PplWare Mobile

Novo tipo de plástico decompõe-se no oceano mais rapidamente do que o papel

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Grunho says:

    Não é só a velocidade com que se degrada, é a toxicidade dos compostos que liberta. Além de ser sempre mais caro de produzir. A única maneira segura de não poluir é não consumir plásticos

    • Técnico Meo says:

      Sim, e concordo contigo, mas enquanto não convences as pessoas disso, esta medida é melhor do que nada fazer

      • wuuu says:

        Caros Técnico Meo e Grunho, eu não ando a guardar o plástico para depois, num belo passeio até à praia mais próxima, o despejar no mar!!!

        Não me culpem, enquanto consumidor, daquilo de que não sou responsável nem directa nem indirectamente.

        • Técnico Meo says:

          Sim, não deixas de ter razão, a cultura do plástico nas compras chega em meados de 70 séc 20 e esteve forte até á década passada. Antes era o vidro …e estão a voltar outra vez ao vidro.

        • Katrina says:

          Teu comentário é mais tóxico que o plástico.

        • Fraquinhos says:

          Não precisas. A produção de plástico encarrega-se de o fazer.
          Indiretamente, todos nós, consumidores, somos responsáveis.

        • Ganda idéa says:

          O plástico que há no mar é de países como a índia, indonésia, filipinas, etc, etc, etc, que não reciclam…

          O plástico que há no mar não é culpa dos europeus…

          Mas fomos todos manipulados pelos políticos, e comunicação social, para parecer que são os europeus que lançam toneladas de plástico para os rios e mar.

          Esta solução, de que falam aqui, se calhar é muito pior, porque estes plásticos transformam-se em micro-plásticos muito mais depressa…

          Dizem que há estudos que encontraram micro-plásticos em corpos humanos…
          A sério?
          Não sabem de onde vêm esses micro-plásticos?
          Já comeram chouriço?
          Tiram sempre, sempre, sempre, aquela pele de plástico que há nos chouriços?
          E os queijos?
          O queijo flamengo não tem plásticos, mas os outros têm uma camada de plástico/parafina ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Parafina ) para não ganharem bolor muito depressa.
          De onde vieram esses tais micro-plásticos encontrados em humanos?

          Os políticos usam muitas mentiras, para nos manipularem, para parecerem muito ecológicos, para ganharem votos, não percebo é porque é que a comunicação social, não divulga quais são as populações, de que países, que lançam esses plásticos ao mar.
          Ah, pois, fazer investigação jornalística, a sério, é MUITO caro e dá MUITO trabalho, e não estão para isso, sai mais barato dizer qualquer coisa.

  2. Fraquinhos says:

    Ok, então como se degrada já não é nocivo. Bioplástico! Para ser verde basta acrescentar bio. Biotangas, dos biorockefeller.

  3. wuuu says:

    Há ambientalistas que são capazes de tudo… até de sujar o oceano com plástico se isso lhes garantir uma “boa foto”.

    Não acreditam? É só olharem para a primeira foto para terem a confirmação!

    Deixo a pergunta final: será que o “fotógrafo” recolheu esse lixo depois de tirar a fotografia ou nem se terá dado ao trabalho?

  4. X says:

    As vezes fico com duvidas se devemos empoderar as pessoas no seu geral, com tanta irresponsabilidade parece que vai dar desastre no entanto não é justo para quem quer evoluir responsavelmente, a Humanidade já provou não merecer o plástico, andem com o vidro ás costas…

  5. Profeta says:

    Nos como consumidores nao queremos saber muito de como quando e porque e feito dessa forma os produtos, simplesmente consumimos e pronto. Agora virem para aqui dar uma de moralistas e que nao. Se querem resolver isso nao produzam produtos, isso vale para plasticos vidros inox seja o que for, haver a sempre poluicao nesse sentido. A transformacao da materia quer queiramos ou nao, vai permitir sempre isso. E queimar as coisas depois de nao utilizadas nao resolve ? Ou da mesma forma que a criaram nao a podem desfazer ? O homem inventa de tudo e mais alguma coisa , so nao consegue resolver o tratamento do lixo ? Nao consegue ou nao quer ? Enfim.

  6. PJA says:

    O caminho é este bioplásticos, produtos que se “dissolvam” na natureza com o impacto o menor possível, sabendo que nunca completamente inócuo. O resto é hipocrisia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.