“Se a Bitcoin é independente do dólar, porque segue o mercado de ações?”
Com o mercado das ações numa oscilação inquietante, digna apenas dos corajosos, o fundador da Barstool Sports questiona: "Se a Bitcoin é independente do dólar, porque segue o mercado de ações?".
Em dezembro, a Bitcoin surpreendeu o mundo financeiro, após atingir o marco do 100 mil dólares. Apesar de os entusiastas aguardarem esse momento, prevendo-o, a subida galopante da criptomoeda impressionou o mercado.
Na altura, a eleição de Donald Trump promoveu um crescimento de 45%, com o mercado confiante de que o novo Governo dos Estados Unidos, a entrar na Casa Branca em janeiro, proporcionaria um ambiente favorável à moeda criptográfica.
Entretanto, a governação de Donald Trump parece não estar a ser tão positiva para a Bitcoin quanto esperado. Afinal, as taxas aduaneiras anunciadas têm promovido uma queda da criptomoeda.
Recentemente, por via do X, o franco fundador da Barstool Sports, Dave Portnoy, publicou a pergunta que não quer calar o mercado: "Se o objetivo da Bitcoin é ser independente do dólar americano e não regulamentada, porque é basicamente negociada exatamente como o mercado de ações dos [Estados Unidos] hoje em dia?".
I have a dumb bitcoin/crypto question. If the point of Bitcoin is to be independent of the US Dollar and non regulated why does it basically trade exactly like the Us stock market nowadays? Market up bitcoin up. Market down bitcoin down.
— Dave Portnoy (@stoolpresidente) April 3, 2025
Perto dos 88 mil dólares, o valor da Bitcoin caiu para menos 83 mil dólares, após o anúncio das taxas aduaneiras, seguindo a tendência bolsista.
Por que motivo a Bitcoin parece seguir o mercado das ações?
As respostas em relação a potenciais motivos foram muitas, desde a relação institucional da Bitcoin às emoções. Relativamente a esta última, o presidente executivo da MicroStrategy, Michael Saylor, apontou que "em tempos de pânico, as pessoas vendem o que podem, não o que querem".
A Bitcoin é negociada como um ativo de risco a curto prazo, porque é o ativo mais líquido, vendável, 24 horas por dia, 7 dias por semana na Terra.
Em resposta, um utilizador perguntou a Dave Portnoy o que venderia primeiro, caso precisasse de pagar a renda: "Ações da Apple ou as carteiras de criptografia?".
Outro, que respondeu de forma sarcástica, disse "dia 1 do mercado em baixa: Portnoy descobre o que significa correlação".
As opiniões dividir-se-ão, mas, na perspetiva do diretor-executivo da Gerber Kawasaki, Ross Gerber, "os movimentos de preços da Bitcoin estão relacionados com o sentimento: "Risco em alta, em alta. Risco em baixo, para baixo".
Fonte: Benzinga
É independente do dólar mas não da procura…
A última vez que vi 1 bitcoin continuava igual a 1 btc.
+1
…e mai nada!!! Quem sabe, sabe e o resto é conversa!
Isso é uma verdade á La Palic que se aplica a tudo…
Tudo dito
+1 Essa é que é a verdade!
Porque é um ativo que depende das expectativas económicas futuras, tal como as ações.
Se as ações nos EUA se estão a afundar desde fevereiro – e no resto do mundo, depois de Trump ter anunciado as tarifas alfandegárias na passada 4ª Fª, por que é que as criptomoedas/criptoativos ficavam de fora?
Só os tontinhos da cabeça é acham que as criptomoedas são a grande descoberta da humanidade.
Pode acontecer o reverso da medalha. O ouro, por exemplo, sobre sempre que o “clima” financeiro está tremido. Apesar de tudo, as criptomoedas podem também servir de refúgio. Eventualmente mais arriscado, mas cada um saberá de si. As criptomoedas pouco mais são que um esquema ponzi. Não existe sustentabilidade por detrás delas.
O valor do ouro e dos títulos de dívida pública do EUA seguem uma trajetória inversa em relação ao valor das ações. As criptomoedas (as que têm peso) seguem a mesma tendência. É só esta a questão.
Como era o comportamento do Ouro antes dos ETF que teve?
O que aconteceu ao Ouro depois dos ETF?
:º)
As bolsas quando afundaram ela continuou no mesmo valor por isso não é dependente de ninguém, somente da procura/oferta.
Como é que continuou no mesmo valor? Desde a “tarifada” de Trump a BTC perdeu 9,1%, está agora nos 76.868 USD.
Dizer que depende da oferta e da procura é uma lapalissada.
Os investidores ao ver a queda do mercado vendem as criptomoedas, o que faz com que sigam o mercado das ações…mas o preço continua ligado à lei da procura/oferta, o mesmo aconteceu com o ouro…
Tem de chegar aos 65k para o pessoal abrir o champanhe
Se uns vendem e outros compram sem lhes apontar uma pistola é a lei da oferta e da procura. A questão é por que é que a cotação, em particular da BTC, segue aproximadamente a mesma tendência do mercado de ações – forte subida desde que Trump foi eleito e a cair desde de fevereiro, e na “tarifada”.
Eu vendi as minhas bitcoins, renderam me 287mil euros de lucro…comprei a minha casinha e agora so invisto em ouro e accoes. Nao tenham o vosso dinheiro parado, mesmo sem as bitcoins tenho 30-45% de crescimento todos os anos na conta
Tens de partilhar a tua carteira.
E eu sou o Pai Natal
é dependente da liquidez e da emissão de divisas, se fosse dependente do dólar desvalorizava todos os anos
Para quem percebe disto sabe que a correlação mais exacta é com o Dow Jones, não é com o dólar, nem com PSIs nem com NASDAQ nem nada que se pareça. A explicação é lógica, maioria dos BTC estão nas mãos dos chamados market makers que são os mesmos que controlam grande parte dos investimentos em wall street.
A descentralização do BTC acabou quando mais de 50% passou para as mãos de corporate e quando mais de 50% dos validadores estão também em mãos corporate e se regulam por legislações governamentais
+1
Chama-se FOMO
o bitcoin tem características de reserva de valor, mas ainda não tem maturidade para isso, ainda está numa fase em que é investimento de risco, e enquanto estiver na sua curva de adoção, terá risco mas potencial de valorização, quando chegar à maturidade passa a reserva de valor mas ai os ganhos potenciais serão bem menores.
Porque agora é controlado pela Wall Street e Blackrock.