PplWare Mobile

Corrida à Lua entra numa nova fase: NASA planeia reator nuclear, mas… o que diz a lei?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. LA says:

    O ser humano é fantástico, no que toca, a poluir e a destruir, nenhum outro ser nos consegue bater.

    • narcesudo says:

      O ser humano também é fantástico noutros pormenores: é a única espécie que se preocupa com a poluição e destruição e tenta reverter os danos não só pelos quais é responsável mas também os danos da responsabilidade de outras espécies… e fá-lo a pensar não só em si mas também em todas as restantes espécies.

      Quanto a essa alegação de nenhuma espécie nos conseguir bater, olhe por exemplo para os castores. Uma só família de castores em duas ou três gerações consegue destruir centenas de hectares de floresta em volta do local onde constrói e mantém a sua represa.

      Há espécies de formigas (seres minúsculos) que destroem toda a biodiversidade de que se alimentam (plantas ou animais muito maiores do que elas) ao ponto de terem de se mudar constantemente para outras áreas adjacentes.

      • Eu says:

        Sim, no que toca a culpas, estamos em pé de igualdade com os castores e as formigas.
        Ainda agora passou aqui um avião cheio de castores que iam de férias para o México.
        Também é verdade que aquele trânsito sempre congestionado das formigas, que todos conhecemos, coloca-as no topo da cadeia de poluidores.
        O caro narcesudo, ainda fará entrar uma ação em tribunal, de forma a responsabilizar estes seres irresponsáveis.

        • narcesudo says:

          Vá viver para onde existam castores ou formigas em abundância (apenas dois exemplos) que tudo destruam ou devorem e depois diga que não se sente incomodado!

          E já agora, sabe o que são infestações, pragas ou espécies invasoras? Há-as de muitos tipos e feitios oriundas das mais variadas espécies até de espécies consideradas muito fofinhas por alguns e que não afectam apenas humanos, afectam todo o meio ambiente onde se encontram. Algumas, além dos tradicionais navios, viajam até de avião.

          Deve também desconhecer que existem bastantes espécies animais que modelam o ambiente à sua volta ao ponto de quase o destruírem se forem deixadas sem controlo. Entre elas, tanto podem ser espécies predadoras invasoras quanto espécies autóctones cuja predação tenha cessado (tanto em terra como no mar).

          O caro Eu julga que sabe já muito sobre as culpas humanas e tanto julga saber que já nem quer saber do resto mas talvez aprendesse algo se estivesse disposto a isso.

  2. TugAzeiteiro says:

    Vai uma aposta em como quem irá ter a primeira base lunar será a China?

    • narcesudo says:

      Deixar lá cair um módulo e chamá-lo de base… não conta!

    • Ivo says:

      Caro TugAzeiteiro,

      A sua aposta é interessante. Para referência, o plano oficial chinês para a Estação Internacional de Pesquisa Lunar (ILRS) é público e bastante detalhado.

      Não se trata de “deixar cair um módulo”, mas sim de um projeto faseado que começa com missões robóticas (Chang’e 6, 7 e 8) para explorar o local e testar tecnologias, culminando numa base permanentemente robotizada por volta de 2035, com capacidade para missões tripuladas de curta duração.

      Para quem quiser consultar, a Wikipedia tem um bom resumo com fontes:

      Wikipedia (em inglês) – International Lunar Research Station (ILRS):
      https://en.wikipedia.org/wiki/International_Lunar_Research_Station
      ESA – Página sobre exploração lunar:
      https://www.esa.int/Science_Exploration/Human_and_Robotic_Exploration/Exploration/The_Moon
      NASA – Artemis program e exploração lunar:
      https://www.nasa.gov/specials/artemis-1/.

      Será fascinante ver como este plano e o do programa Artemis da NASA evoluem em paralelo na próxima década.

      • narcesudo says:

        Chamei a atenção que “Deixar lá cair um módulo e chamá-lo de base… não conta!” e logo veio o Ivo, apressadinho, defender que “Não se trata de “deixar cair um módulo””.
        Para o Ivo, a China ficar mal vista, é coisa que não pode ser, nunca, nunquinha. Teve de vir logo pôr os pontos nos iiiiiiiis. O Ivo não brinca em serviço e não falha nenhuma!

        E não, caro Ivo, não estou neste comentário a criticar a China. Quero eu lá saber da China! Estou, apenas e mais uma vez, a constatar o seu comportamento deveras previsível.

  3. sapoide says:

    A lei diz que se alguém violar a lei e construir um reator nuclear na Lua = GAME OVER!!!!

  4. Unick72 says:

    Quero ver é onde vão buscar a água potável… visto no planeta Terra começar a mesma começar a ser escassa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.