Descobriu-se algo sobre a Lua que é muito difícil de acreditar
A Terra tem muita sorte em ter a Lua aqui ao seu lado. O astro tem uma influência no planeta em várias áreas. Aliás, ao longo dos tempos, tem sido debatido o efeito que o satélite natural terá sobre os humanos. Assim, investigações recentes sugerem mesmo que a Lua afeta definitivamente o nosso sono.
Há agora um novo estudo que sugere que a fase da Lua tem um efeito real e mensurável na quantidade de sono que dormimos e quando nos sentimos cansados.
Como a Lua mexe com o relógio interno dos seres humano
Quantas vezes não ouvimos falar na influência da Lua na gravidez? E não é sabido que o satélite natural tem também influência nas marés, na agricultura e até no parto das mamãs?
Todos já ouvimos dizer que a Lua cheia faz as pessoas agirem de maneira diferente do que agiriam em qualquer outra noite durante uma fase diferente da Lua. As civilizações antigas costumavam dar grande importância às fases da Lua e algumas acreditavam que certas coisas aconteciam apenas durante fases específicas, como a Lua cheia.
Se no passado muitas vezes poderiam ser teorias, atualmente são dados que a ciência quer provar.
No estudo publicado na Science Advances, os investigadores colocaram em voluntários, pessoas de comunidades indígenas da Argentina, monitores de sono durante dois meses. Inicialmente, a ideia era compreender e registar os hábitos de sono desta comunidade. Cerca de 100 pessoas da região participaram do estudo.
Os dados também foram comparados aos dados de sono recolhidos de mais de 450 residentes da cidade de Seattle, nos EUA, e as semelhanças eram incríveis.
O brilho do satélite estará "gravado" no nosso ADN?
O estudo tentou determinar as diferenças nos padrões de sono com base no luar. Isto é, a Lua cheia e os dias que a antecedem são as noites mais brilhantes. Então, os indígenas (alguns dos quais não tinham de todo ou tinham acesso limitado à eletricidade) ficaram acordados até mais tarde nas noites de lua brilhante. Contas feitas, estas comunidades registaram quase uma hora a menos de sono do que nas outras noites do mês.
Esta descoberta, por si só, seria bastante interessante apenas pelo facto de nos oferecer um vislumbre de como os nossos ancestrais pré-industriais se comportavam, influenciados pelas diferentes fases da Lua. No entanto, o estudo mostrou uma conclusão ainda mais impressionante depois dos dados de Seattle terem sido incluídos.
Segundo o que foi percebido, os moradores da cidade, apesar de terem acesso à luz artificial em tantas formas, também exibiam diferentes padrões de sono baseados na fase lunar.
O facto de esta modulação estar presente mesmo em comunidades com acesso total à luz elétrica sugere que estes efeitos são mediados por algo diferente do luar em si.
Explicou Leandro Casiraghi, principal autor da investigação, à CNN.
Mas como a Lua pode estar a afetar as pessoas se a luz não é o único fator?
Na verdade, esta ainda é a parte obscura do evento. Contudo, os investigadores têm as suas teorias. Uma destas teorias é que os humanos têm relógios internos que regulam mais que apenas o dia de 24 horas e os ciclos de sono/vigília.
Muitos animais têm respostas instintivas às épocas do ano, mesmo que as mudanças sazonais não tragam mudanças dramáticas no clima. Então, é possível que os humanos tenham uma adaptação semelhante há muito tempo, e que ficar acordado até tarde quando a lua brilha esteja gravado no nosso ADN. Claro, isto é apenas uma teoria.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Isto é só mais uma prova de que o nosso corpo é inteligente, temos células NK (Natural Killers) que são ativadas para matar Cancro entre outros vírus.
A razão pelo qual não matam muitas das vezes, é tão simples de explicar. Assim como a Lua tem impacto em nós. O que comemos também tem.
Hoje em dia, os animais levam hormonios e isso faz mal a nos. Pois tudo o que ingerimos está presente na Carne, incluindo os hormonios. Criando uma resposta inflamatória.
Se antigamente comer Carne era bom, hoje em dia não é assim tão bom e cada vez fica pior.
E o peixe é a mesma coisa, alimentado a ração, com antibioticos e sabe-se la mais o quê.
E a maioria desses peixes, possuem mercúrio como é o caso da Tuna, Salmão (pode ter baixas concentrações mas têm) e o problema não do Mercúrio não vêm só de um peixe.
Por exemplo o Atum e a Sardinha contêm mercurio, ora se um peixe grande, se alimentar de peixes pequenos que contenham mercúrio o que é que será que acontecerá?
Comeu o peixe muito bem, alimentou-se mas e o mercúrio para onde vai? Pois é.. A resposta é obvia, armazena-se no peixe que comeu o peixe pequeno etc.
E isto para dizer, que o nosso corpo humano é inteligente. Hoje em dia, para o corpo humano conseguir-se curar a si próprio teriamos de deixar de usar hormonios, antibioticos e rações em aquacultura entre outras práticas que se revelam más para a saúde dos humanos.
E já sei o que vêm dizer, que a aquacultura permite evitar a extinção de certas espécies, mas de quem é a culpa? É dos peixes? É obvio dos Seres Humanos.
Se pensam que é só a Lua, o Sol também regula o Sono.
E o nosso relógio interno é a glândula pineal (há muiiitooo que estudar sobre isto, pesquisem por Sérgio Felipe de Oliveira mestre que estudou muito sobre a Glandula Pineal)
É só uma prova, finalmente alguem se deu ao trabalho de estudar a natureza. É pena que não estudam as plantas medicinais disponíveis, senão iriam se surpreender.
E com isto fico-me por aqui.
Ridiculo como consegues tranformar um artigo sobre a lua num movimento vegan. Hormonios?? Ao menos escreve em portugues..
loolll,… +1
+1
Falta muito estudo…
+1
Miguel,
hormónio é a mesma coisa que hormona, em português do Brasil.
Respeita, a internet é global.
Verdade! Os comentários não são como uma prisão, em que tem de haver comentários perfeitinhos e de coisas óbvias. Muito menos servem para ridicularizar: BULLYING
ok
E as plantas/árvores levam o que por cima e trazem o quê de baixo? Por cima levam sprays feitos por nós e chuva tóxica da poluição e de baixo trazem a contaminação do solo/água.
Serão as pessoas do campo mais imunes aos vírus e ao cancro? Partindo do princípio que comem biológico, daquilo que cultivam e dos animais que criam de forma natural sem hormónios e antibióticos.
Na cidade estamos sujeitos ao que os outros decidem por nós.
Concordo contigo quando dizes que plantas levam com sprays. Não digo o contrário
Mas entre comer peixes e carne com hormônios e antibióticos, prefiro levar com os sprays (infelizmente)
Eu não disse que as pessoas do campo vivem mais. Ou não morrem dos cancros.
O que eu disse é que o nosso corpo para ter habilidade de se curar é preciso comer coisas biológicas sem qualquer componentes.
Hoje em dia estamos intoxicados, o mercúrio é uma ameaça e uma progressão para a demência, Alzheimer e Parkinson.
Sim, na cidade quem decide são os outros.
O meu comentário foi apenas a minha opinião. Quem quiser comer carne com hormônios etc que coma…
Mas não digam que isso é saudavel. Vejo empresas de agricultura e de gado em que dizem que os seus produtos são biológicos e que utilizam hormônios mas está tudo louco?
Infelizmente e para ser bem honesto contigo hoje em dia é difícil do nosso corpo conseguir se curar sozinho, muito difícil mesmo.
Os Americanos o quê?
Porque é que todos os teus comentários derivam para o alternativo e teórico?
O nosso corpo nunca se conseguiu curar sozinho, porque é que achas que no tempo do JC a esperança média andava por volta do 30 anos? Porque é que a peste negra limpou, a primeira grande epidemia limpou metade da Europa em comparação com o que acontece agora?
Temos um problema atual com químicos isso é inegável, agora devido a diversas razões, incluindo diversas melhorias médicas em termos de conhecimento, prevenção, vacinação, etc. a nossa esperança média está muito mais alta e há cada vez mais pessoas a chegarem a centena de anos e sem problemas de maior.
A esperança média de vida era baixa devido a altos niveis de mortalidade natal.
“O nosso corpo nunca se conseguiu curar sozinho”
O nosso corpo curasse sozinho,sempre foi assim,e talvez continue assim;a medicina com a miríade de conhecimentos que tem acumulado,coloca o(s) paciente(s) nas condições mais favoráveis ao corpo se curar…um exemplo prático que falou,é as vacinas,ensinam o corpo a defender-se,mas é o corpo que se defende não é a vacina!
O aumento da esperança média de vida,tem mais a haver com a melhoria das condições ambientais,higiénicas e outras do que com a medicina(na Idade Média havia casos de idosos de 70 anos,apesar da média ser os 30 anos como disse,ou seja,eram as condições favoráveis ao corpo de certa nobreza e não as médicas a permitir tal longevidade).
Comparar a Peste Negra com a pandemia actual,confirma que é o conhecimento das condições ambientais,higiénicas etc que permitem evitar a mortandade que referiu da Peste,quando actualmente ainda não se conhece medicação propedêutica para o Covid como não se conhecia medicação para a Peste.
Cumprimentos
O aumento da esperança média de vida tem a ver com baixa mortalidade infantil. Hoje em dia, é raro uma criança morrer antes de completar 5 anos. Há 200 anos atrás (para não dizer 500 ou 1000), a probabilidade de morrer até essa idade era de +30% (https://ourworldindata.org/child-mortality#child-mortality-around-the-world-since-1800).
Um exemplo com 10 novos bebés. 3 deles morrem logo no 1º ano enquanto os outros 7 chegam aos 70. No final, apenas terias uma esperança média de vida de 49 anos.
Sem a medicina (e.g. vacinas, antibióticos, …), seria muito difícil baixar esse número até ao que temos actualmente. Por alguma razão, é nos primeiros anos de vida que somos mais vacinados.
Caro @helio musco,a razão de sermos vacinados desde o nascimento,é ser a fase da vida onde as vacinas tem mais eficiência.E por acréscimo,as probabilidades de sobrevida(menos mortalidade infantil) aumentam.
-dizer que o aumento da esperança média de vida se deve à diminuição da mortalidade infantil é errar em dois pontos;primeiro,a esperança média de vida mede a vida total não só a infância;segundo,mesmo que a diminuição da mortalidade infantil seja eficaz,existem factores que impedem essa sobrevida atingir patamares de meia-idade ou velhice…
A medicina interventiva,vulgo vacinas,medicamentos,etc,melhorou,mas o conhecimento da chamada medicina preventiva melhorou muito mais,e é este conhecimento preventivo que aumentou a esperança da média de vida;a pandemia actual é paradigmática do que acabei de escrever,ainda não temos anti-virais/retro-virais ou se as vacinas em distribuição serão eficazes,mas o conhecimento preventivo,vulgo confinamento,mascara e distanciamento social já sabemos que são factores eficientes.Se durante a Peste Negra estes factores preventivos fossem aplicados,será que a Peste teria sido tão mortal mesmo não havendo medicação?Ou,dado a diminuição da esperança média de vida com a pandemia,caso não houvesse confinamento,mascaras,e etc,quanto teria sido a diminuição dessa esperança média de vida?Repare,o covid não aumentou a mortalidade infantil,mas diminuiu a esperança média de vida…o exemplo probabilístico que apresentou choca com esta simples constatação de factos!
Cumprimentos.
Ahh.. what??
“presente na Carne, incluindo os hormonios”, assumo que queiras dizer hormonas. E toda a produção de carne em Portugal, pelo menos o sector das aves, não levam hormonas de crescimento. Podes confiar na carne que compras de cá, há muita fiscalização, tanto do sector da criação, tanto nos matadouros.
Realmente o pplware devia ter um botão de “Isto é sarcástico” ou “Isto é estúpido” ou algo deste género.. estas mentes que aparecem por aqui parece que andam a fumar alguns pozinhos meios estranhos
Parei de ler quando dizes que o cancro é um virus
A tuna que melhor conheço é a Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve.
Esqueceste-te de tomar os comprimidos novamente?
Mas a lua não é desde agora que é estudada e por alguma razão ela tem quatro fases… e em todas elas… não é só os seres humanos que “sentem”, o próprio planeta “sente” … a lua nunca foi e nunca será “apenas” o nosso satélite…
Podia estar aqui a falar de energias positivas e negativas… mas acho que é melhor voçês pesquisarem um pouco 😉
O que me causa energia negativa é ler “voçês”. Com ç???
O que é uma energia negativa?
É um electrão.
Isso não é energia negativa.
A maldade no mundo por exemplo, ou inveja, odio. Isso e basico.
@Spoky, concordo contigo , até porque sou fishveg, só como salmão e porque consigo ele ainda fresco e pescado em estado selvagem.
Não se esqueçam que do Lobishomem pode vir aí renascido das cinzas e pode ser que seja na próxima lua cheia. ehehe!!!
Tanto o Sol como a Lua tem influência em todos o ciclos da vida,tanto animal,como vegetal.
Toda a gente sabe disso.Logo a nossa espécie também é afectada por esses ciclos,não podia ser de outra maneira.
Ainda a pouco tempo vivíamos em cavernas.
Só eu é que me lembrei do Dragon Ball (Son Goku que se transformava em macaco ao ver a lua cheia) ao ler isto!? xDD
E ainda as conhecidas histórias de lobisomem