SpaceX vai tentar repetir o teste de voo da Starship ainda durante esta semana
A SpaceX tem em mãos um dos mais complexos testes da Starship. Depois de já ter realizado várias avaliações do seu foguete em voos suborbitais, quer agora realizar um teste definitivo e que mostra que a Starship está pronta. Depois de uma tentativa falhada na segunda-feira, irá tentar novamente um teste ainda durante esta semana.
SpaceX vai repetir o teste esta semana
Depois de ter obtido a aprovação da FAA para os teus primeiros testes orbitais com a Starship, a SpaceX marcou para o início da semana este momento. Tudo esteve em cima da mesa para que avançassem, mas um problema de última hora acabou por ditar o cancelamento deste momento.
Agora, já com o problema solucionado, a SpaceX deverá tentar realizar novamente este teste. O momento marcado pela empresa para colocar a Starship em órbita será o dia 20, quinta-feira, pelas 14:28, hora de Lisboa. Tudo deverá acontecer segundo o que estava planeado para o início da semana.
O teste de voo inaugural não completará uma órbita completa ao redor da Terra. Se for bem-sucedido, no entanto, ele viajará cerca de 241 km acima da superfície da Terra, em altitudes consideradas espaço sideral.
Teams are working towards Thursday, April 20 for the first flight test of a fully integrated Starship and Super Heavy rocket → https://t.co/bG5tsCUanp pic.twitter.com/umcqhJCGai
— SpaceX (@SpaceX) April 17, 2023
Starship fará o voo orbital como previsto
A Starship é constituída por duas partes: o propulsor Super Heavy, um foguete gigantesco que abriga 33 motores, e a nave Starship, que fica no topo do propulsor durante o lançamento. Esta última é projetada para se soltar depois que o propulsor gastar o seu combustível para terminar a missão.
Esta nave é um sistema de transporte totalmente reutilizável, concebido para transportar tanto a tripulação como a carga para a órbita da Terra, ajudar a humanidade a regressar à Lua e viajar para Marte e mais além, conforme referido pela SpaceX.
Do que a SpaceX revelou na passada segunda-feira, depois de ter cancelado o teste de voo inicial. O lançamento foi cancelado devido ao congelamento de uma válvula de pressurização. Não se espera que esta situação se repita na próxima 5.ª feira e que o teste seja um sucesso, para assim abrir a utilização desta nave espacial em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Tenho muitas dúvidas que amanhã vá descolar. Há muitos fatores que podem correr mal antes e suspender o lançamento. É um veículo novo e muito complexo.
Algo muito Portugues, nao sabe nada mas ja acha que vai correr mal…
Tu estavas certo, parece que acabou explodindo.
Ainda bem, que não transportava pessoas.