Covid-19: Depois da China é a Itália a diminuir drasticamente os níveis de poluição
O Covid-19 tem estado na ordem do dia pelas razões que todos conhecem. Está a paralisar o mundo e a obrigar a que todos se recolham em casa para não estarem expostos à transmissão do vírus e assim estarem protegidos.
Depois de termos visto todos os efeitos negativos que têm surgido, eis que se reforçam alguns pontos positivos que estão a surgir. Depois de termos visto a poluição a ser reduzida na China, é agora a vez do continente europeu. A Itália a diminuir drasticamente os seus níveis de poluição.
A Itália está no foco desta pandemia
A pandemia provocada pelo Covid-19 tem provocado alterações drásticas ao dia a dia de todos. Para além de termos já as escolas fechadas, muitas empresas estão a enviar os seus funcionários para casa, em regime de teletrabalho.
Se este é um cenário que agora chega a Portugal, em Itália há já algumas semanas que esta é a realidade. Neste país o cenário é bem mais restrito e existem inclusive fábricas e outras indústrias fechadas. O país está parado e a aguardar que o surto se extinga.
Covid-19 tem efeito positivo na poluição
Se num prisma este é um péssimo cenário, noutro poderá ser bem-visto e até positivo. Este cenário trouxe uma redução da poluição que pode ser vista de forma total nas imagens que foram recolhidas por satélites de observação entre os dias 7 de fevereiro e 7 de março.
Em concreto, e do que pode ser visto no vídeo abaixo, a redução da poluição de dióxido de azoto é muito grande e está naturalmente associada à paragem de toda a indústria no norte de Itália. OS dados são claros e mostram esta vantagem no meio de tantos problemas.
Níveis de dióxido de azoto diminuíram
Os dados apresentados são oriundos do satélite Sentinel-5 da Agência Espacial Europeia e necessitam de ser confirmados com outras fontes de dados e com outras observações, mas é clara a diminuição da poluição nos céus de Itália.
É em Itália que têm estado os maiores problemas associados ao Covid-19 e ao Coronavírus, com quase 25 mil infetados e mais de 1800 mortes confirmadas.A pandemia está a alastrar pela Europa, mas espera-se que tenha impacto menor nos restantes países.
Este artigo tem mais de um ano
Então vamos dar todos graças pela pandemia….ridículo isto.
Constatar factos não é “dar graças”. É apenas constatar o impacto que a actividade tem no ambiente e o que acontece quando essa actividade é drasticamente reduzida.
+1
Ui, e que novidade nos deram. Ninguém tinha dado por isso. O Mundo quase parado e quem diria que iria haver menos poluição. Carneiros…
mas é dito a população que n é possivel mudar ou que é necessario decadas, qdo so pensam nas contas bancarias.. Agora a natureza mandou esta “prenda” e em dias é este o resultado. É possivel mudar, basta vontade.
A mim espanta-me pq as associacões pró natureza nao se manifestem. Isto deveria ser aproveitado no mundo todo para mudar mentalidades. Se tinhamos enegergia renovavel em grande escala nao dependemos de ninguem em termos energeticos.
Divagando um pouco: Esquecem veiculos eléctricos, Hidrogénio é melhor e ha em quantidade. Começar a reciclar tudo, e tudo o que é fabricado tem que ser reciclável. Limpar a bagunça que andamos a fazer.
Posso estar errado mas depois disto a sociedade como conhecemos vai mudar e muito.
Concordo em pleno!
Se foi essa a tua conclusão, sim, é muito ridícula.
Já tens esse raciocínio todo infetadinho.
A redução da poluição devido ao período de quarentena é algo bom de analisar e estudar MAS acredito que os ambientalistas mais “extremistas” vão usar este flagelo como exemplo de “como podemos salvar o planeta”.
O que esta malta se esquece é que depois desta pandemia virá a pandemia económica – em que se as coisas não forem bem feitas – vai criar desemprego, apertos de cinto, e todos os problemas parecidos com o que aconteceu em 2008-9 .
Devemos tirar lições desta experiência – como por exemplo – implementar mais o tele-trabalho em empresas onde ir ao escritório é redundante. Pode não ser implementado a 100% mas já vejo mais valias em ter 2-3 dias de tele-trabalho com o resto no escritório.
Tenho muita pena que este flagelo seja aproveitado – principalmente pelo BE (pelo menos do que tenho visto) – para mandar indirectas sobre as alterações climáticas . É mesmo não saber quando se deve estar calado.
Olá João respeito a tua opinião e percebo a.
Mas na minha opinião é precisamente neste alturas que é obrigatório levantarem se vozes para nos fazer ver o estado do planeta e o ritmo muito acelerado que a nossa vida leva.
Isto pq por um lado como se ve com a quarentena que muitos não cumprem o humano é mt resistente às coisas que não vê e não sente e pq por outro lado pq também é precisamente esta vida “luxuosa” que ajuda a estas pandemias acontecerem.
Abraço keep safe
“acredito que os ambientalistas mais “extremistas” vão usar este flagelo como exemplo de “como podemos salvar o planeta”.”
Desculpa la mas ja deveriam estar a falar nisso. Foi nos ditam que era necessario decadas. Veio um virus e em dias mudou-se habitos. Se deixassem de pensar na conta bancaria mas no bem geral é possivel mudar e em meses
Vergonhoso este tipo de notícias. Na passada sexta-feira durante o telejornal na RTP3 estava uma senhora ambientalista como convidada. A mesma dizia que não se devia esquecer o planeta e o ambiente durante esta fase do coronavirus. Prossegue o seu discurso afirmando que se devia ver os aspetos positivos do coronavirus, tal como a redução do CO2. Disse ainda que com isto era possível ver que não são necessárias tantos aviões a voar, e que havia menos transito nas estradas. As pessoas a perderem os empregos, empresas de aviação a falirem, a economia a cair, mas estas mentes iluminadas ficam contentes.
Até agora a poluição matou alguns milhões de vezes mais que este virus, não sabemos o futuro, mas é algo a ter em conta.
Mentira mentira mentira.. 5g por detras de tudo
Tens alguma base para dizer isso e as fontes
Então mas não eram as vacas que faziam toda a poluição, e os barcos e os aviões ????
Provavelmente mataram as vacas todas.