O sol não para de derrubar satélites da Starlink! O que se passa?
Para muitos este tema pode ser uma novidade, mas em 2024 já falávamos aqui que a atividade solar pode fazer com que os satélites caiam na Terra. Saiba quantos satélites da Starlink já caíram de forma inesperada na Terra.
Starlink tem 8823 satélites à volta da Terra
De acordo com um estudo recente (“Tracking Reentries of Starlink Satellites During the Rising Phase of Solar Cycle 25”), entre 2020 e 2024 caíram inesperadamente em direção à Terra 523 satélites.
Em 2020, caíram apenas dois satélites. Depois, em 2021, foram 78. Em 2022, registaram-se 99 reentradas e, em 2023, 88 voltaram à Terra.
Parecia que os números estavam a diminuir, mas não foi o caso. Só em 2024, caíram na Terra um total de 316 Starlink.
Os períodos com mais quedas de satélites coincidiram, na maioria das vezes, com tempestades geomagnéticas associadas a uma grande atividade do Sol.
Cerca de 72% dos satélites que caíram aconteceu durante um destes fenómenos. Além disso, bastaram condições geomagnéticas fracas — não foram necessárias tempestades solares fortes.
Quando a atividade solar aumenta, ocorrem mais ejeções de massa coronal, o que provoca um aumento da temperatura da atmosfera. Esta elevação da temperatura faz com que a atmosfera se expanda, aumentando a resistência exercida sobre as naves espaciais.
Qualquer objeto que tente manter-se em órbita tem de vencer uma resistência maior para continuar a orbitar.
No final do mês passado, a Starlink tinha com um total de 8823 satélites à volta da Terra.
Atualmente, a SpaceX representa cerca de 40% de todos os satélites lançados para o espaço desde que a União Soviética colocou o Sputnik em órbita, em 1957.
Starlink: Elon Musk quer colocar até 42.000 satélites em órbita
O projeto Starlink, desenvolvido pela SpaceX, tem como objetivo criar uma rede global de acesso à Internet de alta velocidade através de uma constelação de satélites em órbita baixa.
Conforme referido, atualmente, já foram lançados mais de 8800, mas nem todos estão operacionais. A autorização inicial concedida à SpaceX previa um limite de 12.000 satélites, mas a empresa avançou com um pedido à União Internacional de Telecomunicações (UIT) para lançar mais 30.000 unidades adicionais.
Desta forma, o plano de Elon Musk poderá vir a colocar até 42.000 Starlink em órbita terrestre, criando a maior infraestrutura espacial privada alguma vez concebida. O objetivo é garantir cobertura global de banda larga, mesmo em zonas rurais ou remotas, onde os serviços tradicionais não chegam.
Leia também...
É uma PSYOP da Ucrania.
A colocar dezenas de satélites novos semanalmente não é preocupante. Além do mais os que estão a decair devem ser satélites antigos.
O pessoal das ciências-ainda-a-avançar, que acham que sabem muito, mas pouquíssimo sabem:
Explicará.
O bonito é o homem do vinho assim é que vamos para a frente gordo bêbado ignorante…
O sol é inteligente, não apareceu agora…
50+ é o que todos os especialistas recomendam
Como assim inesperado? Basta ler o “Bussines Case” está perfeitamente dentro do esperado. Analistas financeiros têm colocado grandes dúvidas na visibilidade económica do projecto devido à grande e constante necessidade de colocar satélites , mas não estavam a contar que a spacex iria ter muitos clientes só para ter o serviço como backup, sem realmente usar. Tem sido a grande fonte de receitas.
Então com o apagão elétrico e de telecom na Ibéria eu imagino que a SpaceX tem estado a faturar bem.
Não foi a Rússia que lançou o Sputnik foi a URSS.
Certo. Obrigado.
a URSS não era mais que uma extensão imperialista da Russia, por isso vai dar ao mesmo
Diz isso aos ucranianos
Os satelites da Starlink estão como o dono… em queda livre.
Até o sol está contra o Musk loool
É a resposta do Sol ao Musk a fazer filhos. Cada filho que fazes é menos um Starlink hahaha
Sol is on fire 😉
8000 já é demais, se outras empresas também quiserem colocar 40000… enfim, não entendo como uma empresa privada pode colocar tanto satélite em redor da nossa Terra.
Como é óbvio, a culpa e das alterações climáticas…
é só lixo que o homem sabe fazer.
Não mais perderei meu tempo-i, jogando perolas aos porcos.
Esse pessoal das ciências-ainda-a-avançar, como verdadeiros jumentos, gostam de beber, na fonte do desconhecimento.
Bom era que caíssem TODOS e um deles em cima da cabeça do dono.