Sonda da Rússia falhou a órbita para aterrar na Lua…
O Luna-25 é o protagonista da primeira viagem da Roscosmos à Lua desde 1976. Apesar de muito ansiada pelos russos, por aquilo que significa para a corrida espacial na qual estão a participar, foi revelado, agora, que a sonda falhou a órbita para aterrar no nosso satélite natural, na segunda-feira.
Há uns dias, falamos-lhe do Luna-25, o protagonista da primeira viagem da Roscosmos à Lua desde 1976. A agência russa anunciou que lançaria, na passada sexta-feira, dia 11 de agosto, uma missão, visando a recolha de dados científicos do nosso satélite natural.
Apesar da vontade da Rússia, a sonda Luna-25, cuja missão passa por ser a primeira nave espacial a aterrar no Polo Sul da Lua, não conseguiu entrar na órbita necessária, segundo informou a Roscosmos, este sábado.
Durante a operação na estação automática, ocorreu uma situação de emergência que impediu que a manobra fosse realizada de acordo com os parâmetros planeados.
Escreveu a agência espacial russa, num comunicado divulgado através do Telegram.
Segundo a agência espanhola de notícias, EFE, os problemas a bordo da nave espacial terão surgido quando os motores impulsionaram o Luna-25 para a órbita de aterragem pré-lunar, atrasando a sua entrada - que só aconteceu na quarta-feira, após uma viagem de cinco dias e quase dez horas.
A agência espacial russa assegurou, no mesmo comunicado, que a situação está "a ser analisada por especialistas do grupo de controlo".
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Space.com
…falhou a possibilidade de ser o primeiro a aterrar lá!
E a Terra é Plana, sim…
O primeiro?
Existe a teoria de que os States não aterraram mesmo na Lua e tal.
a China já la aterrou!
A situação merece ser acompanhada a pari passu. Era para aterrar hoje, espera-se agora que seja a 21 de agosto. Dois dias depois, a 23 de agosto, também no polo sul lunar, espera-se que aterre a Chandrayaan-3, da Índia.
Os indianos estão a seguir a Chandrayaan-3 versus Luna-25, não vou dizer que tenham ficado muito chateados com o percalço desta.
Fui ver o teu “pari passu”… já aprendi uma coisa nova…
Neste caso é mesmo a pari passu porque a Chandrayaan-3 vai com “passo igual”, “a par”.
Pode ser que os russos, com a pressa, se espetem 🙂
parece que se espetaram!
Despenhou-se mesmo!
Vamos ver se os indianos passam a perna aos russos 🙂
A situação está ruça lã pelas bandas da lua.
Averiguar o que se passou e corrigir para cumprir com sucesso esta missão espacial.
Com os constantes avanços e evolução/aperfeiçoamento dos meios e tecnologia aero-espacial, vai ser possível um dia ao Homem aterrar na Lua e pisar o solo Lunar.
Isso já está tudo catalogado:
“Teorias da conspiração do pouso na Lua”
https://en.wikipedia.org/wiki/Moon_landing_conspiracy_theories
também deves ser daqueles que acham que as pirâmides foram construídas por “Aliens”
A sonda russa Luna-25 despenhou-se na Lua.
Vamos lá ver se algum responsável pelo projeto não vai cair da varanda…
Quantos vão cair da varanda depende de a missão indiana ser bem sucedida. Espera-se que a nave indiana Chandrayaan-3 pouse, esta semana, no dia 23, no polo sul lunar, onde estava previsto que a Luna-25 pousasse. Nestas missões sabe-se que alguma coisa pode correr mal, que o melhor é esperar para abrir parangonas quando se sabe que a missão foi bem sucedida. Não foi isso que fez a Rússia – abriu as parangonas até antes da missão partir: “Vejam, a Rússia é uma grande potência nas missões espaciais (e, por isso, no resto), vamos pousar no polo sul lunar, onde ninguém pousou! Nós é que vamos dizer se há água ou não há água na Lua”.
Isto expandiu-se na blogosfera. Até aqui no blogue houve post quando a missão partiu e outro (este) para dizer que estava a haver problemas (a Russia só anunciou que a nave caiu, hoje por volta das 10H, hora PT). Da missão indiana nem palavra.
Por isso sim, vai haver defenestrações, vamos ver quantas são.
Pois parece que estão com problemas de controlo, muito provavelmente nos motores de direção..
Eles devem ter dados de monitorização..vão ter que fazer debug, para perceber o que falhou.
Era uma boa missão, e continha tecnologia que pode ser utilizada em muitas áreas de atividade, desde a medicina, á separação de lixo, etc
realmente já deu para fazer alguma separação de lixo