Marte: helicóptero Ingenuity avariou-se após 72 voos. Fotografia revela danos numa das pás
A NASA confirmou as piores previsões: o helicóptero Ingenuity sofreu danos numa das pás durante o seu último voo e já não pode voar. A missão, que deveria ter durado 30 dias marcianos, durou quase mil. E em vez dos cinco voos planeados, o helicóptero completou 72. O que será agora desta sonda marciana?
Ingenuity fez o seu último voo em Marte
O alarme soou a 18 de janeiro, quando o rover Perseverance perdeu o contacto com o Ingenuity em pleno voo. A NASA pediu ao robô de 3 mil milhões de dólares que orientasse a sua atenção para detetar um sinal do pequeno helicóptero, e este acabou por aparecer.
Embora o Ingenuity se mantenha de pé e em contacto com os controladores da NASA através do rover Perseverance, as imagens que registou revelam que pelo menos uma das suas pás foi danificada durante a aterragem do voo 72.
O voo anterior já tinha terminado com uma aterragem de emergência, pelo que a equipa pediu ao Ingenuity que efetuasse um pequeno voo vertical para verificar os seus sistemas. Os dados mostram que o helicóptero atingiu uma altitude de 12 metros e pairou durante 4,5 segundos antes de iniciar a descida, como planeado.
O Ingenuity perdeu o contacto com o Perseverance quando este se encontrava a menos de 1 metro da superfície. A NASA ainda está a investigar exatamente o que aconteceu, mas confirmou que o helicóptero não voltará a voar.
NASA atribui-lhe poder de decisão
O mais avançado helicóptero marciano recebeu várias atualizações de software durante a sua inesperada e longa missão em Marte. No final de 2022, a NASA concedeu-lhe o poder de escolher autonomamente os locais de aterragem para que pudesse voar sobre terrenos traiçoeiros, como tem sido o caso em voos recentes.
A NASA acredita que o terreno relativamente liso e monótono na localização do helicóptero foi um desafio para o sistema de navegação durante o voo 72, resultando numa aterragem dolorosa.
O Ingenuity chegou a Marte acoplado à barriga do rover Perseveance a 18 de fevereiro de 2021, exatamente três anos antes do seu último voo.
O helicóptero fez o seu voo inaugural a 19 de abril de 2021, demonstrando que era possível voar na fina atmosfera marciana com dois potentes rotores a rodar a 2400 rpm.
A NASA revelou então que o Ingenuity transportava a bordo um pedaço de tecido do primeiro avião de sempre, o Flyer dos irmãos Wright.
Construído no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, o Ingenuity resistiu a várias adversidades, incluindo algumas tempestades de poeira e um gélido inverno marciano. O helicóptero aprendeu a sacudir a poeira e, embora tenha sido concebido para funcionar na primavera, também sobreviveu ao frio.
O Ingenuity, que tem um metro e meio de altura e pesa 1,8 kg, voou um total de 129 minutos e percorreu uma distância de 17 quilómetros. O seu recorde de altitude é de 24 metros e o seu recorde de velocidade é de 36 quilómetros por hora.
O rover Perseverance está demasiado longe para tirar fotografias do seu fiel companheiro no seu último local de aterragem.
Esta sonda voadora junta-se assim às mais de 7 toneladas de detritos humanos em Marte.
O Musk quando chegar lá resolve isso. 🙂
Está ocupado a trollar no Twitter/X.
O menino mimado precisa de atenção 24/7.
Mesmo maneta ainda deve dar pra uns voos…
Concordo. Pela sombra parece apenas um arranhão na ponta do propulsor. Então mais valia continuarem, mesmo que andasse aos Sss… era usar até partir…
quando chegarmos lá já vamos estar familiarizados com o lixo 😛
“Esta sonda voadora junta-se assim às mais de 7 toneladas de detritos humanos em Marte”
Porque é que o mesmo aparelho a voar em Marte se chama helicóptero e a voar na Tera se chama drone?
O pessoal pega em cada pentelho 🙂
É helicóptero talvez porque só tem um eixo.
se o aparelho não é tripulado, o numero de eixos é irrelevante, se queremos ser mais “pentelhistas” deviamos chamar-lhe UAV (ou em pt: VVNT)
Sim, o mais correcto talvez o VANT
🙂
U+1F44D
É li copter, é li copter!
https://www.youtube.com/watch?v=SOpzYqRwqfg