Descobertos dois super planetas com potencial para receber vida. Serão a “nova Terra”?
Um dos grandes impulsos da astronomia é a descoberta de potenciais planetas onde haja vida ou possa abrigar a nossa. A humanidade para prolongar a sua existência por mais de 4 mil milhões de anos tem de partir, tem de conseguir um novo planeta que seja a casa dos terráqueos. Numa das recentes descobertas, os astrónomos detetaram dois super planetas potencialmente habitáveis.
Ambos estão a apenas 100 anos-luz, são planetas rochosos em órbita da estrela LP 890-9. Esta é uma descoberta que está a prender a atenção dos caçadores de exoplanetas "que podem ter condições de habitabilidade".
Será este o planeta que poderá ser "a nova Terra"?
Um par de planetas rochosos, em órbita da estrela LP 890-9 - também conhecida como SPECULOOS 2, poderão ter condições para serem habitados. Pelo menos um deles pode ser o segundo exoplaneta mais habitável descoberto até agora. Os planetas são chamados LP 890-9b - que já tinham sido avistados antes, mas sabíamos pouco sobre isso - e LP 890-9c, também chamado de SPECULOOS-2c.
Apenas alguns detalhes são conhecidos sobre a SPECULOOS-2c além do seu tamanho e os oito dias que leva para orbitar a sua estrela, LP 890-9. Amaury Triaud na Universidade de Birmingham, Reino Unido, e os seus colegas, que a avistaram, esperam que o Telescópio Espacial James Webb (JWST) possa trazer mais dados em relação a aspetos como a existência de atmosfera e outras características que se suspeita que tenham.
Aliás, são estas resposta que nos informam sobre o potencial do planeta para acolher vida. Estar na zona habitável em torno de uma estrela significa que as condições não são demasiado quentes ou demasiado frias, pelo que poderá existir água líquida na superfície.
Como foi descoberta esta dupla de exoplanetas?
Para encontrar planetas noutros sistemas solares, os astrónomos podem procurar o escurecimento da luz de uma estrela quando um planeta passa em frente dela, perturbando a nossa visão. No entanto, isto é difícil de conseguir quando uma estrela é tão brilhante como o nosso próprio sol, porque os planetas são comparativamente mais escuros, mas mais fáceis de detetar se a estrela hospedeira for mais fria e mais escura, como as anãs vermelhas.
Segundo o que foi dado a conhecer, SPECULOOS 2c tem um raio 30 a 40% maior do que o da Terra e leva apenas 8,4 dias a orbitar a sua estrela (a Terra leva 365 dias).
Tem uma característica, contudo, muito diferente da Terra. Sofrem de acoplamento gravitacional. Isto é, há um lado do planeta que é sempre dia e o outro é sempre noite.
Apesar destas diferenças, a equipa estima que parece ser o segundo planeta mais habitável descoberto até agora, depois do TRAPPIST-1e, fora do nosso sistema solar, e ainda pode potencialmente ter água líquida na sua superfície.
O planeta exterior está no limite interior do que se chama a zona habitável, um pouco como a Terra. A partir dos meus cálculos, o sistema é o segundo melhor no momento para estudar o clima ou descobrir a atmosfera com um instrumento como o JWST.
Disse Amaury Triaud, um estudiosos dos exoplanetas.
Há uma lista de possíveis exoplanetas que podem ser habitáveis
Em 2021, o satélite Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, que procura exoplanetas pelo espaço, divulgou uma lista de planetas potenciais recentemente descobertos.
Um destes planetas, o TOI-4306.01, também chamado LP 890-9b, chamou a atenção de Triaud e da sua equipa, pelo que seguiram com telescópios terrestres em todo o mundo, durante mais de 600 horas de observação na sua estrela anfitriã.
Para além de confirmarem a descoberta inicial do TESS, descobriram também um segundo planeta, SPECULOOS-2c. Não conseguiram medir quaisquer outros detalhes para além do seu raio e órbita, mas com base na proximidade das órbitas da sua estrela e da sua radiação estimada, e uma massa projetada a partir do seu raio com base no que sabemos sobre outros exoplanetas, Triaud e a sua equipa calcularam que se encontrava diretamente na zona habitável.
A definição de uma zona habitável para uma determinada estrela muda dependendo das propriedades dessa estrela, mas os investigadores esperam que as observações com JWST possam ajudá-los a ajustar a sua definição e revelar muito mais, tais como as massas dos planetas e se têm atmosferas.
Este artigo tem mais de um ano
A quem é crente, força… comecem a poupar para pagar a mudança.
Não é uma questão de crença, mas sim de sobrevivência a muito longo prazo. Claro que se tomarmos como dimensão do universo os nossos tempos de vida limitados a algumas decadas, o problema nem se coloca. Mas repare que mesmo em seres que vivem muito menos tempo do que a nossa espécie, o instinto de sobrevivência é a raíz das mudanças constantes de habitat, é a causa da busca por habitats viáveis e sobretudo com condições de previsibilidade que alcancem um threshold mínimo para potenciar precisamente a sobrevivência. É uma certeza matemática a destruição da Terra a muito longo prazo ( curto à escala cósmica). Isso por si só deve-nos fazer repensar as prioridades e orientar os objectivos de muito longo prazo da espécie para dois objectivos importantes: a transformação da nossa civilização numa civilização nómada, capaz de sobreviver no espaço, e a redução das quantidades de energia que consumimos.para níveis ínfimos, para reduzirmos a entropia. Talvez seja até esse o motivo pelo qual as civilizações mais avançadas sejam virtualmente indetectaveis até ao momento e o SETI tenha refundado em quase nada – para além de uns poucos sinais candidatos. Se calhar fazem imenso com muito pouca energia. Voltando à Terra, é precisamente ela que está condenada a morrer. É uma certeza assente nos indicadores que a ciência nos dá.
A sobrebivencia está nas mãos de DEUS, temos e que virar as costas aos novos valores do sec.20 e 21, e voltar aos voltar aos valores tradicionais católicos apostoliscos romanos
Nova TERRA, impossível!
Porque TERRA nunca foi e jamais será PLANETA, e sim apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÒSMICAS, como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são.
Nós como SERES ELEMENTARES H3, com predominâncias corpóreas 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA, habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO e não TERRA, do nosso MACRO ÁTOMO, e não SISTEMA SOLAR.
Tudo sempre foi é e sempre será, ENERGIA CRIADORA… Energias criadas… E energias procriadas. Até mesmo nossos corpos, compostos são por 7 OCTILHÕES DE ÁTOMOS, micros unidades energéticas atômicas termonucleares baixas que chamam equivocadamente de matéria, movidos por COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS, compostos por 3 Energias Médias, EM = Energia Motriz… EI.D = Energia Inteligente Diferenciada… E ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies. Combos Energéticos De EV = Energias Vitais, que chamam equivocadamente de ESPÍRITOS!
What a fuck…
Também fico “prás bandas”…
Volta para a nave sff…
O patrão quer falar contigo.
Os nossos corpos não são compostos por 7*10^27 átomos, o valor que deste é uma média para um homem de 70kg. Não sei se é do teu conhecimento, mas a nossa espécie possui um segundo sexo, bem como nem todos os homens pesam 70Kg. Uns pesam mais, outros pesam menos.
Porreiro, destes as definições dos teus termos. Será que é agora que vais indicar a hipótese científica “avançada” com poder preditivo que faz uso desses termos? Ou contínuas a inventar?
Nuno V;
Tu não sabias nem quem tu eras e onde vivias, eu que tu dizes que nada descobri, é quem teve que te dizer.
Molécula da ÁGUA que predomina em tua constituição corpórea, H²O, 2 micros átomos de HIDROGÊNIO + 1 micro átomo de OXIGÊNIO 2 + 1 = 3.
Mais uma prova que eu, tu e todos os demais, somos SERES ELEMENTARES H3.
Tu és muito inteligente, mas demasiadamente primitivo cientificamente.
Como tu chamas o COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS acima descoberto e descrito por mim, composto por 3 Energias Médias, que move teu corpo?
Primitivamente de inexistente ESPÍRITO?
Não existem micro átomos, existem átomos.
Xi, sabes somar 2+1, estou impressionado. Mas se calhar teria mais lógica somar as suas massas atómicas médias, neste caso 2*1,00797+15,9994 = 18,01534 g/mol
“Como tu chamas o COMBO ENERGÉTICO DE EV” Como eu chamo? Lamento, mas eu nunca chamei algo esse nome. Estás a mentir.
Mas ainda estou á espera que tu apresentes o teu modelo científico e factos das tuas “descobertas” para deixar de ser cientificamente primitivo.
Micro átomo, porque MACRO ÁTOMO, é o que tu chamas primitivamente de nosso SISTEMA SOLAR.
Tu também como os antigos faraós, chamas o REAT = REATOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, primitivamente e indevidamente, de DEUS SOL.
Sai dessa IDADE DA PEDRA CIENTÍFICA.
Não sei se sabes, mas o modelo do átomo de Bohr foi refutado.
Eu chamo ao Sol, DEUS SOL? Não, nunca chamei tal. Ou seja, continuas a ser um mentiroso nojento.
Eu continuo á espera que tu apresentes o teu modelo científico e factos sair da idade da pedra científica.
A título de curiosidade, em que universidade tiraste a tua formação científica avançada? Bem como, onde exerceste o teu trabalho científico avançado?
Tu negas que chamas primitivamente e indevidamente DEUS SOL… DEUS MERCÚRIO… DEUSA VÊNUS… MARTE DEUS DA GUERRA… E ainda me chamas de mentiroso?
Só escondem os DEUSES nominando indevidamente os ELEMENTOS do nosso MACRO ÁTOMO indevidamente nosso SISTEMA SOLAR, para não parecer tão primitivo.
Mas é só pesquisar, e ver quem é o mentiroso.
Quanto a teus questionamentos, as repostas, encontram-se no blogger.
No link abaixo encontra-se a prova, de quem é o mentiroso.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_(mitologia)
Que diz:
Mercúrio, na mitologia romana, associado ao deus grego Hermes, é um mensageiro e deus da venda, lucro e comércio, o filho de Maia, uma Plêiade, e Júpiter. Seu nome é relacionado à palavra latina merx (“mercadoria”; comparado a mercador, comércio). Em suas formas mais antigas, ele aparenta ter sido relacionado ao deus etrusco Turms, mas a maior parte de suas características e mitologia são emprestadas do deus grego, Hermes.
Mercúrio é o deus romano encarregado de levar as mensagens de Júpiter, nasceu em Cilene, monte de Arcádia. Os seus atributos incluem uma bolsa, umas sandálias e um capacete com asas, uma varinha de condão e o caduceu. Quando Proserpina foi raptada, tentou ajudou sua mãe Ceres (Deméter) a resgatá-la dos infernos, intermediando um acordo com Plutão, que raptou e casou com a sobrinha. É o deus da eloquência, do comércio e dos viajantes, a personificação da inteligência. Como seu correspondente grego é o protetor dos rebanhos, dos viajantes e comerciantes: muito rápido, é o mensageiro. O planeta Mercúrio provavelmente recebeu este nome porque se move rapidamente no céu.
Mercúrio influenciou o nome de uma série de coisas em vários campos da ciência, tais como o planeta Mercúrio e o elemento mercúrio.
Os das ciências-ainda-a-avançar, escondem os DEUSES, porque mesmo brigando com os das religiões-ainda-a-desestagnar, absorveram antigos equívocos, cometidos pelos mesmos.
Também a denominação totalmente errada do nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO, como TERRA.
Pergunto-te Nuno:
Se TERRA planeta é, e não apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são:
Onde em nosso MACRO ÁTOMO que tu chamas primitivamente e indevidamente de nosso SISTEMA SOLAR, situam-se os PLANETAS FOGO, ÁGUA, AR e EC?
Até quando tu como uma pessoa de considerável inteligência, ao invés de pensar por ti mesmo dentro da irreparável lógica, vais absorver absurdos científicos?
Pensadores lógicos, se fazem mais que necessários.
Já marias-vão-com-as-outras, estagnam, e em nada contribuem, para a lógica do livre pensar…
O físico do link e vídeo abaixo, mesmo desconhecendo o muito que conheço, conhece alguma coisa, e explica o que é os CINTURÕES DE VAL ALLEN.
https://www.youtube.com/watch?v=f6foRRXxqrs
Uma pequena correção:
Onde encontra-se escrito VAL ALLEN: gentileza considerar VAN ALLEN.
Sabes que para ser um físico é necessário que este tenha estudado física numa universidade acreditada? A pessoa do vídeo que tu colocaste não é um físico, é um idiota de todo tamanho que se acha muito inteligente. E mesmo que as missões lunares tivessem sido todas falsificadas, tal não teria qualquer impacto nos nossos modelos cosmológicos, tal continuariam a ser factuais. E acho estranho estares a colocar um vídeo de uma pessoa que acredita em coisas idiotas diferentes das tuas crenças. Ele é um geocentrista, tu julgas que o sistema solar é um átomo. Ambos são incompatíveis. Em que ficamos?
Os planetas têm de facto nome de deuses, porque as pessoas que lhes deram o nome eram primitivos e não sabiam o que eram. Agora como tradição, os planetas são chamados nomes de vários panteões de várias culturas. Ninguém educado na matéria equaciona os planetas com deuses. As palavras não têm significados intrínsecos. Portanto, chamar Mercúrio, planeta A, planeta 1, ou o quer que seja é irrelevante, desde que definas esse termo. O mesmo se aplica ao elemento mercúrio, que foi descoberto á milénios.
Fogo, ar e água não são elementos. Água é um composto químico, formado por dois tipos de de elementos, hidrogénio, e oxigénio. Ar é formado por vários elementos e compostos. Os elementos mais comuns são o nitrogénio e o oxigénio e os compostos mais comuns são água e dióxido de carbono. Fogo é um processo químico, não é um elemento nem um composto.
Eu já estive no teu blog e não tens lá qualquer modelo científico. O que tens lá e o mesmo que tens aqui, divagações sem qualquer base. Portanto, continuo a pedir-te o teu modelo. Se não tens um, então não tens nada.
Se topares o duelo, tu escolhes 10 juízes eu também 10, e vamos discutir as regras.
Caso topes o duelo, 1° questão a definir:
Tu afirmastes em teu comentário acima, que AR, é um elemento.
Eu no meu blogger afirmo que AR é a 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA… Que integra vários componentes, dentre esses OXIGÊNIO… NITROGÊNIO…
Inclusive utilizo como prova da idiotice de ADOLF HITLER, achar que ARIANOS, fossem indivíduos de uma privilegiada raça humana… Quando na verdade são componentes, que integram a 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR.
Quem está sendo mais lógico, eu, tu, ou o terrorista psicopata genocida e idiota ADOLF HITLER?
Quem acessa meu blogger Nuno, e são milhares que não só acessam como elogiam, logo na apresentação do mesmo, ao lerem:
“Tudo sempre foi é e sempre será, ENERGIA CRIADORA… Energias criadas… E energias procriadas. Até mesmo nossos corpos, compostos são por 7 OCTILHÕES DE ÁTOMOS, micros unidades energéticas atômicas termonucleares baixas que chamam equivocadamente de matéria, movidos por COMBOS ENERGÉTICOS DE EV = ENERGIAS VITAIS, compostos por 3 Energias Médias, EM = Energia Motriz… EI.D = Energia Inteligente Diferenciada… E ED.D = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies. Combos Energéticos De EV = Energias Vitais, que chamam equivocadamente de ESPÍRITOS”.
Percebem logo de cara, que pela inquestionável lógica, não nasci apenas para fazer-te pensar, e sim também, para fundir teus neurônios.
Sorte tua Nuno V agora ocultado, é que muitas das repostas aos teus comentários que aqui posto, a moderação do site, não permite publicar.
Ainda comentando teu comentário.
Tu dissestes:
“tu julgas que o sistema solar é um átomo. Ambos são incompatíveis. Em que ficamos”?
Digo-te:
Esse pessoal das ciências-ainda-a-avançar, que julgam muito saber sobre o nosso MACRO ÁTOMO, e sobre o mesmo, desconhecem 99%…
Tanto que continuam chamando primitivamente de nosso SISTEMA SOLAR…
Esquecendo que sobre as micros-unidades-energéticas-atômicas-termonucleares “átomos” que só conhecem também algo em torno de 10%… Existem diversos e não só um tipo…
Mal sabem que pela QUÂNTICA AVANÇADA, existe ou existirá no corpo de um HOMEM… Uma micro-unidade-energética-atômica-termonuclear “ÁTOMO”… Que venha a ser o ÁTOMO ELEMENTAR… Replica minuscula do nosso MACRO ÁTOMO, indevidamente nosso SISTEMA SOLAR.
Mais ainda que pela QUÂNTICA AVANÇADA que vê o MACRO pelo micro… Quem descobrir e manipular esse micro-átomo-elementar:
Estará também manipulando automaticamente todo MACRO ÁTOMO, que ainda chamam primitivamente e indevidamente, de nosso SISTEMA SOLAR.
Como tu não és burro, tu já deves ter sacado que esse micro-átomo semelhante ao MACRO ÁTOMO, desconhecido por todos das ciências-ainda-a-avançar, é.
Por aqui pará, o que tu dizes que nada sabe ou jamais saberá, diante do que gosta de jogar verde para colher maduro, para que o mesmo continue a uva verde e não madura… Pisoteando no lagar.
“Tu afirmastes em teu comentário acima, que AR, é um elemento.”
Não mentiroso, eu nunca dise que ar é um elemento, eu disse o contrário, que ar NÃO é um elemento. Eu afirmei, e cito: “Fogo, ar e água não são elementos”, “Ar é formado por vários elementos e compostos”.
Tu afirmas que ar é a 4ª unidade elementar cósmica, no entanto, fazes sem qualquer tipo de prova. Ou seja, não passa mais do que especulação vazia.
A sério, precisavas de cometer a falácia reductio ad hitlerum, não és muito bom nisto.
Estás a medir o tamanho da salsicha é? OK! Eu tenho publicado vários artigos científicos em jornais científicos, não num blog, com dezenas de milhares de citações, muito provavelmente lido por vários milhões de cientistas, não por idiotas com chapéu de folha de alumínio.
“Percebem logo de cara, que pela inquestionável lógica, não nasci apenas para fazer-te pensar, e sim também, para fundir teus neurônios.”
Sabes para lógica ser inquestionável, primeiro tens que apreender a contruir um argumento lógico. Depois disso precisas de ter premissas válidas. E pela maneira que escreves mais parece que nasceste com algum problema.
“Sorte tua Nuno V agora ocultado, é que muitas das repostas aos teus comentários que aqui posto, a moderação do site, não permite publicar.”
Também eu tive alguns comentários que não foram publicados. Agora que queres que te faça? Que chore um bocadinho por ti?
“Tu dissestes:
“tu julgas que o sistema solar é um átomo. Ambos são incompatíveis. Em que ficamos”?”
Que querido outra falácia em que convenientemente citas apenas parte da minha frase. Em que escrevi esta porque estavas a colocar um vídeo em suporte da tua posição de uma pessoa que não partilha esta.
“Como tu não és burro, tu já deves ter sacado que esse micro-átomo semelhante ao MACRO ÁTOMO, desconhecido por todos das ciências-ainda-a-avançar, é.”
Não, não é semelhante. Os orbitais atómicos nem sequer são circulares. As mais simples são esféricas, e o eletrão pode estar em qualquer ponto dessa esfera, incluindo o interior, e nestes permitem que o eletrão até passe pelo núcleo. E de notar que já estou a simplificar bastantes porque a esfera nem sequer é uma esfera porque não têm limites definidos. Primeiro vai estudar mecânica quântica numa universidade acreditada, depois escreve as tuas divagações numa publicação científica, não num blog. Até lá, passa bem.
P.S. – Para a próxima, quando responderes, usa apenas um comentário, não uma catrazada deles.
Ciência-ainda-a-avançar ≠ de Ciências Avançadas.
Portanto, não consigo entender o que tu dizes, como tu também, não consegues entender o que digo.
Quando a tua ciência “avançada” tiver aplicações práticas chama-me até lá continua a fumar do material bom. Passa bem.
Ok. Mas quanto a fumar, nem cigarros comuns fumo.
Estou habisbilico…..
*abesbílico
Lê o acima, que tu ficaras mais ainda.
A america quer abrir mcdonalds por esse universo fora.
força, vamos lá poluir mais um planeta 🙁
Tretas…. nunca vamos sair deste buraco.
Se for pra destruir outro, mais vale…
Estamos nas mãos de DEUS só sobrevivemos se DEUS o permitir, por muito que invetemos e façamos descobertas novas.