Estamos perto de uma vacina contra o cancro do pâncreas, um dos mais difíceis de combater
O cancro do pâncreas é um dos mais agressivos e difíceis de combater. Assim sendo, a aproximação de uma vacina tem tudo para ser uma boa e esperançosa notícia.
Por não apresentar sintomas na fase inicial e por resultarem dele indícios que não lhe são exclusivos e que podem apontar para outras doenças, o cancro do pâncreas é um dos mais agressivos e dos mais difíceis de combater. Além disso, e apesar dos fatores de risco, não existem estratégias específicas que o previnam.
Por ser assustadoramente grave, a procura por uma vacina que o combata tem sido incessante. Agora, uma equipa de investigadores encontrou uma fórmula que se revelou promissora.
Estes resultados empolgantes indicam que poderemos vir a utilizar vacinas como tratamento para o cancro do pâncreas.
Partilhou Vinod Balachandran, especialista no Memorial Sloan Kettering Cancer Cente e um dos autores do estudo, num comunicado de imprensa. Na mesma comunicação, lê-se que o próximo ensaio já está a ser preparado e que deverá começar, em agosto.
A fórmula recorre a uma tecnologia que não lhe será estranha, pois ganhou grande relevância, durante a pandemia pela COVID-19: RNA mensageiro (mRNA). A vacina já foi testada num pequeno ensaio clínico com 16 pacientes - o número limitado de participantes deve-se ao objetivo desta primeira fase do estudo passar por confirmar a segurança do tratamento, ainda que dê algumas indicações sobre a sua eficácia.
As recaídas são um dos grandes desafios que os doentes enfrentam. Neste ensaio, oito dos pacientes desenvolveram uma resposta imunitária contra os seus tumores e não apresentaram qualquer recaída, durante o período do estudo, de 18 meses.
O tratamento administrado aos 16 pacientes combinou a vacina com quimioterapia e um outro composto destinado a reduzir a capacidade dos tumores de escapar à resposta imunitária estimulada pela vacina.
O ensaio clínico foi realizado por uma equipa de investigadores liderada por especialistas do Memorial Sloan Kettering Cancer Center.
Este artigo tem mais de um ano
Vamosssss
+1
muita coisa má esta “pandomia” trouxe… ao menos que o investimento monetário e humano neste tipo de tecnologia aumente e novas vacinas possam aparecer. infelizmente são preciso “guerras” para haver mudanças
+1
Era bom se fosse assim mas infelizmente como é a industria farmacêutica, eles preferem ganhar dinheiro a tratar o cancro do que fazer vacinas para curar cancro
Os teóricos da conspiração e das fake news, vão ser contra a vacina, alegando que tem o tal RNA mensageiro que altera o DNA e tem microchip
Os teóricos da conspiração e das fake news estiveram 100% certos em relação a tudo. É complicado aceitar, mas aceita que és rebanho.
ahahahah
Meu deus, que país mais atrasado.
O comentário foi feito por uma pessoa, isso não implica que todo o país concorde com ele…
Ora assim é que é bom. Mais vacinas sobram para os que acreditam que a ciência é a melhor hipótese que temos de viver mais e melhor, com base em investigação e revisão.
@Jonathan, espero que nunca tenhas um cancro do pancreas, nem nenhum tipo de cancro, poque quando tiveres mudas completamente de ideias!
Quando perderes 2 familiares á custa dessa malvada doença, vais pensar! Mas vá é preferível ter duas palas nos olhos!
Só falta dizer que o cancro é uma doença fake!
Penso que o @Jonathan não estava a referir-se concretamente ao facto de ser utilizado RNa mensageiro, mas sim em resposta aos ” teóricos da conspiração e das fake news”. E que concordo, não diria 100% certos, mas acima dos 70%. Assim como também concordo que o RNA mensageiro terá as suas valias e com estudo bem feitos e comprovados como este, só é uma excelente noticia. Mas é no minimo anedótico falar de teóricos da conspiração e das fake news em relação ao Covid quando já se esta a comprovar há algum tempo que relamente havia muita coisa que estes teóricos da conspiração e das fake news diziam que se comprova que estavam certos.
so por curiosidade … diga ai 4 ou 5 (nao se esqueça que os tarologos tambem acertam de vez em quando)
Tanto dinheiro se gastou em vacinas nao resultaram em nada.. que bem daria para doenças mais antigas e que se espera anos e anos por uma cura… Enfim 🙁
Pelo menos resolveram a pandemia da COVID-19, uma doença que se tornou mortal. E que com a vacina deixou até de ser uma crise de saúde global. Pelo menos isso a vacina conseguiu.
Resolveram? Nota se…. Muitos de que a tomaram já cá não estão. Os que não tomaram a dita devem de estar mortos neste momento nao? 😀 Olhe que sou um deles.. No Mask, no test and no vaxs… and no fear
Disparate. Os milhões que tomaram que ainda cá estão e graças à vacina. E muitos milhões que caíram antes dela aparecer com a doença a matar às centenas por dia, como víamos diariamente. Miguel, se não tomou ainda é um alvo 😉 pois não está imune. Mas cada um sabe de si. Até porque a doença (e o vírus) não desapareceu, apenas as pessoas estão hoje muito mais imunes e fortificadas.
Isso do no fear é conversa fiada… depois naqueles momentos… como muitos os passaram… é que nem um feijão. Mas esperemos que se mantenha sempre saudável.
Disparate? Olhe acorde pa vida… Porque neste momento ha paises que estão a ser obrigados a pagar indemnizaçoes ás vitimas das ditas… E no brasil infelizmente muita gente colapsou por causa da mesma… Os Políticos nao as tomaram.. ou fizeram de conta que as tomaram…. E eu conheço muita gente pessoalmente que nao a tomou e cá está… e ate mesmo pessoas de idade que nao a tomaram… Por isso… Mas o Responsável pela terapia RNA Mensageiro sempre disse que a imunidade natural é 140x superior á imunidade artificial.. e esta hein?
Isso é mentira. Não partilhe essas asneiras com ninguém. Não há nada disso no mundo, e o maior legado que fica é mesmo a tecnologia mRNA que está já a ser usada em mais vacinas contra várias doenças. Inclusive algumas vacinas para combater certos tipos de cancros.
Por isso, não diga disparares, nem propague mentiras, seja responsável.
Se conhece muita gente que não tomou (não deve conhecer de certeza, que não foram assim tantas e alguns faleceram), eu e todos, seguramente conhecem muitos que as tomaram e ainda estão cá (foram milhões de portugueses), que felizmente tiveram juízo.
Sobre os políticos, garanto-lhe que muitos políticos tomaram 😀 e as doses todas, tal era o receio da doença.
E essa conversa do “responsável” pela terapia (?) qual terapia? Nem sabe do que fala. Vá, não diga disparates.
tu es forte … tambem bebes lexivia para matar o bicho ? ou lancas raios ultravioleta para os pulmoes ? outra coisa, caso sejas infectado com covibe e necessites de cuidados medicos especializados, estas disposto a abdicar de um hospital publico e dar a vez a uma pessoa que reduziu o risco e agora precisa de cuidados medicos porque teve um acidente? outra coisa, sendo o processo imunologico semelhante (o do virus e da “bacina” … a unica coisa que nao acontece com a vacina é a replicacao do virus e destruicao da celula) o que te garante que quem morre nao foi dos efeitos da infeccao (conheces os assintomaticos certo? ) … cientistas como tu ha-los ao pontape
Diversos tipos de cancros, causados são, por RADIAÇÃO TERMONUCLEAR.
No caso da explosão do REACTOR de Chernobyl por exemplo, dizem que a RADIAÇÃO LIBERADA, foi milhares de vezes maior, que a anunciada.
Com tantos testes ATÓMICOS TERMONUCLEARES efectuados por países que fabricam OGIVAS ATÓMICAS TERMONUCLEARES… Dificilmente será encontrar alguém, que não será portador de cancros.
Noticiam, que acabou de ocorrer fortíssimas explosões na Ucrânia, e que detectaram aumento de RADIAÇÃO.
Se verdade for, mais cancros… Mais mortes.
Quer que eu lhe mostre um video do responsavel pela tecnologia do RNA mensageiro em que ele diz isso mesmo?
O Medico Antonio Pinto Coelho, conhece? Ele é defensor da vacina natural… Do reforçar do Sistema Imunológico Natural do Ser humano em prol da dita vacina…
Uma pergunta… Voce estuda ou so ve e aceita o que as tvs lhes dizem?
Leia mas é o que dizem os atuais cientistas que desenvolveram a vacina e afinaram a tecnologia mRNA e deixa para lá os defensores da banha da cobra. Esses apenas querem sair do anonimato e enganar um dúzia de pessoas desatentas. Leia mais sobre a tecnologia e como foi possível recorrer a uma tecnologia em desenvolvimento há mais de 20 anos com resultados fantásticos. Leia sobre como estão a aplicar agora esses resultados ao tratamento de outras doenças.
Não se fique pelos vendedores da banha da cobra. O mundo só se libertou da pandemia graças à vacina. E nunca antes havia a sociedade moderna enfrentado tal situação.
https://www.facebook.com/reel/1377062146478535?s=yWDuG2&fs=e
Vocês são tão fáceis de enganar que até dá medo: https://observador.pt/factchecks/fact-check-governo-alemao-estabeleceu-ligacao-entre-a-vacinacao-contra-a-covid-19-e-a-sida/
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/governo-da-alemanha-admitiu-que-vacinados-contra-a-covid-19-estao-a-desenvolver-sintomas-iguais-aos-provocados-pelo-vih
Não abra os olhos não Miguel.
ahaha eu ja abri os olhos há muito tempo…
Sou um dos resistentes pela liberdade de expressão, liberdade de escolha, e pela preservação dos meus direitos e garantias… coisa que durante 3 anos o povo ficou privado disso a custa de politicas absurdas e não legais…
Esta noticia deu na RTP
Mas foi truncada meu caro (em nada teve a ver com o conteúdo da COVID-19.
É que tu não és pela liberdade nenhuma. Tu tens um discurso para condicionar quem escolhe tomar a vacina. Tu e uma mão cheia de negacionistas 😉 e dizem-se pessoas que preservam a liberdade de expressão, liberdade de escolha…LOL
E mais, com estes truques rasteiros de truncar notícias, muitos tentaram coagir os distraídos a não serem vacinados. Alguns seguramente arrependeram-se, ou nem deram conta desse arrependimento, foi já tarde.
Infelizmente como tudo andam muitos que não sabem distinguir o correto do modificado, e passam a acreditar numa mentira só porque sim. Enfim, volto a dizer-te para abrires os olhos, pensares por ti e investigares conteúdo correto sobre a doença, as vacinas oq ue libertou o planeta da pandemia. Não vás na conversa dos vendedores da banha da cobra (olha que alguns eu vi a tomar as vacinas, e nas redes sociais diziam o contrário) 😉
Muito bem… É defensor da dita… Eu não, porque muitos nao quiseram a primeira dose, muitos outros nao quiseram a segunda.. e vários sucumbiram depois de ter levado a segunda e a terceira dose… e muitos deles jovens… inclusive de um jovem de 16 anos que dias depois de ter levado a dita… sofreu um aneurisma.. e que infelizmente veio a obito.. e o jovem era saudável… e foi um choque para a família. 🙁 As tvs andaram e andam caladas acerca dos efeitos secundários das ditas… 🙁 É preciso dizer NÃO…
Se se refere ao caso da jovem de 16 anos de São Paulo, esta tinha uma doença rara. 70 especialistas confirmaram que a morte não foi causada pela vacina da Pfizer: https ://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/09/17/morte-de-adolescente-em-sp-apos-tomar-vacina-contra-covid-decorre-de-doenca-autoimune-conclui-secretaria-de-saude-do-estado.ghtml
E mesmo que tivesse morrido por causa da vacina? Quantos jovens de 16 anos em todo o mundo tomaram a vacina e não tiveram problemas? Quantos tomaram a vacina e tiveram problemas? Se fizermos a comparação, teremos uma percentagem muito pequena de jovens que morreram “teoricamente” por causa da vacina. E quantos jovens de 16 poderiam ter morrido se não tivessem tomado a vacina? Provavelmente mais dos que “teoricamente” morreram da mesma. Vivemos num mundo onde nada é 100% perfeito, pelo que margem de erros podem existir.