Cientistas perplexos por encontrar galáxias sem matéria negra
Os cientistas estão perplexos por encontrar galáxias sem matéria negra. Afinal, isto poderá contradizer o vasto conhecimento que se reuniu até agora relativamente a teorias acerca da matéria.
Embora não seja a primeira vez, os avanços tecnológicos de hoje permitirão uma investigação aprofundada.
Acredita-se que a energia negra e a matéria negra constituem quase 95% do nosso universo. Embora não se saiba exatamente o que é e de onde vem, os cientistas creem que ambas mantêm as galáxias juntas, recorrendo à gravidade.
No entanto, de acordo com o Gizmodo, um grupo de astrónomos avistou uma galáxia sem matéria negra. Esta história começou há três anos quando Filippo Fraternali, um astrónomo do Kapteyn Astronomical Institute da University of Groningen, nos Países Baixos, e os seus colegas se depararam com algumas galáxias dispersas que careciam de matéria negra.
Por ser uma estreia, os astrónomos decidiram examinar uma delas em pormenor. Depois de escolherem uma a 250.000 anos-luz, chamaram-lhe AGC 114905 e utilizaram as 27 antenas do radiotelescópio do Very Large Array no Novo México para a estudar.
O conteúdo de matéria negra que inferimos nesta galáxia é muito, muito menor do que se poderia esperar.
Revelou Fraternali, após uma investigação detalhada.
Embora Pieter van Dokkum, astrónomo em Yale, e os seus colegas tenham avistado galáxias semelhantes em 2018, utilizando o telescópio Hubble, não lhes foi dada grande relevância. Agora, com o desenvolvimento dos telescópios e as observações mais profundas, esse tipo de galáxia “tornou-se mais conhecido”, segundo Mireia Montes, astrónoma no Space Telescope Science Institute, em Baltimore, e especialista em galáxias.
Para já, os astrónomos consideram ser demasiado cedo para saber se a AGC 114905 e as galáxias semelhantes serão um problema para as teorias convencionais relativas à matéria negra. Portanto, é necessário explorar mais e investigar mais profundamente. Para isso, poderá ser utilizado, por exemplo, o James Webb Space Telescope.
O estudo foi publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O tintol diz que essas serão as galáxias que ainda não têm zoo instalado para os et estudarem as evoluções das espécies.
spoiler: vão chegar à conclusão que não existe matéria negra
Matéria negra, como buracos negros não existem. É só uma designação para aquilo que os cientistas não conseguem explicar.
É quase o mesmo que Eter que os cientistas usavam nos seculos XVIII para explicar muita coisa que desconheciam.
Palm Face
Não sabermos o que é e não existir não são sinónimos. A matéria negra e energia negra são nomes que damos a fenómenos observados, mesmo que ainda não saibamos o que é. Os buracos negros, estes sabemos com certeza que existem.
Os buracos negros existem. Já saiu uma foto de um.
“Já saiu uma foto de um”
haha
Então o que são as imagens captadas pelo EHT? Uma conspiração do illuminati reptilianos?
Acho este o grande calcanhar de Aquiles e arrogância da ciência actual. Como a teoria não bate certo juntaram-lhe os pozinhos para tudo fizesse sentido. Como também não faz sentido haver duas teorias completamente distintas para o infinitamente grande e para o infinitamente pequeno.
Basicamente isso, como não conseguem explicar chamam matéria negra a tudo o que que que esteja em falta para as contas baterem certo com o que eles julgam deve ser a teoria correcta.
O que acabou de constatar é o processo de evolução da ciência. Sem dúvida que não parece fazer muito sentido haver teorias tão diferentes. É por isso que existe investigação para conseguir encontrar uma teoria unificada. Não é o calcanhar de Aquiles, simplesmente, é Ciência.
Quanta ignorância.
Por estes comentários se demonstra que quanto menos as pessoas sabem de um assunto, mais pensam que sabem o bastante para comentarem como se fossem especialistas… nem o conceito de método cientifico percebem e o que este envolve, quanto mais comentarem sobre o que é ou deixa de ser a matéria negra.
E isso mesmo Sr Ricardo, comcordo com tudo que disse.
É o efeito Dunning–Kruger em plena ação.
É tanta a arrogância da ciência que fica presa em dogmas em vez de estar em estudo permanente numa constante procura de melhorar o conhecimento e corrigir as teorias actuais se necessário com avaliação cruzada entre os seus pares… oh, wait!
Enfim -.-
Tanta parvoíce nos primeiros comentários… Realmente faz falta a muita gente acabar a escola primária.
E virem para aqui demonstrar a sua ignorância. Aproveito para partilhar um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=4_qJptwikRc este estudo é só mais um a meter um preguinho na matéria negra que é só uma hipótese, não é uma teoria.
Interessante a explicação. Bom conteúdo.
Ou algo que me parece bem mais friendly para quem não é um mega adepto dos estudos:
https://www.youtube.com/watch?v=QAa2O_8wBUQ
quem é que depois de ver este artigo teve saudade e foi criar uma conta no OGAME?
Ogame é muito fraco, prefiro Stellaris Utopia
OGame, já lá vai o tempo. Há mais de 12 anos que não lhe toco. Era de facto muito entusiasmante e totalmente perturbador do sono.
Os cientistas não sabem nada sobre o espaço. Não há regras no espaço como os cientistas pensam. Enquanto não meterem isto na “massa cinzenta”, noticias como esta vão continuar 😛
Olhem aqui o parente perdido de Albert Einstein, por favor ele precisa de um Nobel da fisica, acabou de refutar toda a comunidade ciêntifica com argumentos baseados em fatos testados varias vezes por el , onde se formou, foi na Unisquina?