SpaceX recusou-se a mover satélite da Starlink que ia chocar com outro da ESA
O espaço é a próxima fronteira e onde muitas empresas estão a começar a investir. A SpaceX é de todas a mais conhecida e a que parece estar mais bem posicionada para conseguir ter sucesso.
Uma das suas mais recentes façanhas foi colocar em órbita uma constelação de satélites de comunicações, a Starlink. Foi precisamente um destes satélites que obrigou a ESA a mudar a órbita do Aeolus. O caricato é que a SpaceX se recusou a mudar a órbita do seu satélite.
Satélite da ESA em perigo de chocar com outro
Esta é uma situação nova, mas que se sabia ser inevitável. A colocação de satélites no espaço requer cálculos com grande grau de precisão e uma monitorização constante. Esta pretende controlar todas as operações destes objetos espaciais e evitar problemas para si e para os restantes.
Nesta segunda-feira, a ESA (Agência Espacial Europeia) recorreu a Twitter para anunciar que teve de alterar a órbita do seu satélite Aeolus. Este dedica-se à observação da Terra e foi obrigado a subir para evitar chocar com um satélite da frota Starlink.
This morning, @ESA's #Aeolus Earth observation satellite fired its thrusters, moving it off a collision course with a @SpaceX satellite in their #Starlink constellation pic.twitter.com/bn2GHnSoFI
— ESA Operations (@esaoperations) 2 de setembro de 2019
A SpaceX recusou-se a mover o seu satélite da Starlink
Segundo o que é anunciado, a probabilidade desta colisão era de 1/1000, um valor demasiado elevado para estas operações. A ESA anunciou ainda que é muito raro fazer estas correções e que a mesma foi feita para segurança do seu satélite. As restantes situações resultaram de correções para evitar lixo espacial.
Esta parecia uma situação anormal, mas o que a provocou é ainda mais. Segundo informações obtidas, inesperadamente a SpaceX recusou-se a mover o seu satélite, colocando este problema nas mãos da ESA. Entretanto, a única opção da Agência Espacial Europeia foi mover o Aeolus.
SpaceX sent a short email to ESA saying they would not move their satellite. It's not clear why - they didn't mention if the satellite was active or not, apparently (ESA weren't even aware what the satellite was). (2/5)
— Jonathan O’Callaghan (@Astro_Jonny) 2 de setembro de 2019
Não são conhecidas as razões para esta recusa
Até agora não se sabe a razão pela qual a SpaceX se recusou a fazer a correção do seu satélite. Especula-se que a empresa terá pretendido testar o seu sistema de deteção de colisões. Cada um dos satélites da Starlink está equipado com proteções com o intuito de evitar este tipo de situações.
Com cada vez mais objetos no espaço, esta poderá ser uma situação cada vez mais comum. O lixo espacial é um problema real, mas também os muitos satélites ativos que estão no espaço precisam de se evitar e proteger.
Este artigo tem mais de um ano
Mandem abaixo esse satelite da SpaceX. Essa malta do Musk e companhia acham que sao os reis do mundo. Alguem tem de por ordem nisto.
+1
Não eram eles que queriam levar armas para o espaço?
Não, lol
Que engraçado, temos um pro aqui que trabalha para a spacex… Já encontrei de onde tirei essa ideia, eles (ou o fundador) queria mudar uma lei para ser autorizadas armas no espaço mas foi obviamente rejeitada.
Vou querer a fonte disso aí.
Nao. Levaram foi um carro Tesla, ha uns tempos. Como um carro no espaco nao serve para nada, no final de contas, levaram lixo para o espaco.
Não diria que é lixo, e mesmo que fosse, não importa muito já que tá fora de nossa órbita.
O que o pessoal esquece é que eles não lançaram o Tesla só pelo simples fato de lançar um carro no espaço, isso é imbecil. A SpaceX usou o Tesla pra chamar a atenção para seu novo foguete Falcon Heavy, tanto que isso ajuda não apenas a SpaceX e sim a indústria aeroespacial no todo, pq não é apenas a SpaceX que ganha com a publicidade.
É muio simples de ver porque não moveram o satélite: porque não o conseguem fazer. Ou se conseguem é provável que dê asneira e eles o sabem.
Como nao conseguem ? ahah alguns starlinks ainda estao em orbit raise se nao percebes nada do assunto esta calado. Já agr todos os starlink têm sistema de deteçao de colisao e deviam-se automaticamente por isso nao ha razao de o desviar manualmente
Inclusive os Starlink já fizeram 16 manobras de desvio, inclusive o satélite Starlink 44 que ia colidindo com o satélite da ESA.
A SpaceX está no bom caminho para ver a sua licença de operação na Europa não autorizada, mesmo antes de a apresentar, a ir por este caminho…. também é um mercado pequeno, o Europeu, pelo que não deve importar.
Importa se a SpaceX ainda quiser realizar seu projeto Earth to Earth com o Starship.
Para mim a história está mal contada. Se não existem documentos oficiais, tudo se torna duvidoso. Diz que fonte tal e mail tal…
Uma empresa privada Vs ESA agência espacial europeia financiada por vários países .
Isto é grave .
A SpaceX não é apenas uma empresa privada, mas uma empresa privada da NASA e na realidade é a NASA que manda nas outras agências espaciais. A SpaceX vai servir de laranja para negócios não oficiais.
O seu comentário é um disparate do princípio ao fim!
Sim, pois, a NASA manda em todas as agências especiais. Manda até na Roscosmos e na CNSA. Tens provas disso?
e assim começa.. já faltou mais para os satélites se começarem a “nukar” uns aos outros.. o futuro o dirá..
O pessoal nesta zona de comentários tem de deixar de ver tantos filmes.
AH AH AH BOA BRUH
Daqui um tempo a ESA vai proibir sobrevoar satélites spacex na Europa
Os satélies estão no espaço.
A ESA não tem jurisdição no espaço, apenas sobre o que se passa na estação espacial.