Quantcast
PplWare Mobile

Maioria considera que Portugal não deveria ter a sua própria moeda digital

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Miguel says:

    Maioria nem sabe o que é a blockchain!

  2. Zé Cabra says:

    Não respondi ao inquérito , mas agora que li o artigo , “Se isso implicar menos custos para todos nós” sim porque não uma moeda digital , afinal já usam um métodos digital com os cartões débito/crédito !!!

    • Não digo says:

      Sim euros

    • Test User says:

      Se continuar existir dinheiro físico, tudo bem. Não parece que avancem com moeda que tenha privacidade. Senão estado vai controlar todas transacções e possivelmente aplicar uma taxa em todas transacções.
      Se implementarem isso, os bancos são desnecessários para se ter somente depósitos.
      Euro Digital esta avançar, Portugal vai ter moeda digital mas não própria. Já muito tempo que não temos moeda própria e ainda bem que não têm.

  3. Miguel says:

    Se for implementado de forma justa e de forma a prevenir corrupção sim.

    • Samuel MG says:

      Desculpa!? Desde quando é que as moedas digitais previnem corrupção!! No mínimo ajudam a mais corrupção 😛

      • RPG says:

        Pagares em numerário não deixa qualquer tipo de rasto… pagares com moeda digital, deixa sempre rasto. Agora faz as contas que um puto da primária faz, e tenta tirar a conclusão correta.. se fores capaz.

        • ervilhoid says:

          Este Samuel mg não sabe o que diz quando fala deste assunto por isso não ligues

          • Samuel MG says:

            Se deixa rasto porque é que os tipos do ransomware ainda não estão na prisão? As moedas digitais NÃO DEIXAM RASTO É UM FACTO CONHECIDO, contra factos não há argumentos. Já agora sei mais do que tu alguma vez saberás 😛

          • RPG says:

            Ainda não conseguiste perceber que moedas digitais e criptomoedas são coisas diferentes? LOLOL

            Moeda digital é tudo centralizado e controlado pelo governo, tal como a moeda atual. Não funciona em blockchain descentralizado, em que cada pessoa pode ter um node em casa que faz parte do blockchain…. A somar a isso, cada wallet estará associada a uma pessoa, tal como um conta bancária. Não poderás abrir uma wallet sem dares identificação pessoal, fiscal, etc… Cada transação ficará registada nesse “blockchain” centralizado, e ao qual apenas a entidade reguladora terá acesso.. não será público como é o caso das crypto, o qual é mais transparente.

            Enfim, informa-te https://www.bbva.com/en/what-are-the-differences-between-a-digital-currency-and-a-cryptocurrency/

        • Hugo Nabais says:

          Vai ler sobre Monero.

    • JB says:

      Exatamente. Para que ter outra se já existe uma que toda a gente ignora e não faz nada para ela valorizar.
      Se todos pegassem nela e a fizerem valorizar ela não estaria hoje a valer .0015 por unidade.
      https: //faucet.cryptoescudo.work
      Eu já fiz e continuo a fazer a minha parte e tu?

  4. Miguel says:

    Os portugueses n sabem o que querem, tem de ser forcados a aceitar o que lhes mandam! Claro que temos de ter moeda digital e quanto antes, da minha parte que trabalho na area farei tudo para puxar os cordelinhos para a sua rapida adoção

  5. JF says:

    Só é contra a criação de uma moeda digital nacional os criminosos que lavam dinheiro através de empresas ou esquemas financeiros, os beneficiários de subsídios do Estado – empresas ou indivíduos – que nada produzem ou simulam miséria para receber as prestações enquanto trabalham ao mesmo tempo, mais aqueles que andam a fugir aos impostos ou não passam facturas com o número de contribuinte, assim como todos aqueles que ocultam os rendimentos de múltiplas e variadas formas.

    Só é contra a moeda digital nacional, os criminosos que trabalham para o regime da Inglaterra e a Cidade de Londres, que é onde a economia mundial é controlada, saqueada, e de onde são produzidas as crises financeiras e económicas que afectam uma grande parte dos países tanto na Europa como ao redor do Mundo.

    • Nuno Teixeira says:

      Sim, quem usa a moeda digital são todos uns santinhos…

      O uso de blockchain não impede que a moeda não seja usada de forma ilícita

      • Miguel says:

        Quando o meu amigo n sabe do que esta a falar mais vale ficar caladinho, veja la se cresca e aprenda com quem sabe rapazito.

        • Samuel MG says:

          Defendes a moeda mais não sabes como pode ser usada? Santa ignorância!!!

          • Samuel SP says:

            Pois fique sabendo que ocupo um dos mais alto cargos numa das maiores e mais prestigiadas empresas do ramo blockchain e so não digo mais pois existe um termo de confidencialidade e seguranca nacional e internacional. Apenas posso avancar que a moeda digital vai mesmo ser uma realidade no nosso pais nos próximos 5 anos.

        • Nuno Teixeira says:

          Então explica-me lá o porquê de a maior parte dos ataques por ransonware, por exemplo, usam bitcoins como método de ‘pagamento’?

          • Miguel says:

            Nada a ver, que comentario ignorante

          • Nuno Teixeira says:

            @Miguel com uma reposta dessas e eu é que sou ignorante. Simplesmente vieste com ataques ad-hominem em vez de explicar ou esclarecer

          • Samuel MG says:

            @Miguel a moeda se existisse podia ser comprada com dinheiro que em maior parte seria ilícita. As moedas digitais não deixam rasto como o dinheiro real.

            Agora os verdadeiros problemas que uma digital iria trazer:
            1- podia ser considerada uma moeda nacional e o mais provável seria a expulsão de Portugal da UE, de modo a salvar o euro.
            2- Uma saída da UE levaria a um pagamento forçado do dinheiro que foi usado em Portugal.
            3- Os preços disparavam em 200 a 300%. Nem 40 euros (8000 contos) daria para comprar um pacote de arroz.
            4- Anarquia total no país.

          • JR says:

            Ao qual essas transações são públicas e consegues identificar devido a ser um sistema descentralizado
            Se fores pesquisar consegues descobrir, também, que a maioria dessas transações nunca poderão ser utilizadas devido ao bloqueio que acontece em qualquer exchange / hot wallet após a sua descoberta.
            Agora esclarece me que métodos é que existem para controlar isso na moeda atual? Porque no momento que entram numa conta de paraiso fiscal, esse dinheiro pode ser usado na mesma, mesmo já ter sido descoberta a sua existência e paradeiro.

          • RPG says:

            Mas porque estão sequer a falar de criptomoedas, quando a moeda digital é exatamente o oposto das crypto?!?! Pensa em tudo o que define as crypto.. uma moeda digital é o oposto. Única coisa em comum, é ambas serem em formato digital.

          • ervilhoid says:

            @rpg o Que é triste é que a maioria que é contra as actuais crypto ainda vão baixar as calças para receber euro digital pex

          • Bitcoina says:

            Porque a maioria são noticias falsas para fazer descer o valor da Bitcoin.

            As transações de Bitcoin ficam para sempre em blockchain, se daqui a 100 anos alguem investigar vai ver que uma transação de 100, 500 BTC foi da carteira A para a carteira B.
            ao contrario da moeda fiat que enchem queme stá em cima com dinheiro de todos nós e “ninguem sabe de nada”

  6. alt.menino says:

    Devíamos nos desabituar de concentrar o nosso pensamento nos outros, criminosos sempre houve e talvez vá continuar assim….. Ter uma moeda virtual nossa Portuguesa; tem mais benefícios do que prejuízos…… os bancos estão falidos, o dinheiro é mera representação física não tem valor nenhum …… A vida não é uma coisa só, são muitas coisas imensas variáveis…….

  7. Luis M says:

    alguém me explica qual é a vantagem de ter uma moeda digital própria???? é que não estou a ver grandes vantagens, principalmente com a flutuação do mercado ou então fazem uma stablecoin. Eu tenho algum investimento em cripto mas é apenas com o objectivo de lucro e não como uso no dia a dia, aliás até uso o cartão da crypto mas é só pelo cashback e só transaciona em euros

    • andre says:

      sim, uma moeda digital de um governo terá o mesmo processo inflacionário que uma moeda de hoje em dia, ou seja, ser digital não influencia no valor da moeda.

      As vantagens são:
      uma maior capacidade do estado de controlar o que gastas, e também uma maior capacidade do estado de bloquear a tua conta, são estas as vantagens de uma CBDC.

  8. Mario Valente says:

    Noutras noticias, foi feito um inquerito aos taxistas e 98% deles acha que a Uber nao devia existir.

    100% dos vendedores da Feira da Ladra não gosta do Ebay nem do OLX e 99% dos hoteis acha que o Airbnb devia ser proibido.

    • Vítor M. says:

      Certo. Mas aqui o inquérito não foi feito ao banqueiros, ou aos vendedores. São enquadramentos diferentes. Aqui foi feito ao comum mortal que ou não sabe o que tem a ganhar (ou a perder) com as criptomoedas, ou sabe e não quer (ou quer). Portanto, são coisas diferentes Mario.

      • Mario Valente says:

        Não são muito diferentes, nomeadamente no motivo que as faz dizer “não”.

        Mas OK, eu reargumento.

        Quando perguntaram aos passageiros de coches e carruagens o que é que queriam, a maioria deles disse que queria cavalos mais rápidos e que não queriam automóveis porque eram muito perigosos.

      • Mario Valente says:

        Cartoon em revista de 1900-1910, sobre o medo das pessoas quando se começou a eletrificr as cidades.

        https://i.redd.it/cqwf9gpaqf311.jpg

        • Vítor M. says:

          Tens mais recentemente o cartoon das vacinas, o medo de alguns quando começaram a dar vacinas com uma nova tecnologia. Está na natureza humana.

          • Mario Valente says:

            Precisamente. É isso q não muda. O q as faz dizer “não” de forma irrefletida, muitas vezes sem sequer saberem do que estão a falar ou de experiência própria.

            Como demonstram muitos dos comentários que por aqui são feitos.

            #nocoiners ….

          • Redin says:

            Até nos altos cargos de uma nação se vê a estupidez humana em coisas tão básicas como as vacinas que segundo Balsonaro, causaria a SIDA. E depois disto, não poderei condenar os seus seguidores, pois claro.

  9. andre says:

    qualquer CBDU criada por um país será fraca e inútil não representando qualquer evolução, pois o que é bom no bitcoin é a sua descentralização e capacidade de resistir a censura, isto não será certamente algo possível numa CBDC, aliás será até um retrocesso visto que hoje em dia qualquer pessoa com notas na mão tem em sua posso dinheiro o qual controla, no futuro com uma moeda digital de um país o governo pode bloquear a vossa conta por qualquer motivo que eles achem pertinente.

    Logo uma CBDC de um banco central é o próximo passo lógico para o totalitarismo do governo para controlar a população

  10. Redin says:

    – Cada vez mais pessoas estão adotando o Bitcoin ao redor do mundo por seus atributos que o tornam a melhor forma de dinheiro que já existiu, tais como: é completamente descentralizado, valoriza-se com o tempo, pode ser transportado e enviado para qualquer lugar ao redor do mundo sem nenhuma autoridade central, é resistente à censura, não pode ser manipulado, não pode ser aviltado e não pode ser apreendido.
    – CBDCs são exatamente o oposto do que o Bitcoin representa. CBDC são moedas centralizadas controladas por autoridades centrais. Portanto, essas moedas podem ser facilmente manipuladas, degradadas, inflacionadas e controladas, com ainda mais facilidade do que as moedas fiduciárias de hoje. Com os CBDCs, os bancos centrais poderiam, por exemplo, impor restrições sobre como sua moeda digital pode ser gasta, criar artificialmente mais unidades sem nenhum custo, cobrar taxas de juros negativas se o dinheiro não for gasto, etc.
    – À medida que os bancos centrais tentam introduzir, impor e controlar os CBDCs, isso lançará ainda mais luz e consciência ao público de que as moedas emitidas pelo governo não possuem nenhuma das qualidades que tornam o Bitcoin um dinheiro sólido e também aumentará a confiança do público de que o dinheiro pode existir em uma forma puramente digital. Por essas razões, os CBDCs irão apenas aumentar a proposta de valor do Bitcoin e acelerar sua adoção exponencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.