Rovers japoneses enviaram imagens da superfície do asteroide Ryugu
O Japão deu um passo importante na conquista espacial ao colocar, com sucesso, dois pequenos rovers num asteroide chamado Ryugu e até já nos enviaram algumas imagens espetaculares.
Os robôs, que viajam no asteroide, enviaram imagens de alta resolução da superfície do corpo celeste de acordo com tweets da agência espacial japonesa.
Japão versus Estados Unidos... uma competição pelo Espaço
Uma série de seis tweets, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), mostram as primeiras imagens tiradas pelos dois robôs - incluindo um vídeo de 15 frames - da superfície de Ryugu, um asteroide de um quilómetro que foi visitado pela nave espacial Hayabusa da agência japonesa.
"O Rover-1B conseguiu captar imagens da superfície de Ryugu!" O filme tem 15 frames captados no passado dia 23 de setembro de 2018, das 10:34 às 11:48, hora do Japão.
Our MINERVA-II1 rovers have sent back more images from the surface of Ryugu! Let’s take a look at these images in detail.
On September 23, 2018, We were able to confirm that Rover-1B hopped! [1/6]https://t.co/Fb60ozhqTd pic.twitter.com/8yD04TOJtK
— HAYABUSA2@JAXA (@haya2e_jaxa) September 27, 2018
Os rovers japoneses foram equipados com uma série de câmaras, especialmente projetadas para aquele tipo de ambiente. As imagens, de vários ângulos, mostram com mais qualidade a superfície de um asteroide. Além disso, os robôs também foram equipados com medidores de temperatura e sensores óticos, além de um acelerómetro e um conjunto de giroscópios.
Asteroide Ryugu em imagens de alta definição
A JAXA também divulgou uma foto de alta resolução da superfície do asteroide, quando a nave espacial principal da missão, Hayabusa2, desceu à superfície para descarregar o Rover-1A e o 1-B.
A agência também colocou fotos no seu site oficial Hayabusa-2, que mostrou a localização da imagem tirada pela nave espacial na superfície do asteroide.
As imagens de alta definição mostram o local exato onde estão os veículos de exploração deste asteroide.
Robôs são os jogadores que lutam pelo triunfo no espaço
Ao contrário do Curiosity Rover que está em Marte, veículo da NASA, que tem seis rodas, os veículos Ryugu são autónomos, pesam um quilograma e movem-se saltitando pela superfície.
A gravidade na superfície do Ryugu é muito fraca, então um rover impulsionado por rodas ou por outro sistema de tração normal flutuaria para cima assim que ele se começasse a mover. Portanto, esse mecanismo de salto foi adotado para se mover pela superfície de pequenos corpos celestes. Espera-se que o rover permaneça no ar durante 15 minutos após um único salto antes de aterrar, e se mova até 15 m (50 pés) horizontalmente.
Explicaram os cientistas da JAXA.
Rover-1B succeeded in shooting a movie on Ryugu’s surface! The movie has 15 frames captured on September 23, 2018 from 10:34 - 11:48 JST. Enjoy ‘standing’ on the surface of this asteroid! [6/6] pic.twitter.com/57avmjvdVa
— HAYABUSA2@JAXA (@haya2e_jaxa) September 27, 2018
Alguns dos tweets da JAXA confirmaram que os robôs tinham saltado com sucesso desde o pouso na superfície. A imagem - a primeira tirada de robôs de um asteroide - mostra uma paisagem rochosa contra a imagem de fundo do espaço.
A agência fez história no domingo ao pousar com sucesso os dois robôs não tripulados em Ryugu. Um terceiro rover chamado MASCOT será lançado da Hayabusa-2 no início de outubro.
Material a ser recolhido
Mais tarde na missão, prevista para o final de outubro, a nave espacial pousará no asteróide para colocar uma carga de explosivos numa pequena cratera. A ideia é recolher amostras de material que estejam enterradas, nunca tenham sido expostas ao espaço.
Depois de examinar o objeto distante e recolher amostras, a Hayabusa-2 partirá de Ryugu em dezembro de 2019 e chegará à Terra no final de 2020 com a sua carga de amostras.
Se for bem sucedida, a JAXA disse que será a "primeira missão mundial de retorno de amostras de um asteróide do tipo C."
Cientistas japoneses estão a competir com a NASA por esta conquista, com a missão de recuperação de amostras da agência norte-americana que deve voltar à Terra em 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Palha para incautos, só um tipo muito estúpido acredita nessas fantochadas, é tudo feito em CGI imagens geradas por computador
Provas?
Em pleno século XXI ainda há tontinhos que acreditam que vivem numa bola molhada giratória a 1600 kms hora, é preciso ser muito estúpido para acreditar em todas essas fantochadas
LOL a terra é plana, nunca fomos à lua, o Sol é só uma lapada e a lua outra menos potente. as estrelas são só projecões a lazer no vidro que nos separa do espaço. TRAGAM OS CHAPEUS DE ALUMINIO!!!
Este rapaz deve estar a brincar só pode xD
os buracos negros são blay blaydes kk
es pouco mente fechada es…
O que acabaste de vomitar não é prova, que é o que te foi pedido.
Devias despedir o teu psiquiatra 🙂
Engraçado negas feitos alcançados e tecnologías desenvolvidas, recorrendo ao uso de outras tecnologías muitas delas com estreitos laços com a exploracao espacial….
É pena é gente como tu ter acesso a internet e difundir este tipo de comentarios.
Pplware deviam eliminar estas coisas
+1
É apenas mais um terraplanista, agora é moda. Mas sempre foi assim na decorrer da história, não te lembras nos que dizem que nunca o homem foi à Lua? E como ele diz… para esses… feno.
Fora isso, muitos ainda acreditam que é o Sol que gira ao redor da Terra. 😉
Não sei se o homem já foi á lua ou não, mas até 1972( https://en.wikipedia.org/wiki/Moon_landing ) a tecnologia era muito mais primitiva que hoje. Só sei que menos na ultima década, qualquer telemóvel ( até um smartwatch de hoje) tem mais capacidade de processamento, mais memória, mais compacto, mais capacidade de telecomunicações…sei lá referir o quanto mais é. A falar de tecnologia como posso falar na evolução dos materiais, novos materiais, etc,
Para referir que acho estranho com os avanços nas ultimas décadas na automação, AI, tamanho dos processadores, WIFI’s, Bluetooth, 2g’s, 3g’s ( não vou ao 4g’s nem ao recente 5g’s), eficiências energéticas, cameras de infravermelhos, carros que autónomos…etc ( …já perceberam onde quero chegar…) e nunca mais se foi á Lua, e não acredito que não há interesse “cientifico” para ir á Lua…
Não sei…
Paulo, eu “adoro” ler e ouvir os argumentos dos “adeptos da teoria da conspiração, até porque se aprende muito. Mas, em determinada altura, vários argumentos foram desmontados pelos cientistas e realmente as provas são conclusivas. Por exemplo, se o homem nunca foi à Lua, como estão lá “espetados” os Retrorefletores? Como foram lá parar os LRRR? E sim, podem ser visto de cá da Terra, com equipamento de astronomia relativamente “barato”.
Bom, como referi, gosto muito do tema, e gosto de ouvir os argumentos e contra argumentos, aprende-se imenso.
Numa resposta a um cientista da NASA sobre porque nunca mais se foi á Lua, ele respondei: para que se vai gastar milhões de dólares se não há nada (atualmente) para ir lá fazer?
Claro que há interesse científico e muitas coisas ainda são retiradas de missões enviadas para o Espaço, inclusive há dias houve mais uma evidência, quando a Nasa confirmou existência de gelo na Lua… mas não precisaram lá ir.
Nunca mais fomos à lua porque não há motivação política para irmos à lua. O próprio presidente dos EUA na altura disse explicitamente que a único motivo para suportar este projecto era para bateram os russos na corrida para a lua.
Não apaga nada. Já deu para o pessoal aqui do escritório se rir com o comentário e algumas das respostas. XD
é não lhe ligar. não passa dum troll a pedir que falem com ele. se o pessoal não lhe responder, ele cansa-se e desaparece.
Mais vale ficar calado e parecer estúpido do que abrir a boca e dissipar toda as dúvidas.
Se a ignorância desse dinheiro estavas milionário… lol
Troll alert!!!
Oliveira, estúpido é afirmares com 100% certezas uma coisa que não consegues provar minimamente.
lamento dizer-lhe que confunde a facilidade de análise com a dificuldade de a observar.
Para si o planeta, continua a ser quadrado.
Mais não digo
Claro que sim, além do mais toda a gente sabe que a terra é chata também…Satélites, idas à lua e tudo mais são pura ficção…Todos sabemos que a terra é chata e que todo o tipo de tecnologia é mágica…Bruxarias e afins…Um bem-haja a esse banho de sabedoria !
Satélites asteroides e terra globo girando a 1600kms hora, só em ficção cientifica e CGI imagens geradas por computador
E as imagens do nosso planeta dos anos 60 e 70? Também é CGI?
Se houvesse na lua uma base espacial tipo um hotel 10 estrelas, o que não faltava era bilionários fazendo turismo lá, tá aí um bom motivo.
Já vi que dominas o tema do terraplanismo. Poderias por favor explicar-me que benefícios tiram as pessoas defensoras da Terra Globo com dita mentira?
Vai com calma, não quero que entres em burnout…
Não acho que seja a brincar. Existem pessoas que sentem necessidade de ser do contra. São formas de autovalorização e de gerar discussões. Agora não me venham é dizer que é possivel gerar imagens por computador… isso é treta, são mas é desenhos pintados, os computadores não existem, toda a gente sabe isso, é tudo aldrabice!
Quero perguntar, se um dia estas máquinas ao voltarem virem acopladas de algum vírus incontrolável que afete a humanidade até a sua extinção.
Dizes isso como se fosse uma coisa má.
Será menos vergonhoso extinguirmo-nos por causa de um vírus desconhecido do que pela própria estupidez.
Pena é andarem as esbanjar tantos milhões com essas coisas quando há tanta miséria neste mundo.
e qual foi o seu contributo hoje para acabar com essa miséria? andar na net a mandar bitaites e com isso usar uma infinidade de recursos que seriam bem mais úteis se usados em algo verdadeiramente importante, pois!!
Oh Dr., qual foi essa infinidade de recursos que usei? Por escrever meia dúzia de palavras? Quem trabalha num hospital sabe a que me refiro, pobre ignorancia a sua.
Simples, ganha dinheiro e vai tu resolver essa miséria. Não? Então não mandes palpites…
Yah, na Idade Média é que era demais!
Porque conhecimento é importante, e necessário para mantermos a nossa civilização. Mas fica sabendo que o que se gasta com a investigação científica e exploração espacial é uma miséria quando comparado quando o que gastamos com o militarismo. Se calhar deverias de ajustar o foco das tuas preocupações.
Yah, na Idade Média é que era demais!
Não queiram colocar mais tabaco nisso…..
Este comentário é dirigido ao Vítor M. e a todos aqueles que, como ele, acreditam que os americanos foram à Lua…
Existem declarações cómicas de um tal de Donald Don Pettit, engenheiro químico americano e astronauta da Nasa, um veterano que a partir de 2017, aos 62 anos, é o astronauta no ativo mais antigo da NASA!! As declarações são as seguintes, e estão em inglês para que nada do que ele afirma fique perdido na tradução:
“I’d go to the moon in a nanosecond. The problem is we don’t have the technology to do that anymore. We used to, but we destroyed that technology and it’s a painful process to build it back again.”
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!! Palavras para quê?????
Podem ver o testemunho do senhor no seguinte video, no minuto 5:44, mas eu aconselho avidamente a verem o vídeo na totalidade: https://www.youtube.com/watch?v=DpPMoIv1lxI
E o que é que a defesa da Terra ser plana tem a ver com a suposta ida de astronautas à Lua? Eu não acredito no planeta Terra ser plano, e estou cada vez mais convicto de que o homem ainda não foi à lua, pelo menos presencialmente. Vários países já enviaram veículos exploradores não tripulados. Rotular os que defendem de que o homem não foi à lua, de defensores da Terra plana, é apenas uma forma de descredibilizar as suas opiniões, nada mais!!!
Como é que o módulo lunar e os seus ocupantes sobreviveram à radiação do Cinturão de Van Allen com folhas a alumínio??? O vídeo também explica como, através de outros testemunhos de pessoal da NASA, incluindo outros astronautas, através de uma tecnologia ainda em desenvolvimento!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Ó, é fácil truncar frases e dar outro significado. Mas repara, responde lá, tens na Lua os retrorefletores que podes ver que lá estão com os teus olhos, quem os colocou lá?
Depois outro argumento que gosto de ouvir é sobre, àquela altura, não haver tecnologia para captar tais imagens e mais não sei o quê. Mas como fizeram então para ter aquelas imagens? Havia tecnologia na terra para encenar aquilo tudo com aquele nível de pormenor? É óbvio que não havia e já se desmontou todo o que é teoria da conspiração.
Correcto Pettit disse “I’d go to the moon in a nanosecond. The problem is we don’t have the technology to do that anymore. We used to, but we destroyed that technology and it’s a painful process to build it back again.” Mas qual foi a parte do “We used to, but we destroyed that technology and it’s a painful process to build it back again.” que tu não percebeste?
Os ocupantes do módulo de comando (não o módulo lunar) sobreviveram a viajem através dos cinturões de radiação de Van Allen, porque, primeiro, a trajetória tomada não levou os astronautas a passar pelo cinturão interno, e passaram por uma parte estreita do exterior o mais rápido possível para diminuir o contacto. Estás a confundir radiação eletromagnética de alta frequência, como raios gama que precisas de metros de chumbo para a bloquear, com radiação corpuscular, que pode ser bloqueada com tiras muito finas de alumínio. E ninguém disse em parte alguma que a tecnologia para a bloquear tal não existe e se encontra em desenvolvimento. Estás-te a referir ao vídeo sobre Orion, e como é obvio este têm que pensar como vão lidar com os cinturões de Val Allen, não só por causa dos astronautas, mas principalmente por causa do equipamento. A instrumentação e computadores do presente são substancialmente mais suscetível de falhar em caso de serem bombardeado com radiação, do que a tecnologia do passado.
Porquê recorrer a uma falácia lógica, quando podes recorrer a um combo delas. Resumindo, o teu argumento é uma apanha da cereja, enviesamento de confirmação, incredulidade pessoal, espantalho, mineração de citação, …
Nós também temos confirmação da ida dos americanos à lua por uma fonte contemporânea independente, os Russos. Estes tinham todos os motivos para negar o acontecimento, mas confirmaram-o. Não só escutaram as transmissões entre a nave e a terra, como seguiram a nave até à lua. Tal como outras nações o fizeram. Bem como durante todas as missões trouxeram mais de 380kg de rochas lunares. Também se deixou três retrorrefletores na Lua durante 3 das 6 missões lunares tripuladas. Também temos fotografias tiradas através do LRO que mostram a zona de aterragem do Apolo 12, 14 e 17, mas deixa-me adivinhar, é tudo CGI.
e capaz do astroide não bater na terra, mas se bater, não destruirá toda a terra por casa do seu tamanho ,sendo assim se talvez venha cair nos oceanos, cidades próximas as praias sofreram tsunami ,se cair em algum continente sera destruição se for imagens criadas os buracos negros são blay bleides