Baterias de smartphones vão carregar a 240W. Lançamentos estão para breve
As tecnologias de carregamento rápido continuam a evoluir. A União Europeia quer que exista uma uniformização das tecnologias de carregamento rápido, além da adoção da porta USB Tipo-C para carregamento de dispositivos (de uma forma geral), mas as fabricantes continuam a aplicar os seus conhecimentos em Investigação e Desenvolvimento para melhorar a experiência de utilização dos smartphones.
A tecnologia SuperVOOC é associada à OPPO, e adotada por outras empresas do grupo e, depois de ter sido apresentada há quase um ano, a tecnologia de carregamento a 240W estará mesmo para chegar ao mercado.
A OPPO está a criar uma tecnologia de carregamento rápido com potência de 240W, capaz de carregar uma bateria dos 0 aos 100% em apenas 9 minutos. Segundo os testes, em 5 minutos, a bateria carrega 64%. É o tempo de estar a preparar-se para sair de casa, perceber que está sem bateria, meter o telefone à carga, lavar os dentes, vestir o casaco e calçar os sapatos... e sair com o telefone com bateria para o resto do dia.
Uma vez que não é possível fisicamente aumentar de forma substancial a capacidade das baterias, esta é a forma da fabricantes melhorarem a sua oferta aos consumidores.
O vídeo anterior é uma demonstração da tecnologia de carregamento em ação, apresentado em fevereiro no contexto da IFA em Barcelona que decorreu no ano passado.
Carregadores SuperVOOC a 240W surgem em fotografias reais
Apesar de ser uma tecnologia desenvolvida pela OPPO, a verdade é que poderá aparecer primeiro no mercado pelas mãos da realme, que é uma empresa do mesmo grupo e partilha com a OPPO a mesma equipa de I&D.
O realme GT Neo5 deverá ser, portanto, o primeiro smartphone com bateria capaz de suportar o carregamento a 240W e o carregador já apareceu em fotos reais. Do que se pode ver irá carregar no máximo a 20V e 12A. Sabe-se também que o smartphone virá equipado com uma bateria de duas células para distribuir a energia de forma mais segura e rápida. O lançamento deverá acontecer já no próximo dia 5 de janeiro.
Este artigo tem mais de um ano
Quando é que o pplware vai resolver o problema do dns demorar imenso tempo para resolver? São sempre uns 5/6 segundos para a pagina começar a carregar e só acontece com este site.
Estranho. Não há qualquer problema de resolução de DNS reportado.
Podes especificar melhor o problema?
Basicamente com o pplware acontece-me sempre o site demorar uns segundos a começar a carregar, nem sequer é lentidão na página, aí depois tudo aparece normalmente, daí eu ter dito que talvez fosse dns.
Por exemplo num teste que fiz agora o pedido a pplware.sapo.pt demorou 3.26s em “Waiting for server response” e apenas 16.57ms em “Content download”. Como motivo de comparação abrir o observador.pt em “Waiting for server response” demorou cerca de 94ms, os dois testes em chrome. Mas isto sempre me aconteceu apenas neste site e em máquinas diferentes, não sei se sou só eu a ter o problema.
O Waiting for server response é do servidor da publicidade, mas nessa altura grande parte do site está carregado. Mas quando acontece esse Waiting for server response é externo ao Pplware. Mas sim, isso de londe a longe acontece e nós reportamos, mas por acaso ultimamente não temos dado conta. Obrigado pelo report.
Acontece-me exatamente o mesmo que ao tomas, o Safari demora uma eternidade para carregar o pplware no Safari. O observador é praticamente instantâneo
Podia ser algo momentâneo. Testei no Safari, Firefox e Chrome e está praticamente instantâneo. Mas poderia nalgum momento o servidor de pub estar a demorar. Entretanto, já está normal?
Então não sou só eu a ver coisaa, por aqui o mesmo e tem alturas que demora bastante a abrir.
É raro, mas acontece. Com a cache, o site abre num segundo. Mas se virem que alguma coisa fica pendurada na barra de status, reportem sff.
Eu retirei esses dados da network do chrome, talvez seja o servidor de publicidade o bottleneck mas o “Waiting for server response” é apenas uma métrica que o chrome apresenta.
Podes ler mais aqui, https://developer.chrome.com/docs/devtools/network/reference/?utm_source=devtools#timing-explanation
Obrigado Tomás. Estive a ver na nossa ferramenta de monitorização e é de facto o servidor de PUB que por vezes provoca este atraso a carregar (já foi reportado). Obrigado pelo feedback.
Confirmo, não é que seja problemático, mas demora sempre entre 5 segundos a carregar. Não sei se será problema de DNS ou qualquer coisa relacionada com o WordPress (ou até mesmo a publicidade).
Vítor, faz refresh de uma qualquer página aqui no site e conta os segundos até carregar.
Eu fico é com a dúvida de que talvez isso muito provavelmente irá estragar mais a bateria…..mas pronto
+1
Chines que mais se pode dizer.
A degradação da mesma deverá acontecer tantas vezes mais rápida quanto as vezes que as mesmas carregam.
Estamos num patamar que é tudo consumivel no imediato e não há paciência até para carregar um smartphone.
Estamos brigando e pagando caro, pra termos um smartphone top que abra um aplicativo, pagina web ou jogos alguns milissegundos mais rápidos que um outro intermediário Premium. Se não colocar um ao lado do outro nunca se perceberia essa diferença. E até possível ver que eesa diferença de em testes se dá por um ou outro aplicativo que não está otimizado mas que no dia a dia não é perceptível.
Isto so estraga a bateria. Carrego o meu iphone a 5w durante a noite e passados 2 anos a bateria tem 98% da capacidade. No android do trabalho passado 1 ano ja vai em 78% da capacidade. Não vale a pena o fast charging
Só pode escrever contra o carregamento rápido quem nunca teve… E atenção, não é só isso que poderá deteriorar as baterias.
Se deixas o tlm a carregar a noite e a bateria dura o dia inteiro serve para que o carregamento rapido? Por algum motivo apple, samsung e pixel não tem carregamentos acima dos 30w. Não sao precisos
De acordo, acho 30w max suficiente, o meu a71 que tem 25w de acrregamento chega-me perfeitamente em 1 hora pouco mais está carregadinho…..
Eu fico com medo desses carregamentos acima de 100w, porra um pprtátil chupa isso com facillidade ou outros equipamentos, é que no minimo 100w já é muita coisa, um equipamento pequeno como um smartphone a carregar acima dos 100w pra uma coisa pequena, a carregar bateria.
Se um telemóvel com carregamento simples já pode explodir e faz o estrago que faz, eu nem quero pensar na bomba de 240w.
esse carregador de 240w é mais do que o meu carregador do portátil que só tem 65w.
Quando as baterias forem removíveis e substituíveis facilmente sem ter que deixar numa assistência técnica, aí sim eu gostava de ter.
Já foram removíveis. Duvido que voltem a haver smartphones com baterias removíveis
Vai ser lei na UE