Estamos obcecados com a tecnologia, mas Jony Ive diz que o seu dispositivo de IA vai resolvê-lo
Sem grandes detalhes ainda conhecidos sobre o seu novo dispositivo, o ex-designer da Apple, Jony Ive, espera que ele alivie o desgaste mental e emocional que a tecnologia tem, a par das suas vantagens, provocado na vida dos utilizadores.
Em conjunto com Jony Ive, o conhecido ex-designer da Apple, a OpenAI planeia lançar um dispositivo que funcionará como uma espécie de ChatGPT de bolso.
Apesar de não haver muitos detalhes, o véu vai sendo levantando. Desta vez, o ex-designer da Apple partilhou que espera que ele alivie o desgaste mental e emocional da vida dos utilizadores.
Não acho que tenhamos uma relação fácil com a nossa tecnologia, neste momento.
Disse Jony Ive, numa conferência de desenvolvedores da OpenAI, na semana passada, partilhando que vê a Inteligência Artificial (IA) como uma oportunidade de usar a capacidade notável da tecnologia "para lidar de forma completa com grande parte da sobrecarga e do desespero que as pessoas sentem, atualmente".
Na sua perspetiva, "parte disso está relacionado com as ferramentas que [as pessoas] estão a usar".
Quando digo que temos uma relação desconfortável com a nossa tecnologia, quero dizer que isso é o eufemismo mais obsceno.
IA pode ser mais do que um boost de produtividade, segundo Jony Ive
Conforme deu a entender, o dispositivo que está a desenvolver, em conjunto com a OpenAI, concentrar-se-á em tentar fazer os consumidores felizes, em vez de apenas elevar a sua produtividade.
Estou um pouco desanimado com o quanto todos nós nos levamos a sério», disse ele.
Na verdade, as ramificações de não se importar [com o impacto da tecnologia], de não ser cuidadoso, são realmente horríveis; mas em termos dos dispositivos que projetamos, em termos das interfaces que projetamos, se não conseguirmos sorrir, honestamente, se for apenas mais uma coisa profundamente séria e exclusiva, acho que isso seria um grande "desserviço" para todos nós.
Na opinião de Jony Ive, "temos a oportunidade não apenas de corrigir a situação, mas de mudar completamente a situação em que nos encontramos; de não aceitar que isto tenha de ser a norma".
Conforme partilhou, o objetivo passa por criar um dispositivo "que simplesmente funcione". Ele "deve parecer inevitável; deve parecer óbvio".
O ex-designer da Apple espera que, durante esta nova onda de avanços na IA, as ferramentas da próxima geração "nos tornem felizes, realizados e mais pacíficos, e menos ansiosos e menos desconectados".





















Para mim, era suficiente a IA não cometer erros. Mas ainda comete muitos.
às vezes as pessoas podem não reparar, se perguntarem temas que desconhecem, ao Chat GPT ou Copilot…Nunca se sabe se a resposta é certa.
Mas eu quando faço perguntas, sobre temas que eu conheço a 100%, já apanhei centenas de vezes o Chat GPT a inventar e aldrabar. Depois eu digo: isso não é verídico, não é nada disso.
Ele admite, que estava a dar mais criatividade ao tema, ou a divagar, e pede desculpa.
Então, por vezes a IA inventa, aldraba e dá-nos informação errada.
Num Chatbot, pode parecer inofensivo. Mas imaginem quem usar IA para estudos científicos, pesquisa astronómica, gerir uma fábrica, tomar decisões políticas com base em estudos que a IA concebeu? Informações erróneas…
Criaram o monstro, agora aturem-no.
Igual ao humanos
Para mim esse gadget não vai ter sucesso, mas quem sou eu…
1- “…Vai Resolvê-lo” = Ou seja, querem criar o dispositivo para resolver meu problema mas esquecem de falar que estão resolvendo o problema financeiro deles mesmos? Ou seja estão ficando ricos nas nossas custas. Estão pisando na gente. Nunca precisei de ChatGPT para resolver meu problema e nem precisarei. Estou com 60 anos e nunca precisei de IA para nada na minha vida… IA nunca foi importante ate hoje
2- “para lidar com parte da sobrecarga e do desespero que as pessoas sentem, atualmente” Na verdade eu estou tendo problema de sobrecarga lendo esse artigo e esse sujeito falar que eu realmente “preciso desse produto inovador” que ele quer vender para mim, sendo que ate hoje eu nunca precisei disso na minha vida
3- “nos tornem felizes, realizados e mais pacíficos, e menos ansiosos e menos desconectados”. Eu já sou feliz, nao preciso de mais nada. Só existe uma coisa que nos torna menos pacífico, realizados e menos ansioso e menos desconectados. SE CHAMA ROÇA, FAZENDAS, VIVER DESCONECTADO, SEM INTERNET, SEM APARELHOS ELETRONICOS (TV, COMPIUTADOR, CELULAR, GADGETS ETC), MEXER COM PLANTAS, COM GADO, COM ANIMAIS, COM CACHORROS, COM GALINHA, MEXER COM A NATUREZA EM VEZ DE COISAS ARTIFICIAS COMO A IA…
Desculpe a sinceridade, mas ELE SÓ QUER ganhar dinheiro e poder em cima de nós, NOS OBRIGANDO a usar esses dispositivo inventados para nos aprisionar e escravisar, sendo que nunca foi nessessário ate hoje em minha vida e NEM SERÁ ESSENCIAL para viver em paz e feliz e saudável…
Pessoalmente dispenso o gadget, e sim, a IA não é a resposta a tudo, mas mantém-te atento, caso contrário perdes o comboio ou não te deixes dormir dentro da “caverna”. Abraço.