Marte pode causar remoinhos no fundo do mar na Terra
À medida que a tecnologia evolui e o poder de processamento aumenta, descobrimos que o nosso planeta é muito influenciado pelos seus "parceiros" do Sistema Solar. Numa análise das antigas correntes oceânicas foi encontrado um ciclo que coincide com as órbitas da Terra e de Marte. Mas... o planeta vermelho está a aproximadamente 225 milhões de quilómetros de nós, como pode ter influência nos nossos mares?
Marte poderá estar mais ligado à Terra do que se pensa
Na verdade, a Terra e Marte estão próximos em termos planetários. Quando as suas órbitas se alinham, Marte passa a uma distância de apenas 54,6 milhões de quilómetros do nosso “berlinde azul”.
Uma nova investigação sobre sedimentos oceânicos profundos sugere que a gravidade do quarto planeta pode ter impacto no fluxo e refluxo das correntes. Isto poderia apontar para um "grande ciclo" de 2,4 milhões de anos nos nossos oceanos, controlado pela órbita de Marte.
À medida que a Terra continua a aquecer devido à atividade humana, existe a preocupação de que as correntes oceânicas que distribuem o calor e os nutrientes possam mudar ou parar completamente.
A Terra passou por numerosos ciclos de aquecimento e arrefecimento ao longo das eras e a equipa da Universidade de Sydney e da Universidade de Sorbonne procurou compreender melhor as correntes oceânicas ao longo destes ciclos.
Para o efeito, perfuraram centenas de amostras de núcleos de todo o mundo para analisar as camadas de sedimentos.
Quando os redemoinhos e vórtices estão ativos nas profundezas do oceano, há interrupções na deposição de sedimentos. Quando estes efeitos estão ausentes, os sedimentos acumulam-se uniformemente.
Os 293 núcleos do mar profundo mostraram evidências de 387 quebras de sedimentos e não estavam distribuídos aleatoriamente. Em vez disso, as quebras agrupavam-se em torno de um ciclo de 2,4 milhões de anos que coincide perfeitamente com as órbitas da Terra e de Marte.
Os campos gravitacionais dos planetas do Sistema Solar interferem uns com os outros e esta interação, chamada ressonância, altera a excentricidade planetária, uma medida do grau de circularidade das suas órbitas.
Dise Dietmar Müller da Universidade de Sydney.
Variação orbital ou ciclo de Milankovitch
Há décadas atrás, os cientistas confirmaram que os planetas maiores, como Júpiter e Saturno, podem puxar pela órbita da Terra, fazendo com que esta se torne mais excêntrica no que é conhecido como ciclo de Milankovitch. Este é um dos principais fatores das eras glaciares, mas Marte tem muito menos gravidade, apesar da sua maior proximidade. Pode não ser capaz de afetar a nossa órbita, mas parece afetar o comportamento da água.
O estudo concluiu que as quebras coincidiam com períodos mais quentes do clima da Terra, alguns dos quais excedem mesmo os atuais níveis de alterações climáticas antropogénicas. Isto pode ser uma boa notícia - existe a preocupação entre os cientistas de que a atual tendência de aquecimento possa fazer com que a vital Circulação de Revolvimento Meridional do Atlântico abrande ou pare completamente.
A agitação induzida por Marte pode indicar que outras correntes podem assumir o controlo durante os períodos de temperaturas mais elevadas. No entanto, mesmo que os oceanos sejam mais resistentes às alterações climáticas do que se pensava, continuam a existir os perigos da subida do nível do mar, tempestades mais intensas e temperaturas perigosamente quentes.
Olha a falácia da coisa
1º — >> À medida que a Terra continua a aquecer devido à atividade humana, existe a preocupação de que as correntes oceânicas que distribuem o calor e os nutrientes possam mudar ou parar completamente.
2ª — >> A Terra passou por numerosos ciclos de aquecimento e arrefecimento ao longo das eras e a equipa da Universidade de Sydney e da Universidade de Sorbonne procurou compreender melhor as correntes oceânicas ao longo destes ciclos.
na parte 1ª é a actividade humana, mas na 2ª… deveriam já existir humanos tb e os historiadores nem sabiam !!!
Truncaste por desconhecimento ou por falta de capacidade de interpretar tudo o que está escrito?
Garanto que nao é por falta de capacidade, aliás o artigo está espetacular, mostra as evidencias de que os Planetas Realmente influenciam o planeta terra num todo ( nao tocaram no assunto mas a Astrologia está ali completamente Validada no estudo!!!)
Só a frasezinha de que o planeta aquece por obra e graça do homem e NADA mais é que estraga tudo, pois mostra o nao perceberem o quanto os ciclos Solares pura e simplesmente sao a “chave” de Tudo, mas alguns cientistas que ficam fora da caixinha , nao alinham e falam do assunto sem rodeios, claro sao combatidos com tudo , mas os ignorantes desde sempre assim o fizeram , basta ir à idade media e ver o que acontecia com quem aparecia com “ideias” fora do discurso oficial, mais tarde até queimados foram, bom mas isso já toda a gente sabe … ou talvez nao , ficar bem , bom descanso.
Pois, mas é a verdade. Aliás, podemos continuar a fechar os olhos, a dizer que o problema não existe, mas ele existe. E ano após ano, à escala da civilização, as coisas notam-se bem.
Mais que os ciclos glaciares, solares, galácticos, etc… há os ciclos do desenvolvimento da humanidade, a sua evolução tecnológica e isso traz consequências. Mas, como em tudo, 😉 deixa andar e logo se vê 😉
Vitor, sugiro que visites uma gruta, com guia, e que esse guia te explique o significado de uma estalactite estar mais grossa numas partes e mais fina noutras. Deve ser da revolução industrial! –‘
Ainda há dias estive na de Mira de Aire 😉 e já visitei as minas de carvão na Polónia, entre outras. E as evidências mostram que a ação humana está, de facto, a prejudicar o ambiente. São estas ações que levam o nível dos mares a aumentar, a temperatura global a aumentar, o efeito de estuda a criar desastres ecológicos e tudo isto bem à frente dos nossos olhos. Cidades completamente envolvidas em fumo, como acontece nas cidades citadas neste ranking das mais poluídas do planeta: https://bit.ly/3ViyEIL
Tudo isto não passa por achismos, empirismo ou “verdades que um amigo me disse”, são factos.
foste? boa! se apanhaste a mesma guia que eu, uma senhora já reformada mas voluntária lá, tenho a certeza que terá explicado da melhor forma possível a questão acima referida, que foi muito bem ignorada. Nível do mar a subir? Onde?
Tens de explicar aqui à malta, como é que o CO2, q representa 0,04% da atmosfera, onde só contribuímos para 3% desse valor, está a dar cabo do clima! 3%!
Achismos? Ahaha. O que vale é que vocês aqui estão sempre certos do que escrevem, independentemente do tema, gabo-vos isso.
Obrigado pela lista de cidades poluídas, é suposto mandar o carro para abate, de modo a que fique bocadinho melhor na China? Tenham noção…
Tiveste azar e em muita coisa, pelos vistos 😉
parei de ler em astrologia…
Fizeste BEM, és coerente com a escala do teu conhecimento.. algures paraste no tempo !!!
Não há falta alguma de capacidade de entender algo que não pode ser provado.
É impossível distinguir que é provocado por humanos e pela natureza. Alterações Climáticas sempre aconteceram.
Até pode acontecer que dependendo do período uma erupção vulcânica por exemplo contribua para frio inicialmente e para calor masi no futuro, ou dependendo das estações do ano em que ocorrer a erupção o clima ter comportamento diferente.
Não é impossível, tanto é que há desde há muitas décadas, registos que são a prova que o aquecimento global se deve a determinado comportamento humano. Uma coisa é o aquecimento provocado pela humanidade, outra coisa são os ciclos naturais do planeta ao longo dos seus milhões de anos de vida.
Esta frase tem um erro em absoluto, afirmar “…a prova que o aquecimento global se deve a determinado comportamento humano..”, naturalmente que temos impacto, a grande questão é saber qual o impacto em concreto.
Com tantas variáveis, desde o Sol (que “antigamente” seria responsável em mais de 90% pelas condiçõess de vida na terra), Lua, Interior da Terra, com a ajuda de Marte, Saturno etc. Será assim táo certo afirmar que somos nós a razão/culpa pelo aquecimento, nós e só nós? E que pr todo o lado, nós somos mesmo os unicos responsáveis. Podemos ser em parte, mas tanto, coloco algumas duvidas. Não nos podemos esquecer do escandaloa dos email sdos cientistas do IPCC. Nem tudo é certo e absoluto.
+1 “atividade humana” comentario da greta so pode!
Tantos cientistas aqui nestes foruns! Devem se ter fartado de estudar na escola! Todos nota máxima em matemática, física, química, geologia, história… Parabéns!
Victor M. I believe the commentary about the “Warming Due to Human Activity” is a complete waste of ink. It is a lie and there is no proof. Now, the 2.4 million year Major cycle is a believeable headline. Instead of attacking the intelligence of a reader, clean your own back yard first. The pompous behavior should be reserved for the third-grade sand box.
The evidence exists, it’s documented, but there are people who continue to believe that the earth is flat and that man has never been to the moon. Achismo…
Só sei que estes cientistas não sabem nada sobre o espaço 🙁
Tu é que és bom e sabes tudo xD
È um facto que eles não sabem nada sobre o espaço. Já foi demonstrado várias vezes que não sabem nada sobre o espaço. Vamos pegar nisto:
”
Há décadas atrás, os cientistas confirmaram que os planetas maiores, como Júpiter e Saturno, podem puxar pela órbita da Terra, fazendo com que esta se torne mais excêntrica no que é conhecido como ciclo de Milankovitch. ”
Então porque é que a lua continua em orbita da terra? Se conseguem puxar pela orbita da Terra então a lua já terias deixado a Terra há anos. Com isto se demonstra a falta de conhecimento sobre o espaço e as mirabolantes regras inventadas por eles.
Temos prémio nóbel?!
Oi? Os cientistas não sabem nada? O Milankovitch era pasteleiro?
Acho que é bem óbvio porque é que a Lua não sai da órbita da Terra. Todos os planetas e seus satélites se equilibram uns aos outros.
E o que interessa isto?
Enquanto as pessoas tiverem que comer e trabalhar para sobreviver nada disto, nem de aquecimentos, nem alterações, nem clima interessam. Isso são preocupações de quem está bem instalado, bem demais aliás.
Quando morrerem é como se cunca tivessem existido.
Vivam da melhor maneira que conseguirem. Escolham o que acham que é melhor para vocês. Amem quem vos ama. Não sigam pastores como se de um rebanho se tratasse, pois o destino destes é só um, agradar ao pastor, não eles.
São opções, cada um segue o rebanho onde mais se identifica.