PayPal reforça a aposta nas criptomoedas e lança a sua própria stablecoin
O PayPal está a reforçar a sua presença no mundo das criptomoedas com o lançamento de uma stablecoin indexada ao dólar americano.
O mundo das criptomoedas é vasto e existe uma larga variedade de ativos, a servir diferentes objetivos. A Bitcoin, por um lado, é conhecida pela sua volatilidade e por ser uma opção de alto risco, mas atrativa para os investidores. A Binance USD, por sua vez, foi concebida para manter um valor mais estável, integrando o grupo das stablecoins.
A ele junta-se, agora, a PayPal USD, uma moeda digital indexada ao dólar americano. Esta stablecoin do PayPal é uma proposta emitida pela Paxos Trust Company e é, segundo a empresa, apoiada pela moeda de curso legal dos Estados Unidos da América, obrigações do Tesouro de curto prazo e equivalentes.
A PYUSD pode ser comprada pelos clientes norte-americanos do PayPal que, assim que tiverem a moeda nas suas contas, podem transferi-la entre o PayPal e outras carteiras compatíveis, transferir dinheiro entre pessoas, utilizá-la como método de pagamento em compras, e convertê-la em qualquer uma das outras criptomoedas suportadas pelo PayPal e vice-versa.
Apesar de o lançamento já ter acontecido, o PayPal revelou que os utilizadores só terão acesso à sua stablecoin "nas próximas semanas".
Esta novidade é resultado de um plano ambicioso que o PayPal traçou para manter a sua posição no mercado de pagamentos, oferecendo a possibilidade de comprar e vender criptomoedas.
A aposta do PayPal recai sobre um tipo de ativo que cresceu consideravelmente, nos últimos tempos. De acordo com a CoinGecko, atualmente, as stablecoins valem mais de 126 mil milhões de dólares, sendo a Tether a mais popular.
Recorde-se que, em janeiro de 2022, o PayPal confirmou estar a ponderar a criação da sua própria stablecoin, conforme vimos aqui. Não tivemos de esperar muito tempo para a conhecer!
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: CNBC
Neste artigo: criptomoeda, dólar, PayPal, PayPal USD, stablecoin
ou entra nas cryptos ou morre!
Escrevi um comentário. Carreguei em “publicar comentário”, não apareceu nos “em moderação”, o que acontece com alguma frequência. Se o recuperarem, agradecia. É que não acho graça em se andar a enganar as pessoas com as stable coins, prometendo uma paridade com o dólar por artes mágicas. NÃO ACREDITEM NISSO.
Não é por artes mágicas, é por investimento em reservas que corroborem a paridade
Não sabes o que é não opines
Sem dúvida. Quando a Terra(USD) e a Luna colapsaram, o ano passado, viu-se onde estavam as reservas. A Terra(USD) era a terceira maior stable coin.
Quem anda nisto das ceiptomoedas, anda por sua conta e risco. Mas antes do colapso, e mesmo agora, o que não faltavam eram recomendações: “Entre no mundo das crypto, o que é preciso é entrar. Se tem dúvidas “invista” em stable coins”. Só faltava dizer que eram depósitos bancários, garantidos pelo fundo de garantia de depósitos. A garantia que exista é da própria empresa, não há mais nada. Se a empresa desviar o dinheiro dos investidores em stable coins para especular, o que é frequente, não há qualquer garantia.
As reservas da TUSD eram em BTC, quem sabia alguma coisa disto sabia bem que o BTC colapsando não havia forma de manter o PEG. Isso é completamente diferente de stable coins verdadeiras onde foram auditados para demonstrar que têm aquelas reservas em USD para assegurar o PEG.
Investir em stablecoins é só estupido, o seu valor vai ser sempre igual ao da moeda par em FIAT.
Vendi BTC e ETH bem alto e tenho tudo parado em stables à espera de melhores dias para reinvestir, se tivesse em FIAT era a mesma coisa.
Auditado? Auditado por quem? Cada vez que ouvem falar da SEC querem fugir a sete pés.
Mas é verdade que investir em stablecoins é estúpido. Então para quê fazer propaganda às stable coins? Comprando com euros stable coins indexadas ao dólar:
– se o dólar subir, pode ser que valor em euros dê para pagar as comissões
– se o valor descer, perde-se a diferença em euros e pagam-se as comissões.
– se a stable coin colapsar ou a empresa que a suporta falir perde-se tudo.
É de facto um grande “investimento”.
DYOR
Lógico é o futuro, cada vez mais é a tendência.
Até a União Europeia está a trilhar o seu caminho neste novo mundo.
As pessoas só tem que se cultivar, porque esquemas existem com todo o tipo de moedas e a moeda até hoje que mais está ligada ao crime é o dólar mas não é por isso que ela é algum esquema.
A UE está a estudar a criação do euro digital, que nada, rigorosamente nada, tem a ver com criptpmpedas.
É típico dos apóstolos das cryptos (quanto mais papalvos aderirem, maior a possibilidade de valorizar as minhas) tentar criar a confusão.
Chamam-se CBDCs, é crypto à mesma só não é descentralizado, ou melhor é uma centralização descentraliza
Ou seja, não é crypto.
Valor de 1€ digital = 1€ normal, com a paridade com as outras moedas suportada (não é garantida. porque os câmbios flutuam) pelo Banco Central Europeu.
Os profetas das crypto sabem isso muito bem. Confundem porque lhe convém: “Vejam, vejam, o futuro está nas crypto! Até o BCE está a criar uma!”
DYOR
Sai Binance stable coin entra Paypal stable stable.
BUSD nao pertence à Binance
Paxos
Luna também era “stable”…
Stable indexada a sonhos e ilusões não é propriamente stable