PplWare Mobile

“Estamos a 15 anos de ir a Marte, não a cinco como Musk sugere”, diz ex-astronauta da NASA

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Roger Massas says:

    Sabe mais um astronauta que um visionario ? Um astronauta e como um jogador de futebol, o musk e dono de todos os melhores empresas do mundo seja aeronautica, aeroespacial, energetica ou automovel. E o tony stark da realidade. Não me admirava nada que se houver uma guerra com a china ele vista o fato do iron man e va ajudar os americanos

    • Vítor M. says:

      😀 ele ainda tem muito a aprender com que já esteve lá em cima… ele apenas põe o dinheiro, pois quem gere a SpaceX na sua estratégia não é ele. Quem domina a empresa do ponto de vista da estratégia, engenharia e comercial é Gwynne Shotwell e Mark Juncos 😉 Musk vai lá dar a cara e receber os lucros.

      • Gonçalo says:

        Sim claro mas foi ele que as criou foi ele que quis investir em foguetoes reutilizaveis que hoje os dele têm o monopólio dos lançamentos

        • Vítor M. says:

          Sim. Esta ideia de colonizar Marte de facto já parte dele há muitos anos. Não sei se se lembram, mas antes ele tinha criado o projeto Mars Oasis. Este projeto aparece antes da SpaceX. Ele imaginou enviar uma pequena estufa para Marte para gerar interesse na exploração espacial. Mas ao analisar os custos dos lançamentos espaciais, percebeu que era mais eficiente criar a sua própria empresa de foguetões. No entanto, mais que a ideia, ele precisava de quem detinha o conhecimento.

          Para tal ele contratou Tom Mueller, um engenheiro especializado em propulsão de foguetões. Este foi um dos primeiros funcionários e foi dele que saiu o conhecimento para o desenvolvimento dos motores Merlin e Draco. Musk foi-o buscar à TRW. Além deste, veio também Jim Cantrell, um fantástico especialista em sistemas espaciais. É referido que foi este especialista que ajudou Musk nos primeiros estudos sobre a viabilidade da SpaceX. Cantrell tinha experiência na NASA, mas não se juntou formalmente à empresa.

          Ainda na equipa inicial foi convidado Chris Thompson, engenheiro aeronáutico que trabalhou na Boeing antes de entrar na SpaceX e, como já referi, Gwynne Shotwel. Este entrou na empresa em 2002 e tornou-se peça-chave no crescimento da SpaceX. Hoje, é a presidente e COO.

      • 36.71Hz says:

        e quem esteve lá em cima sabe mais que uma equipa de engenheiros e investigadores especializados???? De certeza que os 5 anos não vieram da cabeça do Musk, mas sim do feedback da equipa.

        Bom dia amigo Vítor bem haja.

        • Vítor M. says:

          Mas o feedback do que se passa lá em cima, além da preparação para os levar lá para cima, há o conhecimento de quem já lá esteve e este astronauta não é um qualquer 😉

          No entanto, refira-se, até lá, o homem está dentro do prazo. Vamos ver, eu gostava que fosse o mais rápido possível 😉

          Abraço.

      • José Bonifácio Boni says:

        Como considero que tu Vítor M, és uma pessoa inteligente, pergunto-te:

        Mesmo considerando o prazo maior de 15 anos para os desse PLANETA-H3 “TERRA” apenas pisarem no PLANETA-H4 “MARTE”:

        Até lá, já dominarão o complexo conhecimento de TRANSMUTAÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR CORPÓREA, de H²O altamente vulnerável e mortal a altíssima radiação termonuclear existente por lá, para O³H, mais resistente a essa mesma radiação?

        • Vítor M. says:

          Ora bem, 🙂 é uma hipótese interessante, mas o conceito de transmutação de predominância elementar corpórea, como é descrito, parece-me estar fora do alcance da ciência atual.

          Embora o progresso tecnológico esteja a acelerar, especialmente em áreas como a biotecnologia e a física nuclear, a ideia de transmutar H²O para O³H para torná-lo mais resistente à radiação termonuclear é, até agora, uma especulação mais ligada à ficção científica do que a uma realidade científica. Para além disso, ainda há muitos desafios a superar em termos de proteção contra radiação, ambientes hostis e adaptação biológica para missões em Marte. 🙂

        • Andreas Noack says:

          Diário de um ET?

    • Fernando P says:

      O Musk e dono é efetivamente o dono de uma das melhores empresas do mundo da área da aeronáutica, mas tambem é o principal interessado no negócio, não fossem os milhares de milhões que recebe anualmente do governo dos USA.

    • MLopes says:

      e assim se forma uma religião/seita

    • Mário says:

      Nem daqui a 100 anos vão a Marte. Só especulação para aumentar investimentos.
      Esse gajo é um palerma

  2. Anung says:

    Na verade estamos a mais de 58 anos de ir a Marte……e por aquilo que se vê também de ir novamente á lua.

  3. Max says:

    O que o ex-astronauta diz é o que estava previsto:
    – Reformar a ISS
    – Lançar as missões Artemis para a Lua conjugadas com a construção, a partir de 2028, da Gateway, uma estação espacial modular em órbita ao redor da lua, destinada a servir como ponto de apoio para missões à Lua e futuramente a Marte. A Gateway, que já está a ser construída por módulos em vários países, é um projeto da NASA e das agências espaciais Europeia, Canadiana e Japonesa.
    Mas Musk tem preferência por Marte e diz que as missões à Lua são uma perda de tempo. Dado o seu peso junto de Trump e dos amigos posto à frente da NASA e outras agências, é possível que inverta as prioridades e o financiamento, podendo acelerar as missões a Marte. Convinha era esclarecer para quê, além de satisfazer o ego.

  4. AlexS says:

    “Musk vai lá dar a cara e receber os lucros.”

    Errado.

    Ever since he flew back from Russia and calculated the costs of building his own rockets, Musk had deployed what he called the “idiot index.” That was the ratio of the total cost of a component to the cost of its raw materials. Something with a high idiot index — say, a component that cost $1,000 when the aluminum that composed it cost only $100 — was likely to have a design that was too complex or a manufacturing process that was too inefficient. As Musk put it, “If the ratio is high, you’re an idiot.”
    “I know the cost chart down to the smallest part,” Hughes said quietly. “I just don’t know the cost of the raw materials of those parts.”

    “What are the worst five parts?” Musk demanded. Hughes looked at his computer to see if he could calculate an answer. “NO! Don’t look at your screen,” Musk said.

    “Just name one. You should know the problematic parts.”

    “There’s the half nozzle jacket,” Hughes offered tentatively.

    “I think it costs thirteen thousand dollars.”

    “It’s made of a single piece of steel,” Musk said, now quizzing him. “How much does that material cost?”

    “I think a few thousand dollars?” replied Hughes.

    Musk knew the answer. “No. It’s just steel. It’s about two hundred bucks. You have very badly failed. If you don’t improve, your resignation will be accepted. This meeting is over. Done.”

    […]

    “We should ask each of them to see if they can get the cost of their part down by eighty percent,” Musk suggested, “and if they can’t, we should consider asking them to step aside if someone else might be able to do so.”
    By the end of the meeting, they had a roadmap to get the cost of each engine down from $2 million to $200,000 in twelve months.”
    Walter Isaacson Biography of Musk.

    Notar que a alta intensidade de Musk leva ao burnout de muitos.

    • Vagueante says:

      Quando se trata do Musk o Vitor não é muito imparcial..está no seu direito, podemos concrdar ou não, sendo do pplware o deve ser…

      • Vítor M. says:

        Sim, e o Pplware é totalmente imparcial. Sobretudo porque informa sobre factos e foca-se nesses factos, não tem uma opinião sobre algo, sublinho, apenas apresenta factos.

        Eu, tenho uma opinião, sim, e deixo-a como opinião. E já a expressei N de vezes, sempre como opinião. No entanto, gosto de a sustentar com factos, que depois eu próprio os ajusto ao que vejo no dia a dia e com a experiência de 20 anos de informação. Vale o que vale, mas o importante é valer para mim.

        • Vagueante says:

          E está bem assim, neste caso que AlexS colocu em resposta a um comentário acima, no MEU ponto de vista o AlexS tem razão, o Musk não sabe de tudo mas tem um grande conhecimento técnico de como as coisas funcionam e depois decide e arrisca, não concordo que vá dar a cara e receber os lucros, ele criou e arriscou quase tudo o que tinha com o SpaceX, o que receber merece e bem. Que ele deve ser alguem impossivel para trabalhar, sim, no meu ponto de vista sim, basta ler o livro, para mim não dava… mas admiro a visão e a ousadia e temos pouco disto a este nivel, se é que temos alguem assim, antes tivessemos mais.

          • Vítor M. says:

            Essa do grande conhecimento sem as pessoas certas vale pouco. Ele mexe-se bem nos corredores do poder. E tem dinheiro, e foi buscar as peças fundamentais. Ele tem é olho para o negócio e é um empreendedor como poucos. Mas ele perceber… não vamos agora achar que lá por ele ter entrado na Tesla, que já tinha ideias muito próprias, ter comprado o Twitter que era fortíssimo, ter desenvolvido a SpaceX com um grupo de pessoas especializadas… que ele é que domina 😉 todas as áreas, não sejamos assim tão… crentes 😉

          • Vagueante says:

            Ó Vitor, alguem é crente? Eu disse que ele tem conhecimento tecnico, não que ele desenvolve o motor do space x, é facil saber o que ele sabe tecnicamente, tem varias entrevistas e presenças em Podcast, deve saber o suficiente para tomar decisões, ele criou o que os outros não criaram, é so empreendedor? Isso é minimizá-lo e muito

          • Vítor M. says:

            Está bem assessorado, diria antes 😉 perceber é outro nível. Mas está bem assessorado.

    • Jumper says:

      Não é alta intensidade, é estupidez pura.
      Ou não foi à escola ou faltou a muitas aulas.
      Até o trolha sabe que o custo de construção é muitas vezes superior ao custo do cimento…
      Musk não sabe até porque nunca fabricou nada, nunca calculou nada.
      É um mito e uma fraude.

  5. rjlopes says:

    Se for como as previsões dele para a condução totalmente autónoma, estamos a mais de 15 anos. Mas eu apoio o optimismo do Sissy SpaceX, se ele prometer que vai no primeiro voo.

  6. AlexS says:

    Marte o importante é ter robots lá a explorar e extrair materias primas raras.

    Quanto a Musk ele colocou isto no X há algum tempo.

    “SpaceX created the first fully reusable rocket stage and, much more importantly, made the reuse economically viable.

    Making life multiplanetary is fundamentally a cost per ton to Mars problem.

    It currently costs about a billion dollars per ton of useful payload to the surface of Mars. That needs to be improved to $100k/ton to build a self-sustaining city there, so the technology needs to be 10,000 times better. Extremely difficult, but not impossible.”

    Julgo que ele desvaloriza erradamente as limitações físicas humanas, mas é possível ter uma cidade em que maioria das funções sejam realizadas por robots

  7. B@rão Vermelho says:

    Quem é um pouco mais velho como eu ainda se deve de lembrar da serie de Tv Espaço 1999, caramba já se passou 26 anos e ainda estamos a anos luz do que por lá se via. 🙂 🙂 🙂

    • Rui Martins says:

      Era uma série fantástica…

    • Anung says:

      Daquilo que me foram lembrar 🙂

    • Sérgio says:

      O que foste fazer…
      Esta canalhada não conhece o nome sequer, quanto mais ter visto a série… boa nostalgia que criaste hoje!!! Ainda me lembro bem da moçoila que se transformava no “que via”…
      Quem cresceu a ver essas coisas na TV imaginava sempre “o novo século vai ser espectacular” – sabíamos lá nós…

      • Anung says:

        Chegamos ao ponto de andar a discutir a quantidade de géneros Lol

        • B@rão Vermelho says:

          Nada tenho contra a homossexualidade, e acredito que há pessoas como elas se gostão de descrever “presas dentro de um corpo errado”, mas géneros só há dois, masculino e feminino.

          • Anung says:

            Homosexualidade é uma coisa, haver 765 géneros é outra.

          • Oh Diabo! says:

            XX, XY, X-, XXY, intersexo, síndrome de insensibilidade androgénica (AIS em inglês), síndrome de Swyer, síndrome de Chapelle, etc
            Estás mesmo desfasado quanto à “estória” dos géneros…

          • Joachim P. says:

            A homosexualidade é pecado.
            Provavelmente nada tens contra porque não conheces ou se conheces não respeitas a palavra de Deus. Senão não dirias isso de ânimo leve.
            Portanto, deduzo que não acredites na existência de Deus… “se” existir e mantiveres essa posição estarás em maus lençóis. Mas provavelmente isso (agora) não te preocupa minimamente 😉 …ou então tens a consciência contaminada. Seja de que forma for, é mau prenúncio. Não te estou a julgar mas só a informar-te.
            Agora que foste informado faz o que quiseres. Abraço!

    • X says:

      Curioso como a sci-fi do antigamente não conseguia prever nem imaginar como a evolução da tecnologia iria tambem paralelamente alterar o ser humano para algo menos empático e que vive na sua propria bolha achando que não precisa dos outros, o calor humano dessas séries era necessário para existir engaging com as personagens mas o futuro no mundo real será outro, bastante mais frieza e indeferença, o filme Possessor (2020 explora +/- isso.

    • Space 1999 says:

      Também eu sou um grande fã da série, principalmente da 1.ª Temporada onde no meio da ficção, parecia haver uma certa “credibilidade” e eu nem queria saber das criticas que diziam : ” a força necessária para arrancar a Lua da órbita da Terra, era suficiente para matar todos numa hipotética base”, ou, “sem reabastecimentos e à deriva no Espaço, os sobreviventes estariam mortos em pouco tempo”. A esses digo eu: “é filme!”. Infelizmente na 2ª temporada trouxeram um realizador com ideias de monstros e companhia que afastou personagens como Paul Morrow o chefe do Centro de Controle, o Professor Bergman, cientista-chefe, David Kano o homem da Informática e a série ficou muito centrada nas transformações da Maya. Mas ainda se vê com prazer. Tudo isto a talhe de foice que se devia aplicar algo que está subjacente à série: antes de pensarem em Marte e outros planetas, construam uma base lunar Alpha permanente na Lua, e só depois se aventurem a mais largos voos

  8. naodou says:

    Em 2012 Elon Musk disse que estariamos em Marte em 10 anos, ou seja já falho o prazo em 3!
    Tambem já falhou o prazo para aterrar na lua que devia ter sido o ano passado.
    Hyperloop, foi um fiasco
    Os tuneis foram um fiasco
    Estamos a 10 anos a espera do Roaster.
    X é um fiasco
    Starlink é um fiasco monetário, o custo e manutenção é superior aos ganhos.
    E a SpaceX só sobrevive gracas ao investimento dos EUA (NASA) ou acham que ele está no governo porque?

    • Fernando P says:

      Não é um fiasco financeiro para o próprio porque continua a receber o seu.

    • Vagueante says:

      Hyperloop, foi um fiasco, Os tuneis foram um fiasco : Errado, já dá mais lucro queprovavelmente todos os leitores do PPLware terão
      Estamos a 10 anos a espera do Roaster. : Verdade, não se entende.
      X : Já esperava, o ojectivo dele foi outro
      Starlink : Verdade, mas neste momento democratizou o acesso à Internet, assim, vai haver concorrencia. Poderá vir a dar lucro, o investimento brutal de colcoar satelites no espaçao não deve ser fácil de recuperar
      SpaceX : Como outras empresas de interese estratégico a SpaceX recebe dinheiro do governo, bem
      antes de ele lá estar. Existe alternativa no MUNDO melhor? Não! Conseguiu o que diziam que não
      era possivel, o reaproveitamento
      Ela aponta muito alto os seus objectivos, alguns alcança, outro demoram, outros, nunca lá chegará.
      Vamos lá afazer uma lista de alguam que esteja ao nivel dele neste momento?
      Como dizia o Bill Maher : WTF have you done! Quando criticou a juventude dos USA quand o comparou com os “putos” que criaram uma nação

      • Vítor M. says:

        Poucos estão ao nível dele (nas áreas onde gravita, porque noutros assuntos ele nem se mete, é pequenino). Como empresário conseguiu uma amplitude fantástica.

        PS: A starlink é um projeto incrível. E veio mudar muito a visão do futuro próximo das comunicações pessoais. Pena que está já envolvida em problemas e em breve os países poderão sentir algum tipo de ameaça e retirarão a autorização da cobertura dentro do espaço aéreo. Mas venha a concorrência! Apesar que a LEo está já um CAOS cheia de lixo.

        • Vagueante says:

          Concordo com a possivel ameaça que os paises possam sentir, mas isso espevitou a indusria europeia, muita oferta é bom, só penso é na quantidade imensa de pequenos satelites que andam lá pro cima….
          As coisas que ele se mete, mexem com tudo o que existe, para o bem e para o mal, temos ainda o neuralink, que poderea ser um verdadeiro game changer para muitas pessoas que tem limitações de visão, mobilidade etc. espero bem que funcione. Naturalmente pode ser usado para o mal…

          • Vítor M. says:

            Mexe porque ele tem muito dinheiro. E mexe-se bem nos corredores do poder. De resto, não vimos ainda nada de extraordinário que não tenha mão de terceiros. Muita tecnologia que ele usa na SpaceX é investigação da NASA (além de muitos milhões em contratos). A Tesla já tinha uma ideia do caminho, quando ele entrou para os quadros como fundador, o X era o Twitter, que ele apenas comprou e nunca mais chegou a valores da compra. Assim como outros projetos que ele meteu dinheiro e ainda não dispararam (e alguns podem nem disparar).

            Mas é um empresário de sucesso e que arrisca muito da sua credibilidade, isso é inegável.

    • Gonçalo says:

      Ele não criou nenhuma hyperloop só partilhou a ideia para alguém investir
      Os tuneis em vegas foram um sucesso no transporte
      Roaster realmente é verdade
      X nem sei bem
      Starlink é um fiasco ??? ahahhahaha ganda piada a spacex ja faz um dinheirao com o starlink e cada vez tem mais sucesso ahah
      Investimento da NASA ? A nasa comprou um serviço que a spacex é o melhor a faze-lo porque deu o dobro do dinheiro à boeing e isso sim tim sido um fiaco ainda agora a beoing deixou la 2 astronautas e a spacex teve de os ir buscar

  9. Nirelle says:

    Estamos a 15 anos de ir a Marte mas a mais de 200 anos para criar lá uma cidade 😛

  10. paulo g. says:

    Com 50% de cortes na NASA…

    • daniel says:

      os outro tiveram 8 meses no espaco tiveram de vir de macas e agr este vende a ideia que conseguem ir a marte !!1 quem for a marte ja nao volta !!! ficar em marte é fantasia!! o nosso corpo precisa da gravidade . lua ……!!

      • rjlopes says:

        A gravidade em Marte é suficiente para não teres os problemas que tens em órbita e a viagem em si não demora tempo suficiente para causar problemas irreversíveis no corpo humano, a menos que tenhas o azar de levar com uma ejecção de massa coronal durante a viagem. E claro, em Marte, provavelmente terias de viver em complexos subterrâneos para não estares exposto a radiação excessiva.

        O ponto onde te dou razão, é que seria uma viagem de difícil retorno para os primeiros que embarcassem.

  11. mercdei says:

    temos de dar o desconto ao fart musk. os tempos e ordens de grandeza dele são diferentes. como exemplo disso é o FSD era para ser em 1999 e ainda só vamos em 2025. portanto temos sempre que multiplicar os prazos dele por 15x no mínimo. o taxi robot só lá para 3024, o optimus sem ser controlado à distância lá para 5034. no que toda a cortes reais lá do departamento de retardados mentais as contas são ao contrário: há que dividir por 25 … isto também se aplica ao tamanho aunciado dos penis do musk e trump

  12. PJA says:

    15 anos está a ser muito otimista. O custo de uma missão destas é extremamente elevado, e atualmente tecnicamente impossível. 

  13. PorcoDoPunjab says:

    Alguém sabe se quem habita Marte nos quer lá?
    Convinha saber, para não nos fazermos de convidados inesperados e indesejados.

  14. Andreas Noack says:

    Musk: “You Can Turn Someone Into A Butterfly With mRNA”
    Quando disse isto já não era o génio, era o louco super rico.
    Musk é DARPA. Musk é uma fraude. Não passa de mais um ator, muito bom por sinal.
    O que é certo é que ele e o bezos dão várias formas de fuga para quando shtf. Debaixo do solo. Para cima. Para o mar. O povinho e os facilitadores que se comam uns aos outros.

  15. andre says:

    O astronauta está habituado ao ritmo da NASA, a SPACE X é mais rapida e eficiente.

  16. Oh Diabo! says:

    Joachim P: essa da homossexualidade ser pecado está ao nível do assunto da escravatura. A Bíblia não condena a escravatura. Sobre a homossexualidade nada de concreto há nos textos. Mas como em tudo o que é relacionado com a bíblia, os ditos crentes passam a vida a negociar o que seguem ou não, conforme lhes convém.
    Está é a realidade.

  17. sirHamiltonCampeão2025 says:

    O Musk NUNCA mente! XD

    O calendário do homem deve ter 2000dias por ano.

  18. PorcoDoPunjab says:

    Se for para construir uma cidade em Marte, eu conheço a entidade mais indicada para fazer isso em tempo útil, o governo Português hihihi

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.