PplWare Mobile

Sonda espacial mostra-nos a Terra, vista a 110 milhões de km


Pplware

Artigo escrito por Rui Bacelar para o Pplware

Destaques PPLWARE

  1. antonio martins says:

    somos realmente um grãozinho de PÓ como tantos outros.Pensem no assunto e deixem-se de teorias mirabolantes.TUDO constitui um projecto explendido,mas insondável para a mente humana no seu estado actual de evolução.Talvez um dia…..

    • Nuno V says:

      Parece-me a mim que tu é que estás a formular uma “teoria” mirabolante.

      Digo teoria usando a sua definição coloquial, não a definição usada na ciência.

      • Rubens says:

        Nuno vc quer saber mas vai ler a bíblia pois antes do homem vim a sua existência Jeová o deus todo poderoso já sempre existiu e sempre vai existir a ciência e limitadíssima qua do o homem entender que e bastante limitado no seu conhecimento e busca enteder melhor a Deus aí sim seus olhos vai emchegar akilo que nós não vos hoje

        • Feseca says:

          meu filho, dou-te um conselho grátis: volta para a Escola e dedica-te seriamente a aprender a ler e a escrever em português, em vez de lá ires somente passear o corpo e os livros e gastar o dinheiro dos outros!!

        • Nilton says:

          Deus deu a sabedoria e o livre arbítrio para nós usar e conhecer a sua criação

        • Nuno V says:

          Eu já li a bíblia múltiplas vezes. Aliás esta foi uma das razões pela qual eu deixei de acreditar na religião, e mais tarde em deus, muito cedo na minha vida. A bíblia não é mais que um conto de fadas, cheio de inconsistências, absurdidades e atrocidades. Neste último ponto dou os seguintes exemplos: misoginia; crueldade; ódio; preconceito contra raça, nacionalidade, religião, sexo, e orientação sexual; sacrifício humano; escravatura; genocídio; saque; abuso de crianças, mulheres e escravos, molestação de crianças,… Como Dawkins disse, deus é a personagem mais desagradável em toda a ficção humana.

          • Alessandra says:

            Ridículo o que vc esta falando!!!!
            Vc precisa do Espirito santo para te dar a sabedoria e a compreensão da palavra de Deus e é nítido q Ele nunca esteve em vc!
            Por isso me parerece vc não ter lido a mesma bíblia q eu!
            Mas não é difícil de te entender, pois até mesmo os Demônios acreditam e conhecem a palavra de Deus e ainda tremem de medo 😉
            Qualquer um q seja nunca, já mais, atravessou o Domo

          • Robson says:

            Ótimo!!!!

          • Nuno V says:

            @Alessandra
            Ridículo és tu quando acusas as outras pessoas de nunca terem lido a bíblia, quando é mais que claro que tu não a lestes. Lê Números 31 e vais ver que não é uma história moralmente correta. Por alguma razão, a maioria dos pastores do presente nem sequer mencionam esta passagem (bem como toneladas de outras que mostram que a bíblia como um guia moral falha completamente e redondamente) ao seu rebanho nas missas. Porque as pessoas de hoje são bem mais morais do que os homens que a compilaram, e achariam tal comportamento imoral. Ora, apenas neste capítulo temos sacrifícios humanos, escravatura, molestação de crianças, saque, preconceito contra sexo, infanticídio, genocídio,… É preciso continuar? Lê bem o livro que idolatras com uma mente critica e cética, vais ver que chegas à conclusão que quem usar a bíblia como um guia moral é um criminoso em todos os países civilizados.

          • Júlia says:

            nao vou dizer que acredito mas essas pessoas que ficam indo a missa , tudo mete Deus , fala de Dus cada 5 palavras sao irritantes. eu acredito mas eu fico dividida 75% ciencia e 25% religiao . respeito vc , cada um acredita no que quiser

        • Wagner Santos says:

          Cerca de um milhão e cento e vinte mil foram mortos por Deus na Bíblia e vc quer que eu ache isso bonito?
          Se vc rejeita e/ou não acredita na ciência tá usando computador porquê? Pc, celular, internet e remédios são todos frutos da ciência.
          Da próxima vez que vc adoecer não toma remédio, só reza.

          • Wiris says:

            Como odear a ciência meu amigos se Deus é a ciência
            Agora vc tem que diferencia entre ciência e teoria .certo?

          • Nuno V says:

            Errado, ciência não é deus. A ciência não precisa de qualquer tipo de fé. A única comunalidade entre a ciência e deus, é que ambos foram inventados pelo homem. E claro que existe diferença entre ciência e teoria. De uma forma muito rápida e dimples, a ciência é um empreendimento que aumenta o nosso conhecimento e organiza esta em teorias. Uma teoria é um campo de estudo.

    • Tiago Conceição says:

      É realmente fantástico, e ainda mais se pensarmos que todo o universo já teve tão compacto (singularidade) que cabia na totalidade na palma da nossa mão, o que faz pensar que existe algo muito maior por trás.

      • Daniel says:

        Mais pequeno que isso…. toda a energia do universo conhecido estava contida em um volume menor que um trilionésimo do tamanho do ponto parágrafo que termina esta frase.

  2. Carlos Rino says:

    Bem dito “como disse o saudoso Carl Sagan.”

  3. João M. says:

    O que a malta não faz por uma selfie

  4. M says:

    E a Lua demasiado perto… Um dia deita a casa abaixo.

  5. José Moreira says:

    “Algo que nos poderá dar novas pistas sobre a formação do nosso Sistema Solar.”??? Mas, então, não foi Deus?

    • Ronan says:

      Claro que nao

    • Jhow says:

      Ainda a dúvidas de que não foi Deus ?

      • José Moreira says:

        Só te respondo quando me explicares o que é Deus.

        • Marcos Weliton tavares says:

          Não temos que provar se existe Deus ou não, eu creio que o universo foi criado por uma força maior, que é Deus, ele não ta interessado em saber se nos acreditamos nisso ou não, ele continua sendo Deus somente para aqueles que nele acreditam, e nos quem somos, um bando de covardes, ingratos para com ele, temos tudo aqui na terra, comida , água e o principal de Tudo, o oxigênio, ser a que acima 8 mil km tem oxigênio? Deus fez mensais somente da terra, nos fez sua imagem e semelhança, e nos deixou aqui tudo que precisamos.

          • Pwnr says:

            …e quem criou Deus? Eu explico! Foi simplesmente a forma arcaica de justificar o que a ciência da altura e provavelmente a actual ainda não consegue explicar. Os Maias, assim como outros povos antigos acreditavam em seres superiores e até artefactos representativos dos “deuses” tinham. Agora vê este artigo e pensa lá se não faz sentido. https://www.ancient-code.com/mayan-artifacts-that-prove-ancient-alien-contact/

          • José Moreira says:

            “…universo foi criado por uma força maior, que é Deus, ele não ta interessado em saber se nos acreditamos nisso ou não, ele continua sendo Deus somente para aqueles que nele acreditam…)
            Está explicado, nesta frase: “ele continua sendo Deus somente para aqueles que nele acreditam…” Mas ainda gostava que me informasse: como é que sabes que o tal Deus “não ta interessado em saber se nos acreditamos nisso ou não…”? Falaste com ele?

          • Nuno V says:

            Se queres afirmar que deus existe sem fazer recurso à fé (confiança absoluta numa hipótese, sem qualquer tipo de prova ou verificação), lamento mas precisas de provas.

            E se deus não está interessado em saber se acreditamos nele ou não, porque razão quase todos os textos religiosos, incluindo os cristãos, afirmam que a descrença é um pecado imperdoável. Como por exemplo, a bíblia, no livro de Marcos, Mateus e Lucas, afirma que todos os pecados serão perdoados expecto os de blasfémia contra deus/espírito santo. Em Colossenses, Tito, Atos, 1 João, afirma que apenas os crentes verão todos os seus pecados perdoados. Significa que o teus Deus não se preocupa com os descrentes, no entanto a estes aguarda-lhes um destino pior que a morte, enquanto que um assassino, desde que seja crente, têm livre entrada para o paraíso. Ou seja, o teu deus já tem um lugar guardado para mim no inferno.

            A partir daí, a tua divagação não passa de argumentos da afinação minuciosa, dos deus das lacunas, incredulidade,…

        • Rolha says:

          É difícil explicar uma coisa que não existe.

      • Nuno V says:

        Sim, existem toneladas delas.

        • Alessandra says:

          Vocês só estão trocando um Deus real q pode ser tremendamente sentido( se busca lo de todo seu coração), por outro fruto de inventaçao humana, q até hoje eu só ouvi falar, não se pode nem sentir, só ouvir falar mesmo, mas provas verdadeiras ninguém jamais deu!
          Era uma vez uma Deusa(gravidade) fez com q duas pedras se chocassem e houve uma grande explosão ( big bang) gerando muita poeira então essa deusa criou o céus, a lua, o sol e as estrelas, tudo lá no seu devodo lugar, e criou também a terra, a água e tudo q neles há inclusive nós seres humanos! Ela é tão poderosa q nos colocou girando em uma bola molhada a 107000 km por hora sem q podessemos nem sentir( veja só!), e o sol a lua e as estrelas também giram, mas tudo em velocidades diferentes e em sentidos diferentes também, mas a deusa gravidade não deixa q a água saia da terra e nem nós, e também cuida pra q a sua força gravitacional na terra não puxe os outros planetas pra cá, más de vez em quando ela descuida e deixa um pedaço de pedra gigante ( metoro) entrar aqui ou passar muito perto(q susto!), faz com q eles fiquem sempre juntos mantendo o mesmo rítimo todos os dias. Desculpa mas vcs tem mais fé q eu

          • Nuno V says:

            Não, não temos fé (embora nesta tua admissão vejo-te a ti a admitir que a fé é acreditar em algo sem prova ou razão), temos factos, e os factos demonstram que a gravidade existe, bem como que o big bang aconteceu. O big bang não aconteceu quando duas pedras chocaram, nem muito menos foi uma explosão. E a teoria do big bang nada tem a ver com a teoria de nucleossíntese, a última continuaria a ser verdadeira mesmo que vivêssemos num universo de estado estacionário. Nem sequer vou me dar ao trabalho de comentar o resto porque não passa de incredulidade atrás de incredulidade. Mas digo-te que eu consigo provar que a terra orbita à volta do sol fazendo a medição da aberração estelar, consigo provar que o planeta gira sobre si própria fazendo uso de um pêndulo de Foucault. Tu recusas a ver tal porque porque idolatras um livro escrito por pessoas que não tinham qualquer noção do universo em que viviam.

          • José Moreira says:

            Alessandra, vou repetir a pergunta que já fiz a outros rentes – e nenhum me respondeu. Talvez eu tenha mais sorte contigo: como é que sabes que Deus existe?

          • José Moreira says:

            Ia continuar, mas o PC foi abaixo. Repito: como é que sabes que Deus existe? Contaram-te e tu acreditaste, ou falaste mesmo com ele? É que eu sei que tu existes, a prova está em que li o que tu escreveste. Se escreveste, existes. Mas Deus ainda não deu nanhuma prova da sua existência. E não vale dizer que “foi Deus que criou tudo”. Porque eu volto a perguntar: como é que sabes? Viste? Ou ele contou-te?

      • Thiago says:

        O ferro que percorre no seu corpo o cálcio que sustenta a sua pele e todos os elementos forjados e fabricado no coração de uma estrela que por milhões de anos secombil se a si mesma e espalhou toda sua matéria no universo para que eu e você podemos estar aqui comentando estes comentários,, todos os dias sentimos o calor desta energia que é fundida em milhões de graus Celsius no centro de uma anã branca hoje conhecida como sol amigo Deus existe mas como ele deu a vida também ele pode lhe tirar e não chegue perto demais pois para olhar sua face ardente existe um limite,, acredito no que os olhos podem ver e esse Deus que forjou esta vida está acima de todas nossas cabeças nos dando à luz que clareia nosso mundo o ((sol))

        • José Moreira says:

          Pois, mas tu ainda não me explicaste onde foi que aprendeste essas coisas todas. Leste nalgum livro, ou chegaste à conclusão?

        • Nuno V says:

          O sol não é uma anã branca, é coloquialmente chamada uma estrela anã amarela. Tecnicamente, o sol é uma a estrela da sequência principal de classe G (tipo espectral G2V).

    • Júlia says:

      OS JAPONESES ENVIARAM UMA SONDA ESPACIAL PARA UM ASTEROIDE QUE ESTA A APROXIMADAMENTE 3,5 MIL ANOS ORBITANDO A TERRA . ISSO AJUDARA NAS INVESTIGAÇOES NAO SÓ DA FORMAÇAO DO SISTEMA SOLAR MAS TAMBEM DA FORMAÇAO DO UNIVERSO

  6. Fábio Cruz says:

    Meu Deus, será que um dia vou ter acesso a todo esse segredo!

    • Fak says:

      podes ter ainda hoje, assalta a NASA!

      • Douglas Heart says:

        Exatamente!!!
        Invada os arquivos da Nasa e descobrirá que o homem jamais pisou na lua e que provavelmente a terra não eh uma esfera como nos ensinaram a vida toda. Entre muitos outros segredos

      • Alessandra says:

        Não precisa assaltar a nasa para identificar q todas as imagens são cgi, ai eu pergunto kd uma verdadeira?

        • Nuno V says:

          Eu peço-te a ti para me mostrares uma única foto que é falsificada. Eu não quero imagens CGI que a própria NASA afirma o ser, ou impressões de artistas que também são anunciadas como tal. Bem como deixo já o aviso que composição fotográfica não implica falsificação. Quero uma foto que a NASA diz ser factuais, mas que na realidade são falsificações. Bem como quero que me proves que esta foto é uma falsificação.

    • Thiago says:

      Dentro desta vida de tempo na escala humana e com a tecnologia atual jamais teremos o acesso ao infinito o comentário Deus se define entre realidade e teoria olhe para cima e veja cada ponto brilhante Fora da nossa atmosfera e imagine o poder que tal divindade teria que ter para montar toda esta pintura no infinito,, ainda somos uma espécie em evolução somos uma criação de uma outra criação mas estamos dando nossos primeiros passos em rumo ao desconhecido e que por sua vez dentro das descobertas que nos fazem nos ser uma espécie ainda primitiva e assim quando chegarmos há um tempo onde a chave do universo estiver em nossas mãos poderemos nos chamar de Deuses humanos que evoluirão para o nível universal…..

  7. Ademilson says:

    Creio que tudo isso faz parte d um grande misterio d deus pois acho que deus fes varios mundos e espera ver qual deles mais vai se desenvolver e tolos aqueles que acredita que a só vida na terra tendo milhões d planeta pelo espaço a fora

    • Thiago says:

      Amigo sua linha de pensamento não transcende com atual realidade pois esse Deus que você comenta que é moldado por um ser de energia e fabricação colossal não existe..
      exemplo” olhe ao seu redor e veja como a natureza desabrocha este mesmo sentido se aplica ao universo mas de uma forma bem complexa me desculpe amigo mas a sua linha de raciocínio se define como primitiva…

  8. Joamy says:

    Claro que foi Deus, como pode algo que não existe aparecer sozinho e começar a existir por conta própria, ainda mais aparecer seres inteligentes que do nada começaram a mandar satélites para o espaço. Tudo isso passou a existir pela vontade de Deus.

  9. Leo says:

    Será q só eu n acredita nessas imagens nem em 90% do q a NASA diz?

  10. Jose Macedo de oliveira says:

    Nos últimos 50 anos a conquista do espaço evoluiu de forma vertiginosa, novos foguetes, novas sondas, novos sofrer, novos recordes de distâncias percorridas e descobertas de centenas de exoplanetas fora nossa galáxia.
    Mas a pergunta que não se cala e existe vida igual a nossa em outros mundos? Ainda não temos respostas, porém se existir será que estamos preparados para o contato?
    Haverá intercâmbio? Ou estamos caminhando para o nosso extermínio? Não precisa me responder.

    • Douglas Heart says:

      José Macedo
      Nos últimos 50 anos o que houve eh que as montagens estão mais modernas e as mentiras melhor eleboradas pra fazer o homem acreditar em tudo isso aí que vc falou

  11. Felipe Ruan says:

    E tem gente colocando toda a verdade sobre a vida em um mero ensinamento religioso.
    Entendo que são teorias para uma vida em harmonia, mas do jeito que vendem hoje…
    Incrível !

  12. Douglas Heart says:

    Nao acredito nesse monte de mentiras. A nasa eh uma grande farsa. Nao sou terraplanista mas creio que eh mto mais provável que a terra seja mesmo plana do que essa bola esférica molhada como nos ensinaram na escola. Fala sério!!

    • José Moreira says:

      Eu também estou capaz de concordar contigo. Mas só depois de me explicares por que raios aqui em Portugal já é dia (são 9 horas) e no Brasil (por exemplo) ainda é noite.

    • Nuno V says:

      Por favor demonstra-me o que mostra essa probabilidade.

      • José Moreira says:

        O grande problema é que há comentadores que aparecem aqui a mandar bitaites (foi Deus, a Terra é plana) mas, depois, não são capazes de sustentar as suas afirmações. Õ meus amigos, isto aqui não é o Facebook, é o Pplware!

        • Rolha says:

          não vale apena responder a não ser que gostes de irritar estas pessoas (o que ás vezes até é divertido), as ideias já estão feitas. Deus está presente nas vidas delas, elas conseguem sentir e acreditam no seu poder divino, se as chamares casmurras e teimosas eles te responderão que são apenas assim porque Deus as fez dessa forma….e não faz mal, todos temos direito a a acreditar nas ideias mais rebuscadas e fantasiosas que querem desde que isso não interfira com as liberdades e espaço dos outros.

          • Cross says:

            Talvez rebuscada seja a teoria (sim, nunca passou disso) evolucionista! Ou crer que vivemos numa esfera a girar a 1000 kms/h, em movimento pelo cosmos em torno do Sol, que está a uma distância inconcebível… Perguntem ao Don Pettit (astronot da NASA) por que razão (a ser verdade que alguma vez lá fomos?!) destruíram a tecnologia que permitia ir à Lua? Van Allen Belt diz alguma coisa ao pessoal? Ah, já agora tentem ver a curvatura da Terra quando forem à praia…

          • Nuno V says:

            Sim a teoria da evolução nunca foi mais do que uma teoria. E quando te ouço a dizer tal, ouço-te a confirmar que esta é a única teoria da biodiversidade, e a explicação mais factualmente precisa e evidentemente credível para a origem das espécies.

            Don Pettit nunca disse que nunca fomos à lua ou ao espaço, nem nunca Van Allen disse que os cinturões são intransponíveis. Estás a ser um valente mentiroso. E sim, vejo a curvatura facilmente na praia quando vejo navios a desaparecerem de baixo para cima, mesmo quando estes ainda possuem um diâmetro angular para os ver. O mesmo se diz do Sol, que transpõe o horizonte sem nunca mudar o seu diâmetro angular. Agora tenta ir para o hemisfério sul e aponta-me para a estrela polar, e explica-me porque razão quando olhas para sul vês o céu a girar no sentido contrário do hemisfério norte quando olhas para norte.

        • Luis says:

          Simples. Eu acredito em Deus e você não acredita. Fazer debate com este tema é algo inútil, como convencer um gremista a virar colorado ou vice versa. O certo é que, como disse Cortella, Deus é improvável mas não é impossível.

        • Douglas Heart says:

          Nao precisamos sustentar idéia alguma. Pesquise a respeito do que estamos falando e saberá. E quando passar a saber vc irá deletar seus comentários

      • Alceurd says:

        Prezado Nuno.

        Perspectiva.

        Veja em :

        https://youtu.be/gfv1l1UmTSw

        Um abraço

        • Nuno V says:

          Se a terra é plana e o sol apenas se afasta de nós ao longo do dia mantendo a altitude, perspetiva não permite que este alguma vez desça abaixo do horizonte, muito menos quando o seu diâmetro angular é bem mais do que suficiente para o ver. Tu não sabes o que é perspetiva e usas-a apenas como uma desculpa ad hoc. Sabes pelo menos qual é a formula da perspetiva?

    • Cross says:

      Ver “terra convexa”, realizado por cientistas brasileiros… Muito curioso

      • Nuno V says:

        Se a terra é convexa não pode ser plana. E quem fez o documentário não são brasileiros, nem muito menos cientistas.

        • Alceurd says:

          Amigos.

          Convexa se refere às cadeias de montanhas – Andes , Himalaia, Rochosas , Alpes ….
          que se sobressaem na Terra plana.

          • Nuno V says:

            Então a terra continuaria a ser plana e não convexa. Quantos anos tens 5? Só pode porque uma criança de 5 anos conseguiria perceber tal. É a mesma coisa que dizer que a terra é côncava por causa dos abismos que a terra possui, debaixo e fora de água. A tua ignorância é mesmo do maior que podemos arranjar.

        • Cross says:

          Da mesma maneira que acreditas em algumas coisas, eu duvido de muitas delas e vive-versa… Moro numa ilha, vejo quilómetros de oceano, mas não vejo ponta de curvatura!!! Nem ao nível do mar, nem nas montanhas! Mas isso é problema meu, agora não me insultes, que eu não te conheço de lado algum! Respeito o que julgas ser verdade, mas não concordo, PONTO!

  13. John says:

    A distância de 110 milhões de km é próximo da distância entre o sol e a terra, 1 UA(unidade astronômica) 150 milhões de km, alguém estando no sol poderia ver a terra 26% menor do que essa foto.

    • Nuno V says:

      1 AU é quase 150 milhões de km, 36% maior que 110 milhões de km, logo não diria que é próximo. À distância de 110 milhões de km, a Terra possui um diâmetro angular de 0.00332º. Precisaria de mais informação sobre a câmara para saber quantos pixeis corresponde esse diâmetro angular. E mesmo assim sei que o tamanho aparente da terra na foto não corresponde com a realidade porque a Terra, a Lua e o asteroide estão claramente sobreexpostos.

      • John says:

        Realmente é 36%, obrigado pela correção. interessante, não sei como calcular diâmetro angular vou pesquisar, vc usa a sigla au em inglês e distância vc usa anos luz ou parsec?

        • Nuno V says:

          Depende. No geral, quando comunico com pessoas sem qualquer tipo de formação em astronomia utilizo o anos-luz, porque é bastante mais simples explicar às pessoas que é um ano-luz, do que é um parsec. Se for com pessoas entendidas sobre o assunto, a fazer investigação, ou a escrever uma publicação cientifica, prefiro utilizar o parsec.

        • Nuno V says:

          Calcular o diâmetro angular (a) é simples, basta apenas saberes a distância do objeto (d), e a largura do objeto (l). Usando trigonometria chegas à formula a=2*tan^(-1)(l/(2*d)).

          • John says:

            Entendi, usando a fórmula de tangente, o diâmetro do planeta é o cateto oposto e a distância seria o cateto adjacente. Agora posso calcular a diâmetro angular da lua no céu, valeu pela dica!

  14. Panalves says:

    Interessante que na lua neste momento tambem tem um robo dos asiaticos tirando foto ! Coincidência!

  15. Agnaldo Souza Oliveira says:

    Estou com uma pequena dúvida! Se as estrelas são bem maior que a Terra, porquê não consigo ve-las?

    • José Moreira says:

      Não as vês todas, mas podes ver algumas. Por exemplo, o Sol. Mas põe óculos bem escuros. Para veres as outras, espera pela noite sem nuvens. 🙂

    • Rolha says:

      Não consegues ver estrelas? vê com atenção que aparecem lá algumas? é melhor se calhar ires a um oftalmologista.

      Também aconselho a estudares um pouco o conceito de distâncias e o efeito que podem ter na visualização de objetos.

  16. Neto says:

    Eu sei de uma coisa não é atoa que se chama planeta terra e não redondeta terra, se o sol esta parado pq então pôr do sol e não pôr da terra , e por ultimo Nasa significa enganação no hebraico estranho não? Kkkkkkkkk

    • Rolha says:

      Eu acho que sinceramente algumas desta pérolas deve ser pessoal a gozar, não podem existir pessoas assim…

    • Tiago Conceição says:

      A palavra “planeta” nada tem a ver com “plana” ou “plano”.
      “Um planeta (do grego πλανήτης [planεːtεːs] viajante) é um corpo celeste que orbita uma estrela ou um remanescente de estrela…”
      “O termo planeta é antigo, com ligações com a história, ciência, mitologia e religião. Os planetas eram vistos por muitas culturas antigas como divinos ou emissários de deuses. À medida que o conhecimento científico evoluiu, a percepção humana sobre os planetas mudou, incorporando diversos tipos de objetos.”
      Se formos pela teoria da conspiração então assim todas as palavras tinham significados escondidos, porque muita delas querem dizer algo noutra língua, no entanto NASA nem sequer é uma palavra, são siglas para “National Aeronautics and Space Administration”.

    • Nuno V says:

      A planeta vêm da palavra grega planetai que significa errante. Antigamente chamávamos asteres planetai, que significa estrelas errantes, aos corpos celestes a que chamamos hoje planeta. Antigamente pensávamos que os planetas eram estrelas como as outras, mas eram errantes, porque ao contrário das outras a sua trajetória não estava “fixa” no céu estrelar, e faziam algo curioso para os antigos a que viemos a chamar epiciclos. A terra foi chamada planeta terra bem mais recentemente, quando descobrimos que a terra afinal é um planeta como os restantes planetas do sistema solar.

      E de acordo com os dicionário de hebraico, a palavra que se pronuncia nasa, נָשָׂא, significa “levantar”, A palavra a que te referes é נָשָׁא, e pronuncia-se nasha. E mesmo que a palavra em hebraico significasse tal, não passava de um caso de pareidolia, a não ser que consigas provar que a NASA o fez conscientemente e com a intenção que esta significa-se “enganar”

  17. Antonio says:

    Acho estranho a imagem uma vez que quando olho o universo vejo milhares de corpos e aqui só se vê a terra, lua e o tal astroide!

  18. Joao Machado says:

    O quao pequeno nos humanos somos pequeno s !

  19. Joao Machado says:

    O quao pequenos nos somos no universo !

  20. Naldo says:

    Incrédulos idiotas que preferem acreditar em divulgação humana, não enxergam um palmo a frente do nariz, não ver que tudo é foi feito com perfeição, os animais, a vegetação, a separação das águas e terra, a humanidade e etc… Acham mesmo que tudo isso se formaria sozinho? Claro que não, só sei que todos que não tem Deus no coração, são pessoas sem alegria, paz e, harmonia.
    Nosso Deus está no ar, nas águas, na vegetação e, em todo ser vivente.
    Estamos de passagem nesse mundo, nada é nosso, tudo é emprestado e, portanto nada trazemos, nada levamos.
    Não adianta orgulho, nem ganacia, nem soberba alguma, façam o bem, nunca maldade, pois acreditem toda ação tem reação, se fizer o bem, coisas boas aconteceram naturalmente, quem faz o mau, colherar frutos mau.
    Fiquem com Deus em seus corações.

    • Tiago Conceição says:

      Com todo o respeito, este comentário podia ter exactamente escrito pela minha mãe, ela diria o mesmo xD
      Também acredito que nada foi ao acaso devido à perfeição e probabilidades do acaso, mas também não acredito que seja como dizem ou que foi Deus como descrito na bíblia.
      Acho sim que foi um ser superior a nós (O chamado Deus), já existente que projectaram e executaram isto, uma espécie de simulação. Um dia também vamos conseguir fazer o mesmo, alias já se faz em escalas nano com o Acelerador de partículas, até buracos negros o homem já gerou nesses equipamentos.
      Agora acho mal vir aqui e começar por insultos “incrédulos idiotas”, se é uma pessoa de Deus devia praticar mais e respeitar todos com igualdade, mesmo não estando de acordo há que respeitar a opinião de cada um, não é sobrepondo a sua que as pessoas se vão “converter” à sua maneira de ver as coisas, pois cada um tem um universo diferente na cabeça (Pensa de maneira diferente).
      Ninguém está 100% certo nem o contrário, talvez um dia será possível saber a verdade pura, mas de momento ficamos sempre por teorias.

      • José Moreira says:

        Pois, mas eles só são “pessoas de Deus” quando lhes convém. Eu chamo a isso hipocrisia, mas posso estar enganado. Normalmente, partem para o insulto quando não têm argumentos. e eles NUNCA têm argumentos. Repara que eles dizem “eu acredito”. E “acreditar” é diferente de “saber”. Eles não sabem, nem podem saber, mas “acreditam” Provavelmente, acreditam que foi Deus que inventou os computadores onde eles estão a escrever.

        • Daniel says:

          Deus sempre foi e continua a ser usado pelo Homem para explicar o desconhecido, sem provas! Sempre que o Homem se depara com um dúvida sobre algo, a reposta mais fácil é dizer que foi Deus! Se a ignorância paga-se imposto estava todo o mundo rico XD

    • José Moreira says:

      Como foi que soubeste essas coisas todas? +
      e que eu também gostaria de saber.

  21. Antônio Manoel Patricio neto says:

    Pós bem nos seres humanos semos do planeta terra mas nosso espírito e do universo o universo e o espírito de Deus a hora que o corpo morre nos vamos conhecer este bilhões de planeta e até reicanar em alguns deles nossos espíritos está em evolução ouve e vai aver muitas vida pós a bíblia já fala na casa de meu pai a muitas moradas guardo você dorme você ver isso você voa você ver lugar nuca teve encontra outros espírito dezecarnado isto e um mistério mas e a realidada amem

  22. Paulo says:

    Eu sinceramente tbm não acredito que uma nave possa ir tão longe assim é ainda mandar fotos etc e tal sei lá 100 milhões de quilômetros acho muita distância mas enfim tbm não acredito em Deus não se realmente existisse o mundo seria diferente com tantas barbaridades que se vê ele deveria olhar mais então( seus filhos)Não acham

  23. Cléber says:

    Tudo uma mera enganação, fazendo nós nos sentirmos menos de que um granzinho de poeira ou seja um nada aqui na terra, jamais o nosso criador gostaria de nós nos sentirmos asssim,e ignorando a nossa verdadeira origem .Uma farsa dos governos para que eles próprios disputam poder dinheiro e status entre muitas coisas ocultas , uma briga para dizerem que são melhores dos que outros poderes, e que o mesmo estão na frente,acordem amigos, eles usam nosso dinheiro para bens e interesse deles próprios…não há provas que o homem foi para o espaço e que de fato não foi e não há provas e explicação aplausivas do Héliocentrismo todas as imagens e provas que eles usam são cálculos que só eles entendem e imagens manipuladas, tudo uma enganação, mais a verdade está sendo mostrada através de pesquisas e da existência de Deus.

  24. Rafael says:

    Pqp…..quanta besteira…..um tentando fazer um texto mais bem escrito que o outro e no entanto ninguém sabe o que está falando…..pateticos

  25. Vini says:

    Se a sonda tirou foto da terra ,quem tirou foto da sonda?kkk

  26. Jose says:

    Pra mim o planeta é redondo não vejo nada plano

  27. Antonio says:

    Mas a foto da sonda não aparece na imagem! Só aparece a Terra e a Lua à esquerda e o asteroide à direita.

  28. Feseca says:

    mas porque carga de água sempre que aparece uma notícia sobre CIÊNCIA têm de aparecer estes proselitistas religiosos, 99,9% deles evangélicos brasileiros?
    será que gostariam que respondêssemos indo para os sites das vossas inúmeras igrejas denunciando aquilo que muitos de nós acham ser mentira? penso que tal ideia até vos horroriza, faz tremer.
    já agora expliquem-me uma coisinha: sendo o vosso deus único e lendo todos vocês o mesmo livro, porque é que têm tantas e tão diferentes igrejas? é para sacarem mais? entendam-se primeiro, pode ser que ganhem credibilidade!!
    Declaração de Interesses: sou agnóstico. acredito firmemente que se deus existe, o problema é dele, com a neurose que apanha ao ver a sua bela obra. acredito também no valor da Ciência, no sorriso das crianças e na beleza do nascer do Sol. e também que se não pode ser expresso em números, não é Ciência, é opinião.

    • José Moreira says:

      Eu peço desculpa, nas fui eu quem começou. fiz uma provocaçãozinha lá em cima :). Quanto a ires aos sites deles comentar, desilude-te: os sites religiosos não deixam comentar – vá lá saber-se porquê.

  29. Davi says:

    Engraçado que todos estão discutindo sobre a existência de Deus e questionam aos livros escritos, que pessoas como todos, que trazem à luz de quem “quiser” buscar conhece-lo. Se estes livros que trazem fatos e histórias de povos e culturas são mentirosos e conta a história de quem criou tudo, então logo posso dizer que não acredito em nenhuma estória e teoria criada pela ciência, afinal, foram criadas por pessoas como todos nós. Então uma anula a outra e quem veio do macaco como a própria ciência diz que uma espécie quando evolui deixa de existir a passada, como pode haver homem e macaco no mesmo plano, ou a terra tbm é uma esfera?? Planeta é derivado de plano?? Ou não.

    Obs.

    Se o asteroide está a 110 milhões de distância, pode se observar o lado oculto da Lua e vejam, ele tbm e iluminado pelo sol, mesmo o sol estando do outro lado a sua luz é curvilínea a ponto de iluminar a sombra. Ou ficou complexo??

    Abraço a todos

    • José Moreira says:

      Bom, quem diz que o homem veio do macaco, é a religião, não é a Ciência. A Ciência apenas diz que o Homem e o macaco têm um antepassados comum. O que é completamente diferente.

  30. Douglas Heart says:

    Interessante pois hoje mesmo durante a tarde eu olhei para o céu e vi a lua bem acima da minha cabeça e la estava ela sempre bela parecendo um sorriso ” ” dessa forma mesmo.
    A lua tinha uma parte apenas iluminada pois supostamente a Terra estaria produzindo aquela sombra de formato arredondado nela. Porém era de se observar também o sol a uns 15 graus de distância. Fiquei me perguntado… O sol não deveria estar do outro lado do planeta esférico???

    • José Moreira says:

      Não. Na posição de “Quarto Crescente”, a Lua (com maiúscula porque estamos a falar do nome do satélite) apresenta-se iluminada à nossa direita. O Sol ainda não está completamente escondido, daí a razão. Por outras palavras, o Sol encontra-se “à lateral” da Lua.

    • Nuno V says:

      Como é que podes afirmar algo sobre a realidade com confiança absoluta quando possuis um nível de ignorância de proporções épicas? O lado escuro da lua não tem absolutamente nada a ver com a sombra do nosso planeta. Tem sim a ver com o ângulo de incidência da luz solar, e o ponto de observação (neste caso a terra). As únicas vezes que o planeta é responsável por criar uma sombra redonda na lua é quando o sol, a terra e a lua se alinham em sizígia (eclipse lunar). Não deveria ser necessário explicar isto a uma criança de 15 anos, quanto mais a um adulto.

      • Douglas Heart says:

        Entendo filhote, o que eu quero dizer eh que simplesmente o sol estava num ângulo em que incidia sua luz diretamente na partte que estava escura na lua. Sendo assim posso crer que a luz do sol seja insignificantemente insuficiente a ponto de nao iluminar aqiela parte da lua. Eu sei o qie eu estava observando. Dane se se vc acredita em todas estorinhas que te ensinaram no colegio

        • Nuno V says:

          É de lamentar o teu nível de ignorância, em que algo tão simples está fora da tua capacidade de compreender.

          O Sol não consegue iluminar diretamente o lado escuro da lua porque seria fisicamente impossível uma única fonte de luz iluminar diretamente mais do que metade de uma esfera. A única maneira de iluminar mais do que metade de uma esfera usando apenas uma fonte de luz, é se tivermos algo a refletir a luz emitida. Aliás, o lado escuro da lua não é 100% escuro, porque existe um outro objeto a refletir luz do sol para este, esse objeto chama-se terra, sim o planeta em que vivemos. Se não acreditas em mim, tira uma fotografia da lua de longa exposição. Vais ver que o lado escuro da lua não é tão escuro como os teus olhos te levam a crer. Se a lua se comportasse como tu pensas que se deveria comportar, na realidade refutaria toda a ciência. (de notar que quando me refiro ao lado escuro da lua, refiro-me ao lado da lua que não recebe luz direta do sol)

          E eu não andei em nenhum colégio, no entanto, andei na universidade e doutorei-me em astronomia, bem como fiz investigação na área. Ou seja, a minha área de experiência é precisamente a que tu criticas, no entanto, eu é que estou errado, não tu. Tu, que não possuis qualquer tipo de educação ou conhecimento na área, que todos os teus argumentos são de ignorância e de incredulidade, e que achas que todas as pessoas educadas estão erradas, é que estás correto.

  31. André says:

    Entre o infinitamente grande e o infinitamente pequeno que os cientistas andam a tentar medir, existimos nós infinitamente ignorantes a tentar comentar estes assuntos.

  32. Atty says:

    Foto mentirosa, totalmente desproporcional, a terra está muito maior do que deveria ser em relação ao sol. Mais uma mentira da NASA para enganar trouxa.

  33. Wiris says:

    Deus do nada fez tudo assim como do tudo ele faz o nada
    Se Deus fez o homem do barro e mesmo assim o homem se exalta imagina se tivesse feito de Ouro
    Mas alguém pergunta *quem criou Deu?
    Deus é eterno!mas oque é a eternidade?
    Quando um beija-flor transporta um mar para outro lugar ele chegou no primeiro dia da eternidade
    Mas cadê as provas?
    A bíblia existe antes da ciência, no livro de jó fala muito sobre a força da natureza que a ciência ainda está gatinhando
    Alguém afirma que Deus e desagradável por permitir tantos mal
    Um dia um cabelereiro disse pra um cliente*Deus não existe*por permitir tantas maldades
    O cliente trouxe um mendigo e disse cabelereiro também não existe pois se existissem não teria pessoa nessa situação o cabeleireiro disse o poblema q ele não vem até a mim
    Da mesma forma é nois com Deus
    O poblema que não vamos até ele..fik em paz meus amigos ateus;so te falo uma coisa o amor de Deus e diferentes do nosso
    Ele te ama mesmo assim e não abre mão de vc

    • Nuno V says:

      Correto, a bíblia é mais antiga que a ciência, por isso é que a primeira está cheia de absurdidades. Ora na bíblia temos burros e cobras que falam, temos afirmações que os coelhos são seres ruminantes, as baleias são peixes, os morcegos são pássaros, que pi é um número inteiro, que se mostrarmos padrões listrados a uma vaca grávida que esta dará à luz um vitelo listrado, que pudemos curar uma pessoa com a lepra usando uma varinha mágica para polvilhar sangue nesta, segundo a bíblia nem sequer podemos comer crustáceos, bem como moluscos. Sim, um livro extremamente relevante no que toca a firmações relacionadas com a realidade.

      E segundo a bíblia, deus não é amoroso, é invejoso, vingativo e odioso.

      • José Moreira says:

        Eu não sei se posso concordar. Se me falares em Ciência como disciplina, sim, certamente a Bíblia é mais antiga; mas foi com ciência rudimentar que o Homem fez o punhão (pedra lascada) e, posteriormente, fundiu o cobre e o latão, para fazer o bronze. Aliás, a própria Bíblia diz, logo no Génesis,: “Gn 4:22 E Zila, a outra mulher de Lameque, foi mãe de Tubal-Caim, o primeiro a trabalhar com metal fundido, fazendo obras em cobre e em ferro. “. Ou seja, a própria Bíblia já reconhecia formas rudimentares de Ciência.

        • Nuno V says:

          Errado, tal como disse em cima a ciência é um empreendimento que aumenta o nosso conhecimento e organiza este em teorias e explicações falsificáveis fazendo o uso do método científico.

          A ciência tem as suas raízes antes da formação da Bíblia, disso não há dúvidas, mas a ciência em si apareceu muito depois da Bíblia estar concluída.

  34. Z/OS says:

    Nao li o artigo na totalidade, mas julgo que a foto foi tirada em honra de Carl Sagan, pois foi este o primeiro a fazer algo do género: little pale blue.
    Relativamente ao nosso significado para o universo é o universo para nós, ninguém o sabe. Nem a ciência com as suas teorias absurdas, nem a religião com os seus escritos infantis. Se alguém acreditar num destes, vai pagar em dinheiro para os ouvir, seja ciência, seja religião. Anda tudo atrás do mesmo: MONEY.

    • Nuno V says:

      Dizes que as teorias da ciência são absurdas. no entanto, a tecnologia que tu usas para propagar idiotices como a que acabaste de fazer faz uso de várias dessas teorias absurdas.

      • Z/OS says:

        O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Não confundas tecnologia com descrição de situações quando não presenciadas por ninguém. Aliás a ciência é pródiga a estabelecer teorias que ninguém pode comprovar e que são muito boas até aparecer uma outra melhor. aquilo que acabaste de fazer é norma do senso comum: papar tudo o que os “doutos” da época papagueiam e julgares que vives no supra sumo do conhecimento científico. Os nossos ancestrais partilhavam o mesmo conceito que tu. Parabéns és uma prova viva que evolução não é sempre para melhor. Dixit.

        • José Moreira says:

          És capaz de descrever uma teoria que ainda não tenha sido comprovada?

          • Nuno V says:

            Tecnicamente nenhuma teoria é comprovada no sentido positivo. Todas as teorias científicas têm que ser falsificáveis, e estas são refutadas. Mas podemos dizer que no sentido coloquial, as teorias são comprovadas por uma quantidade enorme de provas que estás precisam até serem elevadas ao status de teoria.

        • Nuno V says:

          Sabes o que é uma teoria na ciência? Claro que não, és um primitivo ignorante a atacar o que não percebe. A quase totalidade das tecnologias que fazes uso no dia a dia fazem uso das teorias que chamas absurdo. Pior ainda, muitas das explicações na ciência estão interligadas. Significa que apenas o colapso de uma teoria levava o colapso da quase totalidade da ciência.

          E quando dizes que a ciência é pródiga em estabelecer teorias que ninguém pode comprovar estás a recorrer a uma mentira vergonhosa. É um requisito que tudo na ciência tenha que ser objectivamente verificável. Diz-me apenas uma teoria n ciência que ninguém pode comprovar, apenas uma.

          Eu não comi nada meu ignorante. Eu doutorei-me numa área científica e fiz investigação na área. Agora diz-me qual foi o esforço que tu fizeste para aumentar o conhecimento. Até agora apenas vi-te a propagar ignorância.

          Pena que a evolução é a nossa educação ainda não tenha eliminado todos os casos de pessoas com mente tacanha.

  35. Davi says:

    Fato é que existe sinal para comunicação a 110 milhões de km mas não é possível uma foto real.
    Mais engraçado é que você nunca consegue ver um lançamento completo de um foguete. Porque será? 2019 e a China manda imagens do foto shop pra ilustrar uma falsa realidade.

    • José Moreira says:

      Não basta fizer que “é impossível”. Podes explicar? Assim, como se eu fosse muito burro. Por que razão é impossível tirar uma foto a 110M/km?

    • Nuno V says:

      Ninguém consegue ver um lançamento completo? Tirando os milhares de pessoas que já foram ver lançamento.

      Por favor demonstra-me como chegaste à conclusão que a imagem da China tirada na lua é falsa. Não quero ouvir argumentos de incredulidade.

  36. Douglas Heart says:

    Cessaram se os comentarios??????? Pq????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.