Incêndios: Super onda de calor assolou a Índia e isso é um mau sinal para o resto do mundo
Com o mundo distraído com outros assuntos preocupantes, as notícias do planeta parecem passar para um plano secundário. Contudo, os fenómenos que afetam a Terra continuam a marcar a atualidade. Uma onda de calor e incêndios sem precedentes na primavera devastou a Índia. Mau sinal para o resto do mundo.
Neste mês de abril o país viu a temperatura ultrapassar a média dos meses de abril entre 1981 e 2010 em 1,36°C.
A Índia sofreu com uma grande onda de calor nas últimas semanas. Embora a situação pareça estar a melhorar, de acordo com o Serviço Meteorológico Indiano (IMD), as condições permanecem desfavoráveis em muitas áreas.
As ondas de calor perderam o rótulo de "grave", mas continuam a ocorrer nalgumas zonas do país. A Índia não é estranha às ondas de calor, mas elas são mais comuns no período entre maio e junho, o que significa que esta última onda chegou antes do esperado.
Just in ! Last day of April has witnessed the temperature reaching 49.0C at Jacobabad,Pakistan. First 48C and 49C in the Northern Hemisphere of 2022. 48.0C also at Moen Jo Daro. More updates later with more monthly records falling in India...Stay tuned. pic.twitter.com/A4e6Fkyllh
— Extreme Temperatures Around The World (@extremetemps) April 30, 2022
O que está a provocar esta subida da temperatura?
Desde há anos que se debate e prevê um aumento da temperatura média global como resultado das alterações climáticas. Apesar de estarmos a falar de um grau de aumento e o número nos parecer pouco, este é um dos principais problemas que isso acarreta e que aumentará a frequência e a gravidade dos eventos extremos: secas, inundações, furacões... e, claro, ondas de calor.
Ondas que irão afetar todos os países de forma diferente do que anteriormente, especialmente devido aos diferentes níveis de humidade. Em Portugal, segundo o IPMA, o "período de janeiro a julho de 2020 foi o mais quente dos últimos 90 anos (desde 1931)".
As temperaturas excessivas na Índia têm afetado diferentes regiões, desde a Índia Oriental a partes do Paquistão até à parte central do subcontinente e da Índia Oriental. Muitas destas regiões bateram recordes de temperatura.
Segundo informações, na região noroeste, os máximos médios foram os mais elevados desde 1901, com a temperatura média também só ultrapassada por recordes em 2010. No leste e nordeste a média foi a mais alta registada desde 1901.
As ondas de calor podem ter efeitos diretos na saúde e bem-estar, mas isso pode ser um problema menor em Portugal. Sabemos que a combinação de calor e falta de humidade tem um grande perigo associado: os incêndios. E eles estão a piorar.
Ainda está fresca a terrível memória de Pedrógão Grande, em 2017.
O fogo está a caminho
O Global Wildfire Information System (GWIS) coloca a Índia e o Paquistão como uma área quente, tanto em termos de risco de incêndio como de fogos ativos (atingindo os 300 em abril). Os incêndios descontrolados na Península Ibérica sempre fizeram parte das notícias de verão, e cada vez mais no contexto internacional.
Outro caso recente é o dos incêndios australianos que começaram em 2020. Tudo isto leva-nos para os chamados super incêndios.
Os super incêndios são fogos da sexta geração. Estes são incêndios florestais poderosos nos quais a interação entre o fogo e as condições atmosféricas e meteorológicas é particularmente importante. O incêndio de Sierra Bermeja, que devastou a província de Málaga durante um mês e meio em 2021 e reclamou a vida de um bombeiro que trabalhava no combate às chamas, ficará na memória de muitos.
Contudo, como bem nos lembramos, este não foi o primeiro incêndio deste tipo na península. Em 2017, o terrível incêndio em Pedrógão Grande fez 66 mortos e mais de 24.000 hectares destruídos. Estes incêndios podem tornar-se um problema que afectará toda a península.
Além da devastação visível, estes incêndios resultantes das super ondas de calor geram emissões de vários tipos, incluindo gases com efeito de estufa, tais como CO2 e metano. As partículas microscópicas também afetam a saúde e são um perigo para muitos.
Este artigo tem mais de um ano
Sendo a Índia, um dos grandes produtores de trigo: a coisa ficará feíssima.
Há muito tenho alertado e ninguém dado ouvidos, que não estamos vivendo apenas um AQUECIMENTO GLOBAL causado diretamente pelo homem, e sim, um AQUECIMENTO MACROCÓSMICO.
Quem inteligente é já percebeu, que o que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR é, não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS, muito mais avançados do que se conhece, como WI-FI.
Assim sendo, o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como os antigos faraós, ainda chamam primitivamente e indevidamente de DEUS SOL… Recebe ENERGIA CÓSMICA pulsada por nossa GALÁXIA, repulsa e distribui essa ENERGIA CÓSMICA para todos os PLANETAS, incluído o nosso.
No cetro do nosso PLANETA, tem o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que recebe essa ENERGIA pulsada pelo DEAT indevidamente DEUS SOL… Transforma essa ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA… Repulsando-a, aquecendo o fundo dos OCEANOS… MARES… RIOS… LAGOS e OUTROS.
Como todos já sabem, ultimamente veículos de mídias científicas como esse conceituado site, há todo momento, noticiam EXPLOSÕES no DEAT, ainda chamado tanto pelos das religiões-ainda-a-desestagnar quanto das ciências-ainda-a-avançar, primitivamente e indevidamente, de DEUS SOL.
Ou seja:
MAIORES ATIVIDADES, que diretamente, não são provocadas pelo homem.
Em decorrência direta disso, vem ocorrendo também MAIORES ATIVIDADES no TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que fica no centro do nosso PLANETA.
TEAT, ainda chamado pelo pessoal das ciências-ainda-a-avançar, primitivamente e erradamente de NÚCLEO DE FOGO, simplesmente porque pela antiga alquimia, o FOGO sempre foi, o ELEMENTO TRANSFORMADOR.
Estando o TEAT em MAIORES ATIVIDADES, repulsa mais ENERGIA CÓSMICA já transformada em ENERGIA TÉRMICA… Transformando CALOTAS POLARES E GELEIRAS ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… LÍQUIDA EM VAPOR DE ÁGUA… Que retida por diversas camadas que envolvem nosso PLANETA dentre essas a de OZÔNIO, provoca o temível EFEITO ESTUFA.
Temperaturas altíssimas… E devastadoras ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.
O problema maior e erro fatal, é achar que as seríssimas ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, são provocadas diretamente e unicamente, pelo homem.
Para esses que sem conhecimento algum de MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS acham isso, pergunto:
Qual a quantidade de lenha e tamanho da fogueira que estão fazendo, para aquecer as profundezas e superfície do OCEANO ÁRTICO?
O problema é muito mais sério, do que se pensa.
Hoje a ÍNDIA… Amanhã, um fazendão chamado BRASIL.
Não tendo o nome de JOSÉ por acaso, tenho admoestado:
Se não tratarem as coisas, como devem ser devidamente tratadas: bilhões morrerão de fome.
Fazendo jus que o comentário é baseado em conhecimento científico, e sendo um leigo nesta matéria, gostei de ler.
Só é pena é esta vaga anormal de calor não seja na Florida onde mora um senhor que até há pouco tempo foi presidente dos USA , e que disse que as alterações climáticas são “fake”, como ele gosta de dizer.
TDS pal?!
Se estivesses minimamente informado por esta altura ja deverias estar a rezar para que o Trump volta-se, nao?! Um dos melhores POTUS de sempre .
O sr sabe pq ele rasgou os acordos de Paris?!
Da-me a sensacao que o sr deve sr um “Dicaprio” and a curtir os seu iate e o seu aviao privado na maior e depois culpa o Bolsonaro com fotos falsas pelas queimas do Amazonia! Triste!
Podias ter mostrado as tais fotos falsas em vez de mandares bitaites…
Ora lê lá este artigo na Nature feito com dados do INPE que pertence ao Ministério da Ciência e Tecnologia
http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5876
«Zerando o desmatamento e as queimadas, além de reduzirmos as emissões de CO2, também aumentaria a capacidade da floresta Amazônica de absorver carbono, contribuir com aumento da chuva e redução da temperatura, que por sua vez aumenta mais ainda a capacidade de absorver carbono formando um ciclo positivo, não só para a Amazônia, também para o restante do Brasil, da América do sul, e do planeta, pois estamos todos interligados. Não existem paredes na atmosfera.»
falso foi como o iluminado hipocrita do dicraprio as utilizou acusando Bolsonaro pelas queimas do amazonia de 2012.
Nobre jorgeg;
Encontro-me cansado de fazer essas admoestações, e ditos governantes do mundo, não darem ouvidos.
No REVELANDO OCULTOS, admoestei sobre a COVID-19, não deram ouvidos, morreram mais 18 MILHÕES de pessoas, e BILHÕES ficaram com sequelas.
Diferentemente de muitos, tudo que descubro e divulgo, não baseia-se em religiões-ainda-a-desestagnar e ciências-ainda-a-avançar… E sim, em MÚLTIPLAS CIÊNCIAS NOVAS E AVANÇADAS tais como, MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, H-LOGIA AVANÇADA, QUÂNTICA AVANÇADA e CRIACIONISMO ENERGÉTICO AVANÇADO.
Conhecimentos dos quais, pioneiro sou.
Há muito, que eu já vinha alertando para o necessário preparo para enfrentamento de EVENTOS sequenciais… Que mais adiante, sendo o que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS EMITIDOS, muito mais avançados do que se conhece como WI-FI…
Ficando o mesmo a cada dia que passa, mais QUENTE…
Assim como os nossos LAPTOPS aquecidos, necessitam de disparos potentes de ventilação para RESFRIAMENTOS…
Todos que habitam esse ainda subdesenvolvido 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL = PLANETA-H3 indevidamente TERRA já que TERRA sempre foi é e sempre será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA:
Após preparo adequado para sobreviverem a GRANDES INUNDAÇÕES… TEMPERATURAS ALTÍSSIMAS… ESCASSEZ DE ALIMENTOS e OUTROS:
Já deveriam prepara-se também, para enfrentamento, de FORTÍSSIMAS VENTANIAS GLOBAIS.
FORTÍSSIMAS VENTANIAS GLOBAIS que derrubarão CASAS e PRÉDIOS mal construídos… Virarão BARCOS e até GRANDES NAVIOS… Impedirão decolagens e pousos de até mesmo GRANDES AVIÕES… E muito MAIS.
Jamais haverá o FIM como muitos equivocadamente pregam, mas com certeza a 3° GRANDE TRANSFORMAÇÃO MACRO CÓSMICA… Que inclusive:
Já encontra-se em curso.
Ao invés de estarem fazendo tolas guerras, deveriam unir-se, e estarem se preparando para o que vem.
O pior de tudo, é que também os das ciências-ainda-a-avançar:
AINDA ESTÃO COMENDO MOSCAS!
Esse comentário Resposta, na verdade, é para o comentário efetuado por Zé Gato.
Já cá faltava uma rajada de Wokisse! Podem vir tarde mas nunca falham.
Mete mais tabaco nisso…! Já vi formas menos elaboradas para descartar a responsabilidade da nossa espécie nas alterações climáticas. Está supera tudo!
Ora aí está, o cânhamo pode limpar o CO2 e ainda fertaliza o solo
hahahahah
1° Orientação.
Parar imediatamente a GUERRA RÚSSIA X UCRÂNIA, dois grandes produtores de TRIGO e MILHO.
Depois de uma pandemia, essa guerra, nem deveria ter começado.
Caso contrário, os preços dos alimentos básicos que já se encontram altos, no mínimo, triplicarão.
Vi no gráfico que Delhi(na Índia)chegou aos 43.78° graus centígrados.Que “estufa”. 😐
Fresco perto da Amareleja.
1948 – Conferência Geral de Pesos e Medidas, deliberou-se a substituição da palavra centígrado pela palavra célsius ou Celsius.
Abc
Só temos dados confiáveis desde 1934 para cá. Como é que extrapolam que 100 anos são media de 3000 milhões de anos?
É que há dados de que a Antártida chegou ao 55 Celsius há menos de 1500 anos. Ao mesmo tempo a Europa tinha anos sem temperaturas positivas e grandes cheias.
Sim os humanos destróiem e poluem mas, somos graus de areia no sistema do planeta.
Tu serias o genial autor de telenovelas brasileiro Aguinaldo Silva?
Somos?!? Diz isso à ilha de plástico que tens no pacifico que já é maior que a França, não me parece que isso seja um grão de areia. Em relação à atmosfera, o que sabem 99% dos cientistas… andam todos a estudar décadas para fazerem afirmações burras?! Ora pensa lá um bocadinho, quem estará certo, 99% das pessoas que se dedicam e estudaram durante décadas com provas dadas e dezenas ou centenas de exames feitos entre pares devidamente certificados por conceituadas universidades, ou tu e mais uma cambada de ignorantes que poem isso em causa com argumentos isolados que provavelmente estão fora de contexto e/ou nem são sustentados com provas claras?
Ler estes comentários acima é uma risada de barriga cheia. Tão bom.
Obrigado pplware! Obrigado internet!
A india e a china que parem de ter 50% da pop da Terra…2 países com biliões de pessoas é ridículo, deveriam colocar leis de 1 filho e mais nada, multas pesadas para quem tem mais do que 1
“Os super incêndios são fogos da sexta geração.”
Quais são as outras 5 gerações de incêndios?!
As “gerações” de incêndios florestais: a primeira, quando as árvores começaram a cobrir paisagens inteiras da Península Ibérica no início do século XX, provocando incêndios de dimensão inaudita… a quinta geração correspondeu à fase em que grandes incêndios ocorridos em simultâneo exerceram uma pressão insuportável sobre os recursos dos corpos de bombeiros…
Obrigado Vitor, nunca tinha ouvido falar nessas gerações. E já agora a 2ª, 3ª e 4ª geração quais são?
Dá uma lida neste artigo, que está a a ver se o encontrava, li-o na altura que foi publicado e é interessante https://florestas.pt/conhecer/fogo-a-evolucao-dos-incendios-rurais-em-portugal explica essa e outras questões.