Fundador de empresa de criptomoedas condenado a mais de 11 mil anos de prisão
Ultimamente as notícias sobre as criptomoedas não têm sido muito abonatórias para o setor. E de acordo com as mais recentes informações, o fundador da empresa turca de criptomoedas Thodex foi agora condenado a mais de 11 mil anos de prisão por ter roubado os seus clientes.
Fundador da empresa de criptomoedas condenado a 11 mil anos de prisão
De acordo com as mais recentes informações, Faruk Fatih Özer, fundador e diretor executivo da empresa turca de criptomoedas Thodex, foi condenado a 11.196 anos, 10 meses e 15 dias de prisão nesta quinta-feira (7). O motivo para esta sentença foi o facto de Faruk ter sido acusado de roubar mais de 2 mil milhões de dólares aos seus clientes.
A Thodex nasceu em 2017, pelo nome de Koineks, foi a primeira grande empresa do género na Turquia e contava com mais de 391.000 utilizadores. No entanto, no mês de abril de 2021 a plataforma foi completamente desativada e o fundador Faruk fugiu do país com o dinheiro dos clientes, deixando-os sem acesso às suas contas e valores.
Após a emissão de um alerta vermelho por parte da Interpol, o executivo foi detido na Albânia no ano passado. Essse mesmo aviso alegava que Faruk agiu com uma intenção fraudulenta desde o início da fundação da empresa e ainda que a Thodex nada mais era do que uma organização criminosa.
Na Turquia, as criptomoedas eram vistas como uma forma de proteger as poupanças das pessoas devido à alta inflação e desvalorização da moeda tradicional. Desta forma, naturalmente que este crime provocou um choque na população, especialmente nos clientes da plataforma.
Na passada quinta-feira, o fundador da empresa ouviu então o veredicto no tribunal de Istambul, onde foi acusado de vários crimes, como fraude, de ser líder de uma organização criminosa e lavagem de dinheiro. Para além dele, também os seus dois irmãos foram condenados a penas de prisão.
Embora todos estes anos de prisão possam parecer insólitos... a verdade é que é algo muito comum na Turquia.
Este artigo tem mais de um ano
um abraço sentido ao Faruk
Esse foi condenado mais que o Cabral com seus 390 anos de cadeia aqui no brasil. Mas diferenca é que “incrivelmente” Cabral foi solto por aqui. Pais da banana e impunidade.
Tens um ex-presidiário como Presidente do teu país, qual a novidade?
Pelo menos não é um assassino como o outro
11 mil anos!!!, isso passa depressa nas câmeras de criogênio, sem stress, quando sair em liberdade já andamos em naves espaciais e viajamos pelas galáxias
A primeira foto deixou-me intrigado .. o agente que está atrás diz “Policia” ….
É assim que se escreve em albanês.
Ah! Curioso 🙂 Obrigado.
Pcdiga talvez…..
Tendo em conta os factos expostos na notícia, parece-me uma pena justa.
Precisamos de justiça assim em Portugal. Nenhuma misericórdia para criminosos.
soares, cavaco salgado e afins… onde anda a pena destes? escumalha que roubou desde o inicio da republica
Prisão com todos eles! Acabem com a porcaria das criptomoedas
Por qual motivo devem “acabar com a porcaria das criptomoedas” ?
A fraude só existe com criptomoedas?
11 mil anos é pouco!!! Depois sai e volta a fazer o mesmo pah!
Não é bem assim, a notícia está incompleta, ele pode sair por bom comportamento após 1000 anos
Fazias a cena em tugal e estavas safo…
Metam esse juiz aqui em Portugal a tratar do BES….
Teve sorte, podia ter apanhado perpétua…:)
Este secalhar deixou a familia vem de vida
Irmãos foram parar a prisão também
E o graveto?
Pena max em Portugal 25 anos ?
Com 2/3 saída precária?
Opá tinhas comprado um vusta Gold
Foste para a Albânia….
Esse Já parece o boca de lavagem do Andrew tátá…. foi para a Romênia…. país de ciganada…. porque é que as pessoas antes de abrir um negócio não verificam o código penal do país a investir e só apenas o sistema tributário??