Primeiro caso de paralisia das cordas vocais de um adolescente devido à COVID-19
Dias depois de uma infeção por SARS-CoV-2, uma adolescente saudável teve, de forma súbita, dificuldade em respirar. A COVID-19 terá paralisado as suas cordas vocais.
De acordo com um novo relatório, o impacto da COVID no sistema nervoso pode causar paralisia das cordas vocais, em casos raros.
Os autores dizem que este é o primeiro caso de paralisia das cordas vocais num adolescente, após um diagnóstico de COVID-19, embora tenha havido relatos da condição em adultos.
A rapariga precisou de uma traqueostomia - uma abertura na traqueia por baixo da caixa vocal - para manter a respiração, durante mais de um ano.
O vírus tem complicações neurológicas conhecidas, incluindo dores de cabeça, convulsões e neuropatia periférica.
O caso atual revela que a paralisia das cordas vocais pode ser uma sequela neuropática adicional do vírus.
Escreveram os otorrinolaringologistas Danielle Larrow e Christopher Hartnick do Mass Eye and Ear da Harvard Medical School.
Adolescente viu as suas cordas vocais paralisadas, após testar positivo à COVID-19
A rapariga de 15 anos apresentou-se no serviço de urgência de um hospital, 13 dias após testar positivo ao SARS-CoV-2. Os sintomas iniciais, incluindo congestão, febre e fadiga, melhoraram, depois de cinco dias. No entanto, nove dias após o teste positivo, ela referiu ter dificuldade em respirar, especialmente quando estava ativa.
Os médicos do serviço de urgência notaram que a sua respiração era rápida e ruidosa ao inspirar, indicando obstrução do fluxo de ar. Isto, apesar de os seus níveis de oxigénio serem normais. Os testes para o SARS-CoV-2 e outras infeções respiratórias foram negativos.
A doente, que tinha antecedentes de asma e ansiedade, foi medicada com esteroides e broncodilatadores, pela suspeita de ataque de asma. Contudo, essa abordagem não solucionou o problema.
Os otorrinolaringologistas examinaram as suas cordas vocais e diagnosticaram um movimento paradoxal das pregas vocais (PVFM), em que as cordas vocais se fecham em vez de se abrirem, quando a pessoa está a inspirar. Depois de direcionarem o tratamento para este problema, perceberam que os sintomas não melhoravam e tornou-se claro que não correspondiam ao diagnóstico.
A menina continuou a ter dificuldades em respirar e desenvolveu novos problemas, como dificuldade em engolir, fraqueza num dos lados, formigueiro e dormência, e andar instável, pelo que foi internada num hospital pediátrico para uma avaliação completa.
Os otorrinolaringologistas examinaram, novamente, as suas cordas vocais e, desta vez, diagnosticaram uma paralisia bilateral, o que significa, de forma simples, que ambas as cordas vocais eram incapazes de se mover.
Apesar desta conclusão, continuavam sem encontrar uma causa para a paralisia - os exames excluíram infeções e doenças neurológicas; os exames ao cérebro e à coluna vertebral não revelaram problemas óbvios que pudessem estar relacionados com os sintomas; e os testes à deglutição também não mostraram associação.
As conclusões dos médicos recaírem sobre a COVID-19, pois a anterior infeção parecia ter enfraquecido as suas cordas vocais e poderia também ser a causa do seu entorpecimento e fraqueza num dos lados.
As injeções de toxina botulínica nos músculos da garganta - um método que demonstrou eficácia no tratamento de algumas patologias da garganta em crianças - não conseguiram aliviar os seus problemas respiratórios. Findas as alternativas, a menina de 15 anos foi submetida a uma traqueostomia. Finalmente, a respiração melhorou.
A sua fraqueza, formigueiro e dormência melhoraram com o tempo, aumentando a probabilidade de estarem relacionados com a sua anterior infeção por COVID-19.
A equipa médica tentou algumas vezes verificar se ela conseguia respirar sem a traqueostomia, mas apenas no 15.º mês após a inserção é que a conseguiram remover com segurança.
Este relato foi publicado na Pediatrics, segundo o Science Alert.
Este artigo tem mais de um ano
Pois…
À minha neta foi a sindrome de Guillaume-Barré, já lão vão 16 meses e as melhorias são pontuais.
Agora anda a fazer o desmame dos opiáceos mas não está a correr bem.
Nunca mais vai ser a mesma jovem alegre e descomplicada que foi…
#fiqueemcasa
#vaificartudobem
Qual é a conclusão?
Estupidez aguda…
Há aqui um pormenor que me escapa …se era uma criança que sofria de asma ,nunca foi vacinada ? Normalmente nestes casos vem sempre a referencia sobre se foi vacinada ou não …o facto de ninguém se referir leva-me desconfiar que …..
Zás…. Lá vai …
O melhor é não sair de casa porque posso ter um acidente de viação ou ser atropelado, pior ainda, ir no passeio e cair-me um piano em cima.
Vou deixar de fumar porque de repente fiquei com medo de ficar canceroso.
Todas estas ideias e outras aterrorizam-me, nunca mais saio de casa.
Moral da história, não vale a pena estar vivo porque vivo constantemente preocupado com o que me possa acontecer. Vou marcar consulta de eutanásia o mais breve possível.
NÃO, a moral da história é mesmo não saberes ler um artigo sem dramatizar e tirar conclusões sem nexo, essa sim é a real moral da história.
Tu como ignorante que és, também te deixas levar por notícias tendiosas, que só tentam trazer medo às pessoas, logo percebece que não captaste o comentário.
Vive a VIDA independentemente do que te possa acontecer no futuro, ainda não és imortal.
Mas qual medo? Medo tens tu pelos vistos, daí acreditares em teorias de treta para se sentires mais confortável. O que tentas pregar já outros sabem há muito. Acorda pra vida.
Fiquei sem perceber se a jovem já tinha sido vacinada contra a doença da moda antes das complicações que adieram da sua condição fisica…
Não. Não tinha sido vacinada. Nem a mãe nem o irmão.
Somente ela teve Covid, nem afetou a mãe nem o irmão.
Uma variante?
Quem sabe?
Teve o COVID deitado com um teste PCR do H5n1… Veja as notícias da Alemanha… Milhares de pessoas por todo o lado estão a processar os pivots que andaram a espalhar a maior farsa televisiva da história… É que nem os cientistas sabiam de nada… Só percebiam os Jornaleiros e os “técnicos especialistas”
Quem devia ficar assim era a escu()/%&a negacionista.
Ofendido?
Cuidado, não seja parvinho a desejar esse tip d e coisas aos outros. É que pode acontecer-lhe mais depressa a si do que pensa…
Devido à COVID-19 agora sofro de Neuropatia motora multifocal.
E as ditas vacinas milagrosas em que é que lhe ajudaram caso as tenha tomado?
Afinal quantos jovens saudáveis bateram a caçoleta após terem tomado a “vacina”?
A questao e saber se alguem vai ser responsabilizado por terem administrado uma vacina covid que nao era necessaria, e que em vez de bem so esta a fazer mal as pessoas. Se calhar tambem foi por causa disso que o Costa se demitiu. Deviam rolar cabecas mas pelos vistos nao se passa nada, as pessoas podem continuar a ter problemas no futuro mas para os FDP do costume a toma da vacina foi uma decisao delas, nao teve nada a ver com a comunicacao social e nem com o panico que quizeram instalar na populacao em geral. Gostava tanto que um destes FDP caisse um dia. Bastava um para dar o exemplo e garanto-vos que Portugal comecava a erguer-se das cinzas. Sim que por onde esta malta passa so destroi e acha normal. E mais anormal e perceber que o povo Portugues continua a gostar de votar nos mesmos. Enfim palavras para que.
“em vez de bem so esta a fazer mal as pessoas” essa conclusão tem tanto de absurda como de falsa.
Sejam inteligentes sff. Tens toda a informação ao teu dispor e optas por usar a exceção para provar a regra. Isso não é ser crítico…muito pelo contrário.
Hugo o que e que estas a tentar dizer-me ? Que as vacinas nao foram prejudiciais as pessoas ? E claro que eles nao vao divulgar isso na comunicacao social nao achas ? Seriam burros demais depois do espectaculo de folclore que criaram e dizer epa desculpem la afinal as vacinas nao prestavam. Aqueles medicos que diziam que a vacina fazia mal ao figado e ao coracao ? Tambem sao negacionistas nao e ? Epa pensei que ja tinhamos passado essa fase da vida. Pelos vistos esta experiencia pandemica (cof cof) ainda nao fez abrir os olhos a muita gente. Feliz natal a todo o pessoal do pplware.
Sabes que todos os medicamentos têm contra indicações certo?
A menos que tenhas provas de que esses efeitos secundários foram propositados sim, és mais um negacionista. E repara que não estou a dizer que as vacinas não foram prejudiciais a algumas pessoas, apenas sou minimamente sensato para não generalizar.
So porque algumas pessoas tem uma imunidade mais forte e tenham lidado melhor com o veneno da vacina, nao significa que algo tenha sido criado para ajudar a humanidade. Mas ok fica com a tua opiniao que eu fico com a minha.
Lá está, afirmações sem fundamento = a ignorância crónica. Ainda para mais quando essas afirmações não correspondem nem de perto à realidade.
Medicamentos Mortais e Crime Organizado de Peter C. Gotzsche , uma leitura que não foi posta em causa nos tribunais pela Indústria farmacêutica. A mesma que em tribunal foi provado dos seus crimes e condenada a pagar as indemnizações.
Por não ver publicada uma mensagem neste artigo, qual o critério para não publicar?
Por ter já sido publicada, o meu agradecimento e voto de confiança.