Hacker transforma calculadora Casio numa máquina de copianços
Lembram-se quando, na escola, se usava a capa das calculadoras como forma de escrever a lápis os copianços para os testes? Pois essa era realmente uma forma muito tradicional de realizar esse pequeno 'crime'. Agora um hacker transformou uma calculadora clássica Casio numa autêntica e poderosa máquina de copianços.
A vida e a experiência já nos mostraram que há pessoas capazes de tudo. E este é apenas mais um desses exemplos.
Na minha época de escola já havia muita criatividade quando se tratava de copiar para os testes. E tudo se resumia basicamente a papelinhos com o que ia sair na prova, um pedido especial ao senhor da reprografia para diminuir ao máximo as folhas da matéria, mas de modo a que se mantivesse legível, as mãos escritas, papéis escondidos na manga da camisola ou no bolso das calças, entre outras.
Mas quando o assunto era Matemática, as máquinas calculadoras eram as grandes vítimas. Nelas, nalgum local onde o professor não visse, era escrita de forma minuciosa a audaz tudo o que importava saber, desde fórmulas a conceitos. Mas até os copianços parecem ter evoluído...
Calculadora Casio é transformada numa autêntica máquina de copianços
O YouTuber designado Neutrino fez algumas 'pequenas' alterações à sua Casio fx-991MS. Até aqui, tudo bem, não fosse ter sido transformada numa verdadeira máquina para copianços.
O hacker inseriu um pequeno ecrã secreto no equipamento, com Wi-Fi ESP8266, bateria recarregável e até suporte para mensagens. As seguintes imagens mostram um pouco melhor todo este processo.
A ligação à Internet, apesar de ter algumas limitações, permite o acesso a ficheiros armazenados no Google Firebase.
O gadget é ativado através de um interruptor e com recurso a um íman o utilizador poderá navegar pelos menus com 1 toque na parte superior da calculadores e entrar nos menus com 2 toques.
Através de um vídeo publicado no seu canal, Neutrino mostra e explica esta transformação passo-a-passo. Assim, caso tenha alguma calculadora velhinha aí por casa, com condições semelhantes a esta Casio, fica a sugestão para também se aventurar nesta ou noutras ideias.
Veja o vídeo:
Esta foi claramente uma transformação que levou algum tempo, dedicação e trabalho. Claro está que uma experiência destas requer ainda bastante conhecimento e algum jeito para tarefas minuciosas. É caso para dizer "shup up and take my money!".
Este artigo tem mais de um ano
No meu tempo já se usava a calculadora, mas era com a científica e programar nela as cábulas, de forma a que o professor não tivesse acesso ao acaso e dar de caras com as cábulas.
Certo mas os profs também foram alunos. Já meus faziam reset a todas as máquinas
No meu tempo máquinas de calcular na sala de aula era uma miragem.
felizmente o mundo evoluiu.
Outro boomer que assume que as máquinas são para fazer a tabuada e que nós não sabiamos fazer cálculo básico antes do uso das calculadoras.
de onde foste buscar essa dedução???
Backonline, nas calculadoras cientificas casio (não me lembro qual os modelos)… Eles faziam reset, mas havia um código que se inseria (já não faço ideia qual seja), que fazia voltar tudo outra vez a seguir ao reset… e esta hein!!!! 🙂
CASIO FX-850P ou FX-880P
Era um POKE XXXXX
Isso é mesmo para quem não tem mesmo nada para fazer… havia dezenas de maneiras de fazer cabulas…
Hehe, eu usava um relógio casio databank que dava para fazer apontamentos. Ainda funciona o relógio….
Quem tem capacidade para fazer isto, não precisa de copiar.
Nas disciplinas de Electronica não, o resto é outra historia.
Concordo, tipo francês, ou o terror da minha juventude “Os Maias”.
No secundário, escrevia as cabulas a lápis na capa preta da calculadora. As cientificas evoluiram pouco desde os anos 90. Ainda continuam a vender gráficas com 60 e poucos kbs de memoria.
Se o Estado torna a compra obrigatória, não há motivo para melhorar os componentes ou baixar os preços das calculadoras gráficas.
É kickar o gajo do server com !votekick
Putos hackers em todo o lado 😐
* shut up and take my money