NASA perde dois satélites por causa de uma falha do foguetão Astra (vídeo)
No passado domingo, a NASA tinha planeado o envio de dois satélites meteorológicos para o espaço. As observações da NASA sobre a estrutura de Precipitação e Intensidade de Tempestade com uma missão da Constelação de Pequenos Suficientes (TROPICS) é uma constelação de plataformas de observação que medirá a temperatura, humidade e precipitação em alta resolução e com uma frequência sem precedentes. Contudo, uma falha do foguetão Astra perdeu os satélites.
Conforme é referido no vídeo que transmitiu o lançamento, poucos minutos após a descolagem, o estágio superior do foguete desligou-se prematuramente e a carga, que estava anexada no segundo estágio, caiu sem impulso.
Dois TROPICS CubeSats levantaram de cima de um Astra Rocket 3 do Space Launch Complex 46 na Estação Espacial Cape Canaveral Force, na Florida, ontem, 12 de junho de 2022.
O lançamento ocorreu por volta das 18:43 horas de Portugal continental. As coisas pareciam estar a correr bem no início, mas após um voo nominal da primeira fase, a fase superior do foguete desligou-se cedo e não conseguiu entregar os TROPICS CubeSats à órbita.
We had a nominal first stage flight. The upper stage shut down early and we did not deliver the payloads to orbit. We have shared our regrets with @NASA and the payload team. More information will be provided after we complete a full data review.
— Astra (@Astra) June 12, 2022
Logo após o fracasso, o Astra tweetou:
Tivemos um voo nominal na primeira fase. A fase superior fechou cedo e não entregámos as cargas úteis à órbita. Partilhámos os nossos lamentos com @NASA e a equipa da carga. Mais informações serão fornecidas depois de uma revisão completa dos dados.
NASA: Perderam-se 2 dos seis satélites programados
A NASA relata que, embora estejam desapontados com a perda dos dois TROPICS CubeSats, a missão faz parte do programa de empreendimento terrestre da agência espacial americana, que oferece oportunidades para missões de menor custo e maior risco.
Apesar da perda dos dois primeiros de seis satélites, a constelação TROPICS continuará a cumprir os seus objetivos científicos com os quatro CubeSats restantes distribuídos em duas órbitas. Com quatro satélites, o TROPICS ainda proporcionará melhores observações de ciclones tropicais, em comparação com os métodos tradicionais de observação.
Uma vez que a agência trabalha com fornecedores de lançamento emergentes para capacidades de lançamento rentáveis para o espaço, este tipo de missões são importantes para expandir o conhecimento científico, ao mesmo tempo que fomentam a indústria de lançamento comercial dos EUA.
Apesar do incidente, a NASA irá interromper, temporariamente, a cooperação com a Astra até a entidade reguladora, a Administração Federal de Aviação (FAA) compreender o que aconteceu durante o lançamento do TROPICS-1.
Novo falhanço num lançamento da Astra
Este último lançamento ocorrido ontem, dia 12 de junho, foi a segunda tentativa fracassada da Astra. Na primeira vez, em fevereiro, a startup realizou uma missão para tentar entregar cargas de clientes da Spaceflight Inc no espaço.
Na ocasião, o primeiro estágio também voou sem problemas com a queda a acontecer no segundo.
A Astra está no mercado para oferecer lançamentos mais baratos a partir de qualquer parte do mundo. Não tem objetivo de enviar grandes volumes para o espaço, mas quer capturar para si uma quota dos envios de menos dimensão, tipo os pequenos satélites de monitorização meteorológica da NASA.
Este artigo tem mais de um ano
os russos devem ter usado o projecto guerra das estrelas de 1979 e destruido o satelite 🙁
Percebo que deve haver variedade e concorrência… Mas suspeito que se fosse outro fornecedor de serviços já estavam a discutir a sua falência… Mas como não é… É só mais uma tentativa e mais dinheiro que ardeu… Literalmente….