NASA adia as primeiras missões tripuladas Artemis… viagem à Lua fica para o ano!
A NASA adiou o seu plano de enviar quatro astronautas para uma viagem à Lua na missão Artemis II, anunciando que esta não terá lugar antes de setembro de 2025.
Era uma das grandes promessas para este ano de 2024: o aguardado regresso à Lua, pela missão Artemis II da NASA. Contudo, a agência anunciou o adiamento do seu plano de enviar quatro astronautas para o nosso satélite natural, em novembro. A par disso, partilhou que a missão não terá lugar antes de setembro de 2025.
No mesmo anúncio feito ontem, terça-feira (9), o chefe da NASA, Bill Nelson, disse que a primeira aterragem tripulada, inicialmente prevista para 2025 como parte da Artemis III, será afinal lançada em setembro de 2026 (na melhor das hipóteses).
Como recordamos a toda a gente, a segurança é a nossa principal prioridade. Para dar às equipas da Artemis mais tempo para enfrentar os desafios dos primeiros desenvolvimentos e da integração, vamos dar-lhes mais tempo para a Artemis II e III.
Explicou Bill Nelson aos jornalistas, durante uma teleconferência.
Apesar deste adiamento, o chefe da NASA acrescentou que a Artemis IV, que também envolverá uma aterragem lunar tripulada, continua a estar prevista para setembro de 2028.
Este tipo de atraso não é invulgar, ainda mais quando se trata de missões tão complexas.
De facto, embora a missão Artemis I, em 2022, que testou o novo foguetão do Space Launch System da NASA e enviou uma nave espacial Orion sem tripulação para um sobrevoo da Lua, ter sido um grande sucesso, foram detetadas irregularidades no escudo térmico da nave espacial causadas pela reentrada a alta velocidade na atmosfera terrestre. Os engenheiros estão, atualmente, a trabalhar para corrigir esta situação.
Além disso, as equipas da NASA estão também a resolver um problema com a bateria da Orion, e com um componente do circuito responsável pela ventilação do ar e pelo controlo da temperatura.
De qualquer forma, a NASA está decidida a avançar com o programa Artemis, que visa, a longo prazo, estabelecer uma base lunar para estadias prolongadas.
E para o ano, fica para o ano….
…..de pois, fica para o ano.
Já fazem lembrar os Sportinguistas, é para o ano 🙂 🙂 🙂
Mais problemas no orion? Já não chega o preço que custou esta brincadeira? Ainda gastaram uma balurdio a desenhar fatos novos e agora tiveram de os descartar e abrir um concurso
A Orion podia fazer a viagem no final do ano. Há o problema do escudo térmico, pois a ideia é poder ser reutilizado 10 a 30 vezes, sendo que a Artemis 1 mostrou que há o mesmo problema dos Shuttles: degradam-se demasiado. Para 1 viagem funcionam bem, para mais, precisam de muita manutenção. Os fatos iniciais não permitiam os 120 minutos de ar interno. A SpaceX queria 16 biliões de dólares e 300 biliões, pagos em 20 anos, para desenvolver um fato para a Lua, curioso é que não concorreram na 2 procura.
Precisam de ir realmente a Lua, falem com o Musk que ele resolve o problema.
Quem diria que a NASA iria ficar assim tão mal.
O foguetão é de Musk. A nave que pousa na Lua ou será a de Musk ou a de Jef Bezos (ambas as empresas foram subcontratadas). A NASA é financiador, o fabrico foi entregue a privados.
Não, o foguetão é o SLS é da nasa, a nave que pousa é que é a da spacex, a do jeff bezos não ganhou o concurso
A primeira coisa que o Aves tenta comentar por raciocínio próprio, sem wikizisses, e espalha-se logo.
Bem, és completamente obcecado com ele LOLOL Respira…
O Bezos está a desenvolver o dele. Como a mini-starship já está 3 anos atrás do previsto, será bem provável que não consiga demonstrar capacidade para a alunagem da Artemis 3, antes de 2032.
O Bezos está a apostar que a SpaceX não consegue realizar os 4 voos de teste obrigatórios e que a NASA irá abrir um novo concurso.
Bla…bla.. nem sabes o que dises… como o Gonçalo comentou
Viagem à Lua é … pousar na Lua e voltar. A Artemis 2 enviará quatro astronautas ao redor da Lua (passou para setembro de 2025) e a Artemis 3 é que terá pouso tripulado (passou para não antes de setembro de 2026). Não há pressa para voltar a pousar na Lua.
O objectivo já passa em construir uma base na lua em que esteja sempe ocupada tal como a ISS
Bla… bla…..bla…
Eu tenho um conselho. Porque não usam a mesma nave utilizada em 1969?
Carissimo
Têm que ir desenterrar o Armstrong.
90% dos voos foram feitos manualmente. A equipa de terra eram 83072 pessoas, mais 54000 pessoas no resto do mundo, a manter as comunicações. Só na Austrália em 700 pessoas que mantinham a estação a operar e a transmitir o sinal para os EUA. Em Espanha eram mais de 1600. Neste momento, nem 1% dessas pessoas há disponíveis. Além de que uma falha na tecnologia (como aconteceu com a Artemis 1) seria logo notícia pelo mundo todo.
O que eu sei é que quando o homem voltar à lua, vão haver na mesma pessoas a dizer que foi tudo feito em estudio.
O estranho é que 50 anos depois não se consegui repetir o acontecimento e com tecnologia muito superior, os telemóveis de hoje, em termos de processamento, são muito superiores ao que foi utilizado em 69. A imagens da alunagem tem coisas que podemos por em causa, alguns ângulos fazem-nos perguntar, mas quem estava filmar? não se ver as estrelas, bandeira dos EUA sem sem se mexer. Da que pensar e por em causa alimentando teorias da conspiração como a de que Kubrick encenou e filmou a alunagem. Algumas coisas já foram refutadas cientificamente outras perduram. Verdade ou mentira, poucos saberão.
Isso já está tudo desmentido. Por exemplo:
https://www.rmg.co.uk/stories/topics/moon-landing-conspiracy-theories-debunked
Acho que nem se quer percebeste/leste o meu comentário, esta bem legível “Algumas coisas já foram refutadas cientificamente outras perduram”. o que é não percebes-te desta frase?!
O que é que perdura? A bandeira que não ondula? Uma vez tinha uma haste no lado de cima que a segurava e depois teve uma rede metálica por dentro. Não se ver as estrelas também está demonstrado pelo foco e abertura das lentes em fotografia – se queres captar imagens próximas não captas as estrelas. Os ângulos também estão explicados.
O Aves bem para aqui mandar os seus bitaites e depois da nisto.
Devia haver nova corrida espacial, para ver se desemburram a coisa… Mas lá está a NASA de hoje em dia não tem os mesmos objetivos da década de 50/60/70
Haver há. Com banda e fanfarra, a Rússia anunciou que, ao fim de 50 anos, ia voltar a pousar uma nave não tripulada na Lua. Espetou-se.
Também anunciou que quer enviar cosmonautas à Lua e construir base lunar até 2040
E que agora com hdr e 4k e dificil fazer efeitos especiais para simular como fizeram a preto e branco ha 60 anos ? O proprio armstrong admitiu que nunca saiu da terra , foi tudo no nevada. Eu tenho um primo com provas de tudo, mas ja o ameacaram se revelar tudo na rtp