Qual a razão de um dia ter 24 horas e não 20 como já teve?
Passamos a vida a dizer que o tempo não chega para nada e que os dias passam a correr. Mas, quem definiu que um dia tem de ter 24 horas e não 20? Aliás, há mil milhões de ano era assim, um dia durava cerca de 20 horas. Será que os dias vão ficar maiores?
Sabemos que na Terra, um dia tem 24 horas de duração. Mas por quê?
No passado dia 5 de julho, uma equipa de astrofísicos da Universidade de Toronto explicou como os efeitos do Sol e da Lua resultam num dia de 24 horas. Também explicaram por que, durante mais de mil milhões de anos, a duração do dia na Terra estava próxima de 20 horas (era de 19,5 horas, para sermos precisos).
Além disso, no futuro, uma atmosfera mais quente pode ajudar a prolongar um dia na Terra ainda mais rápido do que ocorre naturalmente. Tudo tem a ver com a atração das marés da Lua nos oceanos e a atração das marés do Sol na nossa atmosfera.
Os dias da Terra estão a diminuir desde o início
Num estudo apresentado e já revisto, dá-nos uma perspetiva alargada do tempo que demora um dia no nosso planeta. Segundo é referido, quando a Terra se formou, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, girava muito mais depressa do que atualmente. Nessa altura, um dia terrestre tinha aproximadamente 10 horas de duração. Mas a Lua - a companheira relativamente grande e volumosa da Terra - exerce uma atração gravitacional sobre os oceanos da Terra. A atração da Lua cria duas protuberâncias de maré na Terra. E estas protuberâncias, mais a fricção da água contra o fundo do oceano, funcionam como um travão à rotação da Terra.
Por conseguinte, a velocidade de rotação da Terra tem vindo a abrandar e, consequentemente, o dia tem vindo a aumentar. Ainda hoje, a duração de um dia aumenta 1,7 milissegundos a cada 100 anos. Pequeno, mas mensurável!
Se fizermos as contas da rotação inicial da Terra em comparação com a atual, descobrimos que a duração do nosso dia deveria ser de cerca de 60 horas. Mas é óbvio que não é. Entra o Sol...
A força de maré do Sol na nossa atmosfera
Há cerca de dois mil milhões de anos e até há 600 milhões de anos, outro fator entrou em jogo na rotação da Terra: o Sol. O Sol cria as suas próprias protuberâncias de maré na atmosfera da Terra. Mas estas têm um efeito diferente das protuberâncias de maré da lua no oceano.
A luz solar também produz uma maré atmosférica com o mesmo tipo de protuberâncias. A gravidade do Sol puxa por estas protuberâncias atmosféricas, produzindo um binário na Terra. Mas em vez de abrandar a rotação da Terra como a Lua, acelera-a.
Explicou Norman Murray, um dos autores do estudo da Universidade de Toronto.
[...] há cerca de dois mil milhões de anos, as protuberâncias atmosféricas eram maiores porque a atmosfera era mais quente e porque a sua ressonância natural - a frequência com que as ondas se movem através dela - correspondia à duração do dia.
A atmosfera, tal como um sino, ressoa a uma frequência determinada por vários fatores, incluindo a temperatura. Por outras palavras, as ondas - como as geradas pela enorme erupção do vulcão Krakatoa na Indonésia em 1883 - viajam através dela a uma velocidade determinada pela sua temperatura. O mesmo princípio explica o facto de um sino produzir sempre a mesma nota se a sua temperatura for constante.
Descreve o comunicado de imprensa.
Sincronização das 2 marés
O estudo refere que nas primeiras épocas da Terra, a maré atmosférica e a rotação da Terra não estavam sincronizadas. Mas, durante um período de mais de mil milhões de anos, quando a atmosfera era mais quente, ressoava com um período de 10 horas. Nessa altura, a rotação da Terra era de 20 horas.
Estes fatores de 10 significavam que a ressonância e a duração do dia estavam em sincronia. Ao sincronizar-se com a rotação da Terra, a maré atmosférica reforçou-se, criando protuberâncias maiores e uma força de maré mais forte. Tão forte, de facto, que podia equilibrar o efeito das marés do oceano.
É como empurrar uma criança num baloiço. Se o seu empurrão e o período do baloiço não estiverem sincronizados, o baloiço não vai subir muito. Mas, se estiverem em sincronia e se empurrarmos no momento em que o baloiço para num dos extremos do seu percurso, o empurrão irá aumentar o impulso do baloiço e este irá mais longe e mais alto. Foi o que aconteceu com a ressonância atmosférica e a maré.
Disse Murray.
24 horas e as ligações climáticas
Os investigadores apoiaram o seu estudo em provas geológicas que mostram a duração das marés altas e baixas em amostras de rocha. Utilizaram também modelos de circulação atmosférica global para prever a temperatura da atmosfera há mil milhões de anos.
Estes são os mesmos modelos utilizados para prever as nossas temperaturas futuras num clima mais quente. Os resultados deste estudo ajudam a confirmar a exatidão destes modelos.
À medida que aumentamos a temperatura da Terra com o aquecimento global, estamos também a aumentar a frequência de ressonância... estamos a afastar a nossa atmosfera da ressonância. Como resultado, há menos influência de rotação do Sol e, portanto, a duração do dia vai tornar-se mais longa, mais cedo do que seria de outra forma.
Explicou Norman Murray.
Conclusão: no passado um dia demorava 20 horas, hoje demora 24 horas, mas isso vai mudar. Com o aquecimento da atmosfera um dia irá demorar bem mais.
Sobre a ilha Krakatoa e o vulcão com o mesmo nome
Krakatoa (em indonésio: Krakatau) é uma ilha vulcânica situada no estreito de Sunda entre as ilhas de Java e Sumatra, na província indonésia de Lampung. O nome também é usado para o grupo da ilha circundante que compreende os restos de uma ilha muito maior de três picos vulcânicos que foi destruída numa erupção catastrófica de 1883.
Em 1927, uma nova ilha, Anak Krakatau, ou “Criança de Krakatoa”, emergiu da caldeira formada em 1883 e é a localização atual da atividade eruptiva. A formação chegou a ter mais de 324 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta 5 metros aproximadamente, podendo haver mudanças. Contudo, após a erupção e consequente explosão de 22 de dezembro de 2018, cerca de 2/3 do vulcão colapsaram, criando um tsunami e tendo a altura do pico do vulcão diminuído para 110 metros.
Na madrugada do dia 11 de abril de 2020 o vulcão Krakatoa entrou em erupção após uma violenta explosão. De acordo com serviços de monitorização, a coluna de fumo e cinzas subiu até 15 km na atmosfera.
foi então que no dia 26 de agosto de 1883, a ilha desapareceu quando o vulcão homónimo, no monte Perboewatan (supostamente extinto) entrou em erupção. É considerada a 2.ª erupção vulcânica mais fatal da história e a 6.ª maior erupção do mundo.
A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas e causou mais de 36 mil vítimas fatais. A sua explosão atirou pedras a aproximadamente 27 km de altitude e o som da grande última explosão foi ouvida a cinco mil quilómetros, na ilha de Rodrigues, tendo os habitantes ficado surpresos com o estrondo, supondo significar uma batalha naval. Houve muitos relatos de pessoas num raio de 15 quilómetros de distância que tiveram os seus tímpanos rompidos. O barulho chegou também até a Austrália, Filipinas e Índia.
A maioria das vítimas aconteceu pelo tsunami e não pela erupção que destruiu dois terços da ilha. Ondas tsunami geradas pela erupção foram observadas em todo o Oceano Índico, no Pacífico, na costa oeste dos EUA, na América do Sul e até no canal da Mancha. Destruíram tudo no seu caminho e levaram para a costa blocos de corais com 600 toneladas.
As ondas do tsunami foram sentidas em Liverpool, na Inglaterra, em alguns territórios africanos e também nas partes do Canadá, sem muitos desabamentos. De acordo com registos climáticos e recentes estudos, a temperatura global decaiu 1 °C como resultado da grande quantidade de gases e partículas que foram lançados na atmosfera na ocasião da erupção.
Este artigo tem mais de um ano
Tudo falso. A terra continua a plana, e a Nasa continua a enganar-vos a todos.
Para tua informação, até na bíblia sagrada diz que a terra é redonda, vai estudar antes de dizeres asneiras
Indica que o centro do universo é a terra ou o sol?
O centro do universo é a rotunda do Marquês… todos os dias passam lá com cada cabeça de pedra…
@Eu, Podes dizer que acreditas em uma terra redonda, numa terra plana, donuts, quadrada, … agora dizer que a biblia diz que a terra é redonda?
Se há lugar que descreve a terra sempre como plana é a biblia e os povos antigos.
Deverias tu ir estudar a biblia antes de falar sobre uma coisa que não sabes.
Livro bíblico de Isaías capítulo 40 versículo 22:
“Há Um que mora acima do círculo da terra, E os seus habitantes são como gafanhotos. Ele estende os céus como um véu fino E estica-os como uma tenda para morar.”
Descreve a Terra como um círculo, não plana.
Em matemática o circulo é plano…
Eu não li isto…pois não? LOOOL
Não sei se o comentário era para mim, mas se sim, estás a confundir plano com quadrado/rectangulo, sim o circulo é uma figura bidimensional, a figura tridimensional chama-se bola/esfera. Naquele tempo devem ter tendado dar a volta ao mundo, e como não encontraram os cantos concluiram que era circular, deve ter sido antes dessa altura que surgiu a expressão “Os 4 cantos do mundo” 🙂
Esse mesmo versículo diz “circulo” o que nos leva para um plano (claro com as depressões, montes e vales da terra), mas se isso te deixa dúvidas, nesse mesmo versículo tens que “estende os céus como um véu fino E estica-os como uma tenda”, como farías isso numa bola?
Não sei como ainda há ignorantes que acreditam que a terra é plana. De certeza que nunca saíram da aldeia.
Desde quando e que a biblia diz que a terra e redonda???????
A Bíblia não tenta ensinar matemática, química, biologia ou muitas outras áreas do conhecimento que são evidentemente verdadeiras apesar de estarem ausentes na palavra de Deus. Portanto, não podemos ficar cegos para as verdades óbvias da natureza, nem devemos descartar ou ignorar fontes de verdade extrabíblicas desde que não contradigam as escrituras. No caso da forma da Terra, as escrituras nunca afirmam explicitamente a forma do nosso planeta, nem a Bíblia propõe ensinar o desenho físico da Terra explicitamente em qualquer ponto, mas confirma uma Terra redonda implicitamente em vários lugares. Por exemplo, o relato da Criação em Gênesis 1 diz que a terra começou apenas como água, e a água suspensa no espaço sempre assume a forma de uma esfera devido às tensões superficiais das moléculas de água.
Ainda assim, para sermos precisos cientificamente, a Terra parece mas não é propriamente redonda mas sim geoide. I.e., forma aprox. esférica mas ligeiramente achatada devido às variações gravitacionais.
Se for ironia, LOL. Se não for então acho que precisas de voltar à escola.
Porquê? Os professores são todos comunistas /s
Só se for na Rússia. Em Portugal são todos gananciosos.
Hahaha boa piada esta a precisar de rir um pouco
na internet, tens de por um */s* para a malta entender que é sarcasmo.
Se não, pensam que é real.
x1
Sardinha se a terra fosse plana nunca ias perder o sol de vista, e ia aumentar de tamanho, tendo o seu auge ao meio dia, a noite era uma estrela super brilhante, mas como e um planeta redondo isso não acontece.
A terra nem é plana nem é redonda, simplesmente não existe, cada átomo é 99% vazio e sendo o universo composto por átomos a conclusão é que o universo na realidade não existe e o 1% que sobra é uma insignificancia. Comecem a explorar a ideia de que vivemos numa simulação com designios misteriosos e que o livre arbítrio é uma ilusão.
Essa do livre arbítrio ser uma ilusão é a mais pura das verdade. Não há escolhas, tudo o que dizes, fazes e todos os movimentos que fazes já estavam predefinidos.
Um dia sideral na terra são 23h56min… que é o tempo que a terra demora a rodar no seu eixo.
Os dias de 24h é só para os terra planistas. 😉
https://spaceplace.nasa.gov/days/en/
23h 56min 4,09s
E na minha opinião esta representação é “parva”, temos um numero com 3 bases de numeração distintas…
Tetravigesimal, Sexagesimal e Decimal
Só penso que a malta está a brincar.
Terra plana? Nesta altura já se saberia se assim fosse, mas palermices à parte, um dia terá sempre 24 horas, independentemente de serem 23:56 ou 24:05.
Agora compreendo esta loucura com o clima/ aquecimento, ” A atração da Lua cria duas protuberâncias de maré na Terra. E estas protuberâncias, mais a fricção da água contra o fundo do oceano, funcionam como um travão à rotação da Terra.”, é por isso que os países ricos não querem que aja aquecimento global, porque isso faz com que a água evapore dos oceanos e a terra gira mais rápido encurtando mais os dias, menos horas a trabalhar.
Vamos mas é contribuir para o aquecimento global para os dias ficarem mais curtos 🙂 🙂 🙂
Na realidade os dias irão ficar mais curtos depois do lixo humano ir todo para onde deve ir (inferno), retirando assim o pesadume espiritual que atrasa a Terra e tornar isto mais leve e mais rápido… até porque com a ajuda de um gigantesco cometa/ planeta que irá passar algures no futuro a órbita irá ficar mais favorável a obter as energias provenientes do paraíso espiritual, hoje em dia esta conversa parece uma idiotice já que tantos são materialistas, mas no futuro quando as pessoas forem bem mais espiritualizadas no sentido correcto já irão sentir os benefícios.