Quantcast
PplWare Mobile

James Webb é uma máquina do tempo e faz história ao descobrir outra “galáxia especial”

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. João Cartaxo says:

    Eu só gostava de saber com calculam estas idades….

    • Nuno Monteiro says:

      Baseadas na distancia.. e medidas em UA.. e luz e sei lá mais o que.
      Bastou uma pesquisa no google para saber como.

      • Joana IC says:

        Só não conseguiste explicar.

        • GM says:

          Não é astrónomo, apenas entusiasta curioso. Também não consido compreender a forma como são determinadas essas distâncias, mas do que tenho apreendido, será pela espectrografia. Quanto mais vermelho, mais distante. E, apesar daquela luz ter sido emitida à 13.5 mil milhões de anos, encontra-se a 35.000 milhões de anos-luz de distância por conta da expansão do Universo. Imagina um avião em vôo, com o vento pela cauda. À própria velocidade do aparelho (no caso da galáxia, a velocidade da luz), soma-se a velocidade do vento (expansão do Universo).

    • Dino says:

      Medindo o desvio para o vermelho da luz branca emitida pela galáxia, estrela, objecto emissor de luz, etc..

      • leodeniz says:

        mas com tanto desvio pelo caminho,….será que essa luz foi modificada, o que temos é a soma de tantos desvios…..sei não. tem que haver uma explicação mais simples.

    • Mario says:

      Cada elemento químico emite luz, ou absorve, em determinados comprimentos de onda e com padrões muito específicos. Se detetarmos esses padrões, mas com um comprimento de onda mais longo, isso significa que o objeto se afasta de nós (efeito Doppler). Quanto maior o desvio, maior o afastamento espacial que é o mesmo que dizer maior afastamento no tempo se supusermos que o Universo surgiu de um ponto central (teoria do Big Bang). Assim se chega a uma idade aproximada.

    • that! says:

      A explicação pode ser morosa, mas procura por “ecos do big bang”

  2. Jorge says:

    Pelas belas apagadas. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.