AMD revela o design da sua próxima placa gráfica Radeon RX 6000
O mundo aguardava uma resposta da AMD às recentes revelações das suas rivais, nomeadamente a Intel que apresentou os processadores Tiger Lake de 11º geração, e a Nvidia com o anuncio das potentes GPUs RTX 3090, RTX 3080 e RTX 3070.
E, de uma forma muito discreta, a AMD acabou por surpreender os consumidores ao revelar no Twitter o design da sua próxima placa gráfica Radeon RX 6000. E daquilo que podemos ver, devemos dizer que se trata de um produto com um visual bastante apelativo.
A Intel revelou ao mundo a sua 11º geração de processadores Tiger Lake, prometendo uma maior capacidade e um menor consumo de energia. Em simultâneo, a Nvidia anunciou as suas potentes placas GeForce RTX 3090, RTX 3080 e RTX 3070. Para além disso, espera-se ainda mais novidades sobre a GeForce RTX 3060.
Assim, depois disto, esperava-se uma resposta à altura da AMD, mas apenas ficámos a saber que a fabricante também vendia bicicletas. No entanto há agora novidades!
AMD revela o elegante design do GPU Radeon RX 6000
Foi através da sua conta oficial do Twitter, que a AMD respondeu subtilmente aos anúncios das suas duas rivais. A fabricante norte-americana desvendou nesta segunda-feira o véu ao design da sua próxima placa gráfica Radeon RX 6000 e foi uma agradável surpresa aos olhos.
Estas novidades eram aguardadas apenas para o próximo mês, mas a empresa liderada por Lisa Su quis dar um presente antecipado aos fãs.
Um dos pormenores que salta logo à vista são as três exuberantes ventoinhas na placa. A AMD deixa, assim o 'blower' de lado, e aposta numa outra forma de refrigeração. Para além disso, uma análise mais atenta mostra que os conectores de energia terão suporte para dois conectores de 8 pinos cada.
A AMD deixa ainda a informação que esta placa será construída com arquitetura RDNA2, a mesma das consolas PS5, Xbox Series X e Xbox Series S.
Take a first look at the design of the new Radeon RX 6000 series. Our upcoming @AMD #RDNA2 graphics cards will feature a brand new cooler design, and you can study every angle yourself on our Fortnite Creative Island. 8651-9841-1639. pic.twitter.com/KGQAOXDivZ
— Radeon RX (@Radeon) September 14, 2020
De uma maneira geral, o design é diferente do que a marca nos tem habituado. A placa gráfica surge com uma predominância de cor preta, com detalhes a cinza e vermelho. E cada uma das três ventoinhas conta com a inscrição do logo renovado da Radeon.
GPU Radeon RX 6000 pode ser analisada... no Fortnite
As surpresas não terminam por aqui e a AMD revelou ainda que quem quiser analisar ao pormenor esta placa, pode fazê-lo... no jogo Fortnite. Isso mesmo, a fabricante adicionou uma versão gigante da Radeon RX 6000 no mapa do popular jogo de battle royale.
Para ter acesso a esse recurso, o utilizador deve abrir a AMDCreative Island dentro do jogo e aceder às coordenadas 8651-9841-1639. Aí vai então encontrar o GPU e poderá explorá-lo de uma forma mais divertida.
Através da imagem do produto no modelo de jogo, é também possível verificar que a placa traz dois conectores de vídeo DisplayPort, uma porta HDMI e outra USB Tipo C.
Para já são estas as informações conhecidas, mas a AMD deverá revelar todos os detalhes da Radeon RX 6000 no dia 28 de outubro.
Este artigo tem mais de um ano
Minha relação com a AMD começou nos tempos dos 486DX4 e também das placas graficas ATI (que foi comprado pela AMD entretanto). Atualmente tenho uma RX5600XT, migrando dum sistema de crossfire RX570 e montado numa bords MSI com CPU com Ryzen 5 3600. Ou seja: Super fã da AMD!!!
Mas desta vez vou saltar a cerca e passar para a “Team Green”, pois estas novas RTX 30 vieram revolucionar o mercado como há muito tempo não se via! E já agora a nível do design entre as novas Nvidia e AMD, também prefiro a Nvidia
Nvidia vem com uma oferta imbatível do 3080 e 3070 (3090 para entusiastas), deixado uma pressão enorme sobre o AMD que no último lançamento não chegou à performance do RTX 2080.
Agora a AMD vai anunciar o “big navi” tão esperado. Será que vai ser desta que compete com a Nvidia 3080?
Como consumidor espero que sim. De qualquer forma se não chega sequer aos pés do 3070 terá a Nvidia ainda o 3060 para anunciar ao preço que possa acabar com a AMD nesta série.
Vou certamente passar um bom natal antecipado!
Acho que não vão chegar ao nível da 3080. Mas estou à espera que consigam por o consumidor na dúvida ali no mid-range (3050 & 3060).
Eu também acho que não. Mas diria que chega aos pés do 3070 e essa é a placa que estou a considerar comprar. Mas so compro sabendo a performance real desta e depois ainda espero pela AMD.
Mas para mim não basta a AMD chegar à performance da 3070. Tem igualmente competir na sua eficácia. Normalmente os AMDs pela mesma performance consomem mais Watts e isso desgosto.
O tamanho que as gráficas estão a tomar, qualquer dia começamos a montar o CPU e os discos dentro delas…
Não é nada de anormal quanto maior a capacidade de processamento, maior será o sistema de arrefecimento, por isso é que tem vindo a ser cada vez maiores com o decorrer dos anos.
Agora claro existe a tecnologia mais compacta usada nos portáteis, mas o preço final não é para qualquer bolso.
A eficiência não acompanhou a potência daí serem maiores pois precisam de maiores disipadores para arrefecê los… (e mais consumo energético)
Pois, muitas vezes é mais fácil aumentar a força bruta dando mais tamanho ao bicho, do que inventar novas tecnologias para aumentar a eficiência e continuar com o mesmo tamanho.
Mas mesmo assim, acho que não podemos queixar-nos pois ao longo dos anos a tecnologia foi evoluído exponencialmente. Basta comparar os gráficos dos jogos de hoje em dia vs 2010 vs 2000 vs 1990.
Cá para mim um dia destes começamos a montar quadros elétricos só para computadores…
Concorde, hehe. Eu pensava que depois destes anos todos iriamos ver graficas do tipo RAM, ou SSD ou algo assim do genero.
Já as tens dentro dos smartphones.
Essa gráfica deve ser cá um “avião” dos diabos. Comparada com a que tenho que já é uma beca velhota (https://www.asus.com/us/Graphics-Cards/EAH6670DIS1GD5/)
O design é uma cópia da RTX 2080 TI Founders Edition.
Quanto ao resto, espero que vejamos alguma concorrência de jeito desta vez.
Apenas lhe meteram mais uma ventoinha.