nm, já que, tal como faz todos os anos,
vai deixar de vender alguns aparelhos mais antigos. Isso mais a sazonalidade das vendas de iPhones, que começam a descer a seguir ao ano novo.
+1
Concordo a 100% e este anúncio é descabido. O aumento para todos pressupõe uns 5 a 7% (e não 20%) e nenhum fabricante tem problemas com isso, pelo contrário, enquanto “choverem” chips dão-se por mit contentes! E a subida presume um valor muito baixo por unidade, assim que não há problema. Os únicos “afectados” são os chineses com aparelhos Ultra baratos em que a margem já é baixíssima, la vão eles ter que despedir mais uns adultos e meter mais umas crianças a trabalhar (infelizmente).
Eu evito comprar tudo que é produzido na China, com exceções de empresas que obrigam a algo de honestidade (e não há outra opção) como Apple, tesla, etc.
por outro lado, seria possível reduzir encomendas, já que o que a Apple paga é pelos wafers. Pode-se aumentar o nº de chips que se consegue por wafer seleccionando chips para diferentes produtos, isto é, binning, coisa que muito provavelmente a Apple até está a fazer com o novo SoC A15. Contudo o novo A15 também aumentou consideravelmente de tamanho (20-25% em área tendo em conta o nº de transistors), o que reduz o significativamente o nº de chips por wafer face ao chip anterior. Ou seja, feitas as contas e apesar do binning, dificilmente reduziria o nº de encomendas, até aumentaria, já que o aumento de área dum chip não só reduz o nº de chips possível por wafer, como também reduz a yield de produção devido a erros.
fosga-se
ate que enfim um comentario em condiçoes
Realmente não faz sentido. Só faz sentido reduzir as encomendas por aumento de preços se puder ir conprar a outro fabricante a um preço mais barato. Mas neste caso penso que quase todos os fabricantes vão acabar por aumentar os preços.
Neste caso não existem outros fabricantes. Apenas a Samsung, mas esses também têm muitas encomendas. Existe uma razão pela qual a TSMC está a aumentar os preços em primeiro lugar.
Acho que a Samsung também aumentou os preços, para além de que mudar de fabricante implica modificar o desenho do SoC, o que demora tempo e também tem custos.
As vendas não devem estar a ser o desejado, daí a compra de muito menos.
se a justificação fosse as vendas não vinham com a justificação do preço que pagam à TSMC
Há que inventar uma desculpa…
mas que desculpa? esta suposta informação nem sequer vem da Apple para que fosse desculpa para alguma coisa, para além de que as vendas nem sequer andavam a baixar face a período homólogo.
A somar a isso um componente ser mais caro não serve de justificação para reduzir vendas. Quem é que iria acreditar que queres deixar de ganhar cem euros em lucros só porque tens que pagar mais 1 euro em despesas?
Vai vender como pães quentes como todos os anos
Estamos não tarda e ler que a MediaTek e a AMD vão abrir fabricas para produzir os seus chips que utilizam Open-source RISC-V.
por que carga de água é que haveriam de abrir fábricas por causa do RISC-V?
Depois de ter vendido as suas fabricas (hoje conhecidas como GlobalFoundries), é muito improvável que a AMD volte a entrar no negocio de produção de semi-condutores. Os custos hoje em dia para manter uma linha a produzir chips de ultra geração são proibitivos e os volumes necessários para atingir lucros são bastante elevados.
Até a própria Intel já confirmou que vai vender capacidade das suas fabricas. Com os custos atuais dos equipamentos não é sensato para a maioria das marcas terem as suas próprias fabricas.
Prevê-se que a TSMC vá aumentar ainda mais o preço. Isto deixa duas opções, ou as empresas pagam ou reduzem os custos e produzem os próprios chips.
“reduzem os custos e produzem os próprios chips”, lol!
A AMD vendeu as fábricas que tinha exactamente porque os custos para acompanhar o desenvolvimento de novos métodos de fabrico e construir novas fábricas só para si, eram cada vez mais incomportáveis.
Ter uma fábrica para fabricar uns poucos de chips só para si não dá escala suficiente para amortizar o investimento. O que é que fazes com a fábrica quando quiseres tirar partido dum método mais avançado? Vai ficar às moscas?
A vantagem de haver empresas como a TSMC é exactamente poder ser possível diluir estes custos de investimento por muito mais tempo, reduzindo imensamente os custos por chip. Não é com um aumento do preço por wafer em 20% que isso se altera significativamente.