Há água na superfície da Lua voltada para o Sol, diz a NASA
A NASA tinha marcado para hoje um evento para desvendar algumas descobertas conseguidas nos últimos tempos na Lua. A novidade foi agora revelada, afinal a agência espacial americana encontrou água na Lua, terminando com o pensamento anterior de que a água só existia apenas em crateras na zona sombria do nosso satélite natural.
A descoberta é extremamente importante e reforça a expectativas em cima da Missão Artemis, que colocará de novo em solo lunar o homem e a mulher pela primeira vez.
Missão Artemis pode beneficiar com a descoberta da água na Lua
A NASA descobriu água na superfície da lua voltada para o sol, de acordo com um evento de teleconferência ao vivo transmitido no site da agência dos EUA. Conforme foi dado a saber, esta descoberta foi confirmada graças ao Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA).
A água é um recurso precioso no espaço. No entanto, não se sabe se a água na superfície da Lua, que está voltada para o sol, é acessível para uso humano como um recurso viável.
Referiu Hertz durante a teleconferência.
As moléculas de água - consistindo num átomo de oxigénio e dois de hidrogénio - foram detetadas pelo espectrómetro infravermelho do observatório SOFIA. Segundo os investigadores, este quadro encontrado levanta novas questões interessantes sobre como a água é criada e como ela pode sobreviver nas condições extremamente adversas e áridas da superfície lunar.
Esta é a primeira vez que a presença de água está confirmada numa superfície da lua voltada para o sol.
We will announce exciting science results about the Moon from the airborne @SOFIATelescope today at 12pm ET (16:00 UTC)! https://t.co/wKnmDl8aQ7
📸: Casey Honniball, a postdoctoral fellow at @NASAGoddard, is involved in the discovery. pic.twitter.com/HF54OAcTuS
— NASA Moon (@NASAMoon) October 26, 2020
Nova realidade contraria o que no passado era afirmado sobre a água na Lua
No passado, vários estudos sugeriram que toda a água na Lua existia apenas dentro das crateras permanentemente sombreadas do nosso satélite natural A última descoberta de água confirmada na superfície da Lua voltada para o sol é significativa porque é contrária ao que os cientistas pensavam. Segundo o que era tido como verdade, no solo lunar, a água sob a luz solar direta não permanecia.
A água pode ser distribuída pela superfície lunar e não se pode limitar aos lugares frios e sombreados perto dos pólos lunares, onde havíamos descoberto gelo de água anteriormente.
Explicou Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da NASA.
NASA anuncia descoberta inovadora da lua
Esta descoberta vem no desenrolar do estudo contínuo da NASA da Lua. A agência norte-americana tem como objetivo de promover a exploração espacial humana, de acordo com um comunicado de imprensa da NASA.
Conforme é sabido, o programa Artemis da agência enviará a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar em 2024. Assim, estes serão o iniciar dos preparativos para o próximo salto gigante da humanidade até Marte, que deverá ser nalgum momento nos anos 2030.
Sobre o observatório SOFIA
O observatório SOFIA (Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha) é baseado num avião Boeing 747SP de corpo largo que foi modificado para incluir uma porta grande na fuselagem traseira que pode ser aberta em voo, permitindo um acesso de um telescópio ao céu. O observatório SOFIA é baseado no Centro de Investigação de Voo Neil A. Armstrong da NASA no Aeroporto Regional de Palmdale, Califórnia, enquanto o SOFIA Science Center é baseado no Ames Research Center, em Mountain View, Califórnia.
SOFIA usa um telescópio refletor de 2,5 m que possui um espelho primário de grandes dimensões e 2,7 m de diâmetro, como é comum na maioria dos grandes telescópios infravermelhos.
Este artigo tem mais de um ano
Passados 50 anos, é assim tão dificil colocar pessoas novamente na lua? “A descoberta é extremamente importante e reforça a expectativas em cima da Missão Artemis, que colocará de novo em solo lunar o homem e a mulher pela primeira vez.” Será que a Apollo 11 foi verdadeira
É difícil sim. Nunca lá foram…
Também existem rumores que nos anos 60 fabricaram avioes comerciais supersónicos.
Mas o facto é que hoje em dia não existe nenhum.
Era incrivel fazer Europa USA em menos de 3H. Pode ser que um dia se tenha a tecnologia para isso.
que lindo nome:Pirata das cabernas,ou das tabernas?
Acreditas?
no Holocausto – sim
no Coronavírus/Covid-19 – sim
que a Terra é plana – não
na ida do homem à lua – NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO E… NNÃÃOOOOOO!!!
Não é difícil. Não há é muita vontade [política e económica]. No entanto, o plano atual é voltar para estabelecer uma presença sustentável humana. O que é um bocado diferente de meras “visitas pontuais” de alguns dias como que Neil Armstrong e companhia fizeram. A tecnologia para ir e voltar já existe desde a década de 1960. Mas a tecnologia para ficar lá a viver tinha que ser desenvolvida. Felizmente a ISS ajudou-nos nisto.
E, já agora, também não é difícil ir até Marte. Aliás, a mesma tecnologia usada para ir à Lua durante o programa Apollo também podia levar astronautas ao Planeta Vermelho. Mas… para depois voltar… isso já era outra conversa. O mesmo acontece no presente, se bem que com um bocado mais de progresso graças ao passar dos anos.
Tal como a ISS serviu para progredir o colonizar da Lua, o colonizar da Lua vai ajudar a ir a Marte.
A ida a Marte tem mais alguns desafios, sendo que o principal será mesmo o fator psicológico. A combinação de meses de viagem num ambiente fechado, para chegares a um destino algo desconhecido e altamente hostil é lixado. E se por acaso tiveres o luxo da viagem de regresso, saberes que vais novamente ter que passar por todos aqueles meses de viagem… Não sei não, acho que mesmo o gajo mais duro seria capaz de não aguentar.
É por isso que penso que a visão do Musk de uma nave com capacidade para mais pessoas, seja o mais indicado para este tipo de missões. Pelo menos consegues combater um pouco o fator de isolação.
Infelizmente preferem pagar 2 biliões de dólares num bombardeiro, que fazer uma missão tripulada para a lua.
É assim o mundo onde vivemos.
Claro que ainda ninguém lá pós os pés. Ao ver as filmagens originais até dá vontade de rir!!!!!
+1
Tudo feito em MAC Pro e Final Cut Pro
Foi no novo iPhone 12 pro max
O que dá vontade de rir é as pessoas que quando não percebem a ciência envolvida em certa coisa, preferem acreditar em teorias sem qualquer fundamento cientifico em vez de tentarem perceber a ciência. Triste.
OS Russos não descobriram a mentira, os chineses não descobriram a mentira, os media não descobriram a mentira mas Abreu o génio descobriu a farça do homem na lua. Parabéns Abreu!
Ninguém tinha interesse em descobrir a mentira.
Assim foi bom para todos.
OS Americanos já lá chegaram e os Russos deixaram de gastar dinheiro que não tinham para lá conseguir chegar.
+1
Russos e Americanos possuem uma aliança e cooperação milenar.
E parece que encontramos aqui mais uns tantos terraplanistas lol
Qual é a parte da lua voltada para o Sol? Existe a parte da lua voltada para a terra e a voltada para o espaço, a face oculta. Quanto a essa parte estar voltada para o sol depende da hora do dia!
Mas não são os polos que também contam. Aliás, era onde anteriormente se julgava ser os únicos lugares com água em forma de gelo. Afinal não, há mais água até na superfície virada ao sol.
Seja como for, o título é incorrecto.
Não está nada incorreto. Está certo. Aliás, é a própria NASA que o diz “ NASA’s SOFIA Discovers Water on Sunlit Surface of Moon”, portanto, o titulo está corretíssimo. 😉
Sunlit significa zona iluminada pelo sol. Mas essa iluminação só existe quando “é de dia” porque não existe nenhuma zona que esteja constantemente virada para o sol
Portanto, quer isso dizer que há água em várias partes da Lua e não apenas nos polos, como anteriormente se pensava 😉 é que é tão fácil de perceber… que nem os exemplos deixados no artigo acrescentam mais que isso. Apesar disso, deixamos links para o que anteriormente se pensava, quando se descobriu água nas área sombria da Lua.
Na superficie voltada ao sol? Ambos os lados são voltados ao sol, um na lua cheia e o outro na lua nova.
Mas não são os polos 😉 que também contam. Aliás, era onde anteriormente se julgava ser os únicos lugares com água em forma de gelo. Afinal não, há mais água até na superfície virada ao sol.
“Afinal não, há mais água até na superfície virada ao sol.”.
E quando não está virada ao sol? Desaparece!? É que se congelar continua a ser água…
Mas isso que dizes acrescenta o quê? É que já se sabia que nos polos, ensombrados, há calotas de gelo. A novidade agora é a presença de água na face da lua que recebe luz solar. O que abre uma nova e ambiciosa perspectiva de exploração dessa água em zonas onde podem ser construídas infra-estruturas lunares. Essa água poderá ser usada quer para consumo humano, quer para extração do hidrogénio, para combustível. Já se falou nisso muitas vezes, apenas só agora a NASA revelou a presença de água neste local da lua.
Qual a parte que que toda a superficie é virada ao sol (dependente da altura) que ainda não entendes?
Tu é que não percebeste e é muito simples. Basta leres o artigo todo, porque lá diz que antes, os cientistas pensavam que só existia água (gelo) nos polos, onde não batia a luz solar. Contudo, o que descobriram agora, é que onde a superfície iluminada pelo sol, também tem água, que não se acreditava ser possível porque quando o Sol atinge a superfície da Lua, as temperaturas chegam aos 123 graus Celsius. E afinal… há água 😉
E estás errado. Porque, tal como já escrevemos antes, em 2018 uma equipa de cientistas liderada por investigadores encontrou a primeira evidência direta da existência de gelo à superfície em regiões permanentemente em sombra nas regiões polares da Lua e onde as temperaturas não sobem acima dos -121 graus Celcius.
Já imaginaram a importância que tem isso pra humanidade?! Que não cuida nem mesmo da própria casa! Ou seja; Nem honra as calças que veste. Creio que já está passando da hora de uma intervenção extraterrestre pois ao meu ver se der corda o verme do mundo ‘ser humano’ vai longe!
O artigo podia estar realmente um pouco mais explícito. O que se quer mesmo dizer é que foi descoberta água numa parte ensolarada da Lua. Antes só se sabia da existência de água [gelada] em zonas permanentemente à sombra, como no chão ou paredes de crateras, nunca recebendo diretamente luz solar.
É o que foi dito. Basicamente há mais água do que aquela se pensava. Afinal há água que, mesmo virada ao sol, não evapora. De tudo o que foi dito, isto é o mais relevante.
Ó Vitor M.Pense um pouco com a sua cabeça não recorrendo tanto ao que dizem os cientistas.Ora veja:aLua volta sempre a mesma face para a terra não é?E faz uma volta completa ao nosso redor em 28 dias,não é?Portanto toda a sua superficie (talvez com excepção polar)recebe luz solar em quantidades iguais.Nós é que não vendo a face que ela não mostra,lhe chamamos escura,mas não é.É sim oculta porque não a vemos.De acordo?