Há metais preciosos enterrados na Lua, refere um novo estudo
Pese o facto do ser humano já ter pisado na Lua, a verdade é que cada vez se sabe mais o quanto ainda se desconhece o nosso satélite natural. Nesse sentido, foi publicado um novo estudo, realizado por geólogos no Canadá e nos Estados Unidos, que sugere haver um repositório de metais preciosos escondido na superfície da Lua.
Segundo as informações, a Lua poderá esconder um tesouro que, seguramente, estará na mira dos terrestres.
Haverá platina e paládio na Lua?
De acordo com um novo estudo, pode estar escondido abaixo da superfície da Lua um repositório de metais preciosos. Assim, foram estabelecidos paralelos entre os depósitos minerais encontrados na Terra e os da Lua.
Temos sido capazes de ligar o conteúdo de enxofre das rochas vulcânicas lunares à presença de sulfureto de ferro no interior da Lua. O exame dos depósitos minerais na Terra sugere que o sulfeto de ferro é um ótimo lugar para armazenar metais preciosos, como platina e paládio.
Referiu James Brenan, da Universidade Dalhousie, no Canadá, em comunicado publicado pela Phys.
Os geólogos especulam há muito tempo que a Lua foi formada pelo impacto. Calcula-se que possa ter sido um enorme objeto do tamanho de um planeta Terra há 4,5 mil milhões de anos. Com base nessa história comum, acredita-se que os dois corpos têm uma composição semelhante.
Apesar dessas supostas similaridades, as primeiras medições das concentrações de metais preciosos em rochas vulcânicas lunares feitas em 2006, mostraram níveis excecionalmente baixos. As medições eram dez a cem vezes menores que o esperado. Este cenário levantou, no entanto, uma questão que tem deixado os cientistas perplexos há mais de uma década. Qual a razão para haver tão pouco?
Brenan disse que se pensava que estes níveis baixos refletiam um esgotamento geral dos metais preciosos na Lua como um todo.
Enxofre é uma pista para descobrir os metais preciosos
A investigação oferece uma explicação sobre os níveis surpreendentemente baixos. Além disso, acrescenta uma visão valiosa sobre a composição da Lua.
Os nossos resultados mostram que o enxofre em rochas vulcânicas lunares é uma impressão digital da presença de sulfureto de ferro no interior rochoso da Lua, que é onde pensamos que os metais preciosos foram deixados para trás quando as lavas foram criadas.
Referiram os responsáveis pelo novo estudo.
A equipa fez várias experiências para recriar a pressão extrema e a temperatura do interior lunar para assim determinar a quantidade de sulfato de ferro que se formaria.
Mediram a composição da rocha resultante e do sulfureto de ferro e confirmaram que os metais preciosos seriam ligados pelo sulfureto de ferro, tornando-os indisponíveis para os magmas que fluem para a superfície lunar.
Brenan esclareceu que provavelmente não havia o suficiente para formar um depósito de minério. "Mas certamente haveria o suficiente para explicar os baixos níveis nas lavas lunares". Segundo ele, serão necessárias amostras da parte profunda e rochosa da Lua onde as lavas lunares se originaram para confirmar as descobertas.
Há 50 anos, astronautas trouxeram centenas de quilos de material lunar
Os geólogos têm acesso a amostras científicas de centenas de quilómetros de profundidade dentro da Terra. Contudo, esse material ainda não foi recuperado da Lua.
Temos estado a varrer a superfície da Terra durante um período de tempo bastante longo, por isso temos uma boa ideia da sua composição, mas com a Lua isso não é nada assim.
Temos um total geral de 400 quilos de amostras que foram trazidos de volta pelas missões Apollo. É uma quantidade muito pequena de material. Para descobrir algo sobre o interior da Lua, precisamos de reverter a composição das lavas que vêm à superfície.
Explicou James Brenan.
O estudo, que foi publicado em agosto na revista especializada Nature Geoscience, não fornece uma estimativa sólida da composição de metais preciosos no soldo da Lua. Dessa forma, serão necessárias outras missões que visem fazer este reconhecimento. Isto para se ficar a saber se é viável ou não uma exploração aos minérios lunares.
Este artigo tem mais de um ano
That moon sure looks like it needs some freedom, right about now…
Cool, maybe thats the main reason NASA and other agencies are so interested in set foot in the Moon again…
Agora vão começar a fazer buracos na lua para tirar esses metais. Quem quer esses metais então que os tirem do “redondo”.
Então irão gastar dezenas/ centenas de milhões de euros para ir lá buscá-los… se existirem realmente… faz todo o sentido.
o princípio do fim da lua
“Os geólogos têm acesso a amostras científicas de centenas de quilómetros de profundidade dentro da Terra” corrijam lá isso, o buraco mais fundo alguma vez feito pelo homem na crosta terreste é de 12kms e foi um feito cientifico fantastico uma vez que o material derrete.
Já ouviste falar das amostras de Malaita? Foram formadas entre os 400km e os 670km. E estás a confundir magma com o manto. Contrariamente do que muita gente pensa, o manto é maioritariamente sólido, não líquido.
É claro que a matéria é direcionada e financiada pela NASA. É necessário manter a ficção científica sempre com novas notícias extravagantes para alimentar a ilusão do rebanho.
Estás a dizer que a NASA financia todas as agências espaciais de todas as nações, privadas e publicas? Não serás tu quem pertence a um rebanho?
O ser Humano cada vez pior, tristeza. Estão a dar cabo da Terra e agora querem fazer o mesmo com a Lua.
É melhor que explorem a lua do que a terra. Grandes áreas precisam ser devastadas para mineração. Se esses minerais viessem da Lua ou de algum outro planeta, florestas não precisariam ser derrubadas, rios não seriam contaminados e muitos animais não morreriam ou perderiam suas casas. E se houver interesse financeiro pelo espaço, melhor. E isso porque novas tecnologias serão desenvolvidas e mais dinheiro será investido.
Estás a esquecer que a lua tem grande influencia na terra, pelo que se destruirem a lua, há varios estudos que mostram que seria o fim da vida na terra.
Podias colocar esses estudos?
Concordo, mas isso pode fazer alguma perturbação no Espaço, no campo magnético e a na rotação da Lua à volta da Terra… Não esquecer que a Lua tem gravidade zero, pode afetar a Terra se penetrarem a crosta
Não sou física mas não é preciso ser um génio para saber isso.
Tens a certeza que a lua tem gravidade zero?
Não dêm cabo do resto que nos sobra por favor.
Não dêm cabo do resto que nos sobra por favor.
Like the sound of the song Wall of the moon of Pink Floyd…
Quando homem querer saber mais doque Deus e tocar nas coisas que Deus criou o mundo está bem perto do fim mesmo, só já se vê sinais nas estrela na lua no sol,asteroides se aproximando da terra,sinais no céu, agora o homem querendo ser Deus, o próprio homem acabará com o mundo que Deus criou isso é bíblico..o fim se aproxima e ninguém da ouvido as palavras de Deus!
Já cá faltava a fanática religiosa. O homem não pode saber mais que deus, porque este, evidentemente, não existe. Nem muito deus criou o mundo, porque este formou-se de forma natural, tal como as toneladas de outros planetas noutras estrelas. E mesmo que o homem seja extinto pela sua própria mão, o mundo continuará.
Os asteroides sempre se aproximaram da terra, não é um fenómeno recente. Ou achas que as crateras existentes no nosso planeta foram formadas pela pressão do ar durante uma flatulência do teu deus? E que sinais são esses que tu lestes na lua, no sol e nas estrelas?
Já agora recomendo-te a ter umas lições de português. Eu não sou muito bom a escrever, mas tu exageras. Nem sabes o que é pontuação, e para que esta serve.
Já li e ouvi e li coisas absurdas mas esta ui. Na hora da agonia vais ver se Deus existe ou não. Depois não seja tarde para arrependimentos.
Não sabia que não acreditar era pecado…, ops… O único pecado pela qual não há perdão possível é a descrença. Ou seja, temos que acreditar sobre uma pena pior que a morte. Qualquer deus que tivesse este sistema de justiça não seria merecedor da minha adoração.
Na hora da agonia espera-me absolutamente nada, népia, patavina, nicles,… Ao contrário de ti, eu não penso que sou especial, nem muito que o universo foi feito para mim. Já o universo existia bem antes de eu nascer, e quando eu morrer este não se vai lembrar de mim por muito tempo.
O ser humano vai perecer com a Terra e infelizmente com o resto dos outros animais, a não ser que eles se consigam adaptar a este clima etc. e haja outras espécies
Nós não vamos parar enquanto não destruirmos tudo o que vemos.
É uma tristeza mas é a verdade
Deus tenha piedade de nós 🙁 infelizmente como a sra diz é o homem culpado pela destruição do mundo 🙁