Cientistas estão mais perto de uma vacina da gripe Universal
Todos os anos a gripe ataca milhões de pessoas pelo mundo fora. Desenvolvendo novas vacinas para cada novo surto, investigadores e colaboradores na área da saúde ajudam a salvar vidas e impedem que os vírus se espalhem com tanta facilidade.
Recentemente, a Universidade da Califórnia reportou que um grupo de cientistas pode estar muito perto de desenvolver uma vacina da gripe Universal, algo muito mais avançado em relação ao que temos hoje e que ajuda a prevenir um maior número de viroses e infeções.
A vacina da gripe atual...
Atualmente, em Portugal, milhares de pessoas ficam doentes com gripe e apanham viroses no Inverno. Muitas conseguem-se curar com apenas alguns dias de descanso e cuidados em casa, enquanto outras chegam mesmo a ter que ir ao hospital para serem vigiadas mais de perto e receber outro tipo de tratamento.
Por isso, recomenda-se que parte da população, sobretudo, crianças e idosos, tome a vacina da gripe de modo a ganhar mais defesas.
No entanto, estas vacinas que hoje temos à disposição apenas nos protegem contra certos vírus. Todos os anos cientistas tentam prever quais os vírus que devem tentar combater e que defesas incluir nas vacinas.
Agora, graças a uma equipa de cientistas americanos e chineses a resolução para este problema pode estar muito próxima. Estes investigadores poderão ter chegado a uma vacina não obriga a "adivinhar" quais os vírus a combater num determinado ano.
De uma forma simples, a solução passa por aumentar a capacidade do sistema imunitário de combater muitos vírus.
Como funciona esta nova vacina?
Esta vacina, ao contrário das vacinas da gripe atuais, fortalece as células T, que fazem parte do nosso sistema imunitário e são responsáveis por combater doenças. Este desenvolvimento é muito importante porque a resposta de uma célula T é capaz de proteger o organismo durante muito mais tempo do que as vacinas atuais.
Para além disso, são capazes de nos proteger contra muito mais vírus. As vacinas atuais tipicamente incluem uma espécie de "cocktail" de vírus mortos que quando injetados levam o organismo a desenvolver anticorpos que depois se anexam (prendem) a qualquer intruso que se assemelhe ao que estava presente na vacina.
Ainda assim, este método não leva a uma reação significante por parte da célula T porque os vírus das vacinas estão mortos. Já esta nova vacina usa vírus que estão vivos, portanto leva à formação de anticorpos e provoca uma resposta da célula T.
A produção de anticorpos juntamente uma forte resposta da célula T funciona como a proteção de segurança.
Desafio: Testar em Seres Humanos
A vacina já foi testada em ratos e outros animais e produziu resultados de sucesso. Se esta vacina Universal funcionar também em Seres Humanos, segundo os cientistas, não será necessário tomarmos vacinas anuais.
No entanto, ainda existem obstáculos a ultrapassar, como a verificação de resultados contra todos os vírus conhecidos e também a aplicação em Seres Humanos.
Os investigadores também que terão que perceber se o facto de ativar uma resposta imunitária tão forte por parte das células T não danifica o tecido dos pulmões nem é mortal quando as pessoas são infetadas com certo tipos de vírus.
Apesar de todas as questões que ainda estão sem resposta este novo método pode ser um importante avanço científico e muito significativo. Sem dúvida, é algo inovador e extremamente entusiasmante.
Este artigo tem mais de um ano
Sinceramente nunca percebi porque raio as outras vacinas tem a duração de anos e a da gripe só dura 1 ano. Eles já devem ter uma vacina mais duradoura mas preferem que as pessoas gastem o dinheiro todos os anos.
Gripe é um termo abrangente. São várias as estirpes.
Como não se sabe qual/quais vão ser as predominantes no ano seguinte vão ser criadas e vendidas vacinas com 3 das estirpes que se supõe mais prováveis de predominar.
Acerta-se ou não.
concordo plenamente com a tua opinião, mas neste mundo capitalista, o que interessa é o lucro!!! Nem que seja preciso deixar um vírus sair do laboratório, para depois venderem vacinas e ganharem milhões com isso. welcome to capitalism!!!!
A ignorância nos nossos dias é triste, especialmente com tanta informação na ponta dos dedos.
É não é? Pergunto-me onde está a ignorância, principalmente porque o que ele disse é verdade. Só não se aplica, aparentemente, à gripe, mas a outros casos sim.
Faça uso dessa informação que está à ponta dos dedos.
Porque a vacina tem só 3 virus da gripe, dos milhares que existem.
Cada ano varios meses antes tentam adivinhar qual vai ser o que vai chegar a Portugal para fazer a vacina, às veces acertam outras veces falham.
È igual que tu cuando tens un virus da gripe y recuperas, já criaste defensas a ese virus mas aos novos não.
“(…) estas vacinas que hoje temos à disposição apenas nos protegem contra certos vírus. Todos os anos cientistas tentam prever quais os vírus que devem tentar combater e que defesas incluir nas vacinas.”
é só ler.
Isso tem a ver com a mutaçao do virus da gripe que facilmente sofre mutações, por isso é que todos os anos sao estirpes diferentes do virus da gripe
Que a esperança na notícia não oculte outros interesses.
As vacinas administradas atualmente, muito pelos coadjuvantes utilizados, têm efeitos secundários.
Pedir a bula para saber do conteúdo e efeitos indesejáveis.
Existem grupos de cidadãos alertados/interessados que questionam os planos de vacinação.
Como qualquer outro medicamento irá ser testado em humanos e avaliado pelas mesmas entidades que já demasiadas vezes têm reconhecido e retirado do mercado, medicamentos como causa de outras doenças.
E porque não são feitos testes em humanos com plantas medicinais?
Estarei errado se penso ser que é porque plantas não podem ser patenteadas?
Medicamento reconhecido só de componentes/parte das plantas sintetizadas. Essas podem ser patenteadas e dão lucro.
Já estou a ver, a malta toda a ficar careca com tanto ataque de células T.
Sempre tive gripes, num ou putro ano eventualmente, nunca tomei vacinas, normalmente um brufen chega, não sei pq tanto espanto…
Causa uns diazinhos em que estás em baixo, mas nada de especial… talvez eu tenha sorte
Nunca apanhaste vírus da gripe.
Eu dizia o mesmo, nunca tinha tinha tido gripe e achava que gripe era coisa para deixar a sentir em baixo uns diazinhos.
Aos 30 anos apanhei uma gripe, mesmo gripe. Febre de 40 graus que não baixa com medicamentos. Mal me consegui levantar da cama. Não conseguia fazer nada nem ver TV! uma semana em baixo! Isso sim é gripe! O resto é viroses de constipações.
Não confundir gripe com constipação. A gripe é seca e por norma dá sempre dores de corpo nos dias finais, a constipação é húmida e com muito corrimento nasal etc.
Tive gripe uma vez em toda a minha vida (40 anos) e nunca tomei nenhuma vacina, e no centro bem frio.
Só sei que toda a gente que conheço que toma a vacina, apanha-a na mesma.
As únicas 2 vezes que tomei foi quando apanhei a gripe mais forte
Mudando de assunto… gostaria que desenvolvecem uma vacina ou cura para o herpes. Também é uma epidemia e em idades mais avançadas pode mesmo matar.
não há cura.
Ou ainda não há cura? Mas alguém sabe se há pesquisas nessa área?
E esta vacina também tem mercúrio como as outras?
Ora pois claro. Embora, oficialmente, seja um mercúrio diferente. Deve fazer bem à mesma.
tem urânio também. é fixe, assim até produzes energia térmica e não precisas de comer tanto.
Quem dera que consigam desenvolver esta vacina.Esta vacina e a da SIDA.Que passos tão grandes se davam no sentido de prevenir que tantos milhões de pessoas morressem por esse mundo fora.Isso é que era. 🙂
Desenvolvida já está. Aliás, já estão.
E se a história das vacinas e doenças como a SIDA não fosse exactamente como é contada?
SIDA não é o mesmo que HIV.
A vacina é contra o HIV. Mas este vírus muta de uma maneira louca e até agora não foi possível criar uma que tivesse resultados.
Já somos poucos, imagino se não houvessem doenças e acidentes..
De tanto ler a palavra mutação fico a pensar como não se extingui a humanidade até à criação da industria farmacêutica.