Proxima Centauri b é o planeta que está no horizonte de Elon Musk
Elon Musk quando comenta algo é porque tem algum interesse estratégico. No passado domingo, o multimilionário dono da SpaceX twittou que o planeta mais próximo da Terra fora do Sistema Solar, o Proxima Centauri b, estava aqui ao lado. O homem que quer colonizar Marte já pensa noutro destino?
Elon Musk já olha para o próximo planeta para conquistar
Elon Musk é um sonhador que aposta tudo para concretizar os seus mais ambiciosos planos. Os exemplos são bem conhecidos. Contudo, ter o humano como multiplanetário, é seguramente o seu maior objetivo de vida. Conhecemos as suas ideias para a colonização de Marte. Os desenvolvimentos na nave para lá chegarmos também são alvo de muita curiosidade e é um dos impulsionadores da construção de uma base lunar, como ponto intermédio da exploração espacial.
No domingo, no seu Twitter, Elon Musk escreveu “Praticamente ao lado” sobre o planeta.
There is a "Highly Habitable" Planet Just 4 light years from Us, Astronomers Say https://t.co/U68pFbRBHm
— Amazing Astronomy (@MAstronomers) June 11, 2023
Estes temas ecoam por todo o mundo e tornam o tema mais interessante. Naturalmente surgiram as dúvidas sobre se conseguirá a humanidade dar o salto até a este exoplaneta "aqui ao lado".
Próxima Centauri b pode ser a nossa nova Terra?
Próxima Centauri b é um exoplaneta que orbita a estrela Próxima Centauri, que é a estrela mais próxima do nosso sistema solar, localizada a aproximadamente 4,24 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Centauro.
O planeta Próxima Centauri b foi descoberto em 2016 através de observações astronómicas e é considerado um planeta rochoso com uma massa similar à da Terra. Está localizado na chamada "zona habitável" da sua estrela, o que significa que pode ter condições favoráveis para a existência de água líquida na superfície, um fator importante na procura por vida como a conhecemos.
No entanto, devido à sua proximidade com a sua estrela, Próxima Centauri b está sujeito a algumas condições desafiadoras. A estrela Próxima Centauri é uma anã vermelha, que é menor e mais fria que o nosso Sol. Como resultado, Próxima Centauri b está mais próximo da estrela do que a Terra está do Sol, completando uma órbita em apenas 11,2 dias terrestres.
A proximidade com a estrela significa que Próxima Centauri b provavelmente está sujeito a intensas radiações e variações extremas de temperatura. Além disso, como a estrela Próxima Centauri é conhecida por sua atividade estelar, incluindo erupções estelares, a presença de uma atmosfera protetora para o planeta torna-se ainda mais crucial para sustentar a vida.
Longe da Terra, mas perto da ambição de Musk
Devido à sua localização distante, a caracterização detalhada de Próxima Centauri b é um desafio para a astronomia atual. No entanto, a descoberta deste exoplaneta tem estimulado a pesquisa e o interesse na procura por exoplanetas potencialmente habitáveis e na possibilidade de vida além do nosso sistema solar.
Mesmo parecendo perto em anos luz, 4,2 anos-luz é aproximadamente igual a 39,663 biliões de quilómetros. Impossível para a tecnologia atual, mas desejável para um futuro não muito distantes, espera-se.
Possivelmente Elon Musk olha para este planeta como um local onde as perguntas são muito mais que as resposta, onde existe uma centelha de esperança de poder ter condições para a humanidade daqui a uns séculos chamar de nova casa, para já é apenas isso.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É melhor não irmos lá.
Para estragar mais vale deixar como está…
o bom disto é que tinhamos festa todos os dias : um ano novo a cada 11 dias, com natal, pascoa carnaval eram mais uns 10 dias de festa com mais 23 dias de ferias ainda me ficavam a dever dias para o proximo ano
cabecinha pensadora…
Já o Elon Musk estará a fazer tijolo e ainda não vai haver tecnologia que permita uma viagem aquele planeta em tempo útil. Mesmo que a nave se deslocasse à velocidade da luz demoraria mais de 4 anos a lá chegar, e tal não é possível.
E para quem estivesse dentro dessa nave a viagem seria instantânea. Não é possivel atingir essa velocidade mas ir a 90% da velocidade da Luz a viagem duraria um pouco mais de 4 anos para nós na Terra mas menos de metade para quem viaja dentro da nave.
Segundo o Bard a sonda mais rápida que a humanidade já construiu (e que não foi feita para transportar humanos) apenas atingiu 0,007% da velocidade da luz!!!
Estamos pois muito longe dos 1%, quanto mais 90%.
O pricipal obectivo dessas sondas também não era exactamente a rapidez
4 anos luz demoraria 2Meses,
4 anos seria para quem está na terra, na nave demoraria 2 meses, o ano luz é referência para quem está na terra, para um objecto que está próximo da velocidade da luz o tempo dilata é o espaço contrai
Para a luz que que viaja a velocidade da luz o tempo não existe
Não chegamos lá neste século concerteza
Este anda sempre a ver de tretas para sacar dinheiro aos investidores ingénuos…
Deixa me adivinhar Ele deve ter tido: podemos ir lá com a tecnologia que temos neste momento! Repito, tecnologia que temos neste momento!!
Será que o Starman viu alguma coisa do seu roadster e informou o Musk?
ainda nem sequer chegou a Marte , quanto mais a Próxima Centauri b