Cientistas descobriram um açúcar que pode resolver a calvície masculina
Apesar de muito comum, a calvície impacta a auto-estima masculina e representa uma insegurança para muitos homens. Agora, cientistas descobriram um açúcar que pode curá-la.
Segundo Sheila MacNeil, professora catedrática de Engenharia de Tecidos na Universidade de Sheffield, "a calvície masculina é uma doença muito comum, que afeta homens em todo o mundo". De facto, homens em todo o mundo debatem-se com a frustrante realidade da queda de cabelo.
Apesar de altamente comum, neste momento, a Food and Drug Administration (FDA) só autoriza dois medicamentos para este mal. Mas isso pode mudar, caso a descoberta destes cientistas se consolide.
A nossa investigação sugere que a resposta ao tratamento da queda de cabelo pode ser tão simples como a utilização de um açúcar desoxirribose natural para aumentar o fornecimento de sangue aos folículos capilares e incentivar o crescimento do cabelo.
Cientistas da Universidade de Sheffield e da Universidade COMSATS do Paquistão descobriram um composto de açúcar que pode desempenhar um papel no restauro do cabelo. O estudo foi publicado na revista Frontiers in Pharmacology.
Açúcar pode curar a calvície?
Descobriram que um açúcar natural chamado 2-deoxi-D-ribose, ou 2dDR, pode estimular o crescimento do cabelo ao promover a formação de novos vasos sanguíneos. Este processo vital nutre os folículos capilares, ajudando-os a produzir novos cabelos.
A ribose e a desoxirribose são ambas classificadas como monossacáridos ou açúcares simples presentes nos organismos vivos. São componentes essenciais dos ácidos nucleicos, sendo a ribose encontrada no ARN e a desoxirribose no ADN.
Nos últimos oito anos, a equipa concentrou-se na utilização do açúcar 2dDR para estimular o crescimento de vasos sanguíneos para a reparação de feridas. Inesperadamente, notaram uma correlação entre a cicatrização de feridas e o aumento do crescimento do cabelo.
No sentido de investigar o efeito do açúcar na queda de cabelo, os cientistas desenvolveram um modelo de rato com "queda de cabelo provocada pela testosterona". O modelo animal imitava a causa padrão da calvície nos homens.
Os investigadores observaram que uma pequena quantidade deste açúcar natural favorecia o crescimento do cabelo, aumentando o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos. Considera-se que a molécula de açúcar promove o crescimento de novos cabelos ao aumentar a síntese do "vascular endothelial growth factor" (VEGF).
Esta descoberta poderá levar à criação de uma potencial cura para a calvície masculina, conhecida como alopecia androgénica, uma doença que afeta até 50% dos homens em todo o mundo.
Resultados entregam esperança para a calvície, mas são preliminares
Os resultados indicam que o açúcar desoxirribose tem a mesma eficácia que o Minoxidil na estimulação do crescimento do cabelo, apresentando uma opção de tratamento natural promissora.
O Minoxidil, comercializado como Rogaine e Theroxidil, é um dos dois únicos tratamentos para a queda de cabelo aprovados pela FDA. Segundo o New Atlas, o medicamento é conhecido por induzir efeitos secundários como irritação e sensibilidade à luz.
Além disso, o medicamento é menos eficaz em indivíduos com mais de 40 anos e indivíduos com linhas de cabelo recuadas. E não é recomendado para pessoas que estejam a tomar medicamentos para a tensão arterial.
Por ser "natural, barato e estável", este açúcar pode ser administrado a partir de uma variedade de géis ou pensos.
Isto faz com que seja um candidato atrativo para continuar a explorar no tratamento da queda de cabelo nos homens.
Afirmou o professor Muhammed Yar do IRCBM, Universidade COMSATS do Paquistão, num comunicado de imprensa, dizendo que "os resultados são preliminares, mas muito promissores": "Isto poderia oferecer outra abordagem para tratar esta condição que pode afetar a autoestima e a confiança dos homens".
Apesar dos resultados promissores, é necessário conduzir mais investigações, de modo a levar este potencial tratamento não invasivo aos pacientes.
Outra vez os ratos…..mas ratos não são pessoas…
Mas andam muitos infiltrados
deves achar que medicamentos e outros produtos que já tomaste não foram testados em ratos
O que eu sei é que por norma nos ratos resulta sempre…porque há que encorajar os investidores
Impacta a autoestima? Homem que é homem quer lá saber disso
Diz isso a tantos que vão colocar implantes de cabelo…
Elas gostam é dos carecas…
100% de acordo
Há 20 anos a ouvir promessas 🙂
Espera lá, testaram num rato careca? LOL
exacto. havia de ser um com pêlo?
E se nascem pêlos em vez de cabelo
Sem stress, já me habituei e não penso em fazer implantes. Já vi casos, em que correu mal e parece que estão a usar uma peruca. Agora venha o descapotável!
Um homem careca e horrivel, que feio! Jamais teria hipoteses comigo e a maioria das mulheres. Facam implantes ou usem perucas mas por amor de deus não fiquem com uma batata na cabeca que e horrivel!
Grande verdade Rita! O Jeff Bezos que o diga 🙂
Ele tem 60 anos…mas e feio todos os dias. A maioria dos carecas não casa mem arranja ninguem, e horrivel. Homem bonito tem cabelo longo e forte
E chegar á tua porta num cavalo branco, correcto? És muito interessante. Não tens espaço no teu coração para um careca como eu?
Onde ???
Isto é troll hahahaha quem está a escrever é o Alfredo de 67 anos
Gostos são gostos mas ficas a perder…
É dos carecas que elas gostam mais
Não te convencas disso filho, deve ser por isso que ninguem te quer
Mas o açucar pode ser sintetizado? Já existe à venda?
Deve ser daquelas mulheres que acorda os mortos quando sai à rua sem maquiagem.
Eu tenho cabelo comprido, e quase todos os meus colegas de trabalho são carecas ou quase, quando estava no presencial de manhã ainda com o cabelo molhado punha-me a agitar o cabelo em frente deles tipo top model 🙂 🙂 🙂 era velos a “espumar” pela boca 🙂 🙂 🙂
Acho que já foi pior, hoje é moda, mas acredito que há pessoas que se podem sentir incomodadas com isso.
Dois dos meus colegas optaram por fazer implantes um deles correu bem e o outro correu bem mal, olhando para ele até parece que têm algum tipo de doença, ficou super esquisito.
Li em tempos que os cabelos laterais da cabeça, não são cabelos mas sim pelos, e por isso que se faz o transplantes desses pelos.
PS, forte abraço a todos os carecas.