Já não vale a pena minerar Bitcoin?
De acordo com dados recentemente publicados, o custo da eletricidade e do poder computacional necessários para a extração excede frequentemente o valor real da moeda digital. Já não vale a pena minerar Bitcoin?
Em dezembro do ano passado, o Bitcoin fez história, chegando ao aguardado marco dos 100.000 dólares. Apesar deste máximo histórico ter sido verdadeiramente impressionante, a criptomoeda caiu e tem, nas últimas semanas, restabelecido o seu valor - ainda que longe dos gloriosos 100.000.
De acordo com dados recentemente publicados pela CoinShares, o custo da eletricidade e do poder computacional necessários para extrair Bitcoin excede frequentemente o valor real da moeda.
Para as grandes empresas de mineração, o processo de extração de um único Bitcoin custa agora mais de 82.000 dólares.
Dependendo do valor da moeda, que oscila diariamente, pode ainda ser rentável. Contudo, as margens viram-se reduzidas, comparativamente à realidade de há um trimestre.
Segundo a CoinShares, custava cerca de 56.000 dólares no terceiro trimestre de 2024 para fazer os cálculos computacionais necessários para minerar um Bitcoin.
Ainda que a maioria das pessoas não seja mineiros industriais, as organizações mais pequenas podem ver-se em sarilhos. Para os mineiros nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que o preço esteja mais próximo de 137.000 dólares gastos para extrair um único Bitcoin.
Caso a mineração ocorra na Alemanha, a equação "fica pior", conforme citado: uma única moeda vai custar cerca de 200.000 dólares.
Uma vez que estes preços estão longe do máximo histórico do Bitcoin, aqueles que querem minerar a criptomoeda terão de assumir o risco e esperar que ela dispare para novos máximos, futuramente.
Por que motivo a mineração de Bitcoin pode ter deixado de ser rentável?
Aparentemente, a discrepância de preços pode ter alguns motivos.
Primeiro, o aumento do custo da eletricidade, um problema que está a afetar os Estados Unidos e outros países -, que resulta da inflação, da guerra comercial encetada por Donald Trump e do aumento da procura por tecnologias de grande consumo, como a Inteligência Artificial.
As taxas impostas pelo Governo americano estão, também, a fazer subir o custo do equipamento de extração mineira.
Depois, o facto de o Bitcoin ter caído para metade há cerca de um ano, num processo que reduz a recompensa pela exploração mineira. Esta redução destina-se a abrandar o ritmo de entrada de novas moedas no mercado.
Seguindo o fluxo "natural" da criptomoeda, está a ficar mais caro minerá-la e a recompensa por fazê-lo é menor.
Ainda que para a maioria das pessoas a queda de rentabilidade da mineração de Bitcoin não seja um problema, é um dado curioso, à medida que a moeda reúne mais entusiastas.
além disso, para o “mortal comum” que vai usando umas plataformas que facilitam o processo à vez de algo mais coded, começam a levar com taxas e mais taxas em cima, da própria plataforma…
O grande motivo para que a rede não se importe com isso é o algoritmo de dificuldade.
Bitcoin ainda vai fazer 3x até ao final do ano. E Solana 6x.
Ethereum…-50% na melhor das hipóteses. RIP.
Para quê gastar dinheiro em eletricidade?
“Família Trump já encaixou 283 milhões de euros com venda de criptomoedas ‘meme’.
Trump está agora a promover um evento em que participará pessoalmente no dia 22 de maio, e os 220 maiores detentores desta criptomoeda ($TRUMP) irão ao jantar, no clube de golfe de Trump na zona de Washington. Os 25 maiores detentores participarão ainda numa receção onde poderão previamente conhecer Trump.
“Diga ao Presidente quantas moedas $TRUMP VOCÊ possui!”, refere o site da moeda ‘meme’.
O valor da criptomoeda saltou de cerca de 9 dólares para cerca de 14 dólares logo após o anúncio.”
Enfim …
https: //sicnoticias.pt/mundo/2025-05-06-familia-trump-ja-encaixou-283-milhoes-de-euros-com-venda-de-criptomoedas-meme-10195832
O Trump não se candidatou a presidente, para salvar os EUA. Candidatou-se apenas, para se salvar a ele próprio. Só não vê quem não quer.
Não precisava de se salvar de nada, apenas está a aproveitar os benefícios da função, tal como todos fizeram antes dele, até o Obama, e sem falar do inside trading da Pelosi, esse sim descarado, isso nem em PT passava
E salvar a família. Mas não são só os memes $TRUMP e $MELANIA.
A família tem outros projetos de criptomoedas, como a stablecoin USD1, em que um fundo governamental dos Emiratos Árabes Unidos (EAU) investiu 2 mil milhões de dólares.
Os EUA têm grandes projetos de IA, mas a venda de chips avançados para IA está sujeita a restrições, pela “regra de difusão de AI”, tal como para dezenas de países. Mas está pré-anunciado que vai passar ao grupo dos países, sem restrições: “O presidente [Trump] planeia enfatizar que os Emirados Árabes Unidos são um aliado americano natural que fez grandes investimentos nos EUA”, disse um funcionário familiarizado com as discussões à Bloomberg.
Basta dar dinheiro à família.
Acima: Os EAU (Emiratos Árabes Unidos) têm grandes projetos de IA,
Cómico. Explica lá de que é que tinha de se salvar? Não tenho de gostar do tipo, mas ataques e insultos gratuitos dão ridículos, como ao Musk. Fruto da lavagem deita pela legacy media?
Depois ficamos às escuras…
Sim, os alemães são mesmo estúpidos como a autora deste artigo prevê e vão gastar hoje 200.000 euros para minerar um bitcoin que podem comprar por menos de metade do preço numa exchange e a seguir aguardam que o preço suba.
Fácil , está a surgir o QUBIC , que está com mais eficiência e potêncial , para se tornar a número 1 no mundo .
AI utilizado para a eficiência e performance da sociedade.
Riot Texas farm, custo de produzir 1 BTC, 27k energia, 15k infraestrutura e 3k staff, 45k total.
Não vejo farms nenhumas com custos acima de 50k