Cientistas dizem ser possível mover o planeta Terra para outra órbita

Imagem: WA

Fonte: The Conversation

1. Renato Gomes says:

Andam a ver muitos filmes chineses, mais concretamente, The Wandering Earth

2. Francisco says:

“Momentum”: momento de inércia, momento, ímpeto, impulso.

Uma língua tão rica com termos próprios, sem necessidade de uso de estrangeirismos.

3. eu says:

Andam a ver demasiados filmes.
    Resolvam mas é os problemas que temos cá onde de irem resolver os problemas que temos fora daqui a 5 milhões de anos.
    Isto é como aplicar a cura antes de identificar o problema.
    Valha-me virgem santa maria e eu que não sou religioso 😀

4. Márcio Gomes says:

Como que o homem poder mudar a óbita da Terra.eu creio em Deus que criou tudo isso mais se for para o bem da humanidade.que Deus abençoe vocês e os que vem por ai

5. Service_UBER says:

Já falaram com o PAN ? Pensem 2 vezes antes de o fazerem…

6. Waldemi Alves Batista says:

Não dão conta de resolver uns pequenos problemas, como saúde e segurança.
    Quanto mais mover o planeta terra.
    Kkkkkkk

7. Rui Moritz says:

Tanta coisa a fazer por cá e… já pensam em mudar de rota.
    Nem dá para rir…

8. alyson says:

Kkkkk a NASA querendo ser Deus

9. Luis Fernandes says:

Duvido que os ministros das finanças da zona euro vão nesta cantiga isto deve sair caro e precisamos de dinheiro para resgatar o sistema financeiro 🙂

10. MACnista says:

… penso que deve ser relativamente fácil, é tipo bilhar batem num planeta que bate no outro e seguinte vai ao sítio, para quê complicarmos!! OMG!!!

11. Leomar says:

A mim não me surpreende e até acredito no poder de desafio humano, podendo ser viável simm.. Primeiro não podemos ter um presidente que corte verbas da ciência.. Kkk Pronto falei!! #Bostanario.
    Depois, meu sou de 198o o tanto que ja assisti filmes de ficção.. Carros voando, celulares ultra modernos, internet e até o famoso “De volta para o futuro, meu hj tem cada coisa de deixar de queicho caido. Temos clone, temos as partículas de (deus) prótons, falamos de física quântica… Pera la… Pq não um deslocamento futuro da órbita? Pq não, não é? Ainda mais qnd se trata de salva toda uma espécie. Só vejo!!

12. Gilmar Ribeiro says:

Sim mas aí fica a dúvida se realmente for possível mover nosso planeta. Será que ele não ficará vulnerável demais em rota de colisão com fraguimento de meteoros com a lua vem sofrendo eu admiro a NASA mas eu creio em Deus e Deus fez as coisa tão perfeita .aí vem o homem querendo reverte tudo isso porquê

13. cK says:

Ótimo… já podem enviar o Joe Berardo para outra órbita…

14. Jose says:

Há muito tempo que se fala disso como hipótese académica. O tema foi mesmo alvo há uns 20 anos num artigo na revista “Super Interessante” – não me recordo se foi na edição portuguesa ou brasileira, na altura assinava ambas, portanto, não me lembro exactamente qual. Tenho as revistas arquivadas, pelo que teria de ver muito papel para descobrir o tal artigo. Há um facto que temos de ter sempre em conta, essa é uma hipótese muito longínqua, fora do alcance de vida de nós e dos nossos descendentes mais próximos – e próximos entenda-se por muitos milhões de anos -, pois aponta-se a necessidade de se pensar numa solução para daqui a 5 mil milhões de anos! Além disso, a tecnologia, se ainda existirmos como raça, será muito diferente bem como teremos certamente colónias noutros planetas. O tal artigo referia inclusive proteger a Terra para manter sob protecção os artefactos históricos dos terrestres! O que me parece disparatado, pois nessa altura duvido que reste algo, a não ser que tenha sido alvo de muita, mesmo muita atenção. O que também me parece difícil quando penso no que os homens fizeram à grande Biblioteca de Dresden na Segunda Guerra Mundial, à de Monte Cassino, ou até mesmo ao tesouro que se avolumava no Mosteiro de Alcobaça, em Portugal – que a mando de D. Pedro IV, numa campanha para recolher receitas para o estado – conhecido por “devorismo” permitiu a total destruição de um dos maiores tesouros culturais da Europa – uma perda comparável ao roubo que tropas francesas , seguidas pelo roubo das aliadas inglesas, a razão mais grosseira por que nos metemos nessa guerra foi levar porrada e ser invadidos na vez dos ingleses. Tropas essas que roubaram todos equipamentos industriais dos seus leais aliados portugueses impedindo assim a sua revolução Industrial e mantendo o seu objectivo final: o controlo do comércio com o Brasil! Ainda em pleno século XX, as peixeiras em Lisboa embrulhavam os seus peixes com documentos vindos da velhinha e rica Biblioteca de Alcobaça! Falamos de Humanos, um Ser pouco confiável. Teremos sempre sérias e fundamentadas dúvidas se manterão o seu planeta direito até lá!

15. Junior says:

A preocupação com a gramática perfeita chega a ser doentio.

Grammar nazis.

Na notícia ninguém quer focar.

• MACnista says:

BOA Junior, tudo dito!!!! 🙂

• Lucia says:

É mais fácil criticar a gramática alheia que tecer comentários sobre temas complexos como astronomia.

• Francisco says:

Grammar Nazis é quem não se importa com o que escreve e assim “assassina”, pela alusão inicial, o uso correcto da língua mãe, não quem critica a boa construção da mesma.

E nesse aspecto, o jornalista, e, no geral, os autores da palavra escrita, devem ter obrigação do uso correto da linguagem, pois só assim veiculam de forma idónea a notícia e as ideias que querem transmitir ao leitor.

E agora, vamos focar no conteúdo da notícia ou apenas criticar gratuitamente quem critica construtivamente?

16. Koso says:

Cuidem mas é da Terra enquanto podem, em vez de andarem com estes cálculos de sumir.

17. Clelvos Junior says:

Interessante, só de pensar da frio na barriga. Mas…A lua vai junto? A gravidade de outros planetas não vai afetar a locomoção? A gravidade interna vai continuar a mesma? Supondo que o planeta vai navegando, com sua translação e rotação tudo certinho um impulso não agitaria o mar? O sol não tem data prevista, o comportamento mais afastado congelaria o planeta? Supondo que sairiamos da fase liquida do universo em qual fase chegariamos e qnt tempo esperariam? Antes de.chegar, se entrar na orbita de outros planetas ?

18. Jfernandes says:

Pessoalmente nem perco um segundo do meu rico tempo, a ler estes comentarios tao absurdos , como quem os faz.Como alguem aqui diz e muito bem , isto e como medicar uma doenca antes dela rstas diagnosticada.

19. Luis Silva says:

Epá ainda temos milhões de anos e já andam a pensar nisso.
    Devenos é preocupar com o agora

20. RPG says:

De extrema importância comentar uma notícia sem qualquer tipo de imporância nem para os dias que correm, nem para os próximos milénios lolol.. Se a humanidade chegar lá, o que será bem difícil, atrevo-me a dizer que mudar a órbitra do nosso planeta será algo relativamente banal de fazer.

21. gus says:

sem estudo de impacto ambiental, nunca será aprovado pelo governo…

22. Fixo says:

“Um dia teremos que tirar a Terra da órbita que conhecemos”
    Parvoíce. Entra-se no portal do SG-1 e sai-se onde se quiser. Para que é que se ia rebocar o trambolho ?

23. Roziel says:

Não conseguem sequer manter,cuidar e preservar o que tem aqui na terra, e foi nos dado de presente, e já pensam em colonizar Marte para que possamos um dia morar lá!!Piada isso viu!

24. Danilo says:

É mais provável terraformar Vênus que Marte ou salva a Terra

25. Joao Ptt says:

A população deste planeta já deslocou o planeta da sua órbita correcta com a sua propensão para o que é baixo/ errado/ não espiritualmente correcto. Quando a maioria das pessoas for expulsa do planeta devido a muitos acontecimentos que estão para chegar tanto naturais como causados pelos próprios humanos, o planeta voltará a uma órbita muito mais favorável para o desenvolvimento humano, e melhores décadas/ séculos virão.

O Sol está no fim de vida, e são poucas dezenas de anos… não é milhões de anos como especulam. Será substituído por um outro durante a passagem de um cometa/ planeta… não vai ser um momento nada divertido! Mas a alternativa seria muito pior.

Toda a gente tem de sair deste planeta nos próximos séculos/ poucos milénios, porque já estamos na parte do universo em que as coisas começam pouco a pouco a desintegrar-se para voltar à matéria original que depois voltará a formar novas partes do universo… é um processo natural, similar ao que se pode observar em escala menor por todo o planeta na vida humana/ animal e até material, que ainda leva bastante tempo, em termos humanos, mas que significa que estamos no limite máximo para conseguir sair deste planeta, e não, não é fisicamente… nunca conseguirão ir para longe o suficiente! Mas sim de elevarem-se rumo ao paraíso espiritual eterno que está acima deste ciclo que culmina na desintegração… a boa notícia é que não tem de se preocupar com ir para Marte ou qualquer outro planeta, a má é que tem de mudar interiormente de tal maneira que consiga libertar-se de tudo quanto for inferior para conseguir ascender, e para muitos isso já é impossível porque já tomaram tantas decisões erradas que não lhes sobra tempo para reverter todos os erros, enquanto que para outros ainda sendo possível as probabilidades de escolherem o caminho interior correcto parecem muito reduzidas devido a todo o ambiente que pressiona no sentido errado (que não sendo desculpa, certamente não lhes facilita escolherem um rumo correcto).
    No fundo o problema é que com a desintegração a determinado momento deixa de ser possível elevarem-se e são arrastados para a desintegração e respectiva perda da personalidade interior, aquilo que os antigos chamavam de segunda morte, o pior que pode acontecer a um ser humano.

Por isso esta coisa de fugir para outro planeta, ou mudar este planeta de rota com invenções é uma perda de tempo precioso que deveria ser investido a melhorarem enquanto pessoas individuais, só isso ainda poderá salvar algumas pessoas.

26. LA says:

Se os chineses saltarem todos ao mesmo tempo, o planeta muda de orbita.

27. Nasa Lies says:

Começo relembrando um acontecimento: quando, em 1965, Arno Penzias e Robert Wilson captaram
    sinais vindos do espaço exterior, sinais esses que se teriam originado no plano de fundo de micro-ondas,
    o New York Times anunciou a descoberta com a manchete: “SINAIS IMPLICAM QUE O UNIVERSO SURGIU DO
    BIG BANG”. Para fins de contraste, recordo agora o que ocorreu em 1887, quando Albert Michelson e
    Edward Morely conduziram seu experimento cujo fim era medir a velocidade da Terra em seu movimento
    orbital ao redor do sol. O que eles descobriram − para a infelicidade da comunidade científica! − foi que
    essa velocidade, longe de ter o valor esperado de cerca de 30 quilômetros por segundo, era, na verdade,
    exatamente zero. E notemos que esse resultado não era de modo algum incerto ou tênue: com base nas leis
    daquilo que, em retrospecto, hoje se chama física “clássica”, o fato de que a Terra não se move era uma
    implicação rigorosa do resultado do experimento. Mas, embora esse achado tenha abalado o mundo
    científico, pouco se contou ao público em geral. Com certeza, não houve nenhuma manchete proclamando
    que “MEDIÇÕES IMPLICAM UMA TERRA IMÓVEL”, o que, diferentemente da legenda de 1965, não teria sido
    um mero exagero jornalístico, e sim, com efeito, uma afirmação científica precisa.
    O que ocorreu, enfim, em resposta à descoberta de Michelson-Morley, foi o advento.

Fonte: Livro Ciência e Mito: Com uma Resposta a O Grande Projeto, de Stephen Hawking

Wolfgang Smith, um apologista pressuposicional e creacionista que a grande maioria das vezes recorre à desonestidade para defender a sua fé. Quem não é da área, lê este trecho até pode pensar que é verdade, e que faz sentido. No entanto neste trecho existem várias mentiras.

Primeiro, o universo não surgiu do big bang. Isto é uma tática usada repetidamente pelos apologistas. O big bang, representa uma mudança do estado do universo. Um estado em que este é extremamente quente e denso para o que vemos no presente. Ninguém sabe se o big bang representa ou não o início do universo. Este pode realmente representar o início do universo, bem como o universo poderia ter ficado uma infinidade de tempo no estado inicial até se ter dado o big bang. Isto porque as leis da física como as conhecemos, nos primeiros instantes do big bang deixam de funcionar, e como tal não podemos afirmar nada sobre este. Podemos especular e imaginar, mas não passa disso.

Outra tática usada pelos apologistas quando se referem à experiência falhada de Michelson-Morley, é que deixam um ponto fora. A experiência de Michelson-Morley não foi efetuada para detetar o movimento da Terra. A experiência de Michelson-Morley foi sim efetuada para detetar o movimento da Terra através do éter luminífero. Existia na altura uma hipótese científica em que postulava que o éter era o meio por qual a luz se propagava. E foi esta hipótese que a experiência de Michelson-Morley refutou. Já antes da experiência a hipótese do éter tinha sido questionada múltiplas vezes, mas a experiência de Michelson-Morley, bem como outras conduzidas mais tarde, puseram o prego final no caixão desta. E esta experiência foi extremamente importante que foi um dos primeiros passos que culminou nas teorias da relatividade e mecânica quântica.

Concluindo, quando Wolfgang diz que a experiência de Michelson-Morley determinou que a Terra é imóvel, está literalmente a mentir. O mesmo se diz quando afirma que o big bang representa o início do universo. Também gosta de falar de áreas para qual não tem formação. Como por exemplo gosta de chamar a teoria da evolução uma mentira, um embuste, contradizendo o que basicamente todos os biólogos conseguem demonstrar, isto sem possuir qualquer tipo de formação relevante em biologia.

28. Beto says:

Chamem por favor o Bruce Williams,, por favor

29. Francisco says:

A ideia de velas solares é a que implica menos energia própria dispendida, seguida de motores de iões.

Qual a velocidade máxima que se pode utilizar, hipoteticamente claro, para expulsão do sistema Terra-Lua? Isto tendo em conta a interação dos dois astros, de que depende a vida como conhecemos atualmente?

Melhor que a ideia do Fixo, era um Supergate de dimensão da Terra

30. Sérgio m Fraga says:

Deus fez esse planeta colocou onde está, e o homem fica querendo mudar. Quantos asteroides, já passaram e vão continuar a passar perto da terra, enquanto o criador quiser, esse planeta não será atingido por esses objetos.

31. Willian rodrigues says:

Quem pensou nessa loucura, melhor fazer a esfera de Dawson, e cobtrolar a energia do sol, doque tirar nosso planeta de sua órbita, faxendo isso acabaria com toda vida que conhecemos, perderia toda sua atimosfera não sobraria nada, que loucura.

32. Menotti Donato P. Pra-Baldi says:

Creio que a solução mais viavel seria envolver o planeta Terra em uma Esfera de Dyson e aí impulsionala para um lugar seguro. Para isso teriamos que desenvolver a mineração espacial para extrairmos os materiais necessários para isso para não prejudicarmos a estrutura do planeta devido a grande quantidade de minérios necessário para realizar esse plano.

33. pauloj says:

A lua tb vai ou fica?!
    As mares tb usam propulsao?!
    A rotacao da terra no seu proprio eixo tb ira ser por propulsao?!
    honestamente poupem-me….

onde para o marselfie?!

• Nasa Lies says:

Honestamente a astronomia moderna passou dos limites.
      Mentiras que não acabam mais.
      Pano de fundo pra apropriação da verba do povo.

E o povo aplaude, OMG!!!!

34. Ricardo says:

Preciso de uma carona, porém, vou ficar sentado estes anos…

35. Augusto soares says:

Bando de mentirosos! Nasa não estuda nada e à muito tempo vem enganando a muitos. Vivemos em uma terra plana e nada de globo e galáxia e etc….
    Eles foram na lua a muito tempo atrás e agora não chegam mais. Tem algo errado por aí kkkk kkkk queria saber pq ele fizeram esse tratado de proteger a Antártida hahahaha Jesus está voltando!

• Wanderson says:

Bom comentário brother, sou adepto da terra plana, e concordo com seus dizeres, mas não em relação ao homem ter visitado a lua, isso tbm é uma farsa, se vc pesquisar um pouco mais descobri-rá, um forte abraço e até mais fera!

36. silvio martins says:

Vejo muitos falando em 5 ou 6 bilhões de anos. Só lembrando que o tempo está passando muito rápido ultimamente , já estamos no meio do ano praticamente e 2019 mal começou….. melhor é acelerar estas alternativas com relação ao planeta !

37. silvio martins says:

38. Tiago says:

O maior problema do homem moderno é o de ele querer tomar o lugar de Deus. Deus traçou a rota de cada corpo celeste e ele ainda admistra o universo.

• Wanderson says:

Muito bom comentário fera, o homem quer ser maior do q DEUS, mas nunca será, a ciência a NASA são uma farsa, e querem a todo custo nos enganar e disviar-nos do caminho do criador, tentam nos coagir com suas mentiras que fazem isso com apoio do governo e grande mídia manipuladora, parabéns pelo comentário, eu msm não acredito no heliocentrismo, pra mim isso é uma farsa, sou adepto da terra plana, pois Deus Pai nos criou para vivermos em seu reino, e ND nem ninguém pode mudar isso, muito menos a ciência mentirosa! Abraços brother!

Altamente hipócrita o teu comentário. Ora com uma mão dizes que a ciência é uma farsa, com o outro fazes uso dos avanços tecnológicos trazidos pela ciência para vociferares a tua idiotice.

• Wanderson says:

Bem colocado o seu comentário, sim, de certa forma é hipocrisia de minha parte, contestar a credibilidade da ciência e usar seus avanços tecnológicos, mas enfim, não quis dizer de forma geral, mas sim parcial, acredito q no campo da criação a ciência tem feito um bom trabalho, mas peca na questão exploratória, e por falta de respostas para muitas questões acaba pecando especulando muitas coisas que não pode explicar!

Resumindo, acreditas na ciência até ao ponto que está não contradiz com a tua presupusição. Quando atravessa esse campo é mentira.

• Tiago Medina says:

Valeu brother! Abraço.

Não, a gravidade traçou e traça a rota dos corpo celeste

39. dajosova says:

agora não posso. vou abalar que tenho consulta às 17h

40. Alberto says:

Não se preocupem o sol afasta a lua cerca de 3 cm por ano. O sol também empurra a terra e todos os planetas. A luz age como uma anti gravidade. Em 5 bilhões de anos a terra já estará a uma boa distância do sol .

• Jose says:

Exactamente.

Não é o sol que afasta a lua 3 cm por ano, mas sim a terra através da aceleração de maré. Este processo acontece em todos os satélites que orbitem no mesmo sentido de rotação do planeta com um período orbital superior ao período rotacional (para além da Lua existem muitos outros satélites nesta situação, um exemplo de um caso destes encontra-se no nosso planeta vizinho, Marte, e o satélite Deimos). A desaceleração de maré ocorre em todos os satélites que orbitem no mesmo sentido de rotação do planeta com um período orbital inferior ao período rotacional (exemplo de um caso destes também encontra-se no nosso planeta vizinho, Marte, e o satélite Fobos), ou que orbite no sentido contrário da rotação do planeta (como por exemplo, o satélite Tritão, do planeta Neptuno).

O que queres dizer ao afirmar que o sol empurra a terra?

Não, a luz não age como anti-gravidade.

Não, em 5 biliões de anos (5*10^12 y) se a Terra não for consumida pelo Sol quando este atingir a sua fase de gigante vermelha, esta não passará de uma rocha chamuscada.

41. Wanderson says:

É sério q tem gente q acredita num post desse? Numa possibilidade tão remota dessas? Já pensaram em considerar de q a NASA é uma fraude, que não fomos a lua, e q a terra é plana? Muitos virão me criticar pelos comentários, mas antes busquem informações para rebater os meus argumentos, o heliocentrismo é uma farsa, a NASA é uma farsa e tudo q habita em meio ao governo deste planeta é farsa, vivemos numa terra q é obra do criador, nosso Deus e as pessoas vivem na mentira e acreditam noq o governo e a mídia prega para a grande massa. Saiam do sono profundo e se informem e estudem a obra do senhor e suas criações, a ciência quer a todo custo nos fazer acreditar em suas falácias para nos distanciar de nosso criador e suas obras, é isso galera, não creiam na mídia manipuladora e muito menos na ciência, nós vivemos não em uma terra mas sim em um reino e somos muito mais doq imaginamos para o nosso senhor DEUS! UM ABRAÇO A TODOS E AMÉM!

Mas alguém disse que mover a terra era viável? Claro que não.

Podias-me dizer onde é que no artigo, ou estudos citados, é mencionado a NASA?

Que prova é que tu tens que a terra é plana?

Se a ciência é uma farsa deixa de usar tecnologia para propagar as tuas idiotices. Ninguém quer saber a opinião de um mentecapto.

• Wanderson says:

Boa tarde meu querido, eu não vou em momento algum te ofender como vc me ofendeu ao fim do seu comentário, ok? Talvez seja isso q vc queira, um debate, porém não estou aqui para provar ND e muito menos debater com alguém, só dei MINHA opinião sobre os fatos relatados, não quer dizer q eu esteja certo, cada um acredita noq quiser, mas enfim, há muitas vídeos científicos no YouTube sobre o tema, caso não acredite sobre minha opinião, vá pesquisar e tire suas próprias conclusões. Estude um pouco o heliocentrismo e veja q as “afirmações” ali são um tanto duvidosas, tire suas conclusões meu amigo!
        Enfim, sem esticar mto, eu poderia ficar horas aqui dando exemplos, mas não preciso disso, pois creio noq eu sei, q vivemos em um reino plano obra do no criador DEUS! Agora cabe a ciência provar uma série de coisas relacionadas a terra e ao heliocentrismo, já q isso é apenas uma teoria, não foi ND provado, nem mesmo a gravidade. Um forte abraço meu amigo segue DEUS TE ABENÇOE!

Tu afirmaste que a ciência é uma farsa, que querem enganar as pessoas. Pois eu trabalhei como cientista, ironicamente na área da astronomia, durante vários anos, e o teu comentário é um insulto, não só para mim, como para todos os outros cientistas. Portanto não venhas agora com comentário de orgulho ferido quando alguém faz o mesmo a ti que fizeste a muitos outros.

Correcto, tu deste a tua opinião. O problema é que a realidade está literalmente marimbando-se para a tua opinião, no que tu acreditas ou nas tuas conclusões.

Existem precisamente 0 vídeos científicos que tentem provar a terra plana.

“Outra questão, será q o piloto do avião tem q ficar a todo instante forçando a aeronave para baixo e ajustando a rota para não sair voando para o espaço na terra globo?”
          Com este tipo de entendimento de física, não admira que acredites em idiotices.

“Será q o sol está a 150 milhões de quilômetros da terra? Sendo q vemos raios solares em formato de pirâmades abaixo das nuvens, oq sugere um sol bem próximo!”
          Já ouviste falar em perspetiva? Existem fotografias de raios crepusculares tiradas de uma posição lateral e os raios são, basicamente, paralelos.

“Será q as nuvens por trás do sol e da lua q são vistos em vários vídeos na internet não sugerem os luminares bem pequenos e próximos a terra?”
          Sabes o que é teres um objeto sobre-exposto? Claro que não! Todos os vídeos que tu referes mostram um sol claramente sobre-exposto. Ou seja, o sol aparenta maior do que ele realmente é. Porque razão quem faz esses vídeos não usa um filtro solar e o sol devidamente exposto? Porque destruiria em três tempos a afirmação deles e as suas ovelhas burras deixariam de consumir os seus vídeos.

“Eu realmente não sei meu amigo, mas é de se pensar, eu acredito, se vc não, paciência, tem um artigo no YouTube sobre o recorde mundial de fotografia q é de 443 km, segundo a sua ciência moderna, não seria possível visualizar a montanha vista no vídeo a uma distância tão longa, pois ela estaria atrás da curvatura da terra!”
          Lamento, mas é sim possível a fotografia a que te referes. O teu desconhecimento não torna esta magicamente impossível. Se quiseres eu mostro-te os cálculos fazendo uso o modelo que temos em uso para demonstrar que esta é realmente possível.

“Enfim, sem esticar mto, eu poderia ficar horas aqui dando exemplos”
          Ainda não deste um único exemplo que demonstre que a terra é plana.

“já q isso é apenas uma teoria, não foi ND provado, nem mesmo a gravidade.”
          É agora o novo passo na tua desonestidade? Usares a definição comum da palavra teoria, em substituição da usada na ciência? A palavra teoria na ciência é basicamente um campo de estudo que em termos leigos foi provada. Portanto deixa a tua desonestidade em casa. E sim, a gravidade foi provada, e medida, e testada múltiplas vezes.

E não me chames amigo, pois não és meu amigo. Nem muito quero a bênção tua ou do teu Deus.

42. Marcos says:

Os humanos não tem ainda conhecimento suficiente dos mecanismos gravitacionais para fazer uma operação dessa natureza. Não sabem ainda quais podem ser as consequências.

43. censo says:

Não vale a pena ! Nós também vamos ter o nosso fim. Tudo tem fim. Não sobra nada.

44. Alvega says:

Bom tópico, um pouco “alarmista” talvez, mas sim é ciência e apreendi um pouco mais.
    A meu ver deveríamos sim, procurar soluções em tempo útil para os problemas que ao longo dos anos temos TODOS, vindo a criar ao planeta Terra, De forma e em intensidades diferentes, claro, mas todos temos a nossa quota parte de culpa.
    Nao acho correcto que se abandone a luta contra o problema da Terra, parece e é uma fuga em frente a corrente que defende a “troca” da população para Marte, Nao é uma nova “fronteira”, é uma FUGA, traves-tida, com uns “tiques” de romantismo. Se nao nos entendemos para preservar \ salvar este planeta, como podem ter a ousadia de querer pensar em consensos para ir dar cabo de outro ?

45. Nuno says:

Cientistas, metam mais tabaco!

Já ouviste falar sobre o que é uma experiência mental? Claro que não. Para ti os cientistas não têm que desafiar os limites do nosso conhecimento, ou lidar com cenários hipotéticos para determinar a viabilidade de algo.

46. Robinho says:

Um lixo atrás do outro
    Sé loco!

47. Pedro says:

Pelo caminho actual daqui a 500 anos a raça humana estará extinta … Mover a terra… Omfg acordem …

48. Victor says:

Mano os seres humanos acabarão de finalmente consegui tirar a foto de um buraco negro… E vcs já querem mover o nosso planeta para um outra órbita ñ faz sentido e tbm será muito difícil para alguns q ñ sabem falar em inglês pq e uma língua universal o PT ñ

49. Beno SilaS says:

Porra, nem conseguem acabar com a fome na Terra e já querem move-la
    Isso é pra boiada dormir

50. Roberto Patrício says:

Olha lá quando é que os “cientistas” deixam de disser disparates e começam a disser a verdade e começam por falar em Terra Plana, isso é que era de gênio.

Os cientistas nunca irão falar sobre a terra plana no sentido afirmativo, porque esta não é verdade. Se o fizessem seriam mentirosos.

51. Pedro says:

Terra plana?! Fdx daqui a 50 anos somos governados pelos pintassilgos….

52. Wanderson says:

Vamos lá, os cientistas são muito mentirosos e mentem muito mal hein, e realmente nunca irão afirmar q a terra é plana, pois estariam dando um tiro no próprio pé, segundo a “ciência” tão adorada por vcs, a terra globo a cada 1km de distância tem uma curvatura aproximada de 7,8 metros, isso a “ciência” diz, não são os terraplanistas, com isso várias embarcações sumiriam após 5, 10 km de distância do observador e assim por diante. O mais engraçado e que ninguém consegue explicar como eu consigo enxergar embarcações, ou seja, navios de grande porte a distâncias de 15 a 20km no horizonte, isso aqui no litoral paulista onde eu moro, ou seja, são 140 metros de curvatura a uma distância de 20km do observador, não há nenhuma possibilidade de se enxergar esse navio segundo a ciência. E agora, temos uma incógnita aí, ou a ciência é uma fraude e mente ou a terra é plana. Oq é melhor pra vcs? Se alguém aí for do litoral faça esse teste de observação, não custa nd e é de graça! 🙂

53. Nuno V says:

Estás a falar e vê-se que o teu desconhecimento é gritante. Curvatura de um circulo/esfera é uma propriedade deste. É uma constante, tal como o raio o é. Não é um número que varia conforme distância ou o quer que tu pensas na tua mente ignorante. A curvatura de um círculo/esfera é o inverso do raio. Esferas com raios grandes possuem curvaturas muito pequenas que significa curvas muito ligeiras.

No que toca à rua observação, primeiro a “descida” do horizonte a 20km de distância não é 140m, mas sim 31m. Se medires 1.8m, é estiveres com os pés na água, a 20km de distância apenas 18m do navio está escondido pelo horizonte. E isto sem contar com refracção da atmosfera. Se contasse a parte escondida pelo horizo te seria ainda mais pequena. Portanto se existe alguém aqui que está a mentir és tu.

Mas já que estamos a falar de o observações, vamos a uma para tu pensares um bocadinho. Explica-me porque razão quando olhas para norte não consegues ver Polaris quando eu consigo. No entanto se olhares para sul consegues ver Polaris Australis, enquanto eu não. Quando olhas para Polaris Australis vês as estrelas a girar em no sentido contrário do que eu vejo quando olho para Polaris. Explica-me lá como é que isto funciona na terra plana.

• Wanderson says:

Olá, a estrela Polaris ou estrela do norte permanece fixa no seu exato lugar sempre e pode sim ser vista de qlq lugar do planeta, em alguns mais acima em outros mais inclinada, vai depender muito da distância do observador em relação ao centro da terra, mas tem vídeos q mostram essa possibilidade em qlq parte mundo, em relação ao cálculo de curvatura q vc fez, disse q apenas 18 metros da embarcação estaria escondido pelo horizonte a uma distância de 20km do observador, então há um pequeno problema aí, já q eu consigo de binóculos enxergar pequenos barcos a essa distância sendo q nenhum deles tem mais q 10 metros de altura, mas enfim, vou ficar com minha convicção e esquecer isso, eu acredito noq vejo, não noq dizem!
      Há um vídeo bem interessante no YouTube denominado Eclipse invertido, onde a sombra na lua eclipsada aparece invertida, ou seja, em vez da sombra projetada na lua vir de baixo para cima durante o eclipse, ela vem de cima para baixo e ainda invertida, desmentindo totalmente a ciência q diz q a sombra na lua é a sombra da terra projetada pela iluminação do sol, e ainda a outros q a lua é eclipsada lateralmente, difícil entender considerando a base q nos dão. Tem outro vídeo ainda melhor,
      o sol e a lua totalmente cheia estão acima do horizonte e no msm plano, isso é possível? Segundo os cientistas não, mas enfim, pra piorar nesse mesmo vídeo mostra a lua ECLIPSADA e o SOL no msm plano e acima do horizonte, como assim? Se é o sol q projeta a sombra da terra na lua, isso é TOTALMENTE IMPOSSÍVEL segundo o heliocentrismo, é isso q me faz cada vez mais acreditar q a ciência nos engana, e é triste saber q coisas como essas não tem explicação! Enfim, continuo com minha crença, uma imagem vale mais doq mil palavras e eu acredito q a maioria dos cientistas estudam muita teoria e cálculos e tudo mais e deveriam ir mais a campo e tentar provar aquilo q eles defendem, como o heliocentrismo entre outras coisas relacionadas a área!

Posso fazer uma pergunta? De acordo com a bíblia, provérbios 6, mentir não é uma das seis coisas que o senhor mais odeia? Ou será que podes mentir desde que seja para defender o teu credo favorito. Porque foi precisamente isto que acabaste de fazer quando disseste que Polaris e visível de qualquer lugar do planeta. És um mentiroso sem escrúpulos que me faz por em questão tudo o que vomitas. Não, Polaris é apenas visível do hemisfério norte. E sendo tu de São Paulo desafio-te a mostrares-me esta no teu céu estrelar. Lembra-te, quero Polaris, não Polaris Australis.

Muito bem, queres que eu leve a sério a tua observação? Tira uma fotografia dos barcos que te referes. Depois quero também, as coordenadas GPS da câmara, a altura acima do nível do mar da câmara, orientação da câmara, índice de refração atmosférica e metodologia usada para determinar a distância do objeto observado, neste caso o barco. Até lá, não passa de uma prova anedótica sem fundamento.

Não, o vídeo denominado “Eclipse Invertido” não é impossível. É impossível na mente daqueles de compreensão reduzida que pensam que a Lua orbita a Terra no sentido contrário da rotação do último. E como verdadeiros mentecaptos, não conseguem imaginar como deve de aparecer a Lua e a sombra da Terra sabendo que embora o movimento de ambos é na mesma direção, e que o período orbital da Lua é mais de 27 vezes superior ao período rotacional da Terra. Um argumento de ignorância apenas prova a TUA ignorância, mais nada.

Mais uma vez estás a ser mentiroso. Ainda te vou por pimenta na língua. É sim possível ver a lua, no preciso momento em que esta fica cheia, e o sol ambos em cima do horizonte. Porquê? Porque a Terra tem uma atmosfera, atmosfera esta que a grande maioria das vezes, curva o caminho da luz para baixo dando a entender que o objecto está numa posição mais elevada do que na realidade está. Se a Terra não tivesse qualquer tipo de atmosfera aí sim seria impossível ver os dois ao mesmo tempo. E o o caso que referiste do eclipse lunar não é pior nem melhor, mas simplesmente o mesmo fenómeno. Ou será que na tua ignorância não sabes que todos os eclipse lunares, sem exceção, ocorrem precisamente no momento em que esta fica cheia?

Meu energúmeno, os cientistas não fazem apenas cálculos. Fazemos sim previsões para testar os nossos modelos. Acusas nos de não irmos ao campo provar o que defendemos (embora nada seja provado na ciência, mas sim refutado), mas nós conseguimos prever todos os eclipse solares e lunares dos próximos 200 anos, de que tipo são, de onde são visíveis, como estes vão aparecer em qualquer localidade do planeta,… Concluindo, és um mentiroso e ignorante por escolha.

54. Manoel Neto says:

É uma pena que ainda tenha tantas pessoas que acreditam nessas coisas, pois tudo isso não passa de uma grande ilusão criada pela Naza. Tudo ficção.

55. falcaobranco says:

“Oh barman…não vai mais nada ali para a mesa dos cientistas, ok? Fechou a loja por hoje.”

56. L. Diaz says:

Que maravilha! Esta matéria deveria ter um destaque universal. Isso é transcendental! Por isso que eu acredito nesta ciência que nos supreende sempre. Para quê ver ficção?

57. Terra Plana says:

Só um OTÁRIO acredita nessas fantochadas

58. Terra Plana says:

A terra é plana ponto final

59. Terra Plana says:

Quando o terra plana aparece por aqui, põe estes globaloides todos em sentido

60. Terra Plana says:

Os cientistas que não conseguem prever uma tempestade ou um terramoto, mas dizem que conseguem mover o planeta para outra orbita é de louvar, vou marcar uma audiência com o catavento para condecorar esses cientistas todos merecem.

61. Terra Plana says:

Então globaloides, vamos discutir a realidade do planeta terra plana?

62. Terra Plana says:

Quase mijava nas calças de tanto rir quando li o título desta notícia.

63. zecabra says:

Vir aqui para ler isto é como ir a um funeral esperando que haja festa, pplware deixem-se disso

64. Fernando machado says:

Se fosso possível mover o nosso planeta para uma órbita mais exterior teríamos depois que o voltar a colocar novamente uma outra órbita. Essa orbita muito mais próximo do sol que está agora. Quando o nosso sol transformar de uma estrela anã.

65. Eu says:

Nenhum se aplica… ora a terra gira… em que direção seria feita tal força… e se usarem uma lua como veículo espacial? Ou planetoide?

66. Miguel says:

O sol será uma estrela gigante vermelha em 5 bilhões de anos e não em 5 milhões, como está escrito.

67. Márcio says:

Muita viagem na matéria, ainda bem que é teoria , mal conseguem fazer um foguete subir , e aquecimento global não existe, o clima ė cíclico , ora as vezes quente ou frio mas nada muda, só na ficção

68. Alfani says:

Palhaçada. Essa eu nem quero ver.

69. Pedro says:

Não mexam, não enventem problemas maiores que a nossa própria presença neste santuário que podemos chamar casa,,,Deus criou,,,só Deus poderá destruir,,, estudem formas de deixar nossa casa limpa, não se esforcem a tentar mudar a nossa casa de lugar enquanto a mentalidade humana não respeitar a razão de sua própria existência,,,

70. Altamir GF Silva says:

Talvez com os avanços da quântica e o domínio melhor do átomo, daqui a cinco milhões de anos, até antes, não sejamos tão dependentes do sol e a Enterprise seja mesmo uma realidade ou consiga-se prorrogar mais este processo reaquecendo a nossa estrela, mudando este contexto ou habitando alguma parte dele… quem sabe?

71. Carlos Costa says:

O lance de lançamentos de nave super grandes… pra mim tira em alguns centímetros a Terra de lugar, na realidade eu pesquisei e cheguei aqui, porque se da um tranco na terra pro lado oposto… significa que ela fica mais perto do sol e no lado oposto da orbita ela fica mais longe e esfriando… e mover a terra pra outra orbita é impossível!!!! porque seria suicídio afastar do sol … a terra congelaria drasticamente…. mas vou ver esse filme ai, fiquei curioso….