NASA perdeu contacto com a Estação Internacional pela primeira vez em 24 anos
A agência espacial norte-americana referiu ontem que, devido a uma falha de energia no Johnson Space Center, em Houston, a comunicação com a Estação Espacial Internacional (ISS) foi interrompida durante 20 minutos. Para resolver rapidamente o problema, a NASA comunicou-se com os astronautas através do sistema russo.
Perda de contacto não resultou em problemas para a ISS
Segundo a NASA, ontem, devido a uma falha de energia no Centro Espacial Johnson, em Houston, a comunicação com a Estação Espacial Internacional (ISS) foi interrompida durante 20 minutos. O sistema de comunicação retransmitiu a mensagem e só voltou ao normal 90 minutos depois.
A ISS é um satélite artificial situado numa órbita terrestre baixa. Desde o seu lançamento em 1998, tem sido operada e utilizada conjuntamente por muitas nações e instituições. Atualmente, há sete astronautas a bordo da estação espacial, provenientes dos Estados Unidos, da Rússia, do Japão e da Agência Espacial Europeia.
Os astronautas realizam várias experiências científicas e atividades de exploração na estação espacial.
A NASA referiu que esta foi a primeira vez em 24 anos que perdeu o contacto com a ISS. No entanto, a agência assegurou que a falha de comunicações não representou qualquer perigo para a estação espacial ou para os astronautas. O diretor do programa da ISS, Joel Montalbano, acrescentou que a NASA investigará a falha e aprenderá com ela.
Trata-se de um problema totalmente relacionado com o solo, e nem os astronautas, nem a estação espacial têm qualquer problema.
Disse Joel Montalbano.
Contactar os astronautas através do sistema russo
Milhões de pessoas poderão ter visto a estação espacial a sobrevoar o espaço durante o apagão. No entanto, as únicas pessoas que conseguiram estabelecer uma ligação com a estação espacial foram aquelas que planearam cortar os laços com a estação espacial no próximo ano - a Rússia.
Segundo o The Guardian, a NASA tentou algumas formas de tentar reatar o contacto. O relatório diz que, além do sistema de reserva da NASA, a agência também tentou contactar os astronautas a bordo da ISS com um sistema russo. O sistema russo serve de canal de ligação de reserva entre a NASA e a ISS.
Ao utilizar o sistema russo, a NASA conseguiu contactar os astronautas e garantir a sua segurança e bem-estar.
Este problema de comunicação faz lembrar a cena da missão Apollo de aterragem na Lua, quando o astronauta Michael Collins perdeu o contacto com a Terra na parte de trás da Lua, enquanto Armstrong e Aldrin estavam na Lua a fazer uma caminhada histórica. No entanto, os astronautas na estação espacial não enfrentaram esta solidão. Isto porque só perderam o contacto durante 20 minutos e ainda se tinham uns aos outros.
O acontecimento serve também para lembrar que na órbita baixa da Terra, mesmo a apenas algumas centenas de quilómetros acima da superfície, é possível perder o contacto com os seres humanos.
Este artigo tem mais de um ano
“A NASA comunicou-se com os astronautas através do sistema russo.”… Mas… Tudo o que é Russo não é mau? Os EUA têm de se decidir…
Pelo que já tive acesso noutro lado, o equipamento Russo é nada mais nada menos que um infalível radio VHF analógico.
Não sabia que o VHF chegava tão longe.
Sim , perfeitamente, lá para cima não há obstáculos. Até existem muito contatos periódicos em VHF de radioamadores e escolas com os astronautas da ISS. Há 4 anos um contacto com os alunos de uma escola do Fundão aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_4qPz6h0vYQ e recepção de imagens analógicas via VHF / UHF aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3JbtWeMesPg
Não está nenhuma capsula Dragon acoplada neste momento? Decerto conseguiriam falar com Hawthorne se não houvesse outra solução.
Finalmente encontramos os extraterrestres. A estação espacial internacional já é deles!