Cérebros envelheceram rapidamente durante a pandemia. E não foi só por causa do vírus…
A pandemia de COVID-19 deixou marcas profundas e duradouras na sociedade, e um novo estudo científico sugere que o nosso cérebro não foi exceção. A investigação revela que o cérebro humano envelheceu mais rapidamente durante este período, mesmo em indivíduos que nunca foram infetados pelo vírus.
COVID-19 levou ao envelhecimento cerebral
Um estudo recente sugere que o impacto da pandemia de COVID-19 pode ter deixado uma marca significativa no nosso cérebro, mesmo para aqueles que não contraíram a doença.
Embora já se soubesse que os casos fatais de COVID-19 provocam alterações cerebrais assustadoramente semelhantes às do envelhecimento avançado, esta nova investigação indica que o stress mental, social e financeiro do período pandémico pode ter, por si só, acelerado o envelhecimento do nosso cérebro.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Nottingham desenvolveu um modelo de inteligência artificial (IA) treinado para identificar os marcadores de um envelhecimento cerebral saudável. Para tal, utilizaram dados de mais de 15.000 adultos do UK Biobank, um repositório de dados biomédicos em larga escala.
Subsequentemente, o algoritmo foi aplicado para analisar a idade cerebral de dois grupos distintos:
- Um com exames cerebrais realizados antes da pandemia;
- E outro cujos exames foram feitos antes e durante a mesma.
Os resultados foram surpreendentes. Durante o período pandémico, o cérebro humano médio envelheceu, em média, cinco meses e meio mais depressa do que antes de 2020.
O que mais me surpreendeu foi que mesmo as pessoas que não tiveram COVID-19 mostraram aumentos significativos nas taxas de envelhecimento cerebral. Isto demonstra verdadeiramente o quanto a própria experiência da pandemia, desde o isolamento à incerteza, pode ter afetado a nossa saúde cerebral.
Afirma o neurologista Ali-Reza Mohammadi-Nejad, da Universidade de Nottingham, que liderou o estudo.
Durante os primeiros anos da crise sanitária global, milhões de pessoas enfrentaram uma onda avassaladora de luto, solidão, depressão, ansiedade, dificuldades financeiras e perturbações do sono. Estes fatores, combinados, parecem ter tido um impacto mensurável na estrutura cerebral.
Alterações no cérebro: são permanentes?
A boa notícia é que estas alterações podem ser reversíveis. O estudo analisou apenas exames cerebrais em dois momentos no tempo, o que significa que pode ter ocorrido uma recuperação neurológica nos anos seguintes.
Ainda não podemos testar se as mudanças que observámos se irão reverter, mas é certamente uma possibilidade, e esse é um pensamento encorajador.
Refere a neurologista Dorothee Auer, também de Nottingham.
Adicionalmente, é importante notar que o envelhecimento acelerado do cérebro de uma pessoa durante a pandemia não significa necessariamente que a sua função cognitiva tenha sido prejudicada. De facto, os únicos indivíduos no estudo que apresentaram uma diminuição do desempenho cognitivo foram aqueles que foram diretamente infetados pelo vírus SARS-CoV-2.
Investigações anteriores já tinham revelado que os adolescentes foram particularmente afetados pela crise global. O cérebro adolescente mostrou sinais preocupantes de envelhecimento acelerado após 2020, semelhantes aos observados em jovens que sofrem violência, negligência ou disfunção familiar.
No entanto, este novo estudo em adultos descobriu que os cérebros masculinos foram mais vulneráveis a alterações tanto na matéria cinzenta como na matéria branca. Os sinais de envelhecimento acelerado foram também particularmente evidentes em pessoas mais velhas e em grupos social ou economicamente desfavorecidos, reforçando estudos anteriores que ligam o isolamento social e a pobreza a um envelhecimento cerebral mais rápido.
Este estudo recorda-nos que a saúde cerebral é moldada não só pela doença, mas também pelo nosso ambiente quotidiano. A pandemia exerceu uma enorme pressão sobre a vida das pessoas, especialmente daquelas que já se encontravam em desvantagem.
Conclui Auer.
Leia também:





















Impacto da Pandemia, ou impacto da reacção á Pandemia?
Parece mais uma daqueles estudos que aparenta dizer aquilo que os “cientistas” querem que diga.
Qual foi o grupo de controlo? Qual a diferença por exemplo para pessoas em África.
Pelo argumento apresentado qualquer profissão com altos níveis de stress – desportistas, gestores, urgências , socorro, combatentes o cérebro envelheceria muito mais rápido etc.
Bem… pessoas em África, dependendo do país, levavam com sjamboks no lombo se se atrevessem a andar na rua sem máscara ou se simplesmente se atrevessem a sair de casa desrespeitando o recolher obrigatório. Essas devem ter tido não só o seu cérebro envelhecido como também o resto do corpo.
https://www.bbc.com/news/world-africa-52214740
https://www.economist.com/middle-east-and-africa/2020/04/04/some-african-governments-are-enforcing-lockdowns-brutally
Por cá, apenas para referir casos portugueses, só tivemos algumas pessoas a sentirem-se insufladas de orgulho pela tão especial missão de controlo que lhes cabia e que levavam a cabo de um modo nada, mesmo nada prepotente! Por exemplo: seguranças, porteiros, seguranças a servir de porteiros, auxiliares a vigiarem quem entrava ou andava ou não com máscara… destas pessoas, pelo menos aquelas poucas com uma especial queda para tiranetes mas que subitamente pareceram ser a maioria, duvido que tenham tido stress e o seu cérebro envelhecido pois pareceram estar finalmente nos seus empregos de sonho.
Quanto a autoridades do Estado, apenas as tivemos a fazerem coisas tão insignificantes como “dizerem-nos” para ficarmos em casa… a não ser, claro, que fossemos desportistas a querer fazer o tal jogging ou a ter de levar o cachorro à rua (e mesmo assim houve quem fosse autuado pois havia quem estivesse atento a fraudes), a não podermos contactar com amigos na rua (era logo considerado um ajuntamento ilegal) ou até mesmo estando-se sozinho na rua mas sem justificação, a não podermos comer uma sandes dentro do carro sem que aparecesse um polícia muito diligente… ou ainda aquela coisinha também muito insignificante como o controlo policial e militar (PSP e GNR) a impedir-nos de sairmos dos nossos concelhos.
Também aqui muitas pessoas parecem ter encontrado os seus empregos de sonhos e devem ter rejuvenescido de tanto terem utilizado o cérebro a encontrarem novas maneiras de nos controlarem.
Há que manter o povo manso em africa, o ocidente depende muito dos recursos africanos.
Pois… há que manter o povo manso na Europa, África depende muito dos recursos europeus.
Quem depende muito dos recursos africanos são os chineses que se expandem para qualquer país africano cujos líderes autoritários possam comprar.
Mais propriamente, os capitalistas ocidentais dependem muito dos recursos africanos.
Tudo isso parou quando a esquerda quis sair á rua para protestos do Floyd…de repente o COVID deixou de ser um perigo para as “autoridades” e como bem dizes esses candidatos a tiranetes.
Portugueses saiam de Portugal! Andei 5 anos a trabalhar em lisboa em call centers e recebia uma miseria, mudei me para Geneva e em apenas 4 meses fui logo promovido e a ganhar7500 euros mensais. Não volto tao cedo, so para visitar familia
deus que te ajude que sejas feliz assim na tua vida e no inferno porque quem mente tem seu lugar junto belzebu
E tao mentira que em 2024 foi o destino principal de emigrantes portugueses. Ganhas mais no macdonalds aqui que ai a trabalhar na deloittte
Na Deloitte só ganhas decentemente de manager para cima, isso é assim globalmente.
Mas que importa isso? O que importa é o nível de vida que tens com o salário do McDonald’s, senão vai ver quanto ganha um empregado de macdonalds no Dubai e vai ver onde eles vivem
Poupas o dinheiro da suica para comprar casa em Portugal, e dps tens reforma dourada aos 40 anos
Está a falar verdade. Portugal é o país mais rasca da Europa ocidental. Em igualdade de trabalho e horas um português leva para casa menos de um quinto do que leva um suíço. E os capitalistas portugueses estão a importar massivamente migrantes para baixar ainda mais os salários.
E por capitalistas entende-se então os socialistas (com o apoio da querida extrema-esquerda) já que foram estes que escancararam as portas aos imigrantes.
E daqui se retira que é a esquerda e extrema-esquerda que, de modo muito consciente, tudo fazem para manter os salários baixos e miseráveis.
Sim, os capitalistas socialistas mais os capitalistas comunistas mais os capitalistas bloquistas e outros da mesma trupe… realmente são uma mimo!!!
Olha que bom… e não pareces nada ressabiado LOLOL
O ocidente está na fase de ressaca do sonho americano, vai ser doloroso mas uma oportunidade para amadurecer e seguir em frente finalmente.
Deves estar brincar, a realidade não entra nas cabeças do complexo politico-jornalista-universitário.
Só precisas de olhar para a evolução de um valor que esse grupo ideológico tem feito tudo para aumentar directa e indirectamente: o custo da energia.
A industria Europeia está a ser destruída por eles. Os maiores vão sobreviver, mas tudo o resto será o deserto.
O único que tenho visto a andar de ressaca é o X que, de tanto ansiar por marxismos mas a vê-los a minguarem e para satisfazer a sua dose, até já se virou para teorias de aliens e para movimentos espirituais alternativos.
Se os aliens forem capitalistas é bom que tenhamos medo, para nos proteger.
Se assim for imagino que têm uma história semelhante à nossa e que um alien tenha dito em relação á exploração espacial de sugar recursos algo assim “I am become Death, the destroyer of worlds.” !
Se os aliens forem capitalistas… pelo menos que não sejam também socialistas e muito menos comunistas. Aí é que estávamos todos tramados!
Seria de desconfiar de qualquer alien que dissesse querer o nosso bem.
O maior perigo para um Comunista é cair em desgraça num país Comunista, por isso o melhor para um Comunista é que os aliens sejam Capitalistas.
Afinal a maior parte dos Comunistas foram assassinados por outros Comunistas. Por isso é que não surpreende a presente aliança extrema esquerda-islamismo, esses também matam milhares de muçulmanos.
Desconfiado já meio misantropo projectas os teus preconceitos no universo, deves gostar muito de olhar para uma noite cheia de estrelas, deve dar-te esperança!
https://www.youtube.com/watch?v=dk01eeKMD_I
I dont blame you, a nossa cultura é mesmo isso só desconfiança e paranoia, mudar as coisas para melhor tá quieto.
Esse estudo pode explicar a expectativa de vida de antigamente também. Onde muitos tinham enorme stress sobre a sobrevivência e consequentemente menor tempo de vida.
Não esquecer que nesse antigamente o capitalismo estava reservado à elite, os restantes eram apenas os servos… ou o povo que vivia para o dia-a-dia sujeito a condições de vida indignas aos olhos de hoje e sem acesso a medicina que não fosse a do curandeiro ou a da bruxa.
Agora a elite vive do socialismo e o povo do capitalismo puro e duro!
Grande parte da elite vive realmente do socialismo… mas um socialismo muito capitalista… por sua vez o povo vive, infelizmente, das migalhas dadas por esse especial socialismo na sua incessante compra de votos.
Quem dera ao povo viver do capitalismo puro e duro, como diz… pois significaria que já teria liberdade e autonomia financeira para fazer algo mais da sua vida e aspirar a sonhos mais altos.
Infelizmente, boa parte do povo, com medo de novidades e de um modo diferente de fazer as coisas, sente-se grato pelas migalhas… e os socialistas enchem então o peito orgulhosos por nos manterem a todos (o povo) cá no fundo, cada vez mais no fundo.
Andas a ler muito ayn rand e ignoras o fim sem glória a mamar subsidio da tua musa.
Portugal sempre teve capitalistas no governo e os muito mais de 51% de baixo vivem miserávelmente.
Nunca li tanto disparate junto!!!!!!
Porquê?
Vai lêr as baboseiras escritas nos 28 comentários anteriores.
Nem me falem em 2020, o período de maior humilhação coletiva. Hoje e’ adquirido que muitas restrições eram provocadas por medo e incerteza, o que hoje já não se justificava. Eu vi pessoas que explicavam que viajar no carro só, não afetava os cuidados pandémicos, o que era logico, as autoridades respondiam: CASA!
No entanto, parece que a maioria das pessoas não aprenderam nada realmente verdadeiro e importante!
Que a pandemia foi provocada com um propósito… e que em breve iremos passar por um controlo cada vez mais apertado, sobretudo a partir do momento em que abdicamos da liberdade pela conveniência. O euro digital vai ser uma ferramenta de controlo, o tratado pandémico foi aprovado e praticamente nem se falou disso e tu (sim, tu que estás a ler e que andaste este tempo todo a chamar “chalupa” a quem questionou o que estava por detrás da pandemia ou que continua a dizer que a bitcoin é uma bolha) vais arranjar sempre desculpas porque és e vais continuar a ser mais um no meio da carneirada!