Missão HERA, com forte participação portuguesa, passará amanhã por Marte
Desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (em inglês, ESA) e com forte participação portuguesa, nomeadamente através da GMV, a sonda HERA realizará um sobrevoo por Marte, amanhã, dia 12 de março de 2025. Esta manobra de assistência gravitacional permitirá à sonda ganhar velocidade adicional para alcançar o seu destino, em dezembro de 2026.
Com participação portuguesa, por via da GMV, a missão Hera pretende estudar o asteroide Dimorphos, que foi impactado pela missão DART da NASA em setembro de 2022, como parte de um teste de defesa planetária.
A sonda irá analisar as consequências desse impacto, ajudando a validar o método de impacto cinético como estratégia para desviar asteroides que possam representar uma ameaça à Terra.
Durante a aproximação a Marte, a HERA passará a cerca de 5000 km da superfície do planeta (6000 km do seu centro), uma distância inferior à órbita das suas duas luas: Fobos e Deimos.
A trajetória da sonda será ajustada para que os seus instrumentos científicos possam observar Deimos a aproximadamente 1000 km de distância, além de recolher dados sobre o próprio Planeta Vermelho.
Embora este sobrevoo não faça parte dos objetivos principais da missão, representa uma oportunidade valiosa para calibrar os instrumentos da sonda e testar os sistemas autónomos desenvolvidos pela GMV.
Em particular, a sonda irá, durante a sua observação de Marte, ativar o sistema autónomo de feature tracking, desenvolvido pela GMV, que vai identificar marcos na superfície de Marte e fazer o seu seguimento - esta tecnologia permite estimar autonomamente a bordo a posição da sonda relativamente a Marte.
Espera-se que a sonda chegue ao sistema Didymos, em dezembro de 2026, após percorrer mais de 177 milhões de quilómetros desde a Terra, trazendo consigo tecnologia de ponta desenvolvida com o know-how português.
Leia também:
Imagem: GMV
Neste artigo: hera
Os nossos lusonautas estão de parabéns.