Todos os anos caem na Terra 5.200 toneladas de poeira extraterrestre
A Terra é atingida constantemente por material extraterrestre. Muitas vezes conseguimos ver os grandes pedaços de rochas de outros mundos que explodem na nossa atmosfera. No entanto, a grande quantidade de detritos são impercetíveis aos nossos olhos. Todos os anos, 5.200 toneladas de micrometeoritos - poeira interplanetária de cometas e asteroides que dão origem a estrelas cadentes - chegam ao solo terrestre.
O planeta é bombardeado por partículas que passam a atmosfera e que se espalham por todo o lado.
5 mil toneladas de material de outros mundos depositam-se na Terra
Esta quantidade de material parte de um cálculo feito por um programa internacional realizado há quase 20 anos por cientistas do CNRS (órgão público de pesquisa francês) e da Universidade de Paris-Saclay. As conclusões desta investigação estão publicadas na revista Earth & Planetary Science Letters.
Este facto não é novo, aliás, os micrometeoritos sempre caíram no nosso planeta. Estas partículas de poeira interplanetária de cometas ou asteroides são partículas de alguns décimos a centésimos de milímetro que passaram pela atmosfera e alcançaram a superfície da Terra.
Para recolher e analisar estes micrometeoritos, realizaram-se seis expedições lideradas pelo investigador do CNRS Jean Duprat. As missões aconteceram nas últimas duas décadas perto da estação franco-italiana de Concordia (Cúpula C), que está localizada a 1.100 quilómetros da costa de Adelie Land, no coração da Antártica.
O C-dome é um local de recolha ideal devido à baixa taxa de acumulação de neve e à quase ausência de poeira no solo.
Estas expedições recolheram partículas extraterrestres suficientes (variando de 30 a 200 micrómetros de tamanho) para medir o fluxo anual, que corresponde à massa acumulada na Terra por metro quadrado por ano.
Uma comparação do fluxo de micrometeoritos com as previsões teóricas confirma que a maioria dos micrometeoritos provavelmente vem de cometas (80%) e o resto de asteroides.
Segundo os autores, esta é uma informação valiosa para melhor compreender o papel que estas partículas de poeira interplanetária desempenham no fornecimento de água e moléculas carbonosas à jovem Terra.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Acho que estas partículas têm importância relevante mas é na consciência humana e demais seres, bem como pode afectar o seu comportamento, ou talvez estejamos sendo atravessados por uma nuvem cósmica carregada destas partículas, cada vez há mais pessoas afirmando terem passado por um processo do tipo despertar espiritual da percepção, pós snifarem profundamente e verem a luz quando o kundalini se ligou à glândula pineal. Depois escrevem livros sem nada de novo e tornam-se “gurus influencers” pedindo dinheiro nas redes porque este tipo de verdades saem caras e não estamos no tempo de Platão ou Buda.
Quero recolher a poeira e vender como sais de banho. Dava bom negócio para todos os influenciados.
Para seres influenciador não precisas vender nada além do teu tempo.
E isso já devem ter os cientistas feito, primeiro com cobaias e caso a coisa tenha corrido bem, depois com cobaias humanas, e administrado concentrado de partículas de todas as formas possíveis, oral, nasal, muscular, venosa, epiderme e até supositórios 😀 O resultado disso nunca vão dizer, quer tenha tido consequências positivas ou negativas.