Júpiter de Mármore: Nave espacial Juno da NASA captura uma imagem impressionante
A imagem mostra um Júpiter com umas cores fantásticas. Não, não é uma imagem artística a recriar uma suposta realidade. A NASA, através da sonda Juno, fotografou o maior planeta do Sistema Solar e mostra-nos uma foto impressionante.
Esta fotografia foi captada pela sonda espacial robótica da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço, Juno, durante uma passagem mais próxima do astro.
Cores que perfazem um padrão como se de mármore fosse
Uma imagem em close-up de Júpiter, captada pela sonda espacial da NASA, Juno, mostra o planeta tempestuoso com detalhes impressionantes. A maioria das imagens do astro são tiradas de longe. Muitas são captadas a partir da Terra ou então de sondas a uma distância suficientemente grande que quase metade do planeta é visível.
No entanto, esta foto é composta de várias imagens tiradas relativamente perto, onde menos da metade do planeta era visível.
A partir daqui, Júpiter ainda parece esférico, mas a distorção de perspetiva faz com que pareça mais uma pedra mármore.
Referiu a agência espacial norte-americana.
Um violento furacão que parece um borrão pintado
A Grande Mancha Vermelha - um furacão maior que todo o planeta Terra - aparece no canto superior direito da imagem. O furacão propagou-se em Júpiter por pelo menos tanto tempo quanto os telescópios conseguiram observá-lo. Contudo, tal como na maioria dos fenómenos astronómicos, não foi imediatamente entendido após a sua descoberta.
Embora pequenos redemoinhos que alimentam o sistema de tempestades pareçam desempenhar um papel, um entendimento mais completo da gigantesca nuvem de tempestade continua a ser um tópico de investigação contínua - e poderia ajudar a lançar luz sobre os padrões climáticos aqui na Terra.
Além do grande furacão, também é visível na imagem, no topo das nuvens de Júpiter. Atentem a um cinturão horizontal escuro proeminente contendo uma nuvem oval branca e uma nuvem de zona branca, que circundam o planeta.
Essa zona é um sistema de alta pressão em espiral, equivalente a um anticiclone terrestre, e é um dos ovais da "série de pérolas" ao sul da Mancha Vermelha Gigantesca.
Juno prepara entrada em órbita controlada para o encontro com Júpiter
A imagem foi tirada pela nave em fevereiro, durante a sua 17.ª passagem ao maior planeta do nosso Sistema Solar. Posteriormente, a imagem foi escolhida como a Imagem Astronómica do Dia da NASA.
A missão de Juno, agora estendida até 2021, tem como objetivo descobrir Júpiter de novas maneiras. Desta forma, a sonda já fez várias descobertas. Entre essas novidades está a informação de que o campo magnético de Júpiter é surpreendentemente irregular e que alguns dos sistemas de nuvem de Júpiter estão a cerca de 3000 quilómetros do planeta.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NASA
Fonte: NASA
Um furacão maior que o planeta terra. Nem imagino o poder de destruição que deve ter
Conseguir aproveitar a energia desse furacão para consumo humano é que era de valor.
Antes tinha o tamanho de 3 Terras, agora 1.5 Terra.
Está a diminuir nos últimos 300 anos.
E está.
https://zap.aeiou.pt/grande-mancha-vermelha-jupiter-diminuir-247989
Fotos fantásticas. A ciência e tecnologia de hoje, permitem fazer coisas impressionantes.
As cores são reais? Ou é uma imagem com cores falsas para realçar os detalhes do planeta gigante?
Quais cores ? Aqueles que os olhos do ser humana consegue visualizar ?
depois daquele buraco negro que me apresentaram, não sei se esta imagem não é do photoshop!
Isso é fácil de se saber. Basta pegar num telescopio e observar Jupiter.
diz-me um telescópio que consiga mostrar Júpiter com um minimo de qualidade que um ser humano normal possa comprar.
Vá em um observatório e veja por si mesmo.
Depende muito do que consideras mínimo de qualidade.
Qual é o problema da imagem do buraco negro?