Cientistas descobrem animal capaz de sobreviver sem oxigénio
Sim, leu bem. Um grupo de cientistas descobriu o primeiro animal capaz de sobreviver sem oxigénio. Saiba mais sobre o Henneguya salminicola.
Um grupo de cientistas identificou o Henneguya salminicola como o primeiro animal multicelular conhecido capaz de sobreviver sem oxigénio. Este parasita microscópico, semelhante a uma água-viva, vive nos músculos de salmões e pertence ao grupo dos mixosporídeos.
Como sobrevive o Henneguya salminicola sem oxigénio?
No âmbito desta investigação bastante interessante, a questão que se coloca é como sobrevivo o Henneguya salminicola sem oxigénio?O que torna este animal único é o facto de não possuir genoma mitocondrial – algo comum em todos os outros animais multicelulares.
As mitocôndrias são estruturas celulares responsáveis por produzir energia usando oxigénio (respiração aeróbia - Que requer a presença de oxigénio para o seu desenvolvimento e sobrevivência). Sem esse sistema, o Henneguya salminicola utiliza um mecanismo alternativo para obter energia, embora os detalhes ainda não sejam totalmente compreendidos.
Esta é uma descoberta importante porque mostra que a vida multicelular pode adaptar-se a ambientes extremos, desafiando o que pensávamos ser necessário para garantir a vida.
Tem cara de alien.
E, tal como os aliens de olhos enormes, também devem viver em locais muiiito escuros.
Os cabeçudos provalmente são originários de uma estrela do tipo anã vermelha, as anãs vermelhas são as estrelas mais comuns na galáxia e num raio de 45 anos de luz, já foram encontradas várias estrelas anãs vermelhas que albergam vários planetas e muitos deles estão em obritas que favorencem a existencia de vida.
Estes planetas têm sempre o mesmo lado voltado para a estrela ou seja, um lado está sempre iluminado ( lado diurno) o outro lado está sempre escuro (lado nocturno) diz-se em rotação síncrona ou que estão gravitacionalmente trancados, ou seja os cabeçudos provavelmente somente vivem entre o lado diurno e nocturno, conforme o tipo de estrela anã ou composição da atmosfera .
A serie X-files vai regressar ainda mais assustadora segundo as noticias, este bicho dava um bom episódio, com uns pozinhos sci-fi claro.
Água-viva? Isto é o quê?
Medusa ou alforreca
Português do Brasil…
que nome giro para dar à alforreca. Acho que gosto mais, água-viva… realmente! 🙂
Não. Aqui nos Açores usa-se esse termo.
Não como mais salmão !!!
Mas a Terra teve sempre oxigénio ?
Não.
Consegues dizer qual o DOI do estudo ou a revista onde foi publicado?