PplWare Mobile

Estudo revela que a exposição ao chumbo resultou numa crise de saúde mental nos EUA

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Jamaral says:

    “Estudo revela que a exposição ao chumbo resultou numa crise de saúde mental nos EUA”

    Já tinha percebido, pelo resultado das eleições.

  2. Eu says:

    E para quem em miúdo chumbou os dentes em um tratamento?

  3. Rodrigo says:

    Está explicado como apareceu o “Road Rage”. 😉

  4. Yamahia says:

    “…que cerca de 800 milhões de crianças, um terço da população mundial, estão, hoje em dia, expostas a níveis elevados de chumbo. …”
    Ora bolas, então o problema não estava só na gasolina.

    • Joao says:

      tens um claro problema, cuidado com o chumbo

    • says:

      Exato e disseste bem “… não estava só na gasolina”. Mas boa parte estava. Mas também em outras utilizações que foram sendo proibidas.
      O mais curioso é que se começou a usar chumbo nos combustíveis algures nos anos 20. E desde essa altura que se falava nos malefícios do uso do chumbo e da sua libertação para a atmosfera, o que ajudou e de que maneira a disseminar o problema. Foram preciso mais de 50 anos para que se chegasse a +/- a um consenso sobre os perigos do chumbo e mais 20/30 anos para o eliminar de grande parte dos combustíveis. Alguns barcos ou aviões ainda usam combustível com chumbo, por exemplo.
      Além dos combustíveis, o chumbo foi usado em outros fins e que hoje também são proibidos, como tintas para casas, canalização moderna (nos USA era comum e ainda há casas com canos ou depósitos com chumbo), cerâmica e até comida entalada.
      Quando eu era puto, o meu pai gostava de ir à pesca e como ele trabalhava com tornos mecânicos, fresadoras e coisas assim, fez uns moldes (acho que eram em aço) para fazermos chumbeiras de vários tipos e pesos em casa. Derretia-se o chumbo numa lata qualquer ao fogão e deitava-se no molde, usando um pedaço de arame de cobre para a “argola”. Claro que sem máscaras nem nada. Bons velhos tempos em que não sabíamos nada e nos envenenávamos.
      O chumbo é extremamente fácil de moldar e ainda mais de derreter, também de moldar a frio. Não sofre de corrosão e é bastante estável. Além de ser denso e pesado como o chumbo 😀
      Daí ser um dos metais mais usados há milénios. Ainda hoje se encontram peças decorativas em chumbo com milhares de anos de idade.

    • Toni da Adega says:

      Quer isso dizer que temos que voltar a utilizar chumbo nos combustiveis

    • JL says:

      Está nas baterias e nos seus escapes.

  5. Tretada says:

    A exposição ao chumbo… que era utilizado para fazer tubagens de abastecimento de água, foi um dos motivos da queda do império romano.

    • says:

      E nos recipientes como panelas, jarros e afins. Mais que isso, o chumbo era reduzido a pó e utilizado como uma espécie de adoçante/intensificador de sabor em bebidas como o vinho. Curioso é que já na altura do império romano sabiam que o chumbo tinha propriedades nefastas. Uma coisa é uns saberem, outra é o resto acreditar.
      Agora, daí a ser uma das causas da queda do império (ocidental, já que o império romano oriental perdurou por mais 1000 anos) é esticado. Há um estudo muito famoso dos anos 80 que aponta nesse sentido, mas grande parte da argumentação foi sendo desconstruída.

      • O-das-CAldas says:

        “Como ocorria a contaminação do vinho?
        A contaminação era consequência da fervura lenta do vinho em recipientes feitos ou revestidos com chumbo (Pb). Dessa forma, durante a fervura ocorre a formação do acetato de chumbo (Pb(C2H3O2)2 = “açúcar do chumbo”) que ajuda na preservação inibindo a ação do crescimento de microrganismos, além de quebrar a acidez do vinho. Após a fervura era formado um xarope espesso, doce, com forte aroma e cor acentuada denominado “sapa” ou defrutum ou, ainda, caroenum.
        Os romanos costumavam também preservar os seus alimentos, principalmente frutas, com o defrutum. As receitas dos xaropes para adocicar o vinho tinham concentrações de chumbo (Pb) de 240 a 1.000 miligramas por litro (mg/L). Ou seja, uma colher de chá (5 mL) desse xarope teria sido mais do que suficiente para causar envenenamento crónico por chumbo (Pb). Esse facto levou a hipótese de que o saturnismo tenha sido uma das prováveis causas da queda do Império Romano.”
        Clube da Química – “O Vinho Pode Ter Derrubado Império Romano”

  6. Anamazga says:

    O Trump agradece

    • X says:

      O trump conseguia vender à base dele que o chumbo é clean e benéfico, esses rednecks ignorantes morriam lentamente mas continuavam convencidos que o trump selou pelos seus interesses, nada como os ricos a mandar nos pobres!

  7. X says:

    America a terra dos serial killers. Estão mergulhados numa sopa quimica de tal ordem que atenta contra a saúde mental.

    • says:

      Não é bem por aí. A questão dos USA tem de ser vista desde o tempo das colonizações. Não foram só colonizados por “aventureiros”. Isso até foi uma pequena parte. Dos grandes “grupos” que migraram para o novo mundo, contam-se como possivelmente mais importantes os puritanos. Há quem lhes chame “tradicionalistas”, há quem os chame de fanáticos religiosos. Outra fações religiosas como protestantes, católicos “descontentes” e até os Amish.
      Outro grande grupo (se é que lhe podemos chamar isso) foram criminosos que ou fugiam, ou viajavam para o novo mundo em troca de liberdade.
      Se mais tarde juntarmos a isto a escravidão, o massacre dos povos nativos, guerras entre vários grupos e a guerra civil americana. Sempre foi um território com um certo grau de desconexão entre vários grupos, e com o tempo tornou-se numa nação de absolutos em que pouca gente tem a capacidade de fazer consensos e unir as pessoas. E em termos políticos infelizmente ainda se ajuda mais. Tudo isto aliado (ou causado??) por um capitalismos selvagem que se escondo debaixo da manta de liberdade e da democracia, aliado a uma enorme aversão a políticas sociais. Um americano médio prefere pagar 10mil dólares para um seguro de saúde por ano, a pagar mil para um sistema universal, só porque um sistema universal implicaria que algumas pessoas que não estão a contribuir teriam acesso ao sistema. É um pensamento completamente diferente, com o qual não concordo. Percebo em parte o raciocínio que fazem e em alguns pequenos pontos tem os seus méritos, mas no geral não concordo. Independentemente disso, é um estado democrático. A democracia nem sempre agrada a todos, mas é o que é…

      • X says:

        OK isso pode ser tudo verdadeiro mas simplesmente lembrou-me do caso do Richard Ramirez, um serial killer que aterrorisou Los Angeles nos 80s e que especualsse que pode ter sido exposto a quimicos quando a mãe estava grávida dele e e trabalhava num emprego onde estava exposta a químicos tóxicos, depois o cerebro da criatura não funcionava de maneira normal.

        • says:

          Poder pode. Tal como no caso das drogas (incluindo álcool) entre outros “perigos”. Está mais que estudado e comprovado que a exposição a certos “elementos” tem efeitos negativos. Por outro lado, e na grande maioria dos assassinos em série, as questões são mais ambientais e educacionais do que genéticas. Não querendo de forma alguma desculpar um assassino em série, muitos deles passaram por infâncias muito negativas.

      • J. C. Lopes says:

        “A democracia nem sempre agrada a todos” disse, e muito bem, e parece que ultimamente agrada a cada vez menos, infelizmente.
        Só não consigo entender porque é que gostam mais de autocracias do que de democracias, mas eles lá saberão.

        • says:

          O grande problema da democracia é que precisa de uma certa dose de cultura democrática e de cultura em geral dos seus cidadão. De uma forma muito generalizada, apenas quem está informado e com um mínimo de cultura democrática tem discernimento e capacidade para tomar uma decisão sensata, consciêncisosa e no melhor interesse do país. Agora, quando grande parte do eleitorado não tem essa capacidade, dificilmente pode tomar uma escolha verdadeiramente informada. Aliado a isso, boa parte dos políticos são autênticos predadores que sabem como manipular as pessoas e aproveitar-se disso, com os resultados que vamos vendo um pouco por todo o mundo.
          Mas para o mal ou para o bem, é a democracia a funcionar e acima de tudo a culpa do maus governos é de quem vota neles.

  8. Fred says:

    A sério? No século XIX já se queimava essa tal gasolina? Ou era o chumbo das balas dos cowboys que provocava o problema?
    Na América comportamentos antissociais existem desde antes da independência. Que o digam os indigenas massacrados desde o México até ao Canadá. Foi cá uma chacina de arromba.

  9. semerodk says:

    As baterias fazem bem há saúde…

  10. Aziado says:

    Está justificado o resultado, das últimas eleições, nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.