China cria método que pode produzir água na Lua em grande escala
A procura de recursos hídricos na Lua tem sido uma das principais prioridades dos exploradores espaciais. Agora, cientistas chineses introduziram um método revolucionário para extrair água do solo lunar. O seu método produz 50 litros de água a partir de uma tonelada de solo.
Minerais do solo lunar armazenam grandes quantidades de hidrogénio
Desenvolvido após a observação de amostras de rocha lunar trazidas para a Terra pela sonda Chang'e-5 em 2020, o método altamente prático depende da extração de hidrogénio e oxigénio do solo a temperaturas extremamente elevadas.
O método foi desenvolvido por investigadores do Instituto de Tecnologia e Engenharia de Materiais de Ningbo, do Instituto de Física CAS e de outras instituições.
A equipa descobriu que alguns dos minerais do solo lunar - especialmente o mineral óxido ilmenite - armazenam grandes quantidades de hidrogénio em resultado de milhares de milhões de anos de exposição ao vento solar. Quando aquecido, o hidrogénio reage quimicamente com os óxidos de ferro presentes nos minerais, produzindo grandes quantidades de água, bem como ferro e vidro cerâmico, noticiou o SCMP.
Método aquece o solo até derreter e produzir água
O estudo revelou que, quando o regolito lunar é aquecido acima de 926 ºC com espelhos côncavos, uma tonelada pode produzir mais de 50 kg de água. De acordo com o estudo, esta quantidade seria suficiente para dar água a 50 pessoas durante um dia.
Além disso, descobriu-se que a ilmenite lunar (FeTiO3) contém a maior quantidade de hidrogénio implantado pelo vento solar entre os cinco minerais primários do regolito lunar.
Para desenvolver este método, os cientistas utilizaram microscopia eletrónica de alta resolução para analisar o solo lunar. O subproduto deste processo será o ferro, que poderá ser utilizado como matéria-prima para desenvolver equipamento eletrónico na Lua, enquanto o solo lunar derretido poderá ser utilizado para desenvolver uma base de investigação lunar.
As nossas descobertas sugerem que o hidrogénio retido no regolito lunar é um recurso significativo para obter H2O na Lua, o que é útil para estabelecer uma estação de investigação científica na Lua.
Afirmaram os investigadores.
Leia também:
se é assim, porque é que não produzem água nas zonas áridas da Terra ?
O hélio-3 é, basicamente, uma forma isotópica não radioativa do gás hélio com dois prótons e um nêutron em seu núcleo atômico. A substância é rara na Terra e acredita-se que exista em abundância em camadas da Lua e nos planetas gasosos gigantes do Sistema Solar.
A próxima corrida ao espaço será com o objetivo de obter isso.
50 l de agua chegam para 50 pessoas durante um dia ? Cada um só bebe 1 litro por dia ? Andam a ver muitos filmes…
O pessoal budista até consome menos aposto, agora se compares com um americano gordo que nem um porco a história é diferente.
Utopias…, ilusões…, desespero de quem sabe que a terra é bela, um sistema «perfeito», ó único, mas que está a ser irremediavelmente destruído e quer alimentar, a todo o custo, a possibilidade de uma alternativa! Que tal se em vez de andarem com estas hipóteses ridículas, procurassem medidas limpas para o nosso planeta (podiam começar logo pelo fim das inúmeras e poderosas armas nucleares, que em meia hora destroem o planeta)! Querem ter num século (e não iremos a tempo…) o que cá demorou milhões de anos a aperfeiçoar?
Há-de ser um instante até darmos cabo da lua também.
Como podemos deixar nosso planeta em risco de existência ? Talvez outro como o nosso não exista em nossa galaxia ; ser humano hipócrita !