E se pudesse ir do Reino Unido aos EUA de carro?
A ideia não é de todo estapafúrdia, nem tecnicamente impossível... para daqui a umas décadas! Aliás, os 5.500 km de túnel foram alvo de uma “experiência de pensamento”. O resultado apontou um número para perfurar o caminho sob o Atlântico entre Londres e Nova Iorque: 15 triliões de libras, algo como 18 biliões de euros.
Ligação seria 145 vezes mais longa do que o túnel do Canal da Mancha
Desde há muitas décadas que há uma preocupação em encurtar a distância entre duas das mais emblemáticas capitais do planeta. Aliás, o mítico avião supersónico Concorde estreitou na sua altura o tempo de ligação para 3 horas e meia. Metade do que hoje é conseguido na aviação comercial.
O Reino Unido e os Estados Unidos têm, desde há muito, uma ligação especial e, em breve, esta ligação poderá tornar-se ainda mais única. Foi proposto um túnel transatlântico com 5.472 km de comprimento que poderá ligar Nova Iorque a Londres por comboio.
Claro, não estamos à espera que seja uma obra até ao próximo Mundial de Futebol. De facto, é mais uma experiência de pensamento do que um plano real. A rota, que seria quase 145 vezes mais longa do que o túnel do Canal da Mancha, custaria algo como 18 biliões de euros. Para além disso, utilizaria tecnologia que ainda não existe. Basicamente, não vai ser construído tão cedo.
Londres - Nova Iorque em minutos? Mas será mesmo impossível?
Impossível não será! Pode ser ainda muito complicado, mas isso não significa que o túnel nunca venha a existir. Os engenheiros propuseram um tipo de comboio que viajaria ao longo de um vácuo, sendo assim capaz de se deslocar a uma velocidade de 5.000 quilómetros por hora. Isso transformaria o voo de sete horas que atravessa o Atlântico numa viagem de comboio de menos de uma hora.
Outros estudaram a possibilidade de, basicamente, impulsionar as carruagens com um propulsor a jato. Portanto... isto será uma infraestrutura do futuro.
Devido ao custo e ao pequeno obstáculo de a tecnologia ainda não ter sido inventada, este túnel provavelmente não se concretizará durante algumas décadas, pelo menos. Ainda assim, podemos invocar Fernando Pessoa "o dinheiro quer, o homem sonha, a obra nasce".
Podemos não vir a ter um túnel transatlântico tão cedo, contudo, obras desta magnitude não são impossíveis.
Totalmente impossivel. Relevo sub-aquático.
Amigo por enquando impossível só para a morte, a noticia frisou algo para daqui a umas decadas.
Seja como for já se faz estudos para fazer travessias oceanicas entra continentes sub aquacticas e ao contrário do pensa não é como se faz em terra debaixo do chão ou mesmo acessente no chão, neste caso do fundo do mar porque o relevo não permite, umas opções será um túnel submerso a n metros de profundidade, mas como tudo isto é algo que quando acontecer provavelmente já que aqui anda a comentar anda cá neste mundo…
Não será fácil, mas em 1802 quando se começou a teorizar sobre o Canal da Mancha, os receios eram os mesmos. Uns séculos depois, a obra está aí… contudo, os desafios aqui são muitos maiores, mesmo comparando tecnologias de épocas entre estas obras.
Para construir vão ter de passar perto de onde o Titanic se encontra para tal terão de construir uma ponte subaquática e como se sabe o aço quando exposto a alta pressões dobra. A outra opção é ir pelo fundo e como se sabe o betão também quebra a altas pressões. Portanto Reino Unido – EUA nunca sera possível. A única possível via seria Reino Unido – Canada, mais precisamente Cape Race.
Nem sei como não falam logo com o Eng.Nirelle para descartar ideias visto que és o dono da verdade absoluta ao dizer “nunca”.
Vai ver as coisas e depois fala 😛
Havias de ler o que escreveste que é no mínimo cómico…
Desde que não fosse permitido passar em EVs devido ao risco de incêndio! – ****grabs popcorn’s**** enquanto o JL não chega.
Agora a sério. O conceito para além de ser estupidamente caro, não tem em conta o problema que fatores sismológicos entre outros, que poderiam criar na estrutura do túnel entre outros.
Um túnel artificial submarino feito de materiais resistentes à pressão da água a grandes profundidades e ao vácuo criado no seu interior, assente num sistema de fixação ao fundo relativamente flexível, seria talvez prático e possível de construir. No entanto as profundidades do oceano seriam também um desafio para esse sistema de fixação.
A ser realizado e a ser usado para transporte de mercadorias de forma não tripulada, seria algo revolucionário. Para transporte de passageiros nem tanto, devido às forças G envolvidas. Nesse ponto penso que o transporte aéreo supersónico seria sempre uma opção mais prática.
Depois diz vossa excelente que trabalha aqui e ali, e ainda se faz prepotente sobre os outros.
Portanto eu é que estou nervoso, mas o senhor é que demonstra esse nervosismo.
E desde que os carros a combustão não deitassem fumo e não consumissem oxigénio.
@Grunho bem observado! Realmente seria difícil um motor de combustão trabalhar no vácuo!
Mas o que eu queria mesmo era moer o juízo ao JL e não é que ele veio mesmo comentar?
Bom domingo 🙂
Mas o túnel seria para um comboio, não de carro…
Se fosse de carro tinhas de ter estações de serviço para abastecer e para efetuar mudanças de óleo… e ainda tinhas de ter zonas de descanso…
Esqueçam lá que isto alguma vez seja para carros…
Depois como seria com os acidentes? Incêndios?…
Mesmo para comboio elétrico tem de haver uma grande infraestrutura que o alimente…
Não será eletrico, pois para alimentar essa distancia e infraestrutura não existe viabilidade, o que eles apontam é para outro tipo de tecnologia estilo tubos de vácuo, o que permitira velocidades muito acima do que se usa até agora…
Claro que carros aqui nem entram na equação, comboios sim…
Acho pouco 18 biliões de euros. Se no inicio do artigo fala em 15 triliões de libras. Um trilião é muito mais que um bilião…
Escala curta e escala longa. Vejam do que se fala 😉
O melhor será o teletransporte, se a tecnologia para o túnel não existe, para o teletransporte também não a inventar, mais vale o teletransporte, seria sempre mais rápido que o túnel ou a viagem supersónica. Como disseram aqui ao invocar Fernando Pessoa ” O dinheiro quer, o Homem sonha, a Obra aparece. Basta haver dinheiro, acho que até poderia ser o próximo projecto do Leon Musk, dinheiro ele têm, é Homem para sonhar com isso, por isso com 90% de certeza que a obra irá aparecer
Sim sem dúvida!!! Até porque “desmontar cada átomo de cada tipo de molécula das quadriliões que existem no corpo, memorizar a sua posição exacta relativa às suas vizinhas, transformá-los em energia – ou seja a pessoa é desintegrada, literalmente morre – para depois essa mesma energia ser transmitidada para outra localização, inverter todo esse processo e literalmente ressuscitar com as mesmas exactas memorias e personalidade é uma coisa que acredito estará ao alcance da humanidade ainda mais cedo do que esteve no universo ficticio do star trek… Sem qualquer sombra de duvida…
PS – eu sei que estava a usar de sarcasmo, mas resolvi subir a parada… esteja à vontade para tornar a aumentá-la.
Às 2h20. Mas vocês não dormem!?
Férias eheheh..
Pois… isso supondo que a matéria seria transmitida na forma de energia e reconstruída no destino… mas talvez o mais certo numa hipotética tecnologia futura desse tipo seja apenas a informação ser transmitida e não a matéria propriamente, ou seja, seria criada uma cópia… com as implicações que isso teria.
Olha au estilo de impressora 3D mas supersónica
*ao
Já é possível há décadas fazer 99% do trajeto. O 1% que falta é uma curta viagem de ferry.
Se fizerem uma estação nos Açores e um desvio para a Madeira, apoio a ideia.
E uma perninha pelas canárias ehehe…
E outra perninha pelas Berlengas ah ah
Voto em ti para Presidente Regional
Já que de promessas estão eles habituados
Quando li a notícia fez-me lembrar o tunel que existe no mapa Promods para o jogo Euro Truck Simulator 2 na Islândia…
Dois países que se estão a tornar em países de terceiro mundo.
Boa, já cá não vou estar quando isto acontecer
Não sei se estou errado mas pelo que percebi o túnel seria mesmo abaixo do oceano perfurando a crosta terrestre para criar o túnel, deste modo evitando o contacto com a água do oceano e a própria crosta a continuar a suportar a pressão da água e um túnel com bastante resistência para em conjunto com a crosta ter uma estrutura quase inquebrável e neste contexto os factores mais complicados são a profundidade e o risco sismológico…. é que não seria preciso grande sismo, qq Abalo que afectasse a crosta terrestre na zona do tunel…. muito difícil mas como a mil anos tbm havia coisas supostamente impossíveis…. Já cá não estaremos mas o futuro vai se encarregar de dar a resposta
Todos os envolvidos neste tema…
Cá voltaremos, para discuti-lo nesse tal futuro muito longínquo
Fazemos um churrasco e tudo!
Vendo bilhetes para o churrasco… há que ajudar nas despesas
Heheheh ora nem mais, com sorte ainda tenho o mesmo carro para testar a viagem