James Webb mostrou pela primeira vez um mundo alienígena
O Telescópio Espacial James Webb está a mostrar-nos que há mundos incríveis num universo ainda muito desconhecido. Haverá surpresas que não estamos à espera e que podemos dar com elas a cada imagem enviada para Terra. Nesse sentido, a NASA continua a maravilhar-nos com o trabalho do Webb. Temos visto fotografias de galáxias nunca vistas e também imagens espetaculares de planetas, como as imagens de Júpiter.
A sua última realização é a primeira imagem de um exoplaneta a ser tirada com este telescópio. Uma que é gigantesca. Trata-se do mundo alienígena HIP 65426 b.
James Webb surpreende-nos a cada imagem captada do universo
HIP 65426 b não é o nome mais bonito para um planeta. Contudo, esta é a designação dada ao exoplaneta que é o primeiro a ser captado pela NASA, ESA e CSA com o novíssimo telescópio espacial.
Este exoplaneta é seis a 12 vezes maior do que Júpiter e é relativamente jovem: tem cerca de 15 a 20 milhões de anos, em comparação com a Terra, que se formou há cerca de 4,5 mil milhões de anos.
Gigante, jovem, mas um pequeno tesouro
Segundo Aarynn Carter, astrónomo que liderou a análise das imagens, esta imagem carrega com ela um problema, aliás, é algo comum em imagens de exoplanetas: as estrelas são tão brilhantes que tendem a esconder os planetas ao seu redor. Contudo, Carter e a sua equipa conseguiram processar a imagem, remover o brilho da estrela hospedeira HIP 65426 e descobrir o planeta.
As informações recolhidas permitiram também perceber que este planeta está muito longe da sua estrela hospedeira: não menos de 100 vezes mais longe do que a Terra está do Sol. Isso permitiu ao Webb "separar" mais facilmente o planeta da estrela na imagem.
Apesar de todos estes parâmetros, na verdade, o HIP 65426 b não é habitável. Isto porque estamos perante um gigante gasoso sem superfície rochosa.
Com esta informação recolhida pelo Telescópio James Webb, percebe-se que há um potencial inimaginável. Tudo isto ainda está muito embrionário. Como os responsáveis por este marco assinalaram, isto é apenas o começo e espera-se que o James Webb tire muitas mais fotografias não só de exoplanetas descobertos, mas também de exoplanetas ainda por descobrir.
Este artigo tem mais de um ano
E eu que aqui vim por causa da palavra Alienígena
Boa. Ficaste uma pessoa ainda mais instruída.
claro. pois, concerteza
E mais, estas são apenas as primeiras imagens. Há muitos mundos alienígenas por descobrir.
A grande novidade nesta notícia científica é que foi possível identificar um exoplaneta por si mesmo e não pela distorção da luz quando passa em frente à sua estrela. Ou seja, “vemos
(cont.) um planeta ao invés de inferirmos que está lá.
Não, está foi a primeira imagem tirada pelo James Webb de um exoplaneta. O primeiro exoplaneta a ser observado directamente aconteceu á 18 anos usando o VLT.
Obrigado pela correção. Na verdade em 2014 este mesmo planeta foi captado diretamente pelo LVT (https://www.cnrs.fr/en/first-discovery-exoplanet-sphere)
Corrijo: O SPHERE, instalado em 2014 no VLT, descobriu o planeta em 2017
Fora tantas outras fotos que ele já tirou e que a NASA não mostra…essas é que eram interessantes de ver!!!
E agora se eu te disser que tudo o que o JWST já nos enviou está disponível na internet para tua própria consulta?
Podes é não perceber nada daquilo e nem saberes como processar as imagens “raw”.
Mas visível e público está.
– Go to http://www.stsci.edu to visit the page where the data is hosted.
– Click on Advanced Search.
– In the Mission box type “JWST”.
– Press Enter to update the records.
– This will find thousands of records, so we want to limit our search even further to speed up the results process. To download the data from the target you’re after, simply type in its designation in the Object Name box, e.g. for the Carina nebula data from the first release, type in NGC3324.
– Press “Search” in the top left of the screen. This particular search gives 10 results, but if you searched for a different object then your results will differ.
Não me digas que a informação raw fornecida que qualquer um pode descarregar está incompleta? Se calhar querias uma foto da nave espacial do ET.
Experimenta fazer o download dos ficheiros do JWST e vais ver o que eu quero dizer… Estás em modo ataque para nada…
Se preferires ver alguém a fazer o trabalho, podes sempre entrar aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DVuonz26P0w
Estava a responder ao falcaobranco com uma pitada de ironia.